Announcement

Collapse
No announcement yet.

3o. colocado – SENADO FEDERAL - Analista Legislativo (Administração)

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • SHarger
    • 26/05/11
    • 785

3o. colocado – SENADO FEDERAL - Analista Legislativo (Administração)

Olá pessoal,

Como esse espaço foi muito importante durante minha fase de estudos (li vários relatos), gostaria de compartilhar minha história de luta e sucesso!
    Espero contribuir para que mais pessoas acreditem que é possível mudar seu próprio destino!!!

Antes de começar, seguem resultados:

TCU 2011: 22º colocado (Auditor Federal de Controle Externo - SECEX-RO)

TCE-PR: 3º colocado (Analista de Controle Externo – Administração)

SENADO FEDERAL: 3º colocado (1º colocado nas objetivas; Analista – Adm)

Eaí vai meu relato:

Tudo começou quando me formei em Administração. Pensei: “não posso ficar parado, preciso fazer algo da vida”. Como eu queria muito mudar de vida (financeiramente falando), precisava fazer algo diferenciado, então decidi que seguiria uma de duas opções: MBA no Exterior ou Estudo pra Concursos.

Eu sabia que um desses dois caminhos me daria um futuro tranquilo, que eu pudesse comprar uma casa, sustentar meus futuros filhos, viajar e ser feliz.

Eu (claro) não tinha condições de pagar um MBA no exterior, porém, como trabalhava em um grande Banco do país, tinha esperança de um dia conseguir uma das bolsas anuais que eles oferecem. Porém, por influência de um grande amigo concursado (no TRT), resolvi que tentaria o caminho dos CONCURSOS!

Iniciei em JAN/2009 um curso telepresencial aqui na minha cidade (Joinville/SC), com duração de 6 meses e focado pra Receita Federal - que viria a sair final daquele ano. Trabalhando durante o dia como gerente de banco e estudando à noite no cursinho... lá fui eu dando meus primeiros passos nesse mundo de concursos... aprendendo o “ABC” do Direito... enfim, me familiarizando com a coisa. Aproveitava pra estudar fins de semana e feriados também!

Contudo, como a rotina de bancário é extremamente desgastante (quem foi, é ou tem parente próximo bancário, sabe do que eu to falando), eu dormia em basicamente 70% das aulas. Até virei motivo de riso na sala, de tanto que eu cochilava (ahhh.. como é bom rir por último! Heheh).

Deu pra perceber que a qualidade do meu estudo era insatisfatória... sem condições de brigar por concursos de alto nível.

Mas mesmo assim fui tentando... metendo a cara! Fiz ANTAQ, ANAC, TRE-SC... levando bomba, sem pena! Desastre geral heheh...

E, no fim de 2009, saiu o aguardado edital da Receita Federal! Peguei férias no banco... me preparei fulltime nas semanas antes das provas... eeee... tanto para Auditor, quanto para Analista, NÃO Passei também, é claro... Afinal, esse mundo concursístico não perdoa Turistas!

Eu teria um bom caminho pela frente ainda... e continuei: trabalhava durante o dia e estudava à noite e fds. Como fiz apenas 6 meses de cursinho, meu estudo depois disso era em casa, com resumos das aulas e cursos novos em pdf. Isso acelera muito, quando vc já tem uma base! Os cursos pdf, em geral, te dão os atalhos... a matéria mastigada... sem perda de tempo (porém, não deixo de aconselhar um cursinho telepresencial ou presencial para começar... dá a base necessária, além de motivação, pra não desistir no início).

Os editais Top começaram a sair um atrás do outro e eu fui tentando: BACEN, AFT, SUSEP, AFRE-SC... não passei em nenhum... mas vi que alguns eu fiquei por 5 questões – Susep e Bacen!

Aí vem uma reviravolta gigante na história... meio coisa de novela: em Maio/2010, depois de fracassar em mais um concurso (AFRE-SC), abriram as inscrições pro tal MBA no Exterior no Banco que eu trabalhava.

Pensei: “bom, pode ser a grande oportunidade! Já que não to conseguindo vencer as provas de concurso público, vou tentar minha outra opção, meu outro objetivo de vida!”. Lembram dos “dois caminhos possíveis” traçados no início do post? Então...

Meu chefe topou a ideia e eu dei Adeus aos Estudos... e foquei 100% no banco... me inscrevi pro MBA e fui passando de fase, no decorrer do processo de seleção. Eis que, como em um sonho bom, recebo a notícia de que fui aprovado pra Última Fase do processo!!!

De mais de 50.000 funcionários, estava eu lá entre os 15 finalistas, pra 10 bolsas... pra estudar nas melhores universidades americanas, tudo pago. Meu chefe já dava como certa a conquista... minha namorada também. Eu pensei: “meu, agora é apresentação pra banca avaliadora, eu Vou conseguir!!!”

E, pra minha tristeza, Não fui escolhido... o feedback foi de que eu era o menos experiente! De fato, eu era um mero “peão” ali entre os 15... o único que trabalhava em Agência.

Isso foi em Setembro/2010... fiquei muito chateado e sentei pra conversar com minha namorada e conselheira: “e agora? Tento novamente ano que vem, com mais experiência e preparo? Ou retorno pro caminho dos concursos?”

Então fizemos uma tabelinha com Prós e Contras dos dois... MBA x Concursos... e eu vi que, por motivos como: Qualidade de vida; Senso de Justiça/Equidade salarial; Meritocracia; Local de trabalho; entre outros, eu – arriscadamente – resolvi que eu voltaria com tudo pros Estudos!!! Mas dessa vez, seria “PRA VALER!”.

O que quero dizer é que naquele momento, eu planejei que sairia do banco pra Só estudar... estudar aí sim com muita qualidade... sem o stress e preocupação que tinha no banco.

Mas tinha um porém: eu teria que me manter financeiramente... não tinha ninguém pra me sustentar! Então decidi que eu daria um Gás total no trabalho... pra ganhar toda a grana possível e depois, no início de 2011, eu avisaria que estava de saída.

Cfme planejado, guardei uma grana – pra uns 5 anos de estudo (incluindo rescisão, FGTS, etc etc) – e, pra surpresa do pessoal, pedi pra sair, em Janeiro/2011.

Consegui minha saída em Fevereiro/2011 e aí meu destino começou a mudar!!! A partir dali eu havia me tornado um Concurseiro Profissional!

O lado ruim disso (talvez meu vacilo nessa caminhada) foi que tive que começar “do zero” praticamente... pois ficara quase 1 ano sem estudar - de abril/2010 a fevereiro/2011. Por este motivo, decidi q eu começaria uma Nova Base... sim!

Voltei a fazer o cursinho telepresencial à noite... resumindo sempre as aulas no meu caderno. De manhã e à tarde eu estudava em casa... cursos em PDF e resumos/revisões do cursinho.

O edital mais falado e aguardado na época era o do Senado, então resolvi montar minha Agenda de estudos (em uma planilha Excel – essencial para organizar o dia-a-dia) com base no ultimo edital daquele concurso – Analista Adm 2008.

Na planilha, eu dividi as matérias por pesos e proporcionalmente por tempo disponível de estudo. As disciplinas do cursinho que fugiam do edital do senado (exemplo: Dto Tributário, Dto Previdenciário), eu somente resumia durante a aula, mas Não revisava... afinal, meu desejo era Senado - mas nunca se sabe qdo eu iria precisar das outras matérias neh? Então eu aproveitava a aula, resumia tudo e deixava ali “quietinho”, pra qm sabe usar num futuro concurso da receita.

Pessoal, a Qualidade do estudo era visível!!! Era “outra vida”, comparada à época em que eu estudava – com sono – só à noite.

Ah, sobre CARGA Horária, aqui eu gostaria de “quebrar um mito” ... aproveito pra já quebrar 3 Mitos:

1) “não existe essa história de estudar 12h por dia... isso não funciona!”

Balela! Quando comecei a estudar em casa, perguntei a dois colegas meus aprovados recentemente: “qtas hrs vc estudava por dia?” Os dois responderam: “12h por dia, de domingo a domingo”.

Eu queria Muito o cargo de um deles... então pensei: vou fazer o que ele fez... (não exatamente Como ele fez, mas vou me guiar por isso).

Galera, oq eu ia fazer? Precisava estudar, precisava Passar!!! Ia então ver TV? Sair com minha namorada todo dia? Fazer academia? NÃO!!! Eu queria mais era maximizar meu tempo de estudo... e assim eu montei minha planilha/agenda com a Meta de 12h/dia... consegui cumprir em média 11h/dia... mas foi útil estipular a Meta!

Ué, grandes feras q eu conheço relatam que fizeram isso... além desses colegas, alguns professores tbm!!! Então... eu começava 8h da manhã e ia até as 23h00! Ficava com a namorada 2x por semana... e “tudo certo”!

Voltando aos Mitos:

2) "não é recomendável só estudar! Não é recomendável Sair do emprego pra estudar"

Ué, como era meu estudo antes de largar o trabalho? E como estava naquele momento? Eu tava me tornando mto mais competitivo... o estudo passou a ter qualidade necessária pra almejar grandes conquistas!

Um amigo meu, AFRF, me disse: “talvez se vc soh estudar.. vai ser até melhor... pq aí vc vai fazer as provas com mais concentração... vai saber q vc PRECISA daquilo.. e não que, se vc não passar, continuará tendo seu salariozinho todo mês na empresa”

Não deu outra... melhorou demais!

3) "vc tem q ter uma vida social equilibrada… tem q ter suas saídas com amigos.."

Essa é clássica né? Lembro-me de um dia em q o prof. Cyonil falou: “sim... vc vai ficar isolado... mas depois tudo volta ao normal: os amigos, a esposa, a sogra, o cachorro... todos voltam a aparecer!”

Pessoal, Vida social? Amigos? Nas raríssimas vezes que resolvi sair pra jantar com amigos... eu sentia como era estranho pra eles entender a rotina maluca de um concurseiro. E eu ficava só nesse assunto, pois não tinha outros... eu não via TV, não sabia do BBB, não tinha visto o jogo da Seleção, enfim... desagradável!!

Vc fica se sentindo um estranho... um Alien... por isso q já vi concurseiros falando que, se pudessem, ficavam trancados num Porão estudando... e soh sairiam depois de aprovados! Heheh

Uma das primeiras coisas q eu fiz qdo saí do banco foi: deletar/excluir Facebook e Orkut. Ou vc vai querer ficar vendo fotos dos seus amigos bebendo felizes no bar??? Seria depressivo...

Quebrados esses 3 mitos, voltemos à rotina de estudos: firme e forte... durante o dia, em casa; à noite, no cursinho.... Já não via a hora do cursinho acabar... pra otimizar o estudo 100% do tempo em casa!!!

Encerrado o cursinho, lá por setembro de 2011, as fontes de estudo eram:

RESUMO NO CADERNO (de cursos pdf e aulas telepresenc) + RESUMO NO WORD (questões bizu; macetes criados e copiados; outros bizus) + QUESTÕES (cursos pdf e site de questoes).

Faço aqui uma propaganda gratuita: conheci o site QuestoesDeConcursos e isso revolucionou minha metodologia de Treinar questões. Fiz quase 7.000 questoes lá... e comentei quase 300... oq me ajudou a fixar os conteudos. Compartilho com vcs então... a fim de q possa ajudar a mais concurseiros!

Eventualmente, lia algum LIVRO no caminho. Para o Senado, li 5 livros... 4 de Administração e 1 de Dto Const (o Descomplicado, do VP e MA).

Não posso dizer que foi fácil esse período... teve dias de desespero... medo... desconfiança... mas nessas hrs eu buscava forças nas historias de amigos e conhecidos q tbm se sacrificaram pra conseguir... e hj desfrutam do bom e do melhor da carreira pública.

A rotina... e a organização (uma agenda séria e com disciplina) te ajudam a esquecer dos problemas... e só pensar em Cumprir a Agenda... cumprir a programação! TORNE-SE UM SOLDADO... Um Super-Concurseiro... Um PROFISSIONAL!

Vamos às conquistas?

Depois de um corte no orçamento em 2011, apareceu o primeiro edital Top: TCU 2011...

Eu tinha Medo do CESPE (ainda tenho um pouco heheh), mas eu tava na chuva era pra me molhar... era pra encarar de frente! Me inscrevi pra Rondônia (4 Vagas)...

Deixei a “Agenda Senado” em stand by, e foquei nas matérias do TCU q eu ainda não tinha estudado: Aud Governamental, Controle Externo e mais outras.

Fiz a prova em outubro e, pra minha surpresa, pela primeira vez eu apareci numa lista!!!!!!!! Heheh oq já foi uma vitória e tanto!!! 22º. Colocado, de 4 vagas!

Sabia q não seria chamado... mas, ao mesmo tempo, sabia q estava no caminho certo... rumo ao Sucesso!

Na semana posterior à prova do TCU, sai o edital do TCE-PR (excelente órgão... com remuneração global da carreira superior à de AFRF, Bacen, etc). Havia 2 vagas pra Analista Administração, e eu resolvi encarar tbm!!!

De novo, agenda do Senado ficou paradinha, e eu ajustei pras matérias do TCE... 1 mês e meio devorando o edital daquele órgão... dia, tarde e noite... prova foi em dezembro/2011... saí da prova sentindo que tinha ido bem... sentindo q vinha coisa boa por aih...

Saiu o resultado: 3º. Colocado!!!!!!!!!! PIREI!!!! Tá certo que eram 2 vagas... mas Surtei na hora... comemorei mto com minha namorada!!! Há enormes chances de me chamarem lá ainda em 2012.

E aí... veio a coroação: edital do Senado foi publicado fim de dezembro/2011. Era o Grand Finale! O cargo que eu vinha cobiçando há meses... Analista Adm! 30 vagas... 11675 candidatos...

Eu COMI aquele edital! Como diria o Prof. Igor, eu comi com Feijão e Farinha o conteúdo! Cerquei o assunto... queria deixar a FGV sem saída [??]... nesses meses antes da prova nem tava vendo minha namorada mais... era Foco Total... eu me tornara uma Máquina de resolver questões e ler resumos... um Robôzinho!!!

Um dia um prof falou que pra ter sucesso é necessário estudar à exaustão... e eu nunca levei algo tão à sério quanto isso, nakela reta final... Questões à exaustão; resumo à exaustão... “ah, mas nessa noite vc tava podre de cansado... não tava rendendo mais vc ler” ... ué, mas quem disse q era a primeira vez q eu tava lendo aquilo? Vc ganha na repetição.... lê a CF, lê os resumos, repetidamente.... um dia vc pode ler cansado, mas algum percentual vc absorve... noutro dia, vc lê disposto, e absorve ainda mais!!!

Chegou o dia da prova... dia 11 de Março de 2012!!! O dia da minha consagração! Pra todos akeles que duvidavam... inclusive minha própria mãe! Heheh

Fiquei a manhã inteira, até a hora da prova (q foi à tarde) com uma música na cabeça: Take a Look Around, do Limp Bizkit (tema de “Missão Impossível”).

Eu tava com raiva... uma raiva boa... queria chegar “com os dois pés” na prova. Concentração total!

Fiz os 2 textos (sempre faço primeiro as discursivas) e comecei a objetiva... Português, como esperado, tava fodástica... Inglês tava difícil tbm... aí quando bati o olho em Conhecimentos Gerais, pensei: Ferrou!!! Confesso, em primeira mão [?], que pensei em desistir no meio da prova!!! Tava achando difícil... mas aih pensei: “tá difícil pra todos!! Vc não pode desistir!!!”

Continuei e fui pra prova de conhecimentos específicos... aih foi tranquila... realmente “cerquei a FGV” e apliquei meu conhecimento... oq estudara todo esse tempo.

No dia seguinte, quando fui conferir o gabarito... comecei a marcar as questões certas... e vibrar... uma atrás da outra... foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida...

Minha meta pra esse concurso era acertar 80% das objetivas... e eu havia acertado 88,3%!!!!

Semanas depois... saiu o resultado (somente das objetivas): e eu estava lá, em 1º. Lugar, de 11675 inscritos!!! A partir dali eu passei a acreditar naquela história de “não se preocupe com a concorrência!” .... Oq conduz vc à vitória é a qualidade e intensidade do seu preparo, do seu Estudo!

Veio o Resultado final (com as discursivas) e eu terminei em 3º. Lugar!!! Heróico!!!

Estou prestes a trabalhar num dos órgãos mais importantes da República!!! Um dos “2 Caminhos” foi cumprido!!!

Resolvi postar agora esse relato, após ter sido Homologado o concurso!

Desculpe se me alonguei na parte do Banco, mas queria mostrar que, às vezes, é bom Correr riscos (desde que calculados) e Sair da zona de conforto!

Enfim... acho q deu pra passar um pouco da minha rotina até a aprovação... espero ter ajudado de alguma forma.

Não se trata muito de inteligência, mas sim de Planejamento / Controle / Determinação / Disciplina e, com os melhores materiais,... o sucesso chegará na hr certa!

Lembre-se: VOCÊ pode mudar o seu destino!!! Depende da sua Força de Vontade!

Abs,

Sérgio.
    Last edited by SHarger; Thu, 09/08/12, 09:19 AM.
  • willami
    • 21/03/12
    • 51

Re: 3o. colocado – SENADO FEDERAL - Analista Legislativo (Administraçã

SHarger, sensacional !!!!!

Meus parabéns, ver sua trajetória renovou meus ânimos.

Comentário

• Sharadine
      • 28/03/11
      • 368

Chorando lendo sua história aqui no meu trabalho (que infelizmente, ou felizmente $$$, ainda tenho que vir pra cá).

Meus Parabéns!!! Sinceros, de coração, você merece.

Deus te abençoe grandemente nesta nova jornada!

Comentário

• Herickinho
        • 21/06/11
        • 436

Olá. MOTIVAÇÃO totallllllll !

PARABÉNS mesmoo, sucesso.

Comentário

• IAP1987
          • 23/05/11
          • 370

Parabéns, man!

Comentário

• Aston-SP
            • 10/01/11
            • 30

Parabéns, Parabéns e Parabéns!!!

Sua história parece muito com a minha, porém ainda não fui aprovado e estou pensando em sair do emprego para estudar full-time. Seu relato é uma prova de que planejamento, força de vontade e dedicação são as chaves para o sucesso!!!

Comentário

• Guerreiro dos Concursos
              • 26/10/06
              • 869

Cara, meus parabéns, é de uma estória destas que eu preciso. Estou trabalhando no TRE, tribunal que já foi bom, porém está transformado em mero degrau e preciso voltar aos estudos com força. Tenho vários livros e estou retomando os estudos. Você acha mais importante os estudos por aulas presenciais ou por PDFs do que por livros?
              Abs
              Guerreiro dos Concursos
              Last edited by Guerreiro dos Concursos; Wed, 08/08/12, 03:27 PM.

Comentário

• DELEGADO/SP
                • 05/05/11
                • 253

Federal na area,

Meu caro Sharger estou passando por um momento meio complexo também:
                Estou tentando ser AGENTE DA PF desde 2002,vou contar o se passa:
                Fui demitido da empresa ha cerca de 2 meses e pensei....porra vou estudar agora,ja que tenho tempo.De pensar à fazer sao duas coisas muito diferentes.Fiz um curso preparatorio de Dez/2011 a Maio/2012,fiz uma boa prova faltando apenas 2 pontos para estar na primeira lista,no entanto como dizia fazer e pensar sao coisas distintas,estou em casa tentando voltar a minha rotina de estudos ja que sei que havera prova da PF em 2013....pensei,entro no cursinho novamente ou faço uma faculdade de direito ja que pretendo ser DELEGADO FEDERAL???Estou cursando a faculdade e ainda com muita duvida pois o tempo que tenho disponivel para estudar em casa nao dá,ja que sempre chamam para fazer algo.
                Estou triste e indeciso sem saber o que fazer.
                Primeiro parabens pela conquista,pela persistencia e isso realmente nos motiva a nao desistir.
                Me diz ai o que tu acha que devo fazer??

Comentário

• SHarger
                  • 26/05/11
                  • 785

Obrigado a todos pelas msgs!!! Que bom que pude contribuir!

Guerreiro: o estudo por Livros, na minha opiniao, é relativo... se eu fosse aconselhar, diria pra usar Livros para aquelas matérias que vc precise se aprofundar.

Veja o meu exemplo: estava estudando pra um concurso de Analista ADM... então o grosso da prova tende a ser Administração. Dessa forma, li 4 livros desta matéria.

Outra: como minha maior fraqueza era Dto Constitucional, adquiri um "best seller" pra fechar todas as lacunas e dominar de vez essa disciplina!

Pra Contabilidade Pública (com significativa representatividade no edital), como nao havia livros atualizados, eu estudei pelo MCASP e pelo MTO, que - a meu ver - não deixam de ser Livros tbm... é como se fossem.

Fora isso, cursos PDF são interessantes pois vão direto ao ponto... te mostram o caminho, com atalhos! Claro, desde q os profs sejam competentes.

O curso presenc. ou telepresencial eu recomendo pra qm tá começando... é importante ver algum professor falando... dá uma motivação inicial bacana... e uma excelente base! Mas não acho interessante se prender a esses cursos... Uma vez que vc ja está com uma boa base, Otimize o tempo... vá ler seus resumos do cursinho, ler aulas pdf e resolver questoes.

Lembrando q eh apenas a minha opiniao... estou respondendo à sua pergunta. Há concurseiros q adoram cursinhos "fora" ... e ficam se rematriculando por diversas vezes.

Cada um com seus métodos né... meu objetivo aqui é compartilhar a eficiência do meu!

Abs e sucesso a todos!!!
                  Last edited by SHarger; Fri, 10/08/12, 10:31 AM.

Comentário

• SHarger
                    • 26/05/11
                    • 785

Originally posted by DELEGADO/SP View Post
                    Federal na area,

Meu caro Sharger estou passando por um momento meio complexo também:
                    Estou tentando ser AGENTE DA PF desde 2002,vou contar o se passa:
                    Fui demitido da empresa ha cerca de 2 meses e pensei....porra vou estudar agora,ja que tenho tempo.De pensar à fazer sao duas coisas muito diferentes.Fiz um curso preparatorio de Dez/2011 a Maio/2012,fiz uma boa prova faltando apenas 2 pontos para estar na primeira lista,no entanto como dizia fazer e pensar sao coisas distintas,estou em casa tentando voltar a minha rotina de estudos ja que sei que havera prova da PF em 2013....pensei,entro no cursinho novamente ou faço uma faculdade de direito ja que pretendo ser DELEGADO FEDERAL???Estou cursando a faculdade e ainda com muita duvida pois o tempo que tenho disponivel para estudar em casa nao dá,ja que sempre chamam para fazer algo.
                    Estou triste e indeciso sem saber o que fazer.
                    Primeiro parabens pela conquista,pela persistencia e isso realmente nos motiva a nao desistir.
                    Me diz ai o que tu acha que devo fazer??
                    Vc está cursando a faculdade... de Direito já?

Sempre chamam pra fazer algo.. não entendi... te chamam na faculdade? ou amigos?

Se vc ainda está soh estudando... aproveite, faça uma agenda... saiba oq vc vai ver, q horas, por qto tempo... organize sua agenda com base no edital de Agente (por enquanto).

Meu amigo faz direito à noite e estuda durante o dia... com certeza é possível! Mas concentre-se nisso... faça Renúncias... sacrifícios...

Quando eu acordava com preguiça, às 7h45 - de domingo a domingo -, eu me perguntava: "você quer ficar dormindo ou quer passar no concurso???"

E eu levantava na hora!

Entao... faça essa pergunta a você: vc quer fazer xxxxx ou quer passar no concurso da PF? Guie-se por prioridades!

Sobre refazer o cursinho... eu não recomendo, a menos q vc tivesse feito há mto tempo atras - o que não é o caso.

Pegue os materiais desse seu ultimo cursinho e aproveite o tempo livre pra revisar... estude por Questões tbm, pra dar uma animada... e a fixação, em alguns casos, eh mto maior qdo se estuda por questões.

Depois de passar, vc volta ao normal... termina sua facul de Direito e volta ao "Projeto Delegado".

Abs e Sucesso nas suas escolhas!

SH.

Comentário

• Guerreiro dos Concursos
                      • 26/10/06
                      • 869

Obrigado pela opinião. Estou me preparando para o ICMS-RJ, tenho os livros das principais matérias (legislação tributária, contabilidade, administrativo, constitucional, economia, administração geral, tributário, matemática financeira e estatística). Demais matérias (civil, empresarial, por exemplo) tenho os cursos em PDF do ponto dos concursos específicos para o ICMS).

Comentário

• luciavecasi
                        • 18/05/11
                        • 76

Segundo melhor relato de aprovação que li aqui no fórum, como o outro, vou mandar a mensagem no meu e-mail e reler várias qdo bater o desânimo!

Comentário

• DELEGADO/SP
                          • 05/05/11
                          • 253

Originally posted by SHarger View Post
                          Vc está cursando a faculdade... de Direito já?

Sempre chamam pra fazer algo.. não entendi... te chamam na faculdade? ou amigos?

Se vc ainda está soh estudando... aproveite, faça uma agenda... saiba oq vc vai ver, q horas, por qto tempo... organize sua agenda com base no edital de Agente (por enquanto).

Meu amigo faz direito à noite e estuda durante o dia... com certeza é possível! Mas concentre-se nisso... faça Renúncias... sacrifícios...

Quando eu acordava com preguiça, às 7h45 - de domingo a domingo -, eu me perguntava: "você quer ficar dormindo ou quer passar no concurso???"

E eu levantava na hora!

Entao... faça essa pergunta a você: vc quer fazer xxxxx ou quer passar no concurso da PF? Guie-se por prioridades!

Sobre refazer o cursinho... eu não recomendo, a menos q vc tivesse feito há mto tempo atras - o que não é o caso.

Pegue os materiais desse seu ultimo cursinho e aproveite o tempo livre pra revisar... estude por Questões tbm, pra dar uma animada... e a fixação, em alguns casos, eh mto maior qdo se estuda por questões.

Depois de passar, vc volta ao normal... termina sua facul de Direito e volta ao "Projeto Delegado".

Abs e Sucesso nas suas escolhas!

SH.

Federal na area,

Valeu meu velho.
                          Na verdade ja tenho todo um cronograma de estudos,material bacana preciso apenas seguir a risco!!!

Bom trabalho pra tu na Receita.

Comentário

• jane_ayre
                            • 22/08/09
                            • 137

parabens cara! agradece a tua namorada, são poucos os que tem a paciência de lidar com um concurseiro! Ainda mais um alien!hauahuahua
                            Olha, vou fazer uma prova em outubro, será que vale a pena fazer resumo?? tu fizeste resumo sempre, mesmo com o edital na porta???
                            e olha, pra prova do senado me falaram que tinha que ler lenza pra cima e tu passaste com apostila pdf e descomplicado...realmente, tem muita lenda por aí

Comentário

• SHarger
                              • 26/05/11
                              • 785

Olá Jane,

Ela vai ler hoje essa página e vai gostar do teu coment.! heheh

Sobre o resumo, boa pergunta a sua! Com edital na praça Não há tempo pra resumo!!!

Por exemplo: saiu o edital do TCU, oq eu fazia pra "resumir" os materiais de disciplinas Novas (Aud Gov, Contrl Ext, etc) era:

-> dava um Copiar/Colar no que eu achava interessante e colava no RESUMO NO WORD, um "arquivão" , um arquivo por disciplina, que eu guardava Macetes, Bizus, questões interessantes de revisar, e - quando os editais estavam na praça - pequenos Resumos dos cursos pdf, na base do ctrlC+ctrlV.

Com edital na praça não dá tempo de ficar resumindo caprichosamente em cadernos... e colorindo heheh não rola... isso a gente faz qdo o edital tá previsto ainda pra sair...

Espero ter sido claro. Qqr coisa, me mande seu email q eu envio um RESUMO NO WORD de alguma disciplina, pra vc ter ideia.

Sobre Lenza pro SF, acho dispensável... lembrando q eu nao fiz pra PL, fiz pra ADM. O próprio Dto Const Descomplicado já cita os mais renomados autores... prescindindo assim de maior aprofundamento.
                              O Descomplicado + curso pdf + resumo do meu cursinho telepresencial... eu ja tava Muito bem servido! O resultado vc mensura ao resolver as baterias de questões!

Fica aqui mais uma dica: Registre seus resultados de Simulados/Baterias de questoes!

Toda semana eu fazia 1 Simuladão do concurso q eu estava estudando... e tomava nota do resultado, em uma aba adicional na Planilha de Estudos. Assim eu acompanhava/media/controlava meu rendimento.

Fora isso, a cada bateria de questoes (por exemplo: hoje vou estudar Dto Adm, com base em questoes), eu tbm registrava meu score.... se acertasse menos de 70%, bolava alguma Punição (sim! autopunições... ). Com isso eu me forçava a ficar bom logo nos simulados.

Toda essa rotina Pesada tinha um propósito: passar LOGO! Apesar de emocionalmente preparado pra estudar de 2 a 4 anos só em casa... queria conseguir o quanto antes acabar com aquela situação.

Pelo exposto, depois que saí da empresa pra só estudar, foram 13 meses de estudo apenas. Fruto do estudo INTENSO e Pesado!!!

Abs,

SH.
                              Last edited by SHarger; Thu, 09/08/12, 11:48 AM.

Comentário

• Camila Bomfim
                                • 30/01/12
                                • 77

SHarger, parabéns pela conquista!!!

Comentário

• carla1707
                                  • 14/02/12
                                  • 19

SHarger, parabéns pela vitória !!! Depoimento inspirador!! Obrigada por compartilhar conosco...

Comentário

• JulieMaria
                                    • 06/08/12
                                    • 33

Parabens Sharger
                                    Eu tentei esse concurso e não passei ...

Comentário

• leoeuvou
                                      • 27/07/11
                                      • 2

Brother, show sua trajetória!!! Parabéns!!!

Renovou meus animos! Obrigado pela contribuição!!!

Comentário

• MarciaHPasso
                                        • 18/08/10
                                        • 431

PARABÉNS SÉRGIO, GDE VITÓRIA.

Agora vc ñ praticou esporte, ñ sentiu dores na coluna?

Abraços
                                        Márcia H

Comentário

• kryskika
                                          • 21/10/11
                                          • 167

Sérgio

Quando postei minha humilde questãozinha lá no tópico de Administração, nem imaginava que logo vc fosse se preocupar em me ajudar!
                                          Depois, entro aqui e me deparo com esse super depoimento de superação...meu Deus! Cara, que exemplo vc nos dá. Só não vou te desejar bons estudos novamente rsrs mas que vc seja muito feliz mesmo lá no Senado!
                                          Já já eu volto aqui para vc me dar um bizu sobre o meu cronograma...

Até +!

Comentário

• Renan C Zanco
                                            • 01/07/11
                                            • 134

Só por curiosidade, qual sua idade?

Eu acho que sei qual banco você trabalhava... acho que trabalho nele. Rs!

Abração e parabéns pela conquista!!!

Comentário

• SHarger
                                              • 26/05/11
                                              • 785

Obrigado pelas msgs!

Desejo que vcs também alcancem seus objetivos!

Abs,

SH.

Comentário

• SHarger
                                                • 26/05/11
                                                • 785

Originally posted by Renan C Zanco View Post
                                                Só por curiosidade, qual sua idade?

Eu acho que sei qual banco você trabalhava... acho que trabalho nele. Rs!

Abração e parabéns pela conquista!!!
                                                Opa,

Tenho 28 anos.

Se vc trabalha nele mesmo, saberá... pois, além do MBA no Exterior, possui programas semelhantes como por exemplo o "Futuros Diretivos".

Abs e Sucesso!

Comentário

• SHarger
                                                  • 26/05/11
                                                  • 785

Originally posted by kryskika View Post
                                                  Sérgio

Quando postei minha humilde questãozinha lá no tópico de Administração, nem imaginava que logo vc fosse se preocupar em me ajudar!
                                                  Depois, entro aqui e me deparo com esse super depoimento de superação...meu Deus! Cara, que exemplo vc nos dá. Só não vou te desejar bons estudos novamente rsrs mas que vc seja muito feliz mesmo lá no Senado!
                                                  Já já eu volto aqui para vc me dar um bizu sobre o meu cronograma...

Até +!
                                                  Oi Krys,

Obrigado! QQr coisa, me manda MP... no q eu puder ser útil, conte comigo.

Comentário

• SHarger
                                                    • 26/05/11
                                                    • 785

Originally posted by MarciaHPasso View Post
                                                    PARABÉNS SÉRGIO, GDE VITÓRIA.

Agora vc ñ praticou esporte, ñ sentiu dores na coluna?

Abraços
                                                    Márcia H
                                                    Oi Márcia...

Sempre pratiquei esportes... variados.

Porém, nessa epoca de estudos, não o fiz. Apenas nos últimos meses de estudo... tipo, de janeiro a março desse ano, comecei a praticar Caminhadas de 30min por dia. Isso me ajudou a diminuir a ansiedade na reta final pro último concurso.

Se eu estivesse estudando ainda, certamente manteria a rotina das caminhadas... acho q ajuda! Mas era cronometrado... de 25 a 30min.! Sem prejudicar o principal => a Agenda de Estudos!

Entao... eu deixei o futebol, basquete, vôlei, tênis, etc... tudo pra depois! Foco no estudo!!!

Pra não pensarem q eu fiquei acorrentado à mesa do computador nesse período: no decorrer desses 13 meses de estudo, fiz uma viagem de uns 10 dias... e outra de 3 dias (rock in rio!). A consciência pesou, mas não chegou a atrapalhar a preparação!

Abs e Sucesso!

Comentário

• alemaoital
                                                      • 27/07/12
                                                      • 59

qual curso por resumos pdf vc recomenda?

pode citar algumas disciplinas e prof's?

Comentário

• fgonca
                                                        • 04/07/11
                                                        • 66

SHarger,

Parabéns pela aprovação.
                                                        São nesses guerreiros que me espelho para continuar acreditando na vitória!

Vc poderia indicar que material ou curso que fez para se preparar para as discursivas?
                                                        Vc teve muita dificuldade nessa disciplina?
                                                        Comente um pouco para nós como foi sua preparação.

Agradeço desde já!!

Comentário

• SHarger
                                                          • 26/05/11
                                                          • 785

Originally posted by alemaoital View Post
                                                          qual curso por resumos pdf vc recomenda?

pode citar algumas disciplinas e prof's?
                                                          Olá,

Só pra esclarecer: não são "cursos por resumos" ... são Cursos... telepresencial ou em pdf. Eu que fazia o resumo deles, no meu caderno (quando o edital não estava na praça ainda).

Não vou fazer propaganda das escolas/cursinhos... mas, quanto aos profs, seguem alguns q eu lembro:

Português: Agnaldo Martino / Albert Iglesia

Contab Pública: Igor Oliveira (muito bom!) / Glauber Mota

Dto Adm: Cyonil (melhor professor que já tive, pra concursos) / Anderson Luiz

Dto Const: Leo van Holthe / Vicente Paulo (este, pelo livro DC Descomplicado)

Administração: tive aula com alguns professores e complementei lendo vários livros.

Administração Pública: Elisabete Moreira (+ outros profs pra fechar lacunas + Livro)

AFO: Carlos Ramos + Manual Técnico do Orçamento

Auditoria (governamental e contábil): Davi Barreto (muito bom!)

Matemática e Rac. Lógico: Caribé

Enfim, essas são as principais matérias que lembrei agora... e esses são os professores que eu tenho a satisfação e a segurança de indicar!

Abs,

SH.

Comentário

• SHarger
                                                            • 26/05/11
                                                            • 785

Originally posted by fgonca View Post
                                                            SHarger,

Parabéns pela aprovação.
                                                            São nesses guerreiros que me espelho para continuar acreditando na vitória!

Vc poderia indicar que material ou curso que fez para se preparar para as discursivas?
                                                            Vc teve muita dificuldade nessa disciplina?
                                                            Comente um pouco para nós como foi sua preparação.

Agradeço desde já!!
                                                            Olá, obrigado pela msg!

Tenho uma particularidade quanto ao estudo pra Discursivas: eu Não treino!

Estudei "Discursivas" pelo material do Cyonil... ele dá dicas, orientações, modelos, etc... Mas eu nunca treinava em casa.

E por que não?

Por dois motivos:

1) sempre me "garanti" na escrita... apesar de cometer erros de vez em quando (óbvio, normal), eu nao sentia necessidade de praticar redação. Me sentia confortável quanto à língua portuguesa e à caligrafia.

2) e, principalmente, pq eu tinha Medo (sempre) de Nao saber responder ao tema proposto. Nao saber redigir um texto sobre a questão proposta pela banca. Entao, o primordial pra me deixar confiante e seguro era Fechar a matéria... concluir o estudo teórico do conteúdo programático. O importante era saber sobre o assunto da questão... a redação saía na hr, naturalmente.

Abs e Sucesso!

SH.

Comentário

Working...
                                                            X