Announcement

Collapse
No announcement yet.

mitos e verdades- aprovado ICMS-SP 2013

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Gannicus
    • 15/04/12
    • 284

mitos e verdades- aprovado ICMS-SP 2013

Boa noite (ou tarde, ou dia)

Meu nome é Hugo, tenho 24 anos e fui aprovado no recente concurso do ICMS-SP, na posição 385; espero que este depoimento ajude e sirva de incentivo pra quem estiver começando a estudar, ou estiver no meio do caminho, ou estiver em qlqr situação que seja e resolva ler isto aqui hehe.

Antes de tudo vou começar com uma breve história de como cheguei no ICMS-SP (prometo que vai ser rápido): depois de passar a adolescência inteira farreando, cursei uma faculdade que não gostava (tecnologia em alimentos na FATEC) e caí no cruel mercado de trabalho da iniciativa privada, no qual percebi que os anos de 'american pie' tinham terminado e eu precisava mostrar serviço e ter QI para ser contratado. Tomei algumas porradas nas entrevistas, uma vez tive que ouvir que não tinha perfil para ser xaropeiro da coca-cola (sem qualquer menosprezo aos xaropeiros).
    Entao um belo dia um colega de banda meu me chamou para fazer um cursinho preparatório para o concurso da CEF-2010, que ele estava fazendo; depois de pensar um pouco resolvi embarcar, mesmo sem mta convicção. Acabei que consegui passar no concurso, com apenas 1 mês de estudo, e, no embalo, prestei 1 mês depois o concurso do BB, no qual tbm logrei exito em uma boa colocação.
    Meses depois comecei a trabalhar no BB, no qual tive uma péssima gerente, que fazia assédio moral excessivo nos funcionários (uma vez disse para mim que eu teria que esperar 10 anos para ter um carro igual o dela, um Honda City kk); fique 1 ano na empresa e então a CEF me chamou, fazendo eu largar o BB na hora.
    Já entao na CEF, caí em um setor interno, onde tive o privilégio de não ser esfolado pelo horário de trabalho, faço apenas minhas seis horas diárias e rua. Estava mto contente com o serviço, porém o salário era baixo e todos sabem que para subir tem que fazer entrevista, e eu sempre fui péssimo em entrevistas.
    Resolvi então tentar o concurso de AFRF, o qual acabei nem prestando pois qndo saiu o edital eu nao me senti preparado, afinal eram apenas 6 meses de estudo, mudando meu foco para ICMS-SP. Estudei focado mais 9 meses no ICMS e consegui a tão sonhada aprovação.

Agora que já contei minha historinha, vou expressar minha opinião sobre alguns assuntos relativos a preparação:

1- método de estudo: importante, eu tinha o meu, no entanto mudava direto, alternava ciclos com seguidos dias estudando a mesma matéria. Acho que existe uma supervalorização de métodos de estudo hoje em dia, os meios acabam se tornando fins; tenha o seu, mas use com moderação.

2- contar HBC: wasting time.

3- fim da vida social: outro mito, é claro que você não vai sair pro rolê na véspera da prova, mas da pra sair toda sexta e sabado (ou quase), assistir futebol, dar uma volta com a namorada etc. Vc não precisa se privar de tudo na sua vida pra passar num concurso. Uma vez li que o primeiro colocado da Receita deixou de ir no show do Paul MacCartney... rapaz se fosse o Blink 182 (minha banda favorita) eu só não iria se fosse na véspera da prova.

4- fazer exercícios: verdade verdade verdade, melhor jeito de fixar a matéria e treinar para a prova.

5- curso pacotão: apesar de quase todos serem de qualidade duvidosa, acho importante fazer, pelo menos no começo, pra dar aquela noção básica das coisas...às vezes até pode aparecer um professor top num curso desses que vai te salvar em algo.

6- gastar R$: sim, vc vai gastar, e mto; apesar do EVP ser ótimo, vc vai precisar de mais.

7- sofrimento: apesar de n ser necessário encerrar sua vida social, o sofrimento, dores físicas, psicológicas, falta de sono, excesso de sono, nervosismo, sudorese.....tudo ocorre; e pior, as vezes, ao mesmo tempo.

8- motivação: $$, estabilidade, raiva do chefe...vale tudo.

Explanadas minhas singelas opiniões, segue bibliografia sugerida para as matérias do AFR, se alguém precisar:

contabilidade:
    -curso EVP Contabilidade Básica - Marcondes Fortaleza
    -curso EVP Contabilidade Intermediária e Avançada - Demolidor
    -curso EVP Contabilidade Avançada (CPC) - Luciano Rosa
    -curso Silvio Sande contabilidade geral e avançada em exercicos
    -curso Silvio Sande custos
    Particularmente detesto livros de contabilidade, pra mim só serve vídeos, e o SS é a salvação nesta matéria tão importante.

tributário:
    -curso em PDF - Edivaldo Nilo
    -livro Esquematizado - Ricardo Alexandre
    -livro 3000 questoes FCC comentadas - Nilo
    Comece com o Nilo, que já te joga no meio do tiroteio, depois para aperfeiçoar parta para o livro do RA.

legislação:
    -curso em vídeo Tudão (Canal e EVP)
    -curso em vídeo Rosa (EC)
    -curso em vídeio ICMS Genérico EVP Borba
    -livros do Rosa (preto e verde)
    -curso de questões Estratégia - Michel Goldman
    Não tem jeito, tem que encarar. Assisti primeiro ao curso genérico do Borba. depois as intermináveis 60 horas do Tudão no Canal (ICMS e IPVA), depois fiz os outros para aperfeiçoar, inclusive Tudão no EVP para ITMCD.

DCO:
    -curso Damásio - professor Ricardo Macau
    -site nota11 - Vampiro
    Para a CF, curso do Damásio professor Ricardo Macau pra mim foi suficiente, o professor é mto bom, mto mesmo.
    Para a CE, o site do Vampiro disponibilizou um ótimo 'resumo', que ajudou bastante.

DAD:
    -curso em PDF EC - Cyonnil
    Apenas este curso, e um pouco de sorte pra cair o que vc estudou.

auditoria:
    Sinceramente, para o nível que a FCC vem pedindo a matéria, é melhor estudar como uma extensão de contabilidade do que com qlqr curso do mercado específico da matéria, afinal ainda estão defasados com o jeito da FCC.

portugues:
    -curso Damasio- Joao Bolognesi
    -livro Portugues na Prática - Joao Bolognesi
    Com todo respeito aos excelentes mestres de portugues do mercado, o Joao é incomparável, com seu curso Damasio, livro e mtos exercicios da pra matar qlqr prova.

ecofin:
    -curso PDF Heber Carvalho
    -curso em vídeio Heber Carvalho
    Suficiente pra ir bem na prova, HC é um mestre dos concursos.

ingles:
    -revisao Ena Smith (EC)
    Só estude ingles de vc tiver noção prévia da matéria.

APU:
    -curso em PDF Rodrigo Renno
    -curso em video Rodrigo Renno EVP
    Pegue desde o começo até o final com o Rennó.

é isso.

Que Deus ilumine todos.
  • Caverna2210
    • 21/03/13
    • 51

Re: mitos e verdades- aprovado ICMS-SP 2013

Antes de tudo parabéns Gannicus. Mas afinal, quanto tempo vc estudou específico para esta prova??? Qual era seu horário de estudo?? PARABÉNS MESMO!!!!! SUCESSO NA NOVA FUNÇÃO.

Comentário

• Gannicus
      • 15/04/12
      • 284

especifico para ICMS-SP 9 meses....mais 6 meses para AFRFB, que tinha mta coisa igual....considero meu tempo total 15 meses (ou 1 ano e 3 meses haeuaehu).

uma coisa que fiz para o ICMS foi ficar 2 meses estudando só a trinca antes de partir de cabeça nas outras.

Comentário

• GiovanaC90
        • 14/10/12
        • 633

Parabéns Gannicus, inaugurou a fase de depoimentos dos aprovados no ICMS-SP 2013.
        Seu depoimento mostra que não é só nerd e anti-social que passa em concurso dessa dificuldade!
        Curta muito sua aprovação pq depois o bicho pega =p
        Sucesso!!!!!

Comentário

• Lice SC
          • 11/01/12
          • 647

Parabéns, muito bacana!!!
          Que legal vc "acordar" tão cedo pro mundo dos concursos!! Abraçou sua vaga e está tranquilo pro resto da vida, PARABÉNS!!
          ** Ah, eu te digo, fiquei sem vida social por meeeeses e foi péssimo, hj vejo que dá pra associar sim, até pra ter melhor preparo psicológico nesta maratona concurseira...

Comentário

• keith richards
            • 20/03/11
            • 13

Gannicus e quanto à tecnologia da informação como vc fez??

Comentário

• ukadnerg
              • 17/08/09
              • 93

Parabéns!!! Passou em um dos concursos mais sonhados do país e com pouco tempo de estudo!!! Quem está na vida de concursos há um bom tempo sabe q um ano e meio não é nada em matéria de concursos..Vc logrou êxito muito rápido e está de parabéns! é um cara diferenciado sim no mundo dos concursos..e tb no gosto musical (blink é a grande banda da história do universo..rsrsrs)..Curta bastante o novo cargo, amigo! E vc vai andar de carro Três vezes melhor do q um Honda city!
              Mais uma vez, parabéns! Com ctz foi merecido!
              Last edited by ukadnerg; Wed, 08/05/13, 10:09 AM.

Comentário

• annie hall
                • 09/04/09
                • 410

Parabéns e obrigada por postar.

Comentário

• Salahdino
                  • 30/04/12
                  • 16

Parabéns e obrigado por compartilhar sua rica experiência! Um abraço.

Comentário

• Uilames.Fiscal
                    • 17/01/13
                    • 56

Parabéns! Mto bacana o depoimento. Sucesso no no cargo.

Comentário

• andy18
                      • 26/03/13
                      • 24

Bacana, parabéns pela aprovação! Agora é só colher os frutos da sua merecida conquista.

Me identifiquei em alguns pontos: mesma faculdade (FATEC), tb não curtia meu curso, quase a mesma idade (sou de 1989), aprovação rápida no primeiro concurso (passei pra TEFE na Sefaz muito cru, graças a uma boa estratégia e muita sorte rsrs), gosto musical parecido, visão mais ponderada sobre conciliar os concursos com a vida social... Mas a nossa maior diferença é que eu não consegui passar ainda. Diferença sutil, não? hehehe

Mas paciência... Você citou sobre o "meio do caminho" no começo do depoimento, e é por aí mesmo! Mesmo quem não conseguiu a sonhada aprovação, certamente já percorreu uma parte desse caminho. Para percorrê-lo um pouco mais não basta apenas a passagem do tempo pura e simples, mas também de "tempo útil", estudando e buscando se aprimorar mais, ou seja, não desistindo. Nós, seres humanos, somos muito imediatistas e nos desanimamos profundamente quando não conseguimos o que queremos (é perfeitamente compreensível essa frustração, mas o "luto" não pode durar a vida toda né?). O meu já durou demais, hora de arregaçar as mangas novamente.

Comentário

• clw1988
                        • 30/04/13
                        • 85

Uma dúvida, o curso em vídeo do Rosa é disponibilizado por qual empresa?

Comentário

• Tabula Rasa
                          • 25/03/13
                          • 12

Originally posted by clw1988 View Post
                          Uma dúvida, o curso em vídeo do Rosa é disponibilizado por qual empresa?
                          Na véspera da prova o Estratégia disponibilizou, em parceria com o Uniequipe.

Comentário

• Vitor Cruz (Vampiro)
                            • 31/01/07
                            • 5386

Meus parabéns!!! Fico muito feliz de saber que ajudei, um pouquinho que seja na aprovação!!! Valeu mesmo... sucesso pra você! Comemore bastante.

Comentário

• Gannicus
                              • 15/04/12
                              • 284

valeu a todos pelos parabens *----*

com relação a TI....nao estudei, assim como matematica, estatística, civil, comercial e penal....chutei tudo na mesma letra kkk
                              C de cristo ou D d Deus.

Comentário

• Gannicus
                                • 15/04/12
                                • 284

RC tbm nao estudei nada, mas dei sorte e fui bem pra caramba na prova, foi pura itnerpretação de texto.

Comentário

• Paty007
                                  • 12/03/12
                                  • 48

Gannicus, parabéns pela aprovação!!!
                                  Tendo em vista que vc trabalhou durante a sua preparação, quantas horas liquidas em média vc conseguia estudar diariamente?

Vc já fez provas do Cespe? Se sim, gostaria de saber se vc tem alguma estratégia que pode ajudar o cadidato a ganhar mais pontos.

Desde já agradeço e muito sucesso!!!

Comentário

• Gannicus
                                    • 15/04/12
                                    • 284

Meus parabéns!!! Fico muito feliz de saber que ajudei, um pouquinho que seja na aprovação!!! Valeu mesmo... sucesso pra você! Comemore bastante.
                                    Professor teve umas questões que só acertei por causa do resumo da CE...especialmente a do vereador Inamovível (sei la se eh assim q escreve)....na hora lembrei da palavra pq era estranha e estava em vermelho no seu resumo e cravei nela sem dó.....acertei xD

Comentário

• Gannicus
                                      • 15/04/12
                                      • 284

Paty007

Gannicus, parabéns pela aprovação!!!
                                      Tendo em vista que vc trabalhou durante a sua preparação, quantas horas liquidas em média vc conseguia estudar diariamente?

Vc já fez provas do Cespe? Se sim, gostaria de saber se vc tem alguma estratégia que pode ajudar o cadidato a ganhar mais pontos.

Desde já agradeço e muito sucesso!!!
                                      entao....a prova que fiz para entrar no meu atual emprego (CEF) foi da CESPE, mas foi multipla escolha. Nao sei se compensa chutar as questoes se uma errada anular uma certa...tp só chute se vc tiver mais que 80% de certeza.

Cara eu estudava umas 4 ou 5 horas liquidas de semana....e de fds bastante...umas 6 ou 8...mas sem deixar de sair ou assistir meu jogo de domingo hehe

é isso.

valeo pelos parabens

Comentário

• Gannicus
                                        • 15/04/12
                                        • 284

me perguntaram horario de estudo:

HORAS LIQUIDAS
                                        meia hora antes do serviço (manha)
                                        uma hora no almoço
                                        de duas a quatro hora em casa (noite e madrugada)

fds:
                                        o maximo que eu aguentasse

Comentário

• Vitor Cruz (Vampiro)
                                          • 31/01/07
                                          • 5386

Originally posted by Gannicus View Post
                                          Professor teve umas questões que só acertei por causa do resumo da CE...especialmente a do vereador Inamovível (sei la se eh assim q escreve)....na hora lembrei da palavra pq era estranha e estava em vermelho no seu resumo e cravei nela sem dó.....acertei xD
                                          Legal! Bom demais... sucesso pra você...

abs

Comentário

• cristianejp
                                            • 21/09/09
                                            • 52

Parabéns!!
                                            Olha, também trabalho na CEF, também me interesso e muito pelo ICMS SP, e meu maior sonho é conseguir me libertar dessa rotina de trabalho incessante que está sendo trabalhar no caixa do banco. Sugam a gente demais!! Obrigada por passar o caminho das pedras, vou me inspirar na sua bibliografia!!

Comentário

• Joao Eduardo
                                              • 04/10/11
                                              • 153

Parabéns pela aprovação garoto!!! Sucesso!!!

Comentário

• phil_adm
                                                • 01/09/10
                                                • 57

Fala hugo, beleza?!!

Parabens pela aprovação hein, com 1 e 3 meses de estudo ja arrebentou no concurso!!!! com essa colocação dá para escolher bem onde ficar né?!! vai ficar em Marília mesmo??!

sucesso cara!!

abs

Meu nome é Hugo, tenho 24 anos e fui aprovado no recente concurso do ICMS-SP, na posição 385; espero que este depoimento ajude e sirva de incentivo pra quem estiver começando a estudar, ou estiver no meio do caminho, ou estiver em qlqr situação que seja e resolva ler isto aqui hehe.

Antes de tudo vou começar com uma breve história de como cheguei no ICMS-SP (prometo que vai ser rápido): depois de passar a adolescência inteira farreando, cursei uma faculdade que não gostava (tecnologia em alimentos na FATEC) e caí no cruel mercado de trabalho da iniciativa privada, no qual percebi que os anos de 'american pie' tinham terminado e eu precisava mostrar serviço e ter QI para ser contratado. Tomei algumas porradas nas entrevistas, uma vez tive que ouvir que não tinha perfil para ser xaropeiro da coca-cola (sem qualquer menosprezo aos xaropeiros).
                                                Entao um belo dia um colega de banda meu me chamou para fazer um cursinho preparatório para o concurso da CEF-2010, que ele estava fazendo; depois de pensar um pouco resolvi embarcar, mesmo sem mta convicção. Acabei que consegui passar no concurso, com apenas 1 mês de estudo, e, no embalo, prestei 1 mês depois o concurso do BB, no qual tbm logrei exito em uma boa colocação.
                                                Meses depois comecei a trabalhar no BB, no qual tive uma péssima gerente, que fazia assédio moral excessivo nos funcionários (uma vez disse para mim que eu teria que esperar 10 anos para ter um carro igual o dela, um Honda City kk); fique 1 ano na empresa e então a CEF me chamou, fazendo eu largar o BB na hora.
                                                Já entao na CEF, caí em um setor interno, onde tive o privilégio de não ser esfolado pelo horário de trabalho, faço apenas minhas seis horas diárias e rua. Estava mto contente com o serviço, porém o salário era baixo e todos sabem que para subir tem que fazer entrevista, e eu sempre fui péssimo em entrevistas.
                                                Resolvi então tentar o concurso de AFRF, o qual acabei nem prestando pois qndo saiu o edital eu nao me senti preparado, afinal eram apenas 6 meses de estudo, mudando meu foco para ICMS-SP. Estudei focado mais 9 meses no ICMS e consegui a tão sonhada aprovação.

Agora que já contei minha historinha, vou expressar minha opinião sobre alguns assuntos relativos a preparação:

1- método de estudo: importante, eu tinha o meu, no entanto mudava direto, alternava ciclos com seguidos dias estudando a mesma matéria. Acho que existe uma supervalorização de métodos de estudo hoje em dia, os meios acabam se tornando fins; tenha o seu, mas use com moderação.

2- contar HBC: wasting time.

3- fim da vida social: outro mito, é claro que você não vai sair pro rolê na véspera da prova, mas da pra sair toda sexta e sabado (ou quase), assistir futebol, dar uma volta com a namorada etc. Vc não precisa se privar de tudo na sua vida pra passar num concurso. Uma vez li que o primeiro colocado da Receita deixou de ir no show do Paul MacCartney... rapaz se fosse o Blink 182 (minha banda favorita) eu só não iria se fosse na véspera da prova.

4- fazer exercícios: verdade verdade verdade, melhor jeito de fixar a matéria e treinar para a prova.

5- curso pacotão: apesar de quase todos serem de qualidade duvidosa, acho importante fazer, pelo menos no começo, pra dar aquela noção básica das coisas...às vezes até pode aparecer um professor top num curso desses que vai te salvar em algo.

6- gastar R$: sim, vc vai gastar, e mto; apesar do EVP ser ótimo, vc vai precisar de mais.

7- sofrimento: apesar de n ser necessário encerrar sua vida social, o sofrimento, dores físicas, psicológicas, falta de sono, excesso de sono, nervosismo, sudorese.....tudo ocorre; e pior, as vezes, ao mesmo tempo.

8- motivação: $$, estabilidade, raiva do chefe...vale tudo.

Explanadas minhas singelas opiniões, segue bibliografia sugerida para as matérias do AFR, se alguém precisar:

contabilidade:
                                                -curso EVP Contabilidade Básica - Marcondes Fortaleza
                                                -curso EVP Contabilidade Intermediária e Avançada - Demolidor
                                                -curso EVP Contabilidade Avançada (CPC) - Luciano Rosa
                                                -curso Silvio Sande contabilidade geral e avançada em exercicos
                                                -curso Silvio Sande custos
                                                Particularmente detesto livros de contabilidade, pra mim só serve vídeos, e o SS é a salvação nesta matéria tão importante.

tributário:
                                                -curso em PDF - Edivaldo Nilo
                                                -livro Esquematizado - Ricardo Alexandre
                                                -livro 3000 questoes FCC comentadas - Nilo
                                                Comece com o Nilo, que já te joga no meio do tiroteio, depois para aperfeiçoar parta para o livro do RA.

legislação:
                                                -curso em vídeo Tudão (Canal e EVP)
                                                -curso em vídeo Rosa (EC)
                                                -curso em vídeio ICMS Genérico EVP Borba
                                                -livros do Rosa (preto e verde)
                                                -curso de questões Estratégia - Michel Goldman
                                                Não tem jeito, tem que encarar. Assisti primeiro ao curso genérico do Borba. depois as intermináveis 60 horas do Tudão no Canal (ICMS e IPVA), depois fiz os outros para aperfeiçoar, inclusive Tudão no EVP para ITMCD.

DCO:
                                                -curso Damásio - professor Ricardo Macau
                                                -site nota11 - Vampiro
                                                Para a CF, curso do Damásio professor Ricardo Macau pra mim foi suficiente, o professor é mto bom, mto mesmo.
                                                Para a CE, o site do Vampiro disponibilizou um ótimo 'resumo', que ajudou bastante.

DAD:
                                                -curso em PDF EC - Cyonnil
                                                Apenas este curso, e um pouco de sorte pra cair o que vc estudou.

auditoria:
                                                Sinceramente, para o nível que a FCC vem pedindo a matéria, é melhor estudar como uma extensão de contabilidade do que com qlqr curso do mercado específico da matéria, afinal ainda estão defasados com o jeito da FCC.

portugues:
                                                -curso Damasio- Joao Bolognesi
                                                -livro Portugues na Prática - Joao Bolognesi
                                                Com todo respeito aos excelentes mestres de portugues do mercado, o Joao é incomparável, com seu curso Damasio, livro e mtos exercicios da pra matar qlqr prova.

ecofin:

ingles:
                                                -revisao Ena Smith (EC)
                                                Só estude ingles de vc tiver noção prévia da matéria.

APU:
                                                -curso em PDF Rodrigo Renno
                                                -curso em video Rodrigo Renno EVP
                                                Pegue desde o começo até o final com o Rennó.

é isso.

Que Deus ilumine todos.

Comentário

• quileijr
                                                  • 25/05/12
                                                  • 175

ecofin:

Que Deus ilumine todos.
                                                  Parabéns pela conquista!! Esse curso em vídeo do Heber Carvalho é de qual site?
                                                  Forte abraço!

Comentário

• wrocha84
                                                    • 03/05/11
                                                    • 2734

parabens, meu caro colega, rsrs... boa sorte c a lotacao.

Comentário

• wrocha84
                                                      • 03/05/11
                                                      • 2734

Originally posted by quileijr View Post
                                                      Parabéns pela conquista!! Esse curso em vídeo do Heber Carvalho é de qual site?
                                                      Forte abraço!
                                                      estrategia concursos e eu vou passar....

Comentário

• quileijr
                                                        • 25/05/12
                                                        • 175

Originally posted by wrocha84 View Post
                                                        estrategia concursos e eu vou passar....
                                                        Vlw wrocha84,

Lá no EVP tem 2 cursos de exercícios um de macro e o outro de micro e finpub... São eles que ele se refere?

Conhece algum curso teórico em vídeo do Heber carvalho?

O do EC eu conheço e inclusive estou estudando ele, mas to achando pouco, tenho muita dificuldade nesta matéria...

Comentário

• Gannicus
                                                          • 15/04/12
                                                          • 284

fiz os cursos do HC em video no EVP

Comentário

• Tribunaldo Tit
                                                            • 05/04/13
                                                            • 24

oi Hugo, parabéns pela vitória!

gostaria de saber se o fato de vc ter feito o Damásio te ajudou muuuito.
                                                            Vc gostou de todos os professores de lá?

obrigado!

Comentário

Working...
                                                            X