Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como estudar leis ?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Angelo_farias
    • 02/12/06
    • 85

Como estudar leis ?

Como faço para estudar textos legislativos, no qual não há como encontrar exercícios, nem comentários, nem mesmo provas do instituto organizador ? devo decorar ?
  • *persistente*
    • 27/11/06
    • 106

Angelo
    Eu faço o seguinte.... pego o CPC por exemplo e vou dividindo um numero de mais ou menos 30 artigos para ler por semana e faço isso p/ civil, constituição e etc... e costumo ler os artigos antes de ler a doutrina respectiva... só lendo e relendo os artigos é que eu consigo me lembrar deles... o ideal seria lembrar de tudo mas acho humanamento imppossivel...ainda mais se a prova for tipo a da FCC decoreba, onde se altera uma unica palavra da letra da lei... mas com o tempo vc vai se acostumando porque ler lei seca é chato no inicio mas depois vc pega gosto pela coisa!! bjim

Comentário

• Angelo_farias
      • 02/12/06
      • 85

Fica dificil mesmo, nessa leitura rapida deve ficar algo na cabeça.
      Uma coisa que acho interessante é ter visão do conjunto todo do assunto e assim ter ideia das partes como esta divido.
      valeu, abraço.

Comentário

• Simeão
        • 11/12/06
        • 30

Seguindo o raciocínio do *persistente*, eu completaria com a resolução de muitos exercícios; pode parecer clichê, mas só vc irá "descorar" as Leis

Um fraternal abraço

Comentário

• junior.ce
          • 12/12/06
          • 632

Na realidade, não acho que o ideal seja ler os artigos em seqüencia.
          Pra mim, a facilidade em se decorar é quando se ler interpretando "sistematicamente" a lei ou as leis, como fazem os livros. O único contra que vejo é porque é difícil saber quais os artigos que possuem relação entre si...

Espero que tenha ajudado...

Comentário

• Shirlinha
            • 25/11/06
            • 157

Concordo em gênero, grau e número com a Persistente!!!!

No começo tudo parece uma viagem, mas depois as coisas vão se encaixando!!!

E principalmente com a FCC não tem outra saída! É a lei pura.

A doutrina deve ser apenas para um complemento e não para estudar de preferência ela. Acho que seria uma falta de inteligência, nos casos da prova da FCC.

Bjuzzzzzzzzzzz

Originally posted by *persistente*
            Angelo
            Eu faço o seguinte.... pego o CPC por exemplo e vou dividindo um numero de mais ou menos 30 artigos para ler por semana e faço isso p/ civil, constituição e etc... e costumo ler os artigos antes de ler a doutrina respectiva... só lendo e relendo os artigos é que eu consigo me lembrar deles... o ideal seria lembrar de tudo mas acho humanamento imppossivel...ainda mais se a prova for tipo a da FCC decoreba, onde se altera uma unica palavra da letra da lei... mas com o tempo vc vai se acostumando porque ler lei seca é chato no inicio mas depois vc pega gosto pela coisa!! bjim

Comentário

• Kernel
              • 27/11/06
              • 74

Já ouviram falar em Mapas Conceituais, Organogramas, Mapas Mentais?

São os recursos que estou utilizando.

Primeiramente tento a técnica SQ3R. Ou seja, dou uma "sobrevoada"
              sobre a legislação verificando como o texto está organizado.

Depois, dou uma lida rápida, descompromissada da mesma legislação.
              Após esta leitura descompromissada, me pergunto: Qual a intenção
              do texto? O que vou aprender com ele?

Passo para a sengunda leitura. Só que desta vez uma leitura mais
              atenciosa, prestando atenção nos detalhes e marcando partes essenciais
              , palavras-chave.

Terceira leitura (Ufa!), pelo pelas partes! Vou estruturando título por
              título, artigo por artigo, ... De posse das palavras-chave, vou montando
              os mapas conceituais. Só passo para o próximo título ou artigo depois
              de ter eleborado o mapa do atual.

É trabalhoso? É. Mas é melhor do que ficar lendo mecanicamente.

Não sei se este é o melhor método, mas acho que tenho rendido bem
              assim.

Abs.

Comentário

• JeanMarcell
                • 25/11/06
                • 1009

desculpe a ignorância mas o que quer dizer SQ3R?

Comentário

• emerson_mima
                  • 25/11/06
                  • 713

Originally posted by JeanMarcell

Esse sistema SQ3R está no livro do William Douglas. São 5 Fases:

S e Q = serve para abrir o cérebro
                  3R = corresponde a forma diferente de ler – para fixar

S = Survey = Procura
                  Q = Questions = Perguntas
                  1º R = Read = Leitura
                  2º R = Read = Leitura
                  3º R = Review = Revisão

Na verdade está no livro do William Douglas, mas o método é norte americano, eu particularmente não faço isso.

Comentário

• rod_ss
                    • 07/12/06
                    • 25

Originally posted by emerson_mima

Esse sistema SQ3R está no livro do William Douglas. São 5 Fases:

S e Q = serve para abrir o cérebro
                    3R = corresponde a forma diferente de ler – para fixar

S = Survey = Procura
                    Q = Questions = Perguntas
                    1º R = Read = Leitura
                    2º R = Read = Leitura
                    3º R = Review = Revisão

Na verdade está no livro do William Douglas, mas o método é norte americano, eu particularmente não faço isso.

Esse método SQ3R eu estou tentando estudar assim, mas só dará certo se o concurso for para 2009...rs..rs.rs...

To brincando...mas acho que um método deste é para quem não trabalha, para o meu caso não funciona. Estou lendo o livro do WD e verifiquei tb.

Abraços
                    Rodrigo.

Comentário

• Angelo_farias
                      • 02/12/06
                      • 85

Eu vi esse SQ3R em um livro de metódologia científica, resultado de estudos.
                      O 2º R é na verdade repetir(repeat). a pessoa repetindo o que leu mentalizando ou dizendo para ela mesma fica mais fácil decorar.
                      Não considero muito custoso em tempo ja que a Revisão voce só fará quando for revisar a matéria.
                      Vi que o survey(vista geral ou exame) é para ter uma idéia ou visão geral do que se trata o assunto que vai ler.

Comentário

• Canuto
                        • 15/12/06
                        • 41

Ultilizo o sq3r e ele tem me ajudado muito, principalmente quando estou iniciando uma matéria nova, pois compreendo melhor o conteúdo e idéias principais.....

Agora, depois de ler tantas vezes...e temos que ler...pois quando fazemos os exercícios e erramos, acabamos voltando para o texto, não tem jeito...chega um momento que fica mais fácil, vc já grifou o texto e já sabe onde os principais pontos estão, já começa a decorar artigos e com o tempo a coisa fica mais fácil. Aí a cada matéria nova parece que vc assimila tudo mais rápido.

Bom essa é a minha percepção!

Valeu e abraços

Comentário

• Feroz
                          • 04/12/06
                          • 70

Desculpa a ignorância, amigo, mas o que quer dizer "Jesus, me chicoteia"????

Comentário

• Belgo
                            • 13/01/07
                            • 3

Galera, sendo oriundo das exatas, meu primeiro contato com a lei seca, foi seco, mas após algum tempo descobri meu próprio método. Misturo mapas conceituais com mapas mentais, e faço um esquemão para saber exatamente onde estou. Na verdade cada um deve utilizar o conhecimento obtido nas dicas e livros que ler e desenvolver seu próprio método. Eu observo muito os meus alunos e vejo cada maluco fazendo cada coisa, e no final acaba dando certo. Então conclui: método bom é o seu, porém quanto mais você se informar e discutir com os outros concursandos, mais aprimorado seu método vai ficar.
                            'Somente quem luta tem os olhos brilhando, nunca perca o brilho nos olhos'.

Comentário

• ragnerbm
                              • 15/01/07
                              • 14

Eu comecei agora em concursos públicos, porém quando tenho que estudar uma lei seca como por exemplo a lei 8112, 8666 ou algum regimento interno eu faço da seguinte forma: primeiramente eu lei alguns artigos da lei, selecionando com um X aqueles mais importantes. Depois disso faço um resumo na forma de questionário com respostas. Depois de fazer isso em toda a lei, eu pego todo este meu questionário resposta que na maioria das vezes fica muito grande e o resumo novamente, só que agora em forma de texto. Eu fiz isso para a lei 8112 e deu umas 50 folhas frente e verso. Depois que transformei em texto deu uma 15 folhas frente e verso. Sei que é um processo demorado, mas pelo menos evita da gente fica babando em cima da lei. Deu certo para mim, pois fiz este sistema para o TRF e somente li o meu resumo de 15 páginas da lei 8112 uma vez e consegui acertar todas na hora da prova. O bom que na hora que você está escrevendo os dois resumos, você também está estudando e procurando saber o que vai cair da lei. O único problema que vejo é que não dá para fazer este sistema em leis muito grandes como o código civil, CPC, etc.

Comentário

• concurseiro82
                                • 27/11/06
                                • 11

Excelentes dicas. Pra mim o que mais me ajuda e acho q isso deve ser geral é como ligar uma coisa a outra e ter uma visão geral. Daí matei isso com mapas mentais, fazendo a mão ou em programa mesmo. Isso ajuda muito vc conseguir ter uma visão geral. Fora as ficahs tb que ajudam muito e claro os exercícios.

Comentário

• bunny
                                  • 20/01/07
                                  • 1

Aqui,não importam os meios, se chegarmos aos fins. Conheça a si mesmo! eh a melhor forma de aproveitar toda a sua capacidade. Se eh uma pessoa sistemática, vai adorar a dica dos 30, mas se eh um típico discípulo de Baco, só se dará o conhecimento se vc descobri as palavras-chave da lei em questão e, a partir delas desenrolar os artigos (pois gosta de praticidade e domínio), como eu disse, a melhor maneira eh se desenvolver de acordo com suas características inatas.

Comentário

• Tyler_Durden
                                    • 23/12/06
                                    • 103

Tenho feito de um jeito que eu fixei a lei 8112 incrivelmente bem....

O metodo se baseia em fazer Exercicios de aposilas e das bancas. Voce mesmo pode criar seus proprios exercicios se quiser.

Por exemplo: Eu criei um exercicio sobre ferias, onde nesse exercicio tinha tudo que eu precisava saber sobre as ferias.

Quando eu for refazer os exericios vc vai comentar na cabeça cada questão errada e certa.

Comentário

• JeanMarcell
                                      • 25/11/06
                                      • 1009

Originally posted by Feroz
                                      essa frase é de um blog, que reescreveu alguns livros da biblia na linguagem coloquial e despojada. Achei interessante e denota que apenas através do sacrifício alcançaremos os desejos. É uma maneira de sempre me lembrar que tenho que estudar mais se quiser passar em qq concurso.
                                      Fui claro?!

Comentário

• Angelo_farias
                                        • 02/12/06
                                        • 85

Realmente a questão dos exercicios é o que mais ajuda a fixar. Quando fiz a questão perguntei sobre a impossibilidade de nao ter exercicios.
                                        Então vo tentar criar rexercicios como disse Tyler durden, mas o problema é que voce ja sabe qual o item correto ao resolver não é ?
                                        como seria seus exercicios Durden ? alternativas ou F e V ?

Comentário

• cami
                                          • 30/11/06
                                          • 33

Originally posted by Feroz
                                          essa frase é de um blog, que reescreveu alguns livros da biblia na linguagem coloquial e despojada. Achei interessante e denota que apenas através do sacrifício alcançaremos os desejos. É uma maneira de sempre me lembrar que tenho que estudar mais se quiser passar em qq concurso.
                                          Fui claro?!
                                          Precisar de mais alguém pra chicotear posso ajudar, tenho um chicote de arame farpado, hehehehe.
                                          Umas dez chicotadas vai ti deixar bem aceso para o estudo, hehehehe

Comentário

• Kernel
                                            • 27/11/06
                                            • 74

Tudo bem! E quando não houver exercícios disponíveis??

Comentário

• Angelo_farias
                                              • 02/12/06
                                              • 85

Originally posted by Kernel
                                              Exato, esse é o ponto central da minha pergunta.
                                              vamos ter que fazer os nossos proprios, mas nao sei qual o metodo mais eficiente.

Comentário

• ragnerbm
                                                • 15/01/07
                                                • 14

Originally posted by Angelo_farias
                                                vamos ter que fazer os nossos proprios, mas nao sei qual o metodo mais eficiente.
                                                Caro Angelo a melhor maneira ao meu ver é você encontrar no máximo 5 pessoas do próprio site ou amigos seus, que tenham o mesmo objetivo e combinar o seguinte: " Cada semana vocês pré-determinam sobre o que assunto será a matéria, por exemplo lei 8112/90. Depois disso cada um inventa 10 exercícios sobre a aludida matéria. Cada um passa essas questões por e-mail para todos os integrantes do grupo. Dessa forma, vocês teriam um total de 50 questões por semana. Digo por semana, pois dessa forma teria-se mais tempo para resolve-los, em caso de pessoas que trabalham durante a semana. Caso você aceite esta idéia pode contar comigo. Meu e-mail é ragnerbm@yahoo.com.br. Tenho acesso a internet na maioria das vezes somente durante o final de semana. Caso aceite poderiamos ver o assunto durante uma semana, e na outra mandar as questões. Fico aguardando a sua resposta.

Comentário

• Trebor-SC
                                                  • 31/01/07
                                                  • 2

Como Estudar!?

Pessoal, acho a dica de reunir umas cinco pessoas com os mesmos ideais a melhor maneira, e toda semana combinar um dia para exercícios, sendo que um faz as questões e os outros quatro respondem, pois quem ensina(Faz as questões deverá estar muito bem preparado além de começar a pensar como a Banca pensa!), e quem responde aprende a matéria com muito mais exercícios.

Comentário

• gloria
                                                    • 13/02/07
                                                    • 5

Originally posted by ragnerbm
                                                    Eu comecei agora em concursos públicos, porém quando tenho que estudar uma lei seca como por exemplo a lei 8112, 8666 ou algum regimento interno eu faço da seguinte forma: primeiramente eu lei alguns artigos da lei, selecionando com um X aqueles mais importantes. Depois disso faço um resumo na forma de questionário com respostas. Depois de fazer isso em toda a lei, eu pego todo este meu questionário resposta que na maioria das vezes fica muito grande e o resumo novamente, só que agora em forma de texto. Eu fiz isso para a lei 8112 e deu umas 50 folhas frente e verso. Depois que transformei em texto deu uma 15 folhas frente e verso. Sei que é um processo demorado, mas pelo menos evita da gente fica babando em cima da lei. Deu certo para mim, pois fiz este sistema para o TRF e somente li o meu resumo de 15 páginas da lei 8112 uma vez e consegui acertar todas na hora da prova. O bom que na hora que você está escrevendo os dois resumos, você também está estudando e procurando saber o que vai cair da lei. O único problema que vejo é que não dá para fazer este sistema em leis muito grandes como o código civil, CPC, etc.
                                                    achei sua ideia otima!
                                                    faço algo parecido, mas nao tinha depois do questionario dimiuido o texto, fica aí a ideia.
                                                    de qualquer forma costumo aproveitar o proprio texto da lei para colocar na resposta ou na pergunta.
                                                    sobre leis maiores acredito que de para fazer sim, porque fiz com parte do CPC. vale a pena gastar um tempinho e ver exatamente o que deverá cair, de acordo com o edital.
                                                    aí deixa no computador uma versao do codigo reduzida apenas com o que precisará estudar. a partir daí pode preparar seu questionário.
                                                    e, sem dúvida, o fato de voce mesmo fazer este questionário é um estudo e tanto, muito diferente de ler o que alguém fez.
                                                    ah, eu costumo ler a letra da lei em voz alta (quando estou sozinha em casa). rs

Comentário

• gloria
                                                      • 13/02/07
                                                      • 5

Originally posted by ragnerbm
                                                      Originally posted by Angelo_farias
                                                      Caro Angelo a melhor maneira ao meu ver é você encontrar no máximo 5 pessoas do próprio site ou amigos seus, que tenham o mesmo objetivo e combinar o seguinte: " Cada semana vocês pré-determinam sobre o que assunto será a matéria, por exemplo lei 8112/90. Depois disso cada um inventa 10 exercícios sobre a aludida matéria. Cada um passa essas questões por e-mail para todos os integrantes do grupo. Dessa forma, vocês teriam um total de 50 questões por semana. Digo por semana, pois dessa forma teria-se mais tempo para resolve-los, em caso de pessoas que trabalham durante a semana. Caso você aceite esta idéia pode contar comigo. Meu e-mail é ragnerbm@yahoo.com.br. Tenho acesso a internet na maioria das vezes somente durante o final de semana. Caso aceite poderiamos ver o assunto durante uma semana, e na outra mandar as questões. Fico aguardando a sua resposta.
                                                      Achei ótima sua idéia e estou à disposição: olharnovo@yahoo.com.br

Comentário

• O come livros
                                                        • 06/03/08
                                                        • 123

Re: Como estudar leis ?

Um outro modo interessante é fazer como Bruno Rocha, aprovado nos concursos de Técnico de tributos estaduais (TTE) e Agente Fiscal de Tributos Estaduais (AFTE). Ele foi entrevistado pelo prof. Vicente, que tentou pegar umas dicas da preparação do recém aprovado. Nessa entrevista ele relata como estudava com um amigo. Esse método vale para, e muito bem, para o estudo das leis, com um grupo presencial ou virtual. Vale a pena conferir.

A entrevista está no site "ponto dos concursos". Mas para facilitar o acesso, segue aí o link da página:
                                                        [http://www.pontodosconcursos.com.br/...=2202&idpag=1]

Comentário

• Heinze
                                                          • 24/01/12
                                                          • 12

1) Imprimo com a seguinte formatação: margens: 1cm; fonte: Times New Roman; tamanho: 8; colunas: 2; espaçamento entre linhas: simples; (assim fica compacto)

2) Se a lei for grande (8112, 8666, CF, CPC...) divido e estudo uma parte durante dois dias pelo menos;

3) Leio cada artigo, parágrafo, inciso e alínea duas vezes no mínimo;

Com o tempo o estudo fica rápido e o nível de entendimento e retenção sobe.

Comentário

• brunoeagro
                                                            • 27/03/11
                                                            • 513

Métodos Mnemônicos e Mapas Mentais, melhor coisa que tem!

Comentário

Working...
                                                            X