Announcement

Collapse
No announcement yet.

Programa de estudos (dicas)

Collapse
This topic is closed.
X
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Perene
    • 26/03/17
    • 4

Programa de estudos (dicas)

Pessoal,
    vejo que sempre postam questionamentos se esse ou aquele autor/obra são bons, ou curso, mas algo que é negligenciado é a ordem do que se deve estudar, e o fato de que muitas abordagens não são indicadas para iniciantes.

Eu atualmente estou revendo tudo de língua portuguesa, tendo decidido por esta ordem:

1) CLASSES GRAMATICAIS

- Substantivo
    - Adjetivo
    - Numeral
    - Artigo
    - Interjeição

2) VERBOS / ADVÉRBIOS

3) SINTAXE (frase, oração, período...)

- Pronomes
    - Preposições
    - Conjunções

4) FONOLOGIA, ESTRUTURA E PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

- Fonemas
    - Morfemas
    - Verbos/Flexões/Desinências

5) ANÁLISE SINTÁTICA 1

- Adjuntos adnominais/adverbiais

6) ANÁLISE SINTÁTICA 2

- Oração subordinada adverbial

7) (NOVA) ORTOGRAFIA

- Acentuação / uso do hífen (destaques)
    - Pontuação (destaque para o uso da vírgula)
    - Crase
    - Concordância
    - Regência

8) FIGURAS DE LINGUAGEM

9) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS/REDAÇÃO

Já na lista de materiais, eu decidi não conferir vídeos antes dos livros/ebooks. Isso porque acho que eles são engessados pra esse fim, não acompanham nosso raciocínio, e não abrangem tudo.

Como estou começando do zero, o que vou recomendar não servirá pra todos. No meu caso, optei pelas seguintes obras:

1) Gramatica_-_10a_Edicao_-_Faraco_e_Moura_-_1997

2) Curso_Pratico_de_Gramatica_-_Ernani_Terra_-_2002

3) Gramatica_da_Lingua_Portuguesa_-_Roberto_Melo_Mesquita_-_9a_Edicao_-_2007

4) Portugues_-_Contexto_-_Interlocucao_e_Sentido_-_Volume_2_-_2008_-_2-2

5) Gramatica_da_Lingua_Portuguesa_para_Concursos_-_Vestibulares_-_ENEM..._-_2010

6) Gramatica_Normativa_da_Lingua_Portuguesa_-_49a_Edicao_-_Rocha_Lima_-_2011

7) Aprender_e_Praticar_Gramatica_-_Mauro_Ferreira_-_2011

8) Novissima_Gramatica_da_Lingua_Portuguesa_-_Domingos_Paschoal_Cegalla (+ respostas dos exercícios, em outro arquivo)

Há livros aí que estão datados devido ao novo acordo ortográfico, mas não deixam de ser excelentes. O do Roberto Melo Mesquita peca por não ter respostas dos gabaritos, apenas no exemplar do professor, que não achei, e o do Mauro Ferreira também não tem, apenas alguns exercícios de vestibular no fim, esses sim são respondidos.

Faraco/Moura é muito bom, e os exercícios (ao menos no ebook que li) são respondidos já pelo autor. Ernani Terra tem gabaritos, mas não comentados, e esse "Contexto, Interlocução" tem alguns errinhos, trata-se de um livro distribuído em escolas, mas a didática do mesmo é fantástica pra um iniciante.

O de Rocha Lima é mediano, eu daria um 5,5, 6, é mais resumido, assim como o do Cegalla, que eu descobri um equívoco na parte de adjetivo (exercício), que deve ser confrontado com esse trecho:
    https://www.youtube.com/watch?v=AcwxNZDuUcw

Fora esses citados tem mais um que considero excepcional, e indispensável:

- Faca_e_Passe_-_2000_Exercicios_de_Portugues_-_2006

São diversas questões com gabaritos COMENTADOS, o que torna ele um complemento ESSENCIAL pra quem quer aprender, e supre a ausência de gabaritos em alguns dessa relação.

A forma que eu estudo é começar por um tema, ex: SUBSTANTIVO, ler no livro #1, e ao terminar, ler a mesma coisa no livro #2. Depois que todos estiverem terminados, aí eu faço os exercícios e confiro as respostas. Se possível RELEIO tudo, dessa vez incluindo os exercícios, e mais rápido.

Depois que todos esses livros estiverem esgotados aí é que eu parto pra outros, voltados pro público mais avançado:

1) Nova_Gramatica_do_Portugues_Contemporaneo_-_3a_Edicao_-_2001
    2) Portugues_-_Contexto_-_Interlocucao_e_Sentido_-_Volume_3_-_2008
    3) Gramatica_Metodica_da_Lingua_Portuguesa_-_Napoleao_Mendes_de_Almeida_-_46a_Edicao_-_2009
    4) Gramatica_Escolar_da_Lingua_Portuguesa_-_2a_Edicao_-_Evanildo_Bechara_-_2010
    5) Gramatica_Moderna_da_Lingua_Portuguesa_-_5a_Edicao_-_Nelson_Maia_Schocair_-_2011

6) A_Gramatica_para_Concursos_Publicos_-_Fernando_Pestana_-_2a_Edicao_-_2015 (+ gabaritos comentados, em outro PDF)

E começando do zero DE NOVO, a partir de Substantivo. Dentre esses 5, o melhor pra mim é o do Pestana, mas fiquem atentos pois a primeira edição (que tem até pro Kindle) tem erros que só foram corrigidos na segunda, e os gabaritos comentados só existem em um PDF à parte.

Depois desses últimos 5, eu recomendaria ler, pra fechar:

- Fundamentos_de_Gramatica_do_Portugues_-_Jose_Carlos_de_Azeredo_-_2000

E só aí começariam os vídeos.

Alguns canais bons:

- Gramática Em Vídeo - Prof. Fábio Alves:
    https://www.youtube.com/user/professorfabioalves/videos

- GETUSSP Cursos:
    https://www.youtube.com/user/getusp/...view=1&sort=dd

- Prof. Wilson Rochenbach:
    https://www.youtube.com/channel/UCDn...kMm7xCw/videos

- Professor Marcelo Bernardo (Eu Vou Passar) (tem no Youtube, acredito que uns 100 episódios)

- Gramática - Vestibulando Digital (também no Youtube. Datado, mas ótimo)

- Professor Agnaldo Martino (2014)

- Professor Carlos Zambeli

- Professor Deivid Xavier

- Professor Fernando Pestana (Eu Vou Passar)

- Professora Flávia Rita (Gold 2015-16-17)

- Professora Maria Augusta (Ponto a Ponto-CERS - 2015)

- Professor Rodrigo Bezerra (Começando do Zero - 2014-16)

Eu tenho mais livros aqui de assuntos mais avançados, como redação, mas nem citei lá atrás porque ainda estou na parte de iniciante, e bem longe ainda do fim. Do Rodrigo Bezerra tem um tópico aqui no fórum

http://www.forumconcurseiros.com/for...odrigo-bezerra

Criticando a obra dele. Essa até estava na minha relação, até eu analisar com mais calma e constatar que é isso mesmo, a maneira como tudo é exposto é maçante de fazer qualquer um desistir.

O Bechara é um exemplo de autor que se for o primeiro que você lê, desiste imediatamente.
  • Perene
    • 26/03/17
    • 4

Só pra esclarecer ao pessoal: quando eu falo que um livro serve pra iniciantes e outro pra usuários mais avançados, é que você não deve MESMO ler os livros "avançados" primeiro, porque é como se você quisesse aprender a dirigir e o instrutor não quisesse ensinar só isso, mas como se constrói um carro.

Você vai querer aprender a engatinhar, e não a isso e correr ao mesmo tempo. Uma overdose de informações é muito prejudicial ao aprendizado.

Você vai achar (e isso eu digo com 100% de certeza, confie em mim) que está aprendendo, quando o professor que está te ensinando está voltando sua didática pra um pessoal que está anos-luz à sua frente. Você se sente um completo idiota ao tentar aprender com alguém assim.

Os autores avançados quando falam de um assunto A, remetem a B, C, D e E, como é o caso do Pestana, na parte de ARTIGOS. Ele não se limita a falar só do principal, ele confronta (o que é obrigatório, óbvio) com pronomes também, só que se você está começando por ARTIGOS e nem ouviu falar ainda de PRONOMES, isso acaba tornando a leitura extremamente cansativa e tediosa, e desestimula que você aprenda.

Esse não é um aspecto negativo dos autores avançados, pelo contrário. A "didática" de cada autor é mais ou menos completa que o outro, tem coisas que um livro da relação fala, e o outro não, então por isso faz sentido conferir vários, até pra gravar melhor o que você está aprendendo.

Comentário

Working...
    X