Announcement

Collapse
No announcement yet.

Nunca desistam dos seus sonhos!!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Boina Azul
    • 13/10/08
    • 350

Re: Nunca desistam dos seus sonhos!!

Parabéns de verdade, Aerosousa.

Sua história é comovente e mostra o verdadeiro conceito de superação. Eu também comecei no serviço público como soldado, depois cabo e Sargento do Exército (naquela época, era a maior conquista do mundo para mim). Depois fui percebendo que o sistema nos engole e decidi partir para outros desafios.

Antes, porém, deixei meu couro na iniciativa privada, desde os 9 anos (um dia terei coragem de postar aqui).

A parte que mais me emocionou foi em relação à sua mãe (que deixará de ser diarista e terá uma vida melhor). Você está certo: abrace-a e tome a vida como se fosse a sua. Ela merece muito, pois certamente te educou e fez o máximo para que você chegasse onde chegou atualmente. Graças a Deus tive a oportunidade de fazer o mesmo pela minha mãe.

Receba o meu abraço e meus sinceros parabéns.

Boina Azul (Sgt ESA/93)

Comentário

• TidaAFRFB
      • 17/04/12
      • 6

Parabéns!!! Vc merece todo o sucesso do mundo por sua força e determinação!!! Obrigada por dividir sua história aqui e nos fazer acreditar que o esforço vale a pena... Felicidades!!!

Comentário

• Geo_Altamir
        • 27/01/13
        • 56

Parabéns aerosousa,

Impressionante como Deus coloca tudo em nossa vida no momento certo, mesmo estando desacreditado dos estudos, seus tios, sem condição financeira, decidiram auxilia-ló. Parabéns a sua mãe e pai, tios, que te auxiliaram no pior momento de sua vida e a você, mostrando à todos nós que não existe obstáculos intransponíveis.
        Parabéns, acredito que vc fará total diferença trabalhando no senado, de modo positivo, claro.

Att

Altamir

Comentário

• firmeza
          • 31/08/10
          • 4

Cara,
          meus parabéns, eu sei exatamente o que falou sobre a vida na caserna, e agora vou me dedicar para obter o mesmo êxito que você teve... abç

Comentário

• And_nogueira
            • 23/01/12
            • 15

Camarada, muito sucesso! Tenha uma certeza: antes (aqui no fórum) você buscava inspiração... agora você é o inspirador! Repassemos adiante essa determinação.

Comentário

• aerosousa
              • 24/07/12
              • 17

Poxa pessoal... Muito obrigado pelas palavras!! Espero que todos alcancem o quanto antes seus objetivos!! Grande Abraço

Comentário

• marigraniel
                • 20/01/13
                • 124

Que depoimento sensacional! Um dos melhores...

Pode compartilhar conosco sua bibliografia e como você estudou até passar no senado?

Tenho uma dúvida: concursado do Senado só pode lotar em Brasília, ou tem possibilidade de remoção?

Comentário

• Econ-Santos
                  • 03/02/13
                  • 74

Originally posted by aerosousa View Post
                  Poxa pessoal... Muito obrigado pelas palavras!! Espero que todos alcancem o quanto antes seus objetivos!! Grande Abraço
                  Parabéns Aerosousa! Vc é campeão mesmo, cara, sensacional a sua história.

Faço das palavras do WRocha as minhas, o senhor é um "quebrador de paradigmas"!

Sucesso!

Comentário

• daniinha
                    • 23/06/12
                    • 3

woowww história motivante pra mim volta para os estudos fiquei um tempo sem pega no livro agora pretendo voltar...parabéns pela determinação!!

Comentário

• William Ferreira
                      • 27/11/06
                      • 626

Só agora li esse depoimento, e gostei muito! Parabéns, tudo o que passou é um estímulo aos que estão desanimados ou reclamando da falta de condições ou de tempo para os estudos.

Comentário

• aerosousa
                        • 24/07/12
                        • 17

Originally posted by marigraniel View Post
                        Que depoimento sensacional! Um dos melhores...

Pode compartilhar conosco sua bibliografia e como você estudou até passar no senado?

Tenho uma dúvida: concursado do Senado só pode lotar em Brasília, ou tem possibilidade de remoção?
                        Olá marigraniel!!

Eu já havia passado a um colega, resumidamente, o método utilizado e a bibliografia. Vou copiar aqui:

Estudar de forma PRAGMÁTICA talvez tenha sido um fator preponderante para o êxito. Não inventava muito... estudava de forma simples. Focava as disciplinas cobradas na faculdade quando não havia edital publicado (lembrando que a maioria dos concursos que fiz foram praticamente subsequentes, com pequenos intervalos). Já publicado o edital, estudava teoria, em média, 6h por dia durante a semana e sempre passava das 12h diárias nos fins de semana. Procurava balancear o tempo entre as matérias que eu sentia mais dificuldade e as que tinham maior peso no certame. As disciplinas que eu tinha melhor desempenho, como português, direito constitucional e administrativo, só lia aos fins de semana. Fiz muuuuuitoooosss exercícios!! Antes eu imprimia todas as provas da Banca... isso até descobrir o site questoesdeconcursos.com. Seus usuários fazem comentários valiosíssimos - leia todos!! Ele foi fundamental na aprovação no Senado. Nele eu respondia, em média, 90 questões por dia.
                        Utilizava-me sempre de livros... não gostava de apostilas e nunca fiz resumos. Meu tempo sempre foi curtíssimo, então dei preferência por sinopses jurídicas - tem que saber escolher bem... pois algumas são péssimas. Entretanto, procurava sempre obter uma doutrina mais completa para eventuais consultas.
                        Utilizei a seguinte bibliografia:
                        - Português: estudava por uma gramática do Domingos Paschoal Cegalla;
                        - Redação: livro do A. Oliveira Lima - esse livro fez a diferença pra mim...
                        - Constitucional: usava o livro do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino;
                        - Administrativo: utilizei o resumo e a doutrina completa da Irene Patrícia Nohara;
                        - Informática: estudava o livro do João Antonio e imprimia material em sites,
                        - Direito Penal: estudei pelas sinopses da Saraiva, do Vitor Eduardo Rios Gonçalves;
                        - Direito Processual Penal: Estudei por um excelente resumo do Fernando Capez e também tinha uma doutrina do Guilherme de Souza Nucci;
                        - Atualidades: lia o site uol vestibular e comprei o livro do Marcos Barbosa;e
                        - Arquivologia: livro do Renato Valentini.

E por último, DECORE TODA A LEI SECA!!Decore mesmo, decore os detalhes, artigo por artigo. Todo concurso tem essas questões decorebas... é um absurdo, mas é verdade!!

Lembrando que os concursos nos quais fui aprovado não tinham um conteúdo programático muito extenso, fato que talvez tenha contribuído para o sucesso do método supracitado.

Quanto à lotação, o concurso foi exclusivamente para Brasília.
                        Espero ter ajudado. Precisando de qualquer coisa, estarei à disposição.

Bons estudos
                        Sucesso!!
                        Abraço

Comentário

• marigraniel
                          • 20/01/13
                          • 124

Olá marigraniel!!

Eu já havia passado a um colega, resumidamente, o método utilizado e a bibliografia. Vou copiar aqui:

Estudar de forma PRAGMÁTICA talvez tenha sido um fator preponderante para o êxito. Não inventava muito... estudava de forma simples. Focava as disciplinas cobradas na faculdade quando não havia edital publicado (lembrando que a maioria dos concursos que fiz foram praticamente subsequentes, com pequenos intervalos). Já publicado o edital, estudava teoria, em média, 6h por dia durante a semana e sempre passava das 12h diárias nos fins de semana. Procurava balancear o tempo entre as matérias que eu sentia mais dificuldade e as que tinham maior peso no certame. As disciplinas que eu tinha melhor desempenho, como português, direito constitucional e administrativo, só lia aos fins de semana. Fiz muuuuuitoooosss exercícios!! Antes eu imprimia todas as provas da Banca... isso até descobrir o site questoesdeconcursos.com. Seus usuários fazem comentários valiosíssimos - leia todos!! Ele foi fundamental na aprovação no Senado. Nele eu respondia, em média, 90 questões por dia.
                          Utilizava-me sempre de livros... não gostava de apostilas e nunca fiz resumos. Meu tempo sempre foi curtíssimo, então dei preferência por sinopses jurídicas - tem que saber escolher bem... pois algumas são péssimas. Entretanto, procurava sempre obter uma doutrina mais completa para eventuais consultas.
                          Utilizei a seguinte bibliografia:
                          - Português: estudava por uma gramática do Domingos Paschoal Cegalla;
                          - Redação: livro do A. Oliveira Lima - esse livro fez a diferença pra mim...
                          - Constitucional: usava o livro do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino;
                          - Administrativo: utilizei o resumo e a doutrina completa da Irene Patrícia Nohara;
                          - Informática: estudava o livro do João Antonio e imprimia material em sites,
                          - Direito Penal: estudei pelas sinopses da Saraiva, do Vitor Eduardo Rios Gonçalves;
                          - Direito Processual Penal: Estudei por um excelente resumo do Fernando Capez e também tinha uma doutrina do Guilherme de Souza Nucci;
                          - Atualidades: lia o site uol vestibular e comprei o livro do Marcos Barbosa;e
                          - Arquivologia: livro do Renato Valentini.

E por último, DECORE TODA A LEI SECA!!Decore mesmo, decore os detalhes, artigo por artigo. Todo concurso tem essas questões decorebas... é um absurdo, mas é verdade!!

Lembrando que os concursos nos quais fui aprovado não tinham um conteúdo programático muito extenso, fato que talvez tenha contribuído para o sucesso do método supracitado.

Quanto à lotação, o concurso foi exclusivamente para Brasília.
                          Espero ter ajudado. Precisando de qualquer coisa, estarei à disposição.

Bons estudos
                          Sucesso!!
                          Abraço
                          Obrigada! Ajudou muito sim...

A respeito da lotação: você sabe algo sobre remoção? É possível ser removido, posteriormente, pra alguma capital? (no meu caso Curitiba-PR). Obrigada!!

Comentário

• daniel.cc
                            • 31/07/12
                            • 24

Depoimento emocionante! Parabéns!

Comentário

• Nanda Sousa
                              • 30/04/14
                              • 3

verdadeira injeção de ânimo! precisava ler esse post...
                              Parabéns! Que Deus continue te abençoando...

Comentário

• Leo mineiro
                                • 24/02/14
                                • 10

Muito MOTIVADOR e VERDADEIRA HISTÓRIA DE UM LUTADOR !!!!
                                PARABÉNS E BOA SORTE.

Comentário

• CTRL - X
                                  • 08/01/14
                                  • 1

Depoimento emocionante e inspirador! Parabéns Campeão!

Comentário

• Scorpus
                                    • 26/02/14
                                    • 27

aerosousa, parabéns pelo depoimento. Sempre nos auxilia nos momentos de abatimento.

Comentário

• ESLEAMER
                                      • 12/01/16
                                      • 8

Olá companheiros de batalha,

Todos que vivem nesse mundo cruel dos concursos têm um percurso de muita batalha e superação para contar. Hoje tomei coragem e resolvi dividir um pouco das vicissitudes da minha jornada.
                                      Fui criado numa família extremamente humilde. Residíamos numa casa de três cômodos que mal tinha acabamento. Até pouco tempo eu sonhava se um dia eu conseguiria um emprego de carteira assinada.
                                      A necessidade fez com que eu tivesse que começar a trabalhar cedo. Aos quinze anos de idade a situação se apertou em casa. O orçamento composto pelos salários dos meus pais – ele borracheiro e ela diarista- já não dava conta de suprir nossas necessidades. Assim, vi-me compelido a trabalhar como repositor de supermercado para complementar a renda de casa. Trabalhei por um ano nesse emprego. Estudava numa escola pública no período da manhã. Nesse ano reprovei por faltas.
                                      No ano seguinte mudei de emprego. Fiz vários “bicos”: pintura, ajudante de jardineiro e entregador de panfletos. Já não levava os estudos a sério e tornaria a ser reprovado. Minha esperança de um futuro digno era escassa e as expectativas eram as piores possíveis.
                                      Minha vida mudaria quando dois dos meus tios perceberam que eu estava “desandando” e decidiram me ajudar. Convidaram-me para morar com eles. Não tinham boa condição financeira, logo não podiam me pagar um cursinho ou comprar livros, mas me apoiaram proporcionando que me dedicasse exclusivamente aos estudos. Voltei a me matricular numa escola pública, cursando o 1º ano do ensino médio. Eles conseguiram alguns livros emprestados e me incentivaram a fazer o concurso para sargento do Exército, que à época exigia ensino fundamental.
                                      Abracei esta oportunidade com “sangue-nos-olhos” e estudei religiosamente. Frequentava a escola pela manhã e estudava para o concurso no período da tarde. Eu me considerava em desvantagem por estudar em escola pública e me faltar a estrutura básica para uma aprovação. ESSA SENSAÇÃO ERA MOTIVANTE. SENTIA QUE, DE ALGUMA FORMA, EU TERIA QUE COMPENSAR ESSA DESVANTAGEM. FIZ ISSO ESTUDANDO MUITO, COM DISCIPLINA E DETERMINAÇÃO INABALÁVEIS. O inacreditável aconteceu: fui aprovado na primeira tentativa.
                                      Já como sargento, penava para terminar meus estudos. A rotina maçante da caserna minava minhas tentativas. Batalhei durante três anos tentando terminar o ensino médio. No quarto ano fui colocado temporariamente na seleção dos recrutas, passando a ter mais tempo disponível e finalmente consegui me matricular num supletivo à distância. Concomitantemente, decidi fazer o concurso da PRF. Estudei muito, muito mesmo!! Cheguei a estudar 14 horas por dia!! Resultado de tanta dedicação: fui REPROVADO. Errei todas as questões de Direito. Isso foi determinante para minha decisão de cursar a faculdade de Direito logo que terminasse o Ensino Médio, naquele mesmo ano.
                                      Eu acreditava que só poderia prestar novamente um concurso após a conclusão do curso. Pra mim, naquele momento, seria inconciliável a rotina de sargento, de concursando e de estudante de Direito.
                                      Todavia a situação na caserna ficaria insuportável. Em que pese eu me sentir vocacionado para a profissão, as péssimas condições de trabalho me desmotivaram. Passei a “empurrar com a barriga” a faculdade de Direito e voltei a me dedicar aos concursos. A partir dessa decisão, passaria a utilizar, doravante, todas as minhas férias exclusivamente para atingir a aprovação.
                                      Com isso, fiz minha inscrição no concurso do Banco Central. Novamente usei a mesma tática de outrora: estudava religiosamente (agora usufruindo do período de férias), com afinco e disciplina, todos os dias. Cheguei a estudar o conteúdo do edital mais de três vezes. Fiquei na 200ª colocação. Este resultado foi um marco. Passei a acreditar que seria possível ser aprovado.
                                      Eis que é lançado o concurso para a DPU com uma única vaga na minha cidade. Inscrevi-me nesse certame. Estudei aos trancos e barrancos (mas com a disciplina e determinação inabalável de sempre), dividindo meu tempo entre acampamentos, serviços, atividades diversas (já havia “gastado” minhas férias). Lembro-me de ter levado, plastificado, um resumo para um acampamento, que retornaria todo sujo de lama. Fiz a prova e mandei bem. Durante o acampamento seguinte – que durou 14 dias - fiquei sabendo o resultado: aprovado em 1º lugar. Finalmente voltaria para casa!!
                                      O salário desse cargo era menor do que o que recebia no Exército. Tal situação obrigou-me a prosseguir. Continuei os estudos. Próxima batalha: MPU.
                                      Utilizei-me do mesmo método de sempre: estudava religiosamente de segunda a segunda. Bati o conteúdo do edital diversas vezes. Fui para a prova confiante e saí mais confiante ainda: tinha a certeza moral que passaria entre os 100 primeiros!! Ledo engano...
                                      Fui reprovado na redação: dos 10 pontos possíveis fui contemplado com pífios 1,8 pontos. Fui do céu ao inferno sem entender o que tinha acontecido!!! Passei a duvidar da minha capacidade em provas discursivas...
                                      Juntando os cacos, passei à batalha seguinte: concurso do STM – 01 vaga para minha cidade. Novamente mesmo método batido de sempre: estudo em casa, sozinho, tirando férias e vendo todo o conteúdo do edital mais de três vezes. Lembro-me muito bem de ouvir os fogos do “Réveillon” lendo o livro de Direito Constitucional do Marcelo Alexandrino. Quando saiu o local de prova fiquei abalado: separaram dois campi de uma Universidade para aplicar um concurso de uma vaga só – 1427 candidatos iriam disputá-la. Fui para prova com a humildade e a confiança rotineira. Com a publicação do resultado o inacreditável mais uma vez se repetiria: aprovação na 1ª colocação!!! Fato inesquecível desse dia: minha mãe, ainda diarista, me liga chorando e pergunta a quem eu tinha “puxado”... e eu respondo que “puxei” à determinação dela!
                                      Final de 2011 - lançamento de um dos concursos mais aguardados do ano: SENADO FEDERAL.
                                      Assim, decidi encarar esse desafio. Fiz minha inscrição com a certeza da necessidade de um esforço muito mais intenso que das outras vezes, haja vista o nível elevadíssimo da concorrência desse certame. Meu foco foi total. Acordava bem mais cedo, cerca de 5 horas da manhã, tomava banho, vestia a roupa do trabalho e estudava até a hora de partir. No trem, quase sempre lotado, não hesitava em abrir um livro. No final do dia, ao chegar do trabalho, tomava um “banho de gato”, alimentava-me e retornava à labuta até às 23h... fiz isso todos os dias, religiosamente!! Quando folgava, fazia uma redação no início e outra no fim do dia. Treinei muito. No final da preparação utilizei minhas férias. Cheguei a acreditar que nunca conseguiria uma aprovação em concurso que houvesse prova discursiva. Era uma questão de honra obter ao menos um resultado razoável nessa parte. A prova foi dificílima. Não fui competente o suficiente para administrar o tempo e acabei me “embananando”. A prova consistia em 70 questões objetivas, uma redação e uma questão discursiva. Respondi esta diretamente na folha de resposta quando faltavam 15 minutos para o término. Foi um sufoco só!!
                                      As lágrimas vieram com a publicação do resultado. Lavei minha alma: gabaritei a redação e consegui não ser reprovado naquela questão discursiva, classificando-me ENTRE OS 10 PRIMEIROS COLOCADOS!!
                                      Há poucos dias saiu a convocação para o curso de formação. Já conversei com minha mãe e combinamos que sua rotina de diarista acabará na data da minha posse...
                                      Assim, aprendi na marra que quando nos dedicamos com foco, determinação e força de vontade, cedo ou tarde, o resultado aparece. Portanto, NUNCA DESISTAM DE SEUS SONHOS!!
                                      “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo final.” Chico Xavier.

Seu porrrrra!!! Adorei o seu texto..Parabens primeiro pra sua mae rs rs rs rs rs

Comentário

• Mauricio_Belem
                                        • 01/05/14
                                        • 2

Que linda a sua história, meu caro. Parabéns e obrigado por a compartilhar conosco!

Comentário

• mharger
                                          • 29/05/11
                                          • 186

Que depoimento fantástico! Já li umas dez vezes e não canso. Parabéns, enorme exemplo de superação e força de vontade.

Comentário

• thiaguguerra
                                            • 05/02/14
                                            • 10

Parabéns; Muito nos ensinou e motivou esta tua trajetória.

Comentário

• fernandafag
                                              • 10/03/16
                                              • 1

Só li este depoimento agora, depois de tanto tempo continua motivando a jornada dos concurseiros. Já tive a beira de desistir algumas vezes, e lendo depoimentos assim vejo que não há nada que não possamos fazer se batalharmos. Parabéns não só pelo cargo conquistado e merecido, mas também por não enfraquecer diante das dificuldades e não ir pelo caminho mais fácil. Obrigado pelo up de motivação que me deu!!!

Comentário

• ramos_i
                                                • 09/03/16
                                                • 8

Indescritível... É como eu descreveria o seu texto em uma palavra hahaha cara, sensacional! Quanta garra e determinação, chega a ser um tapa na cara pra ver que não tenho nem 10% do meu potencial sendo usado. Vou ler seu texto diversas vezes durante a minha jornada, muito obrigado por compartilhar! Parabéns por todo seu sucesso!

Comentário

Working...
                                                X