Announcement

Collapse
No announcement yet.

2º no AFRFB aos 22 anos

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • lucaslals
    • 19/11/11
    • 58

    2º no AFRFB aos 22 anos

    Pessoal, alguns amigos me pediram pra escrever umas dicas e aí eu resolvi fazer um depoimento aqui de vez, pra tentar retribuir um pouco as dicas que colhi aqui no fórum quando ainda estudava. Qualquer pergunta, podem mandar!

    Lucas Araújo de Lima, 22 anos, Natal
    Formação: Ciência da Computação – UFRN
    Aprovações: ISS-Parnamirim/RN (2º), ACE-MDIC (10º), AFRFB (2º)

    Trajetória

    Terminei a graduação em março de 2011, já sabendo que estudaria pra ser fiscal, pq não gostava do meu curso. Entrei no LFG em abril, mas levei uns 2 meses pra começar a levar a sério (estudar fora do horário das aulas). Foi quando saí das redes sociais, restringi o uso do e-mail e deletei todas as pessoas "farristas" do meu celular (assim eu deixava de atender as ligações sem peso na consciência, pois não sabia identificá-las). Aos poucos fui largando as aulas do cursinho também, pq percebi que o estudo solitário rendia mais, no meu caso.

    Como eu não trabalhava, meus pais contribuíam com o necessário pra custear os estudos. Normalmente eu estudava das 15h à 1h (com várias pausas pra comer, relaxar ou resolver algo) e dormia das 2h30 às 12h (não descansava bem com menos de 9h). Isso dava, em média, apenas 5 horas líquidas de estudo por dia, no cronômetro que eu usava. Porém eu não tinha nenhum dia de descanso, não fazia exercícios e quase não saía de casa no período. Claro que no fim valeu a pena, pois minha aprovação se deveu a essa disciplina, e não a técnicas avançadas ou genialidade. Só não recomendo estudar sem folgas nem exercícios, pq após uns 9 meses o stress começou a provocar dores de cabeça, insônia, etc. Na reta final do MDIC tive até que recorrer a caminhadas (geralmente dentro de casa mesmo, pra não perder muito tempo, rs!) e umas sessões de shiatsu, pra aliviar o stress.

    No total, estudei cerca de 1 ano e 4 meses pro AFRFB. Nesse tempo, desviei o foco por uns 4 meses pra estudar pro MDIC, já que as matérias eram bem parecidas às do AFRFB. Passada a 2ª fase do MDIC, continuei estudando intensamente para a RFB, que era meu objetivo final. Mas, faltando 1 mês para a prova, saiu o resultado final do MDIC e eu fiquei tão animado por ter passado que parei de estudar pro AFRFB, achando que não valia mais a pena trocar Brasília por uma fronteira. Em vez disso, resolvi estudar pro concurso do ICMS-SP, pq ainda queria ser fiscal. Nesse mês restante eu estudei a legislação tributária estadual, enquanto dava uma revisada nas matérias básicas (foi a minha salvação). Fui lá fazer a prova da RFB, pois serviria ao menos como treino. No fundo eu sabia que tinha chance de passar, afinal já tinha estudado ao menos 80% daquele edital gigante, mas o maior problema era a legislação de IR e IPI, na qual eu estava praticamente zerado e precisava fazer 40% das questões pra não ser eliminado.

    Fiz a prova na maior tranquilidade, essa foi minha grande vantagem. O gabarito foi uma surpresa, pq por sorte eu tinha conseguido os exatos 40% na legislação de IR e IPI, e ainda tinha alcançado pontuação suficiente pra ficar entre os primeiros colocados, o que me daria chance de escolher uma boa lotação. Por outro lado, não tinha conseguido os 40% em direito administrativo, coisa que eu também não esperava. Mas não me abalei com isso, pq sabia que a prova de administrativo tinha algumas questões anuláveis e eu só precisava de uma a mais. Estudei demais para as discursivas, pois tinha que me inteirar de todos os tópicos “quentes” que não tinha estudado até então. Não deu nem tempo de treinar redações, mas eu tinha o privilégio de já ter treinado várias delas para o MDIC. Enfim, acabei sendo chamado para a 2ª fase, consegui uma ótima nota e agora vou poder assumir como AFRFB em Brasília.

    Métodos de estudo

    O melhor que posso fazer aqui é indicar o livro do Alexandre Meirelles, “Como Estudar para Concursos”. Não li esse livro, mas tenho certeza da sua importância pq meu estudo passou a render muito mais depois que assisti às palestras que esse cara dava no LFG. A maioria das técnicas eu não cheguei a usar, como resumos, mapas mentais e planilhas de ciclos. Mas incorporei à minha rotina as dicas básicas que acredito serem úteis a quase todos: revezar as matérias, intercalar leitura e exercícios, parcelar os exercícios, marcar trechos interessantes pra futuras revisões e por aí vai... O livro explica essas coisas bem melhor que eu.

    Vou falar apenas sobre o único método “diferente” que eu usava. Era uma pequena planilha em que, pra cada matéria, eu inseria: o nº total de páginas que levaria pra estudá-la; o nº de páginas que eu já tinha estudado; a porcentagem já estudada da matéria; e alguns poucos detalhes, como exercícios pendentes e últimas revisões feitas. Antes que alguém peça, aí vai o esboço: http://www.4shared.com/file/-bF_BjDM/fiscal.html?

    Apesar de muito simples, essa planilha tinha duas grandes utilidades pra mim. A primeira era que, na hora de definir a próxima matéria a estudar, eu procurava escolher, dentre as que eu já não estudava há algum tempo, uma daquelas com menor porcentagem de conclusão. Ou seja, eu não seguia um padrão exato, mas com isso evitava avançar mais em algumas matérias do que em outras. Também não tinha muita organização quanto às revisões; quando eu via que estava há muito tempo sem rever uma disciplina, fazia uma revisão geral dela.

    A outra utilidade da planilha era que, sabendo a média de páginas de assunto novo que eu costumava estudar por dia (30 no meu caso), dava pra fazer uma boa estimativa de quantos dias eu levaria pra esgotar todas as matérias. A importância disso era que, quando o número estimado de dias restantes era muito grande, eu já sabia que tinha que abdicar de alguma matéria pouco importante, pra não chegar no dia da prova sem ter terminado ao menos as principais.

    Bem, isso foi o que melhor me serviu, mesmo que possa ser inútil para muitos. Creio que o ideal seja dar uma olhada no que os especialistas como o Meirelles recomendam, e usar/adaptar as ideias que parecerem interessantes. Assim vc também encontrará seu próprio jeito de estudar.

    Materiais de estudo

    Obs.: estudei por vários outros materiais que não cito aqui. Prefiro fazer apenas 1 indicação por disciplina, aquele material que eu usaria se fosse recomeçar do zero. Por isso indico alguns cursos que não li, mas conheço pelas aulas demonstrativas e indicações aqui do fórum.

    Português: só treinei com provas passadas da banca, pq já ia bem na matéria. Se fosse pra ler um material teórico, eu escolheria o curso da Claudia Kozlowski (Ponto).

    Língua estrangeira: não estudei, pq já conhecia bem o inglês. Mas acho que aqui o negócio é ler vários textos relacionados a tributação/economia. A forma mais fácil que conheço de fazer isso é acessar as traduções livres do www.adinoel.com

    Raciocínio lógico: como eu já tinha uma boa prática com números, foi suficiente assistir às aulas do profº Caribé, no LFG, e resolver exercícios de provas anteriores. Mas eu recomendaria fazer o curso do Vitor Menezes (Estratégia).

    Dir. civil: li o livro Direito Civil Facilitado. É bom e barato, mas só tem a parte geral. O melhor mesmo é fazer um curso em PDF focado na área fiscal, como o do Lauro Escobar (Ponto).

    Dir. penal: julguei que não valia a pena estudar, pq tem um conteúdo é muito extenso e pouquíssima importância na prova. A ideia foi garantir a pontuação mínima em civil e comercial. Se fosse pra estudar, eu faria o curso do Pedro Ivo (Ponto).

    Dir. comercial: curso do Gabriel Rabelo (Estratégia).

    Adm. geral: curso do Rodrigo Rennó (Estratégia).

    Adm. pública: sacrifiquei essa matéria por ter baixo peso, mas se fosse pra estudá-la também pegaria o curso do Rodrigo Rennó (Estratégia), por ser bem direto.

    Dir. constitucional: li apenas uma antiga apostila do Leo Van Holthe, do LFG. Era bastante resumida, mas dava pra quebrar o galho. O livro mais usado (DC Descomplicado), apesar de mais completo, eu deixei encostado, pq acreditava não valer a pena ler mais de 1000 páginas sobre uma matéria de relevância mediana na pontuação. Meu desempenho na matéria foi meia-boca, mas a estratégia valeu, pq o tempo que ganhei pra estudar as outras matérias foi enorme. Por isso, se fosse começar hoje eu escolheria a Constituição Federal Anotada para Concursos (Vitor Cruz), que é um pouco mais direta ao ponto.

    Dir. administrativo: li o livro do Gustavo Knoplock. É muito bom, mas não foi suficiente para a prova, visto que quase fui reprovado nessa matéria. Na verdade, acho que nenhum livro pra concursos garantia uma boa pontuação naquela prova, que veio cheia de jurisprudências do STJ e do TCU. Pra começar a estudar hoje, eu escolheria o curso do Cyonil Borges (Estratégia), que tem uma ótima didática e está adequando o material à nova realidade.

    Dir. tributário: li o livro Direito Tributário Esquematizado (Ricardo Alexandre). É o melhor, mas pra AFRFB não me foi suficiente. Agora acho necessário complementar com um curso de jurisprudências, como o do Diego Aderne (Ponto).

    Dir. previdenciário: curso do Ali Mohamad Jaha (Estratégia).

    Auditoria: li o livro Auditoria – Teoria e Exercícios Comentados (Davi Barreto e Fernando Graeff). Apesar de a prova de auditoria ter sido bem maluca, deu pra resolver a grande maioria das questões com esse livro, que na minha opinião é o melhor. Outra opção equivalente é o curso desses mesmos autores no Ponto.

    Contabilidade geral: estudei pelo livro do Eugenio Montoto e gostei muito da didática dele. Mas hoje existe um material mais completo e esmiuçado, que é o livro Contabilidade Geral 3D (Sérgio Adriano). É um tijolão, mas vale a pena, considerando a importância da matéria.

    Contabilidade avançada: curso do Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (Estratégia). O livro do Sérgio Adriano já aborda os CPCs mais frequentes, mas acho importante complementar com o curso do Estratégia ou com o livro dessa mesma dupla, em razão da grande cobrança da matéria.

    Legislação tributária: não consegui estudar direito, mas acho que o melhor curso de teoria hoje é o do George Firmino (Estratégia), que surgiu após o concurso.

    Comércio internacional: curso do Ricardo Vale (Estratégia).

    Legislação aduaneira: curso do Ricardo Vale (Estratégia).

    Economia (saiu do edital): curso do Heber Carvalho (Estratégia).

    Finanças públicas (saiu do edital): curso do Sérgio Mendes (Estratégia).

    Discursivas: curso do Estratégia.

    Exercícios: eu fazia apenas as questões dos livros e cursos acima, e às vezes organizava uns simulados com provas anteriores da banca. Quando sentia necessidade de exercitar alguma matéria específica, usava o site questoesdeconcursos. Mas hoje existe outro bem mais indicado e cheio de recursos, que é o www.tecconcursos.com.br

    Vídeo-aulas: não tenho conhecimento, por não gostar muito de aulas.
  • ukadnerg
    • 17/08/09
    • 93

    #2
    Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

    Lucas, parabéns!!
    Incrível sua trajetória.. Pouco tempo de estudo e já com MDIC e AFRFB no currículo...Sem dúvida vc é diferenciado e a vitória foi merecida...Desejo muito sucesso na nova carreira!
    Hugo

    Comentário

    • Farmaconcurs
      • 10/09/10
      • 881

      #3
      Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

      Parabéns pelas aprovações, Lucas! Pelo seu tempo de estudo vejo, como o colega ukadnerg disse, que você é um cara diferenciado dos concurseiros em geral, definitivamente!hehehe

      Muito boa notícia que teremos pessoas inteligentes como vc melhorando o serviço público!

      Comentário

      • Sartriani
        • 04/08/11
        • 117

        #4
        Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

        Muito bom, queria ter tido esta visão quando terminei meu curso de Ciência da Computação, mas estou no caminho, como ATRFB agora.

        Meus parabéns pela conquista sendo tão jovem.

        Comentário

        • novanoforum
          • 21/05/12
          • 136

          #5
          Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

          Parabéns!!
          Vc é muito diferenciado MESMO!!!
          Sucesso!!

          Comentário

          • GiovanaC90
            • 14/10/12
            • 633

            #6
            Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

            Meus parabéns Lucas!
            Tão jovem e já conseguiu o cargo que muitos almejam. Seu esforço e dedicação vão servir de exemplo pra mim. Também tenho 22 e estou começando meus estudos pra AFRF!
            Sucesso nessa sua nova fase profissional!

            Comentário

            • Diego Aderne
              • 04/07/12
              • 52

              #7
              Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

              Parabéns, Lucas!!

              Realmente, muito impressionante o seu desempenho e a sua idade!! Você, com certeza, irá inspirar centenas de leitores aqui do FC. Parabéns!!!

              Abraços!!

              Comentário

              • alemaovoupassar
                • 16/12/12
                • 24

                #8
                Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                parabéns meu velho!

                única coisa que não entendi é como vc estudando 5h líquidas somente lia 30pg's de matéria por dia... vc fazia exercício o resto do tempo ou revisava?

                Comentário

                • lucaslals
                  • 19/11/11
                  • 58

                  #9
                  Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                  Obrigado pelas palavras, galera. Com certeza não sou diferenciado, só se for na idade mesmo, heheheh.. É determinação, foco nas matérias principais e um pouco de sorte pra fugir dos mínimos. Com isso é mera questão de tempo pra vcs também vencerem.

                  Comentário

                  • lucaslals
                    • 19/11/11
                    • 58

                    #10
                    Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                    Originally posted by alemaovoupassar View Post
                    parabéns meu velho!

                    única coisa que não entendi é como vc estudando 5h líquidas somente lia 30pg's de matéria por dia... vc fazia exercício o resto do tempo ou revisava?
                    Cara, meu ritmo de leitura é lento mesmo. Eu procurava ler como se fosse a última vez que estivesse vendo aquilo, assim o cérebro dava maior atenção. No resto do tempo, eu fazia exercícios (intercalados com a leitura) ou revisava algumas aulas, normalmente quando já tinha batido a meta de 30 páginas.

                    Comentário

                    • Luminus
                      • 25/06/11
                      • 26

                      #11
                      Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                      Originally posted by lucaslals View Post

                      Trajetória

                      Terminei a graduação em março de 2011, já sabendo que estudaria pra ser fiscal, pq não gostava do meu curso. Entrei no LFG em abril, mas levei uns 2 meses pra começar a levar a sério (estudar fora do horário das aulas). Foi quando saí das redes sociais, restringi o uso do e-mail e deletei todas as pessoas "farristas" do meu celular (assim eu deixava de atender as ligações sem peso na consciência, pois não sabia identificá-las). Aos poucos fui largando as aulas do cursinho também, pq percebi que o estudo solitário rendia mais, no meu caso.
                      Hahahahaha... adorei esta parte!

                      Também retirei as "amizades" passageiras do meu celular e deletei toda e qualquer conta de rede social a exemplo de facebook e algumas outras pessoas que me tomavam tempo se afastaram naturalmente "talvez seja uma mensagem divina" para eu estudar... ainda tenho um pouco de problema com barulho por conta de crianças em casa mas, apesar de não serem minhas, tenho de aprender a me adaptar ao som...

                      De qualquer forma, parabéns!

                      Comentário

                      • noslidE
                        • 08/07/12
                        • 26

                        #12
                        Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                        Parabéns, Lucas!

                        Só pra ficar mais claro pra mim: a prioridade do dia eram as 30 páginas do assunto novo? Quanto tempo, em média, gastava nessas páginas de assunto novo?

                        E, após concluída essa etapa, vc completaria estudando os assuntos antigos, também contabilizando suas páginas?

                        Valeu!

                        Comentário

                        • Mathematical
                          • 27/08/12
                          • 33

                          #13
                          Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                          Parabéns amigo, tenho a sua idade, sou formado em Matemática e agora q estou começando a estudar corretamente para este fim, espero obter sucesso assim como vc obteve..
                          Seja feliz em sua nova profissão.. tudo de bom pra vc e sua família^^
                          Parabéns novamente pois vc merece^^
                          abrass..
                          att
                          Igor Santos^^

                          Comentário

                          • andrefilipe
                            • 04/08/12
                            • 16

                            #14
                            Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                            Formado em ciência da computação e agora passou para AFRFB.

                            Parabéns cara! Estou me formando em Redes de computadores e também estou fugindo da área.

                            Comentário

                            • fgonca
                              • 04/07/11
                              • 66

                              #15
                              Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                              Lucas,

                              Parabéns! Que grande conquista hein, aos 22 anos!
                              Imagino a alegria e orgulho da sua família.

                              Sucesso na nova vida! Fique com Deus.

                              Mandei uma MP pra vc.

                              Comentário

                              • lucaslals
                                • 19/11/11
                                • 58

                                #16
                                Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                Originally posted by noslidE View Post
                                Parabéns, Lucas!

                                Só pra ficar mais claro pra mim: a prioridade do dia eram as 30 páginas do assunto novo? Quanto tempo, em média, gastava nessas páginas de assunto novo?

                                E, após concluída essa etapa, vc completaria estudando os assuntos antigos, também contabilizando suas páginas?

                                Valeu!
                                Valeu!!
                                Sim, eu tinha como meta diária ler algo próximo de 30 páginas. Acho que gastava cerca de 3h30 lendo e 1h fazendo exercícios. Mas muitas vezes eu me prolongava demais na leitura e não sobrava tempo pra revisar. Por isso eu deixava as revisões por último, para o caso de sobrar tempo. Eu contabilizava o tempo de revisão como horas líquidas de estudo, mas não contabilizava as páginas revisadas.

                                Comentário

                                • Vitor Cruz (Vampiro)
                                  • 31/01/07
                                  • 5385

                                  #17
                                  Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                  Meus Parabéns Lucas!!!!

                                  Show de bola... Você merece!!! Parabéns mesmo...

                                  abraços
                                  Vítor Cruz

                                  Comentário

                                  • noslidE
                                    • 08/07/12
                                    • 26

                                    #18
                                    Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                    Originally posted by lucaslals View Post
                                    Valeu!!
                                    Sim, eu tinha como meta diária ler algo próximo de 30 páginas. Acho que gastava cerca de 3h30 lendo e 1h fazendo exercícios. Mas muitas vezes eu me prolongava demais na leitura e não sobrava tempo pra revisar. Por isso eu deixava as revisões por último, para o caso de sobrar tempo. Eu contabilizava o tempo de revisão como horas líquidas de estudo, mas não contabilizava as páginas revisadas.

                                    Rapaz, valeu mesmo!

                                    Das maneiras utilizadas na preparação para concursos como os da RFB, a sua foi a mais impressionante.

                                    Se, à época de sua preparação, você postasse, se é que não postou, dizendo que estudava dessa forma, seria motivo de chacota.

                                    Hoje você é mais um exemplo de que disciplina e dedicação são os principais ingredientes para se alcançar essa excelência na preparação.

                                    Parabéns Lucas!

                                    Ainda não encontrei a minha melhor forma de estudar, mas a sua deixa claro que qualidade e quantidade, nem sempre se relacionam bem.

                                    Valeu!
                                    Last edited by noslidE; Thu, 10/01/13, 09:05 AM.

                                    Comentário

                                    • intimorato
                                      • 14/03/12
                                      • 67

                                      #19
                                      Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                      Mto bom, parabéns. Confirmou que cada um deve estudar da maneira que acha que irá render mais, sem receios. Obrigado por sua planilha, eu tinha a necessidade de algo exatamente como ela.
                                      Felicidades!

                                      Comentário

                                      • AlineLee
                                        • 26/01/11
                                        • 84

                                        #20
                                        Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                        Muito sucesso Lucas. Espero ser sua colega este ano ainda.
                                        Parabéns rapaz

                                        Comentário

                                        • Cabral1
                                          • 17/04/12
                                          • 278

                                          #21
                                          Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                          Grande Lucas! Parabéns mais uma vez por todas as conquistas! És um fenômeno mesmo!
                                          Farás falta lá no MDIC!

                                          Abraço.
                                          Last edited by Cabral1; Thu, 10/01/13, 10:52 AM.

                                          Comentário

                                          • edu_sefa
                                            • 11/06/12
                                            • 67

                                            #22
                                            Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                            Parabéns e sucesso nessa nova etapa!!

                                            Comentário

                                            • lucaslals
                                              • 19/11/11
                                              • 58

                                              #23
                                              Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                              noslide e intimorato, concordo que não existe uma forma ideal de estudar, mas que mesmo assim temos que procurar por ela. Essas "maluquices" como planilhas de estudo ou cronometragem de tempo acabam servindo ao menos como motivação pra realizarmos no dia a dia o que estamos nos propondo.

                                              Fala, Cabral! Continuarei em contato com nossa turma lá por BSB! Valeu

                                              Obrigado, profs. Aderne e Vampiro e demais colegas concurseiros. Sucesso a todos.

                                              Comentário

                                              • Cajuina
                                                • 09/01/10
                                                • 544

                                                #24
                                                Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                                Estudava a 01 de empresarial, por exemplo..
                                                Como era teu procedimento a partir do término dessa aula? Na próxima vez do ciclo tu já estudava a aula 02 ou lia novamente a 01?

                                                Comentário

                                                • Jobson
                                                  • 09/06/12
                                                  • 18

                                                  #25
                                                  Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                                  Fantástico Lucasla
                                                  Parabéns.

                                                  Comentário

                                                  • lucaslals
                                                    • 19/11/11
                                                    • 58

                                                    #26
                                                    Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                                    Originally posted by Cajuina View Post
                                                    Estudava a 01 de empresarial, por exemplo..
                                                    Como era teu procedimento a partir do término dessa aula? Na próxima vez do ciclo tu já estudava a aula 02 ou lia novamente a 01?
                                                    Antes de começar a aula 2, eu gostava de dar uma lida rápida nos trechos que eu tinha marcado como importantes da aula 1, só pra fixar um pouco mais. Mas nem sempre fazia isso.

                                                    Comentário

                                                    • Emmanuel_fiscal
                                                      • 05/12/12
                                                      • 1

                                                      #27
                                                      Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                                      Lucas,


                                                      Parabéns pela vitória!

                                                      Comentário

                                                      • amanita
                                                        • 16/03/09
                                                        • 352

                                                        #28
                                                        Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                                        Que orgulho, Lucas!
                                                        Parabéns mais uma vez!
                                                        Érica

                                                        Comentário

                                                        • vencersempre
                                                          • 14/03/12
                                                          • 92

                                                          #29
                                                          Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                                          valeu pelas dicas e sucesso nessa sua nova caminhada

                                                          Comentário

                                                          • Herickinho
                                                            • 21/06/11
                                                            • 436

                                                            #30
                                                            Re: 2º no AFRFB aos 22 anos

                                                            Parabénsss!

                                                            Comentário


                                                            Working...
                                                            X