Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - Concurso de Ti

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Bakum_bicum
    • 05/01/17
    • 1

Dúvida - Concurso de Ti

Boa tarde, concurseiros de Ti

Sou recém formada em Sistemas de Informação e iniciante em concurso publico. Tenho interesse de prestar concurso publico pro próximo TRE daqui do Rio, infelizmente durante minha trajetória de faculdade não conseguir trabalhar na área, nem com estágio. Não tenho experiência isso pode interferir por exemplo quando entrar no órgão publico? Li um comentário de um colega que fez pra técnico administrativo no TJ que o cargo de analista de Ti você precisa chegar sabendo programar tudo e entender tudo senão eles te mandam embora, que o órgão não tem paciência pra iniciante. Eu fiquei desanimada com essa informação por não ter tido pratica profissional. Pra quem está começando é melhor tentar pra técnico de ti ao invés de analista?

Bons estudos e sucesso pra vocês
  • _mateusafrs_
    • 12/05/16
    • 16

Bakum_bicum, não tenho larga experiência no Judiciário, mas acho que a informação que você recebeu é equivocada. Os concursos para órgãos do poder judiciário são para cargos em regime estatutário, em que o estágio probatório é de 2 (ou 3) anos. Nesse tempo, você será avaliada semestralmente e no fim desse prazo o órgão te efetiva ou não, dependendo da sua pontuação nos diversos fatores da avaliação. Eu trabalhei no TJRS como técnico e durante 7 anos nunca vi nenhum analista, programador ou técnico serem reprovados no estágio probatório.

Quando o estágio é de 3 meses (concurso para regime celetista), o que na verdade é um contrato de experiência, a coisa é mais apertada mesmo. Trabalhei 1 ano em um banco aqui do Sul (é uma SEM) e nos 3 meses de experiência você tinha que fazer provas práticas em Oracle, C# e um framework .net, proprietário do banco. Eles te davam a documentação em UML e você se virava para entregar o projeto pronto em uma semana. Não podia levar nada para casa e não tinha Internet para consultar. Se não atingisse média 7 nas 3 avaliações, tava fora. Mas, entre uma avaliação e outra, eles te davam uns cursos. Sempre trabalhei com infraestrutura e entrei lá praticamente zerado em qualquer linguagem .net, mas passei com folga nas avaliações. É questão de esforço.

Não se preocupe com esse papo que te deram, pois acredito que seja balela. Se fosse pré-requisito ter experiência anterior na área, muita gente não estaria apta a assumir os cargos. Fora isso, podem te aproveitar em projetos de gestão de TI e outras atividades que não exijam conhecimento técnico. Hoje, estou no Executivo do RS e aqui tem gente na TI que nem usar o Google sabe. É deprimente.

Boa sorte!

Comentário

• mikkas
      • 22/02/17
      • 1

Essa era uma dúvida minha também. Me formei em SI em 2010 e 2011/2012 fiz pós em Gestão de TI e nunca atuei na área. Como tinha um negócio em outro ramo nunca "corri" atrás de nada. Agora com a tal crise as coisas começaram apertar e quero passar em um concurso mas tinha receio da prática.

Comentário

• mamarisa125
        • 18/09/17
        • 1

Bom dia, sou profissional na área de SEO, Existem etapas que devem ser seguidas rigorosamente para que um site alcance as primeiras páginas do Google. Na MkArt temos um método estratégico capaz de trazer trafego qualificado para seu negócio.

Comentário

Working...
        X