Announcement

Collapse
No announcement yet.

Marcos B. Marino = Aprovado no AFRFB com 21 anos.

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • marino_fiscal
    • 10/06/10
    • 205

Marcos B. Marino = Aprovado no AFRFB com 21 anos.

Nome: Marcos B. Marino

Concursos em que fui aprovado: AFRFB 2012 (33º lugar) e TEFE – SP 2010 (178º lugar).

Já peço desculpas pelos eventuais erros de português. Já aviso que essa foi a matéria em que mais penei, mas melhorei bastante. haha

Falaaa colegas concurseiros, tudo tranquilo?

Vou contar um pouco da minha história aqui. Vou dividir em tópicos para ficar mais fácil para o pessoal ler. Fiquem a vontade para opinar e mandar msgs se tiverem alguma dúvida. Vou tentar responder sempre que puder!

Ps: Estava com um email para responder as dúvidas dos colegas, mas o email estava dando alguns problemas (alguns emails não chegavam) e achei por bem responder as dúvidas por aqui, caso seja algo pessoal é só mandar uma MP.

I – Vida de concurseiro

Vou contar a história de como eu entrei no mundo dos concursos.

2008
    Bom, em 2008 eu tinha 17 anos e estava saindo do colégio sem saber muito bem o que queria da vida rs. Sempre tive interesse na área de economia, contabilidade e administração. Entusiasmado, fui atrás da melhor universidade de Economia do país. Na época, o colégio em que eu estudava me indicou o IBMEC – RJ como a melhor opção. Fui aprovado no vestibular dessa faculdade (achei o máximo, pra mim já estava decidido era ali que iria trilhar a minha carreira). Porém, comecei a observar a tal crise de 2008, e muitas pessoas desse meio sendo demitidas, existiam pessoas experientes com muito tempo de carreira sendo mandadas pro olho da rua. Analisei bem e vi que não estava querendo passar por isso lá pelos meus 40 – 50 anos. hahaha

Foi a partir disso que conversei com um casal de vizinhos que são fiscais do ICMS SP (ele está na ativa e ela já se aposentou) sobre a carreira pública. Perguntei a eles qual curso deveria fazer na faculdade para conciliar melhor a matéria com as disciplinas cobradas no concurso de Fiscal, eles me indicaram Ciências Contábeis. Naquele dia me inscrevi para o vestibular da Universidade da minha cidade, consegui o 2º lugar e iniciei o curso em 2009 visando à carreira fiscal.

2009

Nesse ano estudei quase nada. Estava totalmente perdido no mundo dos concursos públicos. Via meus colegas do ensino médio estudando para passar em universidades federais e achava que encarar um concurso público da RFB seria mais fácil ... sim, eu estava totalmente perdido (tinha só 17 anos, dá um desconto vai haha). Qualquer tipo de prova, seja vestibular ou concurso, é difícil, cada uma tem sua dificuldade. Mas eu não tinha a mínima noção da dificuldade que é passar num concurso público. Eu era o famoso cego no tiroteio hahaha.

No final do ano conheci o prof. Ricardo Carneiro que me deu um toque sobre concursos. Vou abrir um parêntese e contar essa história. Prometo que vai ser engraçada haha ... Bom, eu fazia um cursinho aos sábados. Eu sempre ia todo desleixado e achava que só de assistir as aulas estaria preparado, num belo dia eu simplesmente dormi na aula, e o prof. Ricardo me acordou e disse a seguinte frase: “Filho, desse jeito que vc tá indo eu nunca vi ngm passar”. Juro que na hora doeu ouvir isso, mas era a pura verdade. Naquele momento eu percebi que tinha que estudar de verdade.

2010
    Nesse ano eu estudava bastante (também, depois da ferrada que eu levei, nem teria como eu relaxar hahaha). O problema é que eu estudava sem método. Não adianta nada estudar muito sem ter um método. Ponha uma coisa na sua cabeça, não adianta estar motivado e estudando 12 HBCs por dia se vc não estiver estudando com metodologia. É igual colocar uma mula dentro de uma loja de vidro, ela vai quebrar tudo haha (esse exemplo eu peguei nos posts ou livro do Meirelles).

Mesmo sem metodologia eu consegui ser aprovado no TEFE-SP. Esse resultado foi apenas porque eu estudava muito, porque se dependesse de planejamento eu não teria passado nem sonhando. Resumindo: vc quer passar num concurso pauleira, seja metódico!

No final do ano eu conheci um fera nos concursos, o Daniel Christovam (aprovado no AFRFB 2009 e ICMS SP 2009), ele me passou tudo sobre concursos. Esse cara me ajudou muito mesmo, me passou as dicas de cursinhos, o fórum, a professora Fátima (português). A partir daquele momento eu virei um concurseiro profissional e parei de ser uma mula hahaha

2011

Agora sim, estava estudando muito e com planejamento. Foi o ano que mais aproveitei, lembro-me que no fim do ano havia fechado o edital do AFRFB 2009. Estava me sentindo preparado.

Comprei o livro do Meirelles e li em 3 dias. Agora vou falar sério sobre esse livro. Primeiramente eu não conheço o Alexandre Meirelles, só conheço do jeito que todos aqui no fórum conhecem, por meio dos posts, LFG, livro e palestras. Tenho que parabenizar o cara, o livro é bom mesmo, é direto no assunto. Quero deixar claro aqui: Amigo, se vc ainda não leu o livro, vc está em DESVANTAGEM. Sim, vc já está atrás dos outros! E porque eu digo isso? Porque ele fala com propriedade sobre como planejar seus estudos e, principalmente, como fazer revisões. Não se planejou amigão, então já era! rs

2012

No inicio de fevereiro eu decidi fazer o ISS-SP para ver como estava nas matérias. Fiquei bem colocado, em 217º, porém não passei (o que pouco me importava, pois cerca de 30% do conteúdo eu estudei em 3 semanas). Eu queria ver como eu estava nas matérias que caiam na RFB, e daí vi que eu não sabia nada de português (acertei 15/30).

Decidi aprender a tal temida gramática, aqui acho que tomei a decisão mais importante na minha carreira de concuseiro: fazer o cursinho com a Profa. Fátima na praça da República. Pegava ônibus de Taubaté as 06:30 para chegar as 08:30 em São Paulo, depois mais 2 metrôs pra chegar no cursinho. O que eu quero dizer com isso? Se vc mora em São Paulo, vc DEVE fazer o curso com essa mulher, porque ela é a melhor mesmo e acabou hahaha ... Morar em SP e não fazer curso com ela é a mesma coisa que morar no Rio de Janeiro e não conhecer o Maracanã hahahaha ... Não ganho absolutamente nada da Fátima por estar fazendo essa propaganda, só acho justo parabenizar quem faz a diferença e ela, com certeza, faz!

Em julho, um pouco depois do meu aniversário, saiu o edital de AFRFB (tão aguardado por mim e por uma porrada de concurseiro), não pensei duas vzs e me matriculei no Reta Final da LFG (o Daniel me indicou, não tinha o que eu pensar haha). Nunca estudei tanto na minha vida nesses meses até o dia da prova.

II – Método de estudo

Usava o método do Alexandre Meirelles de ciclos no pré-edital (e também do Marcelo Mossi), acho que a maioria conhece. Caso não conheça procure no Manual do Concuseiro (é só digitar no google). No livro dele o método é explicado de forma mais aprofundada.

No pós-edital eu segui um pouco do que o Alexandre Meirelles fala no livro dele, só que em vez da cartolina eu usei o excel haahah. Achava mais fácil para fazer alterações.

O importante aqui é vc conhecer vários métodos de estudos e adaptar as necessidades, ao seu perfil.

Eu, por exemplo, tenho uma planilha que me acusa quantas horas eu estou estudando, a média de acerto de cada disciplina. Caso eu estivesse abaixo do que eu havia planejado eu aumentava a minha carga de estudo na disciplina deficiente. E assim foi indo.

O importante é estar sempre estudando todas as disciplinas e não abandonar nenhuma.

Outra coisa, existem matérias para serem ignoradas. Essa é a minha opinião. Estatistica Inferencial, Modelo Solow (esse até saiu do último edital) só vá estudar depois que tiver estudado tudo antes e estiver bem seguro.

Eu costumava grifar o livro e ler os grifos na hora de revisar. Mapas mentais e resumos eu fazia apenas daquilo que sentia dificuldade. Processo mnemônico eu fazia de montão, por exemplo, Objetivos Fundamentais (Palmeiras Empatou, mas Ganhou o Campeonato Regional = Promover, Erradicar, Garantir, Construir e Reduzir).

Não existe uma fórmula mágica. Cada um arranja seu jeito de estudar. Você tem que ver o que te dá mais facilidade pra decorar. O que facilita a vida do concurseiro é ver como os outros fizeram de certo e tentar “copiar” da sua maneira.

III – Resolvendo a prova

Depende muito do estilo de prova. Se a prova tiver mínimos por disciplina vc tem que montar uma estratégia mais apurada. No caso do AFRFB, existe mínimo para cada disciplina então vc tem que garantir o mínimo de uma e pular pra próxima.

No AFRFB foi assim:

P1: Comecei por Português, pois tinha ganhando muita confiança nessa disciplina graças ao curso da Fátima. Na primeira hora do concurso eu estava tremendo mais que tudo hahaah Mesmo assim consegui ir bem, pois estava confiante. O tenso da prova foi o tempo. Não dava tempo de fazer tudo, eu, por exemplo, chutei todas de estatística, mas chutei na letra que menos havia aparecido e por isso acertei algumas coisas (usei a probabilidade hahahaa).

P2: O tempo estava tranquilo. O complicado foi o conteúdo. As provas de Auditoria, Tributário e Administrativo estavam complicadas. Meu amigo, o conteúdo de Auditoria tem que analisar muito bem, tá vindo coisa nova e que acredito que vai demandar tempo pra pegar.

P3: O tempo tbm estava tranquilo. Legislação Tributária tbm veio de lascar, mas dava para ser resolvido com calma. Em contabilidade fiz tranquilo, pois mesclaram bem a “velha” com a “nova” contabilidade, e quem foi aluno do Kazuo com o Rabelo não encontrou dificuldade, pois eles abordaram no curso básico os dois tipos de contabilidade.

Já se sua prova não tem mínimo por disciplina vc deve é fazer as questões mais fáceis, independe de qual disciplina. Vc deve se ater a algumas coisas apenas: não gaste mto tempo numa questão, faça as mais fáceis, resolva as de peso maior primeiro. O que vale é pontuar!

IV – Bibliografia

Português:

- Curso de Português com a professora Fátima na praça da república em São Paulo. Ela é a melhor do país. Você não apenas aprende o português, vc entende. Eu posso errar ainda no momento de escrever, mas aprendi como resolver as provas de português, que é a real necessidade de quem está lendo aqui hahah;

- Em interpretação de texto existe uma professora muito boa em São José dos Campos, é a Profa. Paula do Unicursos.

- A professora Cláudia do Ponto também é uma ótima opção para essa matéria.

Inglês:

- Provas comentadas ESAF Editora Ferreira

Raciocínio Lógico (Lógica, Matemática Financeira e Estatística):

- Sérgio Carvalho (curso em vídeo); na época eu assisti no EVP, mas agora o prof. está no olaamigos.

- Vitor Menezes do Estratégia. Os cursos dele são recheados de exercícios comentados!

Direito Civil:

- Lauro Escobar do Ponto.

Direito Comercial:

- Luciano Oliveira do Ponto.

Direito Penal:

- Pedro Ivo do Ponto.

Administração Geral:

- Rodrigo Rennó do Estratégia.

Administração Pública:

- Rafael Encinas do Ponto.

Direito Constitucional:

- Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandro e Vicente de Paulo.

- Curso Léo Van Holthe. No pós edital da RFB eu só estudei pelo material dele, ele pediu um voto de confiança na primeira aula do Reta Final e eu concedi, e acho que foi uma das melhores decisões que tomei. Fui bem na prova, pois ela veio na medida para quem confiou no material do Léo, ele está de parabéns!

- Daniel Estéfano. É um professor que da aula no Unicursos em São José dos Campos. As aulas são presenciais, ele tem uns esquemas ótimos para revisão. É uma ótima dica para quem gosta de aula presencial e tem oportunidade de ir lá.

Direito Administrativo:

- Direito Administrativo Descomplicado, Marcelo Alexandro e Vicente de Paulo.

- Cyonil Borges do Estratégia/LFG. Tive aula com ele no regular da LFG, o cara
    é bom demais!

- Luiz Gustavo da LFG. O melhor professor dessa matéria, na minha opinião. Os esquemas que ele faz são demais.

Direito Tributário:

- Direito Tributário Esquematizado, Ricardo Alexandre. Está aqui o melhor professor para concursos públicos do Brasil. Não direi mais nada, cada um tire suas conclusões, mas acho que ir pra prova da RFB sem ler o livro dele é brincar com a sorte hahaah . A ESAF exagerou na última prova, TALVEZ seja necessário ler o livro do Leandro Paulsen (se fosse eu esperaria mais um pouco).

Direito Previdenciário:

- Ivan do Estratégia.

- Ítalo Romano do LFG. Esse cara é bão! Os resumos dele arrebentavam, o de custeio era demais!

Auditoria:

- Livro do Davi Barreto e Fernando Graeff. Mas nessa altura do campeonato eu procuraria um material complementar que abordasse um pouco dessa nova forma de cobrar auditoria. Vide a prova de AFRFB 2012, que detonou geral.

Contabilidade:

- Luciano Rosa e Gabriel Rabelo. Na minha opinião são os melhores.

- Não conheço o livro do Demolidor, porém os materiais que ele disponibilizava na LFG são extremamente completos e ele deve ter usado essa metodologia para fazer seu livro. Seria bom conferir.

Legislação Tributária Federal:

- Recomendo apenas o ebook do Firmino.

Legislação Aduaneira e Comércio Internacional:

- Ricardo Vale do Estratégia. Sensacional, além de manjar muito é atencioso com os alunos. Explica de modo fácil e sempre entrega as aulas adiantado, um fenômeno, sem falar nas questões boladas por ele, que são demais!
    Um dos melhores que eu já vi na área de concurso, um exemplo a ser seguido pelos demais professores! Antes que alguém fale, eu não o conheço pessoalmente hahaha

- Rodrigo Luz da LFG/Ponto e Missagia do Ponto. Ótimos professores também!

Acho que é uma das matérias que mais estamos bem servidos haha ... qql desses caras que o concurseiro escolher estará feito, vai depender do perfil de cada um. Eu, por exemplo, lia os pdfs do Ricardo Vale e assistia as aulas do Rodrigo Luz na LFG, pra mim os dois foram bons!

Discursivas:

- Júnia e Terror do Ponto.

- Curso de temas do Estratégia com coordenação do Cyonil

Legislação Tributária Estadual:

Recomendo o Mestre Daniel Christovam. Conheci o material dele e achei muito completo! Quem quiser mais informações fale pelo email dele danielchristovam@gmail.com. Não estou escrevendo isso só porque o cara me ajudou nos estudos. Não seria louco de fazer um negócio desses. O material é realmente bom.

Resumindo: na minha opinião os melhores sites são o Ponto, e o Estratégia. O EVP e o Tecconcursos também são muito bons. Aliás, o Tec tem um vantagem de as questões serem comentadas, isso ajuda e muitoooooo!

V – Dicas (baseadas muito no livro do Alex Meirelles e nos depoimentos daqui do fórum):

Primeiro:
    Escolha a área que vc quer prestar. Se é área fiscal, estude as matérias da área fiscal, não invente, não corra pro primeiro concurso de outra área que aparecer, desse modo vc nunca vai ficar bom em nenhuma área.

Segundo:
    Agora escolha um cargo que seja seu sonho: AFRFB, AFT, Fiscal ICMS SP, BACEN ... E aqui vai uma dica boa: corra atrás de algm que foi aprovado no último (ou num dos últimos) concurso do cargo que vc quer! Esse cara (também conhecido como Mestre haha) estará atualizado e disposto a te ajudar! Foi o que eu fiz, eu estava em dúvida entre o ICMS SP e o AFRFB e encontrei o Daniel, que tinha passado nos dois hahahah ... O cara me passou as melhores dicas, ele sabia do que estava falando.

Terceiro:
    Não tente inventar muito! Siga o que o cara que passou fez! Poxa, o cara passou meu, vc quer mais o que????? Hahah
    É lógico que vc tem que adaptar ao seu jeito, mas num inventa não. Teve uma vez que eu discordei da opinião do Daniel (discordei em pensamento, não falei pra ele), e adivinha o que aconteceu? Eu me ferrei, é lógico! Ele já passou por isso, ele se ferrou antes e não queria que eu me ferrasse, mas eu fui cabeça dura e levei fumo! Hahaaha

Quarto:
    Leia o máximo possível sobre técnicas de estudos e planejamento de estudos (você já pegará muito disso com o seu Mestre haha). Aqui eu tbm leria o livro do Meirelles, foi o que eu falei: não leu, tá em desvantagem! rs

Quinto:
    Estude bastante! Estude muito! Estude pra valer!

Sexto:
    Mantenha a calma na hora da prova! Eu tremi na primeira hora do AFRFB, mas consegui me controlar e deu tudo certo.

Sétimo:
    Leve esse projeto a sério! Se vc trabalha e estuda não pode ficar se dando o luxo de ficar morgando! Se vc só estuda, tem alguém que tá te bancando, não iluda essa pessoa! ... Eu tinha ajuda dos meus pais, e o que eu pensava: tenho que estudar a mesma quantidade que eles trabalham ou MAIS, não vou desperdiçar o dinheiro deles. Enganar algm, ou pior, a si mesmo não vai fazer vc passar!

Oitavo:
    Tá no cursinho é para aprender! Tem mta gente em cursinho que vai pra bater papo. Se vc acha que não vai conseguir então saia, não atrapalha quem tá a fim de aprender. (Quando eu não levava a sério o cursinho eu dormia, não ficava falando haha)

Desculpem-me se fui muito sincero, mas na boa eu agradeço ao prof. Ricardo por ter puxado a minha orelha lá no fim de 2009, se não eu estaria até hoje levando o concurso como uma brincadeira.

Concurso não é brincadeira, é trabalhoso, é um tijolo por dia e assim vai indo. Por favor, vc pode achar que o que eu escrevi aqui é tudo baboseira, mas coloque a mão na consciência e analise: Você está fazendo por merecer? Eu não estava em 2009, mas melhorei a tempo.

Não deixe o tempo passar, vc tem a oportunidade de dar a volta por cima, depende EXCLUSIVAMENTE de vc.

Nono:

Seja humilde, reconheça suas falhas e corrija-as a tempo. É muito usual e triste vc ver concurseiros hoje que estão mais interessados em mostrar para os outros o quanto sabem do que em passar no concurso ou em ajudar os colegas a atingirem os seus sonhos. Estamos todos na mesma luta, buscando o mesmo sonho, o ideal é o pessoal ser humilde e ajudar um ao outro em vez de ficar criando intriga e essas coisas. Sempre quando um colega mais "novo" te pedir um conselho sobre concursos ajude-o, algm mais "velho" nesse mundo já te ajudou. E não adianta falar que não, ou vc nunca leu as histórias do Deme? O manual do concurseiro? William Douglas? rs

VI - Agradecimentos:

Queria agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de viver.

Meus pais e irmãos que nunca duvidaram da minha aprovação e me aguentaram falando só de concurso por alguns anos (haha), muito obrigado.

Meus amigos que sempre compreenderam esse momento, valeu.

Aos meus vizinhos que me falaram sobre concurso, Hélio e Rogéria, obrigado pela dica, que certamente mudou a minha vida.

Ao Mestre (Daniel Christovam) que desde o começo me aturou hahah me respondia sempre com calma todas as minhas dúvidas, com certeza a caminhada até a aprovação foi menos penosa com a sua ajuda.

A Luciene, que corrigia as minhas redações com carinho.
    Queria agradecer os amigos concurseiros (alguns nem conheci, apenas lia os depoimentos aqui no fórum, mas parecia que eu estava conversando com eles hahaaha): Edu, Ubiracy, Déborah e Gilberto, Alex Meirelles, Deme, Karine Waldrich, Felina, Viludo, Kazuo, Gabriel Rabelo.

Por último, queria agradecer uma pessoa em especial, a minha namorada, que desde os meus 17 anos me acompanhou (incondicionalmente) nessa jornada. Ela abdicou de muita coisa para eu poder conquistar um sonho que era meu e se tornou nosso. Vanessa, muito obrigado por tudo, eu te amo. Você provou ser muito madura com as suas atitudes, espero um dia poder retribuir todo o apoio que vc me deu nesses anos de estudo! A você, meu amor, a minha eterna gratidão!

Por último, deixo uma mensagem do Roberto Shinyashiki que resume legal esse período de estudo:

“Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
    Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
    Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
    O sucesso é construído à noite!
    Durante o dia você faz o que todos fazem.
    Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial.
    Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
    Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.
    Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.
    Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.
    Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
    A realização de um sonho depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está. Em verdade, a ilusão é combustível dos perdedores pois:
    Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO.
    Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA
    .”
    Last edited by marino_fiscal; Thu, 21/02/13, 12:37 PM.
  • Alex Meirelles
    • 30/10/06
    • 1508

Re: Marcos B. Marino = Aprovado no AFRFB com 21 anos.

Marino,

parabéns por esta aprovação sendo tão novo.

O Daniel é colega meu também. Conversamos bastante quando ele estava em dúvida se sairia do AFR-SP pra assumir no AFRFB. Legal saber que ele te ajudou em sua empreitada.

Fico muito feliz por ter podido colaborar um pouco com sua aprovação. E muito obrigado pelas inúmeras citações ao meu livro, ainda mais que foram tão veementes.

Espero um dia encontrá-lo e podermos tomar uma cerveja, que vc pagará com um cheque pré-datado ehhehe.

abraços e comemore bastante

Comentário

• Jaciara Barros
      • 04/10/11
      • 1

Muito legal!!Parabéns..Que sorte ter uns vizinho fiscais, hein??h(brincadeira);parabéns mesmoo..

Comentário

• Beth2012
        • 03/11/11
        • 126

Parabéns querido, tão jovem e tão maduro... responsável.

Achei lindo seu pensamento a respeito da grana dos seus pais.

"tenho que estudar a mesma quantidade que eles trabalham ou MAIS, não vou desperdiçar o dinheiro deles. Enganar algm, ou pior, a si mesmo não vai fazer vc passar!"

Comentário

• SAIGONN
          • 12/11/07
          • 139

Parabéns Marino !!!! Apesar da pouca idade, muito maduro e responsável !!!

Forte abraço e sucesso na carreira !!!!

Comentário

• Simpatia
            • 04/09/12
            • 36

Tão novinho e tão responsável. Um grande exemplo!

Parabéns!

Você fez por merecer.

Comentário

• Naldo Lima
              • 28/06/12
              • 94

Quando eu tiver um filho vou querer que ele seja igual a você. hehe

Abç e Parabéns!

Comentário

• marino_fiscal
                • 10/06/10
                • 205

Originally posted by Alex Meirelles View Post
                Marino,

parabéns por esta aprovação sendo tão novo.

O Daniel é colega meu também. Conversamos bastante quando ele estava em dúvida se sairia do AFR-SP pra assumir no AFRFB. Legal saber que ele te ajudou em sua empreitada.

Fico muito feliz por ter podido colaborar um pouco com sua aprovação. E muito obrigado pelas inúmeras citações ao meu livro, ainda mais que foram tão veementes.

Espero um dia encontrá-lo e podermos tomar uma cerveja, que vc pagará com um cheque pré-datado ehhehe.

abraços e comemore bastante
                Obrigado Meirelles. Lia seus posts aqui e o seu livro e parecia que estava conversando com vc hahaah ... valeu por tudo!

O Daniel é super parceiro cara, sempre me ajudou! Estou numa dúvida parecida com a dele, continuar estudando para o ICMS SP. hahaah vou tirar uma semana de férias, sentar e conversar com ele pra ver o que ele acha, mas acredito que vou encarar a FCC.

Fiz as citações sobre o seu livro porque realmente achei que mudou a minha trajetória. Só a dica de como fazer as revisões já vale ter o livro. Não tenho dúvida de que se o cara ainda não leu o seu livro ele tá em desvantagem. Falo isso com propriedade, pois sou um concurseiro, como vc msm diz no livro "que tatuou o concurso no sangue" hahahaha.

Amigo, se vc vir aqui pras bandas de Taubaté a gnt vai pra Campos do Jordão e eu te pago uma baden baden! (tá fraco não ein hahah) To falando sério, a gnt reune com o Daniel e bebemoramos por lá.

Mais uma vez obrigado e um grande abraço

ps: se eu colar pelos lados de Jundiaí eu te faço uma visita e pago a breja! hahaah

Comentário

• marino_fiscal
                  • 10/06/10
                  • 205

Originally posted by Jaciara Barros View Post
                  Muito legal!!Parabéns..Que sorte ter uns vizinho fiscais, hein??h(brincadeira);parabéns mesmoo..
                  hahaha foi muita sorte mesmo estar morando na mesma rua que eles. Eles sempre me aconselhavam. Sou amigo de infância dos filhos e agora colega deles hahaha até agora não caiu a ficha haha

Obrigado pelos parabéns!

Comentário

• marino_fiscal
                    • 10/06/10
                    • 205

Originally posted by Beth2012 View Post
                    Parabéns querido, tão jovem e tão maduro... responsável.

Achei lindo seu pensamento a respeito da grana dos seus pais.

"tenho que estudar a mesma quantidade que eles trabalham ou MAIS, não vou desperdiçar o dinheiro deles. Enganar algm, ou pior, a si mesmo não vai fazer vc passar!"
                    Obrigado de coração!

Sempre busquei ser responsável nesses assuntos, vi que seria uma oportunidade de crescer na vida. Em outros pontos era até meio desorganizado hahaah mas quando o assunto é concurso eu levava a sério (tirando em 2009 haha)

Sobre os meus pais, valorizava muito o que eles faziam por mim. Tinha uma noção que poucos jovens da minha idade poderiam ter essa oportunidade de ser "paitrocinado", não poderia jogar fora essa chance. Lembro que minha mãe falava em alguns finais de semana pra mim: "hoje vc vai descansar neh?" e eu respondia brincando: "Eu só descando no dia que ver meu nome no DOU, esse é o dia certo para descansar" hahaahah é lógico que falava brincando, tem que reservar um tempo para descansar, fazer atividade física ...

Abraços e boa sorte Beth!

Comentário

• marino_fiscal
                      • 10/06/10
                      • 205

Originally posted by SAIGONN View Post
                      Parabéns Marino !!!! Apesar da pouca idade, muito maduro e responsável !!!

Forte abraço e sucesso na carreira !!!!
                      Muito obrigado colega SAIGONN!

Desde cedo buscava ser responsável nas coisas importantes da vida. O concurso até o presente momento era a coisa mais importante, levei com maturidade por isso.

Grande abraço pra vc e boa sorte! O que precisar estamos as ordens colega!

Comentário

• marino_fiscal
                        • 10/06/10
                        • 205

Originally posted by Simpatia View Post
                        Tão novinho e tão responsável. Um grande exemplo!

Parabéns!

Você fez por merecer.
                        Valeuuu Simpatia!

Obrigado pelos elogios, no mundo dos concursos é preciso ser bem responsável para não deixar a peteca cair, independentemente da idade.

Abraços e boa sorte nos estudos!

Comentário

• marino_fiscal
                          • 10/06/10
                          • 205

Originally posted by Naldo Lima View Post
                          Quando eu tiver um filho vou querer que ele seja igual a você. hehe

Abç e Parabéns!
                          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu já estou influenciando o meu afilhado (tem 2 anos) a ser fiscal hahaahah ... quando alguém pergunta o que ele quer ser quando crescer ele responde: "FIIIIIICAAAAAAAL" ... é um figura o garoto!

Num vai endoidar seu filho ein haahaha ele vai escolher naturalmente a carreira pública, é so ver o pai!

Obrigado amigos!

Abraços

Comentário

• jneto91
                            • 05/10/11
                            • 1049

Fala, Marino!

Cara, o livro do Meirelles realmente nos dá outro rumo nos estudos.

Agora, uma coisa: as revisões você fazia no mesmo esquema dele: até no dia seguinte, 7 dias, 30 dias?

Se sim, em que horário as fazia?

Tentei fazer antes de dormir, mas estava me gerando um desgaste mto grande...

Abraço e sucesso!

Comentário

• marino_fiscal
                              • 10/06/10
                              • 205

Originally posted by jneto91 View Post
                              Fala, Marino!

Cara, o livro do Meirelles realmente nos dá outro rumo nos estudos.

Agora, uma coisa: as revisões você fazia no mesmo esquema dele: até no dia seguinte, 7 dias, 30 dias?

Se sim, em que horário as fazia?

Tentei fazer antes de dormir, mas estava me gerando um desgaste mto grande...

Abraço e sucesso!
                              Realmente jneto91, o livro do Meirelles é show de bola!

Boa pergunta a sua cara, as revisões eu fazia no esquema que vc disse ai. Igualzinho como ele explica no livro. Chegou um ponto (2012) que eu estava só na revisão e fazendo provas anteriores, dai em vez de organizar na agenda eu montei um quadro no excel tipo assim: Dia 1º = Tributário 1, Constitucional 1 ....

Fazia as revisões logo de manhã. Tbm tentei fazer a noite antes de dormir, mas eu ficava um bagasso hahaahahaah ... faça num horário que vc se sentir melhor, porque ela requer atenção. E outra coisa, seja consciente quando fazer a revisão, veja se na hora da revisão vc está lembrando tudo mesmo ou se está apenas lendo aquilo, se vc está apenas lendo, releia o capítulo sobre o tema. A preguiça mata a gnt essas horas haahaah

Muito obrigado, se eu não expliquei direito pode mandar um email hahaha

Estamos aqui para ajudar uns aos outros!

Grande abraço
                              Last edited by marino_fiscal; Sun, 02/12/12, 02:47 PM.

Comentário

• jneto91
                                • 05/10/11
                                • 1049

Valeu!

Sim, o negócio da revisão é só "refrescar" aquilo na memória... Aliás, acho que não rola nem revisar se não aprendeu direito.

Fiz um tempo as revisões à noite mas, putz, tava sugando demais, acabava era me estressando e no outro dia acordava morto para estudar.

Abraço

Edit:

Tem outra coisa. Você revisava era anotações no livro ou como era?

Comentário

• uilha com u
                                  • 30/08/12
                                  • 20

E para aqueles candidatos que se saíram bem nas provas objetivas do AFRFB, mas, ao contrário de você, tiveram um mau desempenho nas provas discursivas, qual a sua orientação? Como esses candidatos devem buscar o aperfeiçoamento, no médio prazo, para os próximos concursos?O que achar do método de resumo de ler um capítulo do livro e tentar resumir, com as próprias palavras, o que havia acabado de ler. Fazendo isso em tópicos.

Comentário

• marino_fiscal
                                    • 10/06/10
                                    • 205

Originally posted by jneto91 View Post
                                    Valeu!

Sim, o negócio da revisão é só "refrescar" aquilo na memória... Aliás, acho que não rola nem revisar se não aprendeu direito.

Fiz um tempo as revisões à noite mas, putz, tava sugando demais, acabava era me estressando e no outro dia acordava morto para estudar.

Abraço

Edit:

Tem outra coisa. Você revisava era anotações no livro ou como era?
                                    Jneto91, a revisão é assim mesmo, foi o que eu disse, tem que pegar num momento do dia que tá com vontade mesmo hahahah

A maioria das revisões era feita pelas anotações nos livros/pdfs ... eu só revisava por resumos quando eu achava a matéria muito complexa, do contrário eu não fazia resumos sobre o tema.

Compensa fazer resumos apenas do que está tendo dificuldade. Acho que o tempo é muito curto para todos, fica difícil resumir tudo.

Abraços amigo

Comentário

• marino_fiscal
                                      • 10/06/10
                                      • 205

Originally posted by uilha com u View Post
                                      E para aqueles candidatos que se saíram bem nas provas objetivas do AFRFB, mas, ao contrário de você, tiveram um mau desempenho nas provas discursivas, qual a sua orientação? Como esses candidatos devem buscar o aperfeiçoamento, no médio prazo, para os próximos concursos?O que achar do método de resumo de ler um capítulo do livro e tentar resumir, com as próprias palavras, o que havia acabado de ler. Fazendo isso em tópicos.
                                      Como diria o famoso Jack: vamos por partes! hahaahaha

A média nas discursivas, segundo o grande Gleyson, foi de 94 pontos. Eu fiz 96,25 ... mesmo assim caí algumas posições em relação a minha colocação da prova objetiva.

A minha orientação é fazer um bom curso de redação, se possível antes do edital sair. Agora quase todos os concursos estão pedindo as benditas discursivas (ISS SP, AFRFB, ATRFB ...) é bom encarar como uma disciplina a mais (dica da profa. Júnia).

Veja bem, todos que passaram para a segunda fase já haviam provado que tinham conhecimento dos assuntos cobrados. O diferencial foi o cara saber escrever bem. Para tanto, o concurseiro tem que encarar a discursiva com uma nova disciplina (não foi o que eu fiz, mas eu faria a partir de agora haha).

Sobre resumir capítulos: não acho viável. Acredito que vc deve fazer resumos apenas do que sentiu dificuldade. Fazer resumos toma mto tempo, pela imensidão de matérias fica difícil resumir tudo. É aquele negócio: se vc se sente mais seguro resumindo tudo, então continue assim, mas não fique mto tempo nisso ... Lembre-se que antes das discursivas vem a objetiva o que demanda fazer muitaaaaaas provas anteriores.

Espero ter ajudado, qql coisa estou aqui ou no email.

Abraços amigo!

Comentário

• EvelyneSouza
                                        • 20/06/11
                                        • 45

Marino, cara vc é um menino prodígio também.

21 aninhos e tão comprometido com seu Grande Sonho. Parabéns msm!!
                                        Como muitas pessoas, gostei muito do seu e-mail.
                                        Você citou coisas tão simples, que as vezes, infelizmente, os outos não levam em conta.
                                        Por exemplo: humildade, reconhecimento do esforço e apoio dos seus pais, amigos e namorada, e também tão importante quanto, uma vez no "Olímpo" ajudar aos pobres mortais, como eu, que estamos aqui na labuta.

Pois olha, se vc puder me disponibilizar seu e-mail para trocarmos figurinhas, eu agradeceria.

Mais uma vez: CURTA MUITO SEU MOMENTO, SUA VITÓRIA.
                                        PARABÉNS.

Comentário

• Carimbador
                                          • 22/11/08
                                          • 97

Parabéns pela aprovação! Muito juízo com essa grana toda, hein rapaz!!!

Comentário

• marino_fiscal
                                            • 10/06/10
                                            • 205

Originally posted by EvelyneSouza View Post
                                            Marino, cara vc é um menino prodígio também.

21 aninhos e tão comprometido com seu Grande Sonho. Parabéns msm!!
                                            Como muitas pessoas, gostei muito do seu e-mail.
                                            Você citou coisas tão simples, que as vezes, infelizmente, os outos não levam em conta.
                                            Por exemplo: humildade, reconhecimento do esforço e apoio dos seus pais, amigos e namorada, e também tão importante quanto, uma vez no "Olímpo" ajudar aos pobres mortais, como eu, que estamos aqui na labuta.

Pois olha, se vc puder me disponibilizar seu e-mail para trocarmos figurinhas, eu agradeceria.

Mais uma vez: CURTA MUITO SEU MOMENTO, SUA VITÓRIA.
                                            PARABÉNS.
                                            Muito obrigado Evelyne!

Apenas não desperdicei as oportunidades da vida. Quando vc tem um sonho vc tem que correr atrás msm, proteger de qql maneira. A vida vai nos dando oportunidades e a gnt tem que ir agarrando com força!

E quando chegamos no nosso obj não podemos esquecer aqueles que nos ajudaram e continuar essa corrente de ajudar os novos concurseiros.

Eu coloquei meu email no início do meu depoimento. Mas repito aqui sem problemas: marino_fiscal@live.com

Qql coisa vc pode me mandar um email. Respondo logo que puder.

Continue firme que sua hora vai chegar! O sucesso vai sendo construído a cada dia, tijolo por tijolo.

Grande abraço!
                                            Last edited by marino_fiscal; Mon, 03/12/12, 08:22 PM.

Comentário

• marino_fiscal
                                              • 10/06/10
                                              • 205

Originally posted by Carimbador View Post
                                              Parabéns pela aprovação! Muito juízo com essa grana toda, hein rapaz!!!
                                              hahahaha Valeuuuu Carimbador. Pode deixar que juízo aqui não vai faltar! hahaahaha

Comentário

• ferburlet
                                                • 28/04/12
                                                • 87

Parabéns, Marcos! Fiquei impressionada com sua pouca idade
                                                e já aprovado Auditor. Com certeza isso não é
                                                pra qq um.
                                                Vc poderia falar um pouco sobre seus horários de estudo?
                                                Como vc se planejava e qts horas por dia?
                                                Abraços e aproveite muito essa aprovação!

Comentário

• marino_fiscal
                                                  • 10/06/10
                                                  • 205

Originally posted by ferburlet View Post
                                                  Parabéns, Marcos! Fiquei impressionada com sua pouca idade
                                                  e já aprovado Auditor. Com certeza isso não é
                                                  pra qq um.
                                                  Vc poderia falar um pouco sobre seus horários de estudo?
                                                  Como vc se planejava e qts horas por dia?
                                                  Abraços e aproveite muito essa aprovação!
                                                  Valeu ferburlet. Todos nós temos capacidade de atingir isso, independentemente da idade vio.

Bom, meus horários de estudos eram assim:
                                                  08:00 - 10:00
                                                  10:30 - 12:30
                                                  14:00 - 16:00
                                                  16:30 - 18:30

Dava em torno de 8 horas líquidas por dia. Na época pré edital era meio irregular, nem sempre eu atingia isso, mas no pós edital eu chegava até a estudar mais haha

No sábado (pré edital), eu estudava 4 HL. No pós edital, como eu fiz o Reta Final da LFG, eu só estudava um pouco a noite quando chegava, mas só quando estava com gás.

Domingo eu raramente estudava, tanto no pré quanto no pós edital.

É importante vc manter uma atividade física regular, tirar um dia para passar com a família, namorada, amigos. Isso renova as energias para a semana.

Mais uma vez obrigado e espero ter ajudado

Abraços

Comentário

• kenedi borges
                                                    • 21/05/11
                                                    • 33

Parabéns pela aprovação!

1 - Para algumas matérias, tu citou várias fontes. Nas matérias que tu usou várias fontes, como que tu fizestes... tu começastes primeiro por uma fonte e depois "pulou" para outra fonte de estudo?

Se sim, qual foi a sequência para essa matérias ?

CONSTITUCINAL
                                                    ADMINISTRATIVO
                                                    TRIBUTÁRIO
                                                    CONTABILIDADE

2 - Como são as provas discursivas? É um redação sobre certo tema?

3 - Cai questões discursivas sobre as matérias da P1/P2/ P3?

Te mandei um e-mail; é uma hora receber sua orientação!

Comentário

• tecfederal
                                                      • 01/02/10
                                                      • 26

Parabéns cara!!!!!
                                                      Gosto de ler histórias assim...
                                                      Seu modo de pensar é bem parecido com o meu.
                                                      Certamente eu irei citar você em algumas conversas que terei com amigos sobre concursos.

Você é mais um exemplo a ser seguido!!!

Parabéns mais uma vez!

Comentário

• CONCURSEIRA-RR
                                                        • 12/01/10
                                                        • 69

caramba que legal!!! parabéénnss.... parabéns mesmo

seu curso (faculdade) é de 4 anos?

foi difícil conciliar a monografia com os estudos??

estou concluindo a minha agora e ao mesmo tempo estudando para um TRE e confesso que está sendo difícil harmonizar os dois.
                                                        Last edited by CONCURSEIRA-RR; Sun, 02/12/12, 11:41 PM.

Comentário

• elguatura
                                                          • 12/08/12
                                                          • 1

Fala Marcos

Inspirador seu depoimentos. Seu comprometimento, seu esforço e sua raça são incontestáveis. Fiquei realmente feliz ao ver seu nome na lista da ESAF. É uma motivação a mais ver um amigo conseguindo realizar esse sonho, um cara novo, determinado, parece que se tornou mais tangível pra mim. Em maio eu era o cego em tiroteio, comecei a estudar esse ano depois que fiz alguns cursos de escrituração e análise fiscal, gostei da área e comecei a estudar sem método. O livro do Meirelles tem me norteado e ajudou a organizar meus estudos, o reta final esclareceu muita coisa e ajudou a solidificar o caminho que estou seguindo. Agora vou pra cima do ICMS-SP. Obrigado por ser uma inspiração cara. Tenho certeza que ainda tem muito mais vitórias te esperando. Preciso te parabenizar pessoalmente. Abraço e felicidades na nova caminhada.

Comentário

• Alex Meirelles
                                                            • 30/10/06
                                                            • 1508

Marino,

sempre passo por sua terra, indo ao Rio de carro pra ver meus pais. Aí a gente combina algo um dia.

Eu tive uma sorte parecida com a sua, pois aos 20 anos o pai do meu melhor amigo, que é fiscal junto ao Daniel, disse-nos pra estudar pra sermos fiscais.
                                                            Aí fizemos assim e com 21 tb passei pra fiscal de BH. Parei de estudar por um ano e depois nao passei no AFRF com 23 anos, entao consegui menos que vc eheheh.

abraços e bons estudos

Comentário

Working...
                                                            X