Announcement

Collapse
No announcement yet.

INSS, MP e Dicas para Nível Médio (ou para Iniciantes)

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • jneto91
    • 05/10/11
    • 1049

INSS, MP e Dicas para Nível Médio (ou para Iniciantes)

Para aqueles que prestarão o concurso do INSS 2015/2016, segue link com dicas: http://www.forumconcurseiros.com/for...92#post2320492

---"---"---

Fala, pessoal!!

Este depoimento se destina especialmente àqueles que têm por meta a aprovação em um concurso que exija como grau de escolaridade o nível médio. Também, claro, pode ser proveitoso para aqueles que estão se iniciando agora nos estudos ou há muito tempo não estudam.

Adianto que não estou dizendo que estou certo ou que a forma que estudei é a mais eficiente (e, sinceramente, não acho que seja), mas que, ao menos para mim, ela foi eficaz e me fez tomar gosto pelos estudos. Aliás... por mais que exista muito sobre como estudar... creio que isso só se aprenda... estudando!! Leiam o máximo possível sobre técnicas, testem e, o que for útil, absorvam.

Ah... minha intenção é, pura e simplesmente, tentar ajudar a qualquer usuário daqui do FC".

Bom... não fui aprovado em nenhum concurso top, mas, por sempre ter estudado em casa, sem cursinhos presenciais (ou tele) e com orçamento reduzido, acredito que posso passar a vocês um pouco da minha experiência/vivência, a fim de que evitem perder tempo, seja excedendo o necessário, seja tentando encontrar um caminho mais fácil ou mais rápido (que muitas vezes não existe).

Realizei, até o momento, somente concursos de nível médio, sendo aprovado nos concursos INSS (fev/2012) e MP/MG (jul/2012) e reprovado no Senado/2012.

Para não ser desonesto também me inscrevi na CEF, na carreira de Civil da PMMG, no BB e no TRF. Nos três últimos até fui à aplicação, porém, por não ter estudado, fiz a prova em menos de uma hora e fiquei aguardando dar o tempo mínimo de permanência para ir embora... não preciso dizer que não fui aprovado....

No início de meus estudos (outubro/2011) eu simplesmente não tinha método algum, apenas me propunha a estudar X matérias hoje e Y matérias amanhã, mas vi que sempre surgia algum imprevisto que desorganizava todo o meu planejamento. Foi aí que, no final de 2011, descobri o Manual do Concurseiro, do Alex Meirelles, que mudou –para melhor meu rendimento nos estudos.

Ficam, então, as primeiras dicas:

Manual do Concurseiro – Alex Meirelles (escrevam isso no Google que vocês o encontram para download, é gratuito!!). Deem bastante atenção ao ciclo de estudos!

Como Estudar para Concursos – Alex Meirelles (Editora Método). O livro é excelente, traz uma excelente metodologia de estudos. Eu, que sempre me enrolei com as revisões, consegui finalmente me organizar.

Para fazer minhas sugestões, farei o seguinte: nome da disciplina + observações e orientações sobre o estudo (novamente saliento que meu objetivo é ajudar a quem visa um cargo de nível médio ou quem está começando do zero ou tem muitas dificuldades, como eu tive).

Língua Portuguesa

É uma disciplina de que sempre tive pavor, especialmente em gramática. No começo tentei de tudo: resolver provas e tirar dúvidas na gramática, usar materiais do ensino médio, ler apostila de um curso da cidade. Nada disso funcionou.

Cheguei à conclusão de que essa é uma matéria em que não há um meio termo: sem ter uma visão “global” do assunto, entendendo como cada tópico se encaixa no outro, sobre qual a relação entre eles, fica praticamente impossível pegar uma prova anterior, resolver, e entender o porquê de cada erro.

Para conseguir essa visão geral, resolvi fazer um curso completo – mas voltado para concursos – de gramática. À época o curso disponível no EuVouPassar era o do professor Marcelo Bernardo e resolvi fazê-lo. Era em outubro de 2011 e estava na iminência da publicação do edital do INSS, então fiz praticamente todas as aulas (exceto as que tratavam de fonética e outros tópicos que não são cobrados) em um ritmo bastante acelerado (umas 10 ou mais aulas por dia).

Pelo meu ritmo muito acelerado, e a falta de qualquer base no assunto, obviamente não consegui uma assimilação satisfatória do conteúdo –e meus acertos em questões continuavam muito baixos. Entretanto consegui o que queria: entender como cada um dos tópicos da nossa língua se inter-relacionam.

Porém, mais uma vez, bateu o desespero de não saber nada. Para o meu alívio uma usuária daqui do fórum, que também frequentava a área destinada ao concurso do INSS, me enviou (e com isso me salvou!!) alguns materiais em pdf, que comecei a ler e resolver bem calmamente e que me ajudaram muito a aprofundar e a acertar mais questões. Mas a calmaria durou pouco... em dezembro veio o edital do INSS e eu não tinha visto de forma satisfatória nem 20% de língua portuguesa... aí foi do “jeito que deu”, tentei fazer o máximo possível, estudando, tentando entender, estudando mais um pouco... ainda assim com a confiança em zero e, para não piorar isso, fiz o seguinte: continuei estudando o máximo possível e, ao contrário das outras disciplinas, NÃO fiz nenhum simulado do assunto, assim como defini a estratégia de deixar as questões de português como as últimas a serem resolvidas na prova. Na prova fiz com muita atenção e, felizmente, deu tudo certo: acertei 5 das 6 questões.

Após o concurso do INSS resolvi que faria o concurso do Senado Federal, para o cargo de Policial Legislativo (o que vejo, hoje, como um erro, já que eu nunca tinha estudado direito penal, processual penal, RISF e ainda era muito fraco em português, especialmente para encarar as provas pesadas de gramática da FGV... e teria, para tudo isso, um mês...). Comprei, no Estratégia Concursos, o curso do Fabiano Sales. Na época simplesmente não entendi nada do que estava no material... mas, hoje, tendo certa base, vejo como um dos cursos mais objetivos do mercado. Sem dúvidas é um curso que comprarei para próximos concursos. Ah... acho que não preciso dizer o quão ridículo foi meu desempenho em língua portuguesa...

Passada a prova do Senado Federal fiquei sabendo que estaria próximo o concurso do MP/MG para os cargos de serviços auxiliares. Li o último edital para tomar de base para meu planejamento e vi que português equivaleu a mais de 60% da prova. Queria e precisava ser aprovado, então pesquisei bastante sobre qual o material mais completo voltado para concursos e encontrei o da professora Cláudia Kozlowski, do Ponto dos Concursos. Fiz minha matrícula e me propus a, finalmente, aprender em definitivo o que interessava para concursos públicos. Fiz o curso de uma forma, penso eu, muito bem feita: fazia uma aula por semana, lia e relia diversas vezes, usava o fórum de dúvidas, fazia os exercícios de uma forma “consciente”, tentando entender ao máximo o porquê de cada item estar ou não correto, lia várias e várias vezes os comentários etc..

O edital do concurso do MP foi publicado e, novamente, português veio com um peso imenso. Ainda faltavam umas cinco aulas (apostilas) para concluir o curso da Cláudia, mas como já estava mais tranquilo, peguei várias provas de nível médio da organizadora do concurso (Fundep) e comecei a resolvê-las. A partir daí passei a ter um excelente rendimento, além de estar respondendo às questões de forma consciente (no início de meus estudos eu simplesmente não tinha a menor noção do que estava fazendo, por isso digo que “português” é uma matéria na qual ou se sabe ou não se sabe, não sendo possível se ter uma visão “desse ou daquele assunto”, é necessário conhecer o todo). Devo ter feito umas quinze provas anteriores, tendo um bom desempenho em todas. Bom... chegou o dia da prova, estava muito tranquilo, resolvi sem problema nenhum, de forma consciente, sem nenhum chute. Para a minha satisfação, ao sair o gabarito preliminar, eu tinha feito 60 dos 60 pontos possíveis (que infelizmente viraram 58/60 no gabarito final, mas valeu). Funcionou.

A minha sugestão de estudo da disciplina é a seguinte:

(1) Fazer um curso completo, em vídeo, da disciplina. Recomendo fortemente o curso do Fernando Pestana no EuVouPassar. O Pest tem uma didática excelente, além de enfatizar só aquilo que é importante;
    (2) Usar um material escrito mais amplo, como o curso regular da professora Cláudia Kozlowski, do Ponto dos Concursos;
    (3) Resolver provas (e NÃO questões isoladas por assunto) da organizadora e do nível do concurso a que almeja (se a banca é a FCC e a escolaridade exigida é nível médio, faça provas de português da FCC de nível médio), tente resolver o máximo possível e de uns 2, 3 anos para cá (se for banca pequena resolva o que encontrar, ainda que em níveis diferentes ou um pouco mais antigas). Quando surgir alguma dúvida basta voltar ao material teórico e tirar essa dúvida pontualmente.
    (opcional) Fazer um curso de questões comentadas da organizadora, seja pdf, seja em vídeo. Os do Fernando Pestana e os do Héber Vieira do EVP são ótimos. O livro do professor Décio Terror de questões da FCC é excelente (Ed. Impetus).

O passo (3) é o mais importante, mas como eu frisei diversas vezes no texto, é necessário ter um conhecimento satisfatório da disciplina, do contrário não vejo a resolução como algo proveitoso... E dependendo do que errar nem saber procurar o erro vai saber... tem muitos assuntos que são cobrados conjuntamente.

Obs.: não acho que gramáticas sejam proveitosas para concursos públicos. São muito extensas e, muitas vezes, de difícil assimilação. Mas, se for para sugerir uma, sugiro A Gramática da Língua Portuguesa - Fernando Pestana (Ed. Método). Acho que é o livro mais completo que já vi. Entretanto é necessário cuidado para os que não têm uma boa base, pois traz muitos detalhes e o leitor pode "se perder".

Informática

Sinceramente é a matéria que menos gosto, mas por sua grande importância em concursos públicos, nunca deixei de lado.

Há materiais e professores muito bacanas. O João Antônio do EVP é muito bom e tem grande domínio, mas, às vezes, acho as aulas dele um pouco grandes (o que é perfeitamente compreensível, dada a própria proposta do EVP). Agora, em se tratando de aulas de Excel, digo que as aulas dele no EVP são simplesmente imperdíveis. Ele tem uma didática perfeita nesse assunto. Independentemente do material que escolherem, acho válido fazer esse "módulo" no EVP.

Outro professor muito bacana é o Manuel Martins Filho do Canal dos Concursos. Aulas muito legais, recomendo (o conteúdo do curso é muito bom, mas o Canal, infelizmente, tem um atendimento fraco por e-mail no pós-venda)!

Agora, para mim, o que há de melhor, no geral, é o curso da professora Patrícia Quintão, do Ponto dos Concursos. Fiz, no ano passado, o curso para o concurso de ATA/MF e é muito, mas muito didático, além de trazer uma quantidade imensa de questões comentadas (o que é importantíssimo em uma matéria com a extensão de informática). Fica uma única crítica: a demora da professora em responder às dúvidas no fórum de dúvidas. Ainda assim, vale muito a pena.

Há também o professor Alexandre do Estratégia, que nunca fiz nenhuma aula (então não posso dizer nada a respeito), mas sei que tem disponibilizado, junto a seus cursos, ebooks de muitas questões comentadas, o que é muito bacana. Com certeza vale a pena dar uma conferida.

Sendo objetivo em minha sugestão:

(1) Curso da professora Patrícia Quintão, se preferir material em PDF ou do Manuel Martins Filho, se preferir em vídeo;
    (2) Curso de Excel com o João Antônio no EVP;
    (3) Curso de questões comentadas no EVP.

Direito Constitucional

Esta é uma matéria que vou de encontro à opinião de muitos. EU simplesmente não consigo ter aproveitamento nenhum se pegar a Constituição Federal e a ficar lendo, lendo, lendo a fim de decorar os artigos. Para mim a lei seca, pura e simplesmente, tem uma assimilação muito difícil. Preciso de uma teoria, por mais superficial que seja, para entender como cada assunto se encaixa.

Quando saiu o edital do INSS, em 2011, veio como diferente do concurso anterior direito constitucional (DCO), que eu nunca tinha visto. Pesquisei e perguntei aqui no fórum e o pessoal me recomendou o Resumo de Direito Constitucional Descomplicado, MA/VP. Comprei e li bem rapidamente aquilo que estava no edital, não tinha o objetivo de fixar conceitos nem nada do tipo, tinha por objetivo apenas me “situar” e para não ficar perdido na leitura da CF/88. Após isso apenas fiz exercícios da FCC de nível médio (e sim, os exercícios são, em sua grande maioria, literais, mas eu não consigo fixar um artigo se não tiver a menor ideia do que se trata).

Após o concurso do INSS cheguei a fazer várias aulas do professor Sylvio Motta, o que recomendo bastante.

Posteriormente comprei o material que, hoje, para mim, é o mais interessante para um estudo eficiente da disciplina: a Constituição Anotada para Concursos, do Vitor Cruz. O professor é bastante objetivo, além do texto ser bastante fluido.

Acho interessante:

(1) Curso do professor Sylvio Motta para nível médio, no EVP. Normalmente não é necessário assistir a todas as aulas. Mas, se for um estudo a médio/longo prazo, sem nenhum concurso em vista, eu assistiria até a parte que trata das funções essenciais à justiça.
    (2) Leitura da Constituição Federal. Recomendo fortemente a leitura da Constituição Anotada para Concursos do professor Vitor Cruz. Com certeza ajudará a fixar ainda mais os artigos, conceitos etc.
    (3) Resolução de questões anteriores da organizadora, no nível do concurso almejado (se é o Cespe, nível médio, resolver questões anteriores do Cespe de concursos que exigem nível médio).
    (4) Para quem gosta de questões comentadas há os livros de 1001 Questões comentadas por banca organizadora, da Editora Método. Acho bastante válido para quem já estudou e quer revisar e/ou fixar alguns pontos. Há também cursos em vídeo com questões comentadas, como os do EVP, mas, especificamente em DCO, prefiro usar os materiais escritos de comentadas.

Apesar de não funcionar comigo, creio sim ser possível ter um ótimo aproveitamento usando somente a Constituição Federal “seca” e resolver questões anteriores. Mas, se você, como eu, nunca tinha estudado qualquer matéria relacionada a direito, acho bastante válido o uso de algum material téorico.

Direito Administrativo

É uma matéria que acho bem legal, gosto de estudar. Em vídeo acho bastante válido o curso do professor Gustavo Barchet no EVP, em se tratando de livro o Manual de Direito Administrativo do Gustavo Knoplock é bastante interessante.

Para questões comentadas acho os cursos de comentadas do Gustavo Barchet no EVP muito bacanas. Sem dúvidas essas aulas de comentadas me ajudaram muito a fixar em definitivo alguns pontos e conceitos nos quais eu tinha dificuldades.

Sugestão:

(1) Curso completo de direito administrativo do professor Gustavo Barchet no EVP ou Manual de Direito Administrativo do professor Gustavo Knoplock;
    (2) Leitura (antes ver se estas leis foram cobradas no último concurso ou se serão no próximo): 8.112/90, 8.666/93, 8.429/92, 9784/99.
    (3) Resolução de questões anteriores da organizadora, do mesmo nível de escolaridade exigido no concurso.
    (4) Para quem gosta/quer/tem tempo: curso de questões comentadas do Gustavo Barchet no EVP ou livro da série 1001 questões de Direito Administrativo.

Dica: em direito administrativo há tópicos muito longos, então, para fixar o que interessa para a prova, façam o seguinte: leiam ou façam as aulas de um capítulo/módulo e, em seguida, peguem umas 50 questões do assunto, no nível de escolaridade que pretende concorrer. Resolva-os e, depois, marque no livro, nas anotações ou na legislação, os pontos que são mais comumente cobrados.

Raciocínio Lógico

Tem bastante material, aí fica a critério de cada um, mas recomendo: cursos de comentadas do Thiago Pacífico no EVP, curso de comentadas do Brunno Lima no EVP, curso de comentadas do PH no EVP, curso completo teórico de raciocínio lógico do PH, no EVP. O curso do Sérgio Carvalho no olaamigos.com também é muito, muito bom!

Em se tratando de material escrito há os livros dos professores Sérgio Carvalho e Weber Campos. Tenho o Raciocínio Lógico Simplificado Volume I e gosto muito!

É complicado sugerir, especialmente por depender muito da base de cada um, mas:

(1) Curso teórico de raciocínio lógico do professor PH (EVP) ou do professor Sérgio Carvalho (olaamigos.com);
    (2) Resolução exaustiva de questões anteriores (e das listas de questões resolvidas em aula pelos professores);
    (3) Para quem gostar/quer/tem tempo: cursos de resolução de questões no EVP, direcionado para a banca que organizará o concurso.

Essas matérias (Português, Informática, DCO, DAD e Raciocínio Lógico) são, a meu ver, as matérias em que todos devem ter um bom domínio, já que são disciplinas que aparecem em praticamente todos os concursos. Estando bom nelas, a chance de aprovação fica muito maior. Abaixo vou fazer sugestões rápidas de outras disciplinas e matéria que já estudei e sugestões de abordagem.

Direito Previdenciário

Este é o ramo do direito de que mais gosto, desde o primeiro contato, com o curso do professor Hugo Goes no EVP (aliás, professor exemplar!!), me identifiquei bastante com o assunto.

Recomendo, para quem tem interesse em entrar para o INSS o seguinte:

(1) Curso completo em vídeo do professor Hugo Goes e/ou leitura do livro Manual de Direito Previdenciário - Hugo Goes (Editora Ferreira);
    (2) Leitura exaustiva dos artigos 194 a 204 da Constituição Federal, da lei 8.213 e do decreto 3.048 (até o Livro II, que vai até o artigo 193, acho importante conhecer muito bem). Essa lei e até o livro II do decreto tratam do Regime Geral de Previdência Social, que é o que é/foi mais cobrado. Também leiam muitas vezes a lei 8.212, que trata do custeio da seguridade social (mas deem muita ênfase a parte constitucional, que citei anteriormente!!), mas ela não foi tão cobrada no último concurso. Há também a lei que trata da Assistência Social (L. 8.742/93) e o decreto que trata do BPC/LOAS (decreto 6.214/2007).
    (3) Curso de exercícios comentados do professor Hugo Goes em vídeo ou em pdf (ele vende no blog dele) e/ou questões de direito previdenciário comentadas do professor Frederico Amado (editora juspodivm).
    (4) repita o passo (2) e resolva questões.

Sugiro, também, que acompanhem o blog do professor Hugo Goes: http://www.hugogoes.com.br/ .

Dicas 2015: http://www.forumconcurseiros.com/for...92#post2320492

Administração Geral

Sem dúvidas Rodrigo Renno. Professor excelente, com ótima didática, que faz com que a aula passe rapidamente.
    Administração é uma matéria bastante grande, então fica a sugestão de, quando publicado o edital, comprarem um curso de questões comentadas da matéria especificamente para o concurso e banca organizadora.

Administração Pública

Giovanna Carranza, no EVP. Aulas muito legais! A professora resolve muitas questões anteriores! O único contra é que são muitas horas/aula.

Já fiz cursos, também, com os seguintes professores: Renan Araújo, no Estratégia Concursos, de Direito Penal e Processual Penal. O professor é muito bom e atencioso, não deixando passar nenhuma dúvida dos alunos. Particularmente achei essas matérias complicadas – até porque tive um mês para estuda-las -, mas quando for estudar novamente, pretendo fazer aulas com esse professor. A Lidiane Coutinho também é ótima! Eu iria prestar o concurso do MPU deste ano e, para isso, estava fazendo o curso dela de Legislação Aplicada ao MPU. Ela faz essa matéria, que é bastante cansativa, ficar tranquila. Mais que recomendada!!

Em se tratando de sugestões “específicas” de estudo, tudo isso acima é o que eu fiz para mim e que sugiro que aqueles que pretendem concorrer a uma vaga de nível médio devam fazer, ou então que, aqueles que vão começar seus estudos agora, ou há muito tempo terminaram o ensino médio ou graduação, podem usar para pegar o ritmo de estudo novamente.

Não questiono nenhum método de estudo, todos são muito bons, todos trazem excelentes ganhos no nosso rendimento. Apenas disse o que e como estudei cada uma das disciplinas. Sei que muitos discordam dessa forma, que com certeza a acharão pouco eficiente, especialmente porque exigirá bastantes horas, e respeito e até concordo para alguns casos. Entretanto foi assim que funcionou para mim.

O método que usei e que recomendo é o dos Ciclos do Alex Meirelles (leiam o Manual do Concurseiro que entenderão).

Sugiro que, para quem quer estudar a médio prazo, façam o seguinte: montem um ciclo com as disciplinas Português, Informática, DCO, DAD e Raciocínio Lógico.

Com o passar do tempo deve-se adicionar novas disciplinas (eu sugiro que se uns três meses rodando o ciclo com essas matérias), baseando-se sempre no último edital do cargo que almeja (exemplo: se quer TRT, adicione direito do trabalho e processual do trabalho; se quer INSS, adicione direito previdenciário).

Também considero valiosíssimo o controle de estudos por horas líquidas sugerido pelo Alex e, principalmente, a forma de revisão dos temas estudados sugerida pelo autor (até 24 horas, 7 dias, 30 dias, 60 dias...).

Espero que seja útil a alguém!
    Last edited by jneto91; Fri, 26/04/13, 08:35 PM.
  • ElaineLane
    • 03/02/13
    • 233

Re: INSS, MP e Dicas para Nível Médio (ou para Iniciantes)

Jneto91, valeu pelas dicas, você faz resumos e mapas mentais?

Comentário

• jneto91
      • 05/10/11
      • 1049

Oi, ElaineLane!

Não faço resumo porque não sei fazê-los... acabo perdendo tempo demais! O que faço é reler anotações de aula e pronto.

Mapas mentais não gosto muito, acho que são demorados demais para fazer e não me trazem nenhum resultado significativo.

Comentário

• Claudia_koz
        • 28/11/06
        • 65

Originally posted by jneto91 View Post
        Língua Portuguesa

Passada a prova do Senado Federal fiquei sabendo que estaria próximo o concurso do MP/MG para os cargos de serviços auxiliares. Li o último edital para tomar de base para meu planejamento e vi que português equivaleu a mais de 60% da prova. Queria e precisava ser aprovado, então pesquisei bastante sobre qual o material mais completo voltado para concursos e encontrei o da professora Cláudia Kozlowski, do Ponto dos Concursos. Fiz minha matrícula e me propus a, finalmente, acabar com meu trauma na disciplina e aprender em definitivo o que interessava para concursos públicos. Fiz o curso de uma forma, penso eu, muito bem feita: fazia uma aula por semana, lia e relia diversas vezes, usava o fórum de dúvidas, fazia os exercícios de uma forma “consciente”, tentando entender ao máximo o porquê de cada item estar ou não correto, lia várias e várias vezes os comentários etc.. Finalmente estava com a sensação de estar aprendendo!

O edital do concurso do MP foi publicado e, novamente, português veio com um peso imenso. Desta vez eu estava bastante tranquilo e não me intimidei com a matéria que tanto já me causou medo, hehehe... Ainda faltavam umas cinco aulas (apostilas) para concluir o curso da Cláudia, mas como já estava mais tranquilo, peguei várias provas de nível médio da organizadora do concurso (Fundep) e comecei a resolvê-las. A partir daí passei a ter um excelente rendimento, além de estar respondendo às questões de forma consciente (no início de meus estudos eu simplesmente não tinha a menor noção do que estava fazendo, por isso digo que “português” é uma matéria na qual ou se sabe ou não se sabe, não sendo possível se ter uma visão “desse ou daquele assunto”, é necessário conhecer o todo). Devo ter feito umas quinze provas anteriores, tendo um bom desempenho em todas. Bom... chegou o dia da prova, estava muito tranquilo e confiante, resolvi sem problema nenhum, de forma consciente, sem nenhum chute. Para a minha satisfação, ao sair o gabarito preliminar, eu tinha feito 60 dos 60 pontos possíveis (que infelizmente viraram 58/60 no gabarito final , mas valeu =P ). Maior satisfação que essa, para quem era péssimo na matéria, não há .
        Oi, jneto91,
        Que prazer encontrar esse depoimento e saber que, de alguma forma, pude ajudá-lo nessa jornada que não é nada fácil!!!
        Parabéns pelo brilhante desempenho!!! Gabaritar uma prova de Língua Portuguesa é para poucos!!!
        Aproveito para divulgar o sorteio de CINCO exemplares do meu livro "Português - Cespe - Questões Comentadas", no Facebook (fanpage do Ponto dos Concursos).
        Para outras informações, sugiro que acessem o artigo publicado no Ponto. Segue o link.

http://www.pontodosconcursos.com.br/...3.asp?prof=100

Grande abraço e, mais uma vez, parabéns pelo sucesso!!!

Comentário

• jneto91
          • 05/10/11
          • 1049

Oi, Cláudia!!

Realmente ajudou muito, tanto com o material quanto com as dúvidas que você nunca deixou de tirar!!

Abraço e obrigado

Comentário

• Vitor Cruz (Vampiro)
            • 31/01/07
            • 5386

Fala Jneto,

Excelente iniciativa em ajudar os colegas de FC, este é o espírito que temos sempre que cultivar aqui.

Assim como a Claudia (que diga-se de passagem foi a melhor professora de Português que eu tive, mesmo sem conhecê-la presencialmente) eu fico muito feliz em saber que ajudei um pouco na sua preparação e que tem gostado de minhas obras.

Desejo ainda mais sucesso para você e que tenha excelentes estudos.

Um abraço
            Vítor Cruz

Comentário

• jneto91
              • 05/10/11
              • 1049

Valeu, Vitor!

Agora é focar totalmente na área fiscal!

Ah... e com certeza, qdo retomar os estudos, vou fazer o curso 5 Fontes.

Abraço!!

Comentário

• Lice SC
                • 11/01/12
                • 647

Valeu, Vitor!

Agora é focar totalmente na área fiscal!

Ah... e com certeza, qdo retomar os estudos, vou fazer o curso 5 Fontes.

Abraço!!
                Sensacional, parabéns!!
                Colega, faça o curso 5 fontes do profe Vitor simmm!!!! Foi essencial pra mim, fiz duas vezes o da área Fiscal, recomendo sempre!

Um abraço e siga firme!!

Comentário

• ivan jr
                  • 26/01/10
                  • 83

Parabens e Valeu pelas Dicas J.

Assim como você meu ponto fraco é a maldita (Português) hehe

Fui eliminado de vários concursos inclusive o recente do BB no qual tive um rendimento pífio de 8/15 (o que em um concurso de nível médio é fatal) e a minha dificuldade nem é a gramática propriamente dita, mas sim a parte da compreensão textual porque eu sempre faço falsas inferências... Estou tentando superar isso pegando provas da FCC pra resolver já que meu foco é TRT.

Vamo que vamo!

Comentário

• jneto91
                    • 05/10/11
                    • 1049

Originally posted by faakks
                    Você tomou posse no inss ou no mpmg? Ou tomou posse em um, entrou em exercício e passou para outro? Imagino que deva estar no mpmg hoje. Parabéns.
                    Obrigado.

Vou ficar com o INSS!!

Abs

Comentário

• jneto91
                      • 05/10/11
                      • 1049

Originally posted by Lice SC View Post
                      Sensacional, parabéns!!
                      Colega, faça o curso 5 fontes do profe Vitor simmm!!!! Foi essencial pra mim, fiz duas vezes o da área Fiscal, recomendo sempre!

Um abraço e siga firme!!
                      Valeu, Lice SC!!

Meu interesse é a área fiscal... meu objetivo é ser AFRE/MG (apesar de haver tanta indefinição e o último concurso ter acontecido em 2004). E creio que o material do Vitor seja suficiente para os fiscos estaduais.

Abraço e parabéns a você pelas tantas aprovações

Comentário

• jneto91
                        • 05/10/11
                        • 1049

Originally posted by ivan jr View Post
                        Parabens e Valeu pelas Dicas J.

Assim como você meu ponto fraco é a maldita (Português) hehe

Fui eliminado de vários concursos inclusive o recente do BB no qual tive um rendimento pífio de 8/15 (o que em um concurso de nível médio é fatal) e a minha dificuldade nem é a gramática propriamente dita, mas sim a parte da compreensão textual porque eu sempre faço falsas inferências... Estou tentando superar isso pegando provas da FCC pra resolver já que meu foco é TRT.

Vamo que vamo!
                        Obrigado!

Para interpretação eu não faço ideia de como se estudar ou como se aprimorar...

Eu sempre tive o costume de ler bastante e creio que isso tenha facilitado para mim nas questões de interpretação. Comece a ler mais... artigos, revistas, jornais, editoriais (os da Folha de São Paulo são muito bons e todos os dias são disponibilizados gratuitamente no site: http://www1.folha.uol.com.br/ > Opinião > Editoriais)... Ah, aproveite e faça um "dicionário particular": pegue as palavras que não entender, anote-as e depois escreva ao lado o significado. Isso ajuda demais para determinadas bancas!! A cada editorial que ler com certeza aprenderá uma palavra nova

Abs
                        Last edited by jneto91; Thu, 18/04/13, 01:42 PM.

Comentário

• DaviConcurseiro
                          • 15/02/13
                          • 66

Realmente esse era o depoimento que faltava pra orientar o pessoal que presta concurso pra nível médio, parabéns pelas aprovações!

Comentário

• jneto91
                            • 05/10/11
                            • 1049

Originally posted by DaviConcurseiro View Post
                            Realmente esse era o depoimento que faltava pra orientar o pessoal que presta concurso pra nível médio, parabéns pelas aprovações!
                            Valeu

Espero que eu possa ajudar alguém com essas dicas

Comentário

• jneto91
                              • 05/10/11
                              • 1049

Obrigado.

Já tem respondi, mas como há limitação de caracteres, ficou bastante abreviado

Abs e boa sorte nos estudos!

Comentário

• rone007
                                • 22/06/12
                                • 134

Olá Jneto91 parabéns pela aprovação e ainda por ter conseguido um ótimo desempenho em português. Também sou servidor do INSS e agora estou na luta, focando na área fiscal. Cara está disciplina tem sido meu "Calcanhar de Aquiles", ainda não conseguir vencer esse obstáculo, vou seguir suas dicas e acabar de vez com o pesadelo chamado "Português".
                                Valeu pelas dicas cara...sucesso nos estudos e no novo serviço, seja bem vindo a casa.
                                Last edited by rone007; Tue, 23/04/13, 09:15 AM.

Comentário

• jneto91
                                  • 05/10/11
                                  • 1049

Valeu, rone007!

Cara... aquilo que propus é para quem está beeem fraco na disciplina... Se você se enquadra nisso, siga aquilo com bastante calma, com bastante persistência que você vai se dar bem - e passar a gostar da matéria. Ah... e não pule nada, não ache que já sabe... às vezes pensamos que podemos ignorar alguns assuntos do início da vida escolar, por serem simples (em nossa concepção), mas mais à frente veremos que eles têm grande importância no "conjunto" da disciplina!

Abraço e sucesso

Comentário

• rone007
                                    • 22/06/12
                                    • 134

Valeu, rone007!

Cara... aquilo que propus é para quem está beeem fraco na disciplina... Se você se enquadra nisso, siga aquilo com bastante calma, com bastante persistência que você vai se dar bem - e passar a gostar da matéria. Ah... e não pule nada, não ache que já sabe... às vezes pensamos que podemos ignorar alguns assuntos do início da vida escolar, por serem simples (em nossa concepção), mas mais à frente veremos que eles têm grande importância no "conjunto" da disciplina!

Abraço e sucesso
                                    Você está lotado em qual APS? Já iniciou os estudos para a área fiscal? Você utiliza o programa de mensagem instantânea do INSS?

Comentário

• william7
                                      • 12/03/13
                                      • 68

Oi, ElaineLane!

Não faço resumo porque não sei fazê-los... acabo perdendo tempo demais! O que faço é reler anotações de aula e pronto.

Mapas mentais não gosto muito, acho que são demorados demais para fazer e não me trazem nenhum resultado significativo.
                                      Parabéns jneto91!!!
                                      Fiquei com umas dúvidas:
                                      Como vc fazia as anotações de aula escrita e de aula em vídeo?
                                      Como revisava essas anotações?
                                      Abraçoooo!

Comentário

• jneto91
                                        • 05/10/11
                                        • 1049

Originally posted by william7 View Post
                                        Parabéns jneto91!!!
                                        Fiquei com umas dúvidas:
                                        Como vc fazia as anotações de aula escrita e de aula em vídeo?
                                        Como revisava essas anotações?
                                        Abraçoooo!
                                        Valeu!

Anotações

Nas aulas em vídeo, anotava o que considerava importante. Nas escritas também fazia assim, mas eu tinha um objetivo diferente: prender a minha atenção (usar exclusivamente o material escrito me tira um pouco da atenção).

Posteriormente, em material escrito, passei a sublinhar o que achava importante.

Revisão

Usava aquilo que o Alexandre Meirelles propõe no livro dele: revisar a primeira vez até 24 após o estudo. Depois uma semana depois e, depois, a cada trinta dias.

Nessas revisões eu relia as anotações ou as marcações nos materiais escritos.

Comentário

• william7
                                          • 12/03/13
                                          • 68

Valeu!

Anotações

Nas aulas em vídeo, anotava o que considerava importante. Nas escritas também fazia assim, mas eu tinha um objetivo diferente: prender a minha atenção (usar exclusivamente o material escrito me tira um pouco da atenção).

Posteriormente, em material escrito, passei a sublinhar o que achava importante.

Revisão

Usava aquilo que o Alexandre Meirelles propõe no livro dele: revisar a primeira vez até 24 após o estudo. Depois uma semana depois e, depois, a cada trinta dias.

Nessas revisões eu relia as anotações ou as marcações nos materiais escritos.
                                          Valeu pelas dicas! Parabéns mais uma vez, 4 meses de estudo e conseguiu a aprovação em um concurso concorridíssimo (INSS). Por falar em tempo, você acelerava a reprodução das videoaulas?

Fazia quantas horas líquidas por dia?
                                          Last edited by william7; Tue, 23/04/13, 01:16 PM.

Comentário

• jneto91
                                            • 05/10/11
                                            • 1049

Originally posted by william7 View Post
                                            Valeu pelas dicas! Parabéns mais uma vez, 4 meses de estudo e conseguiu a aprovação em um concurso concorridíssimo (INSS). Por falar em tempo, você acelerava a reprodução das videoaulas?

Fazia quantas horas líquidas por dia?
                                            Fala, William!

Eu não as acelerava, não. Acho que fica estranho, especialmente para um primeiro contato.

Para o INSS eu fazia, de segunda a sexta-feira, cerca de 7 horas líquidas por dia. Aos sábados e domingos eu lia o decreto 3.048 e as leis 8.212 e 8.213, mas não marcava as horas.

Já para o MP eu fazia menos, umas 5~6 horas líquidas.

Depois do MP esperei uns 15~20 dias e recomecei meus estudos, fazendo, novamente, umas 7 horas líquidas por dia.

Falando em horas líquidas, cheguei à conclusão que meus estudos rendem muito mais se estudo umas 3 ou 4 horas líquidas diárias. É isso, aliás, que vou fazer quando retomar meus estudos para a área fiscal, especialmente por, a partir de agora, ter de conciliar estudos, trabalho e faculdade.

Obs.: tem algumas matérias, como português e raciocínio lógico, que você dificilmente conseguirá uma boa assimilação do conteúdo se partir do zero estudando, todos os dias, umas 3 horas da mesma disciplina. Já cometi esse erro várias vezes... talvez com você não aconteça assim, mas, de qualquer forma, fica a alerta

Abs!!
                                            Last edited by jneto91; Tue, 23/04/13, 02:13 PM.

Comentário

• jneto91
                                              • 05/10/11
                                              • 1049

Originally posted by rone007 View Post
                                              Você está lotado em qual APS? Já iniciou os estudos para a área fiscal? Você utiliza o programa de mensagem instantânea do INSS?
                                              Mandei e-mail

Comentário

• jneto91
                                                • 05/10/11
                                                • 1049

william7,

Aqui um tópico excelente sobre como revisar:

http://www.forumconcurseiros.com/for...d.php?t=331831

Comentário

• william7
                                                  • 12/03/13
                                                  • 68

william7,

Aqui um tópico excelente sobre como revisar:

http://www.forumconcurseiros.com/for...d.php?t=331831
                                                  Valeu!!!

Comentário

• ElaineLane
                                                    • 03/02/13
                                                    • 233

Oi!!! Como você disse os assuntos de português de complementam; assim, o que você indica que seja feito quando estiver estudando um assunto e aparecer outro assunto?

Exemplo: Estou estudando ortografia e aparece uma regra que envolve verbo infinito.

Devo prosseguir o estudo ou parar, procurar e entender o conceito de verbo infinito?

Comentário

• jneto91
                                                      • 05/10/11
                                                      • 1049

Oi, ElaineLane!

A menos que já tenha uma noção bacana, faça assim: primeiro tente entender o idioma como um todo (fazendo um curso completo, por exemplo) para entender, ainda que superficialmente, o que é cada "tópico" do português.

Aí, na próxima vez que for estudar a disciplina, você já saberá do que se trata, assim as coisas vão se "conectando" e facilitando para entender o todo.

Primeiro fiz o curso do Marcelo Bernardo e, com ele, passei a ter uma visão geral. Quando passei para o curso da Cláudia Kozslowski, ainda que eu não tivesse um conhecimento bom, eu já sabia do que se tratava quando acontecia algo como em seu exemplo de ortografia.

Comentário

• seu_miagui
                                                        • 01/03/13
                                                        • 73

Parabéns !!! Sucesso !!!

Comentário

• ElaineLane
                                                          • 03/02/13
                                                          • 233

Oi!!! Jneto, você pode indicar algum livro de informática? Ou as apostilas do curso do profº Manuel Martins já dar um bom matéria?

Pesquisei mas não encontrei nenhum curso da Patricia Quintão que fosse para todos os concurso.

Comentário

• SilCouto
                                                            • 04/09/08
                                                            • 300

PARABENS !!!!!!!!!!!!!!
                                                            Amei seu depoimento, isto me mostra que tem sim como cortar a fila ... out/211 posse fev/2012 INSS. Mesmo sendo nivel medio ... gente vc ta no INSS que SHOOOOWWWWW. Valeu mto obgada pelo seu depoimento pois meu foco é entrar no nivel medio msm ja sendo graduada, como vcs sabem não significada mta coisa ... Vou começar tb pelo curso completo EVP (alias de passagem 40,00 tem como td pessoa durona fazer e pelo visto INSS vc fez praticamento tds cursos no EVP) .... logo o que nos falta é vontade e não recurso .... FIQUEI SUPER MEGA FELIZ COM SEU DEPOIMENTO ... PARABENS DE NOVO

Comentário

Working...
                                                            X