Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como estudar pra o concurso do ministério da fazenda

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Esforçado2011
    • 20/01/11
    • 69

Como estudar pra o concurso do ministério da fazenda

Pessoal gostaria que alguém me ajudasse dando dicas de estudo para o concurso do ministério da fazenda pro cargo de assistente técnico administrativo nível médio eu tenho 7 matérias pra estudar português, raciocínio lógico, informática, direito constitucional e administrativo direito tributário e previdenciário eu vi no site do youtube um cara dizendo que a extratégia é estudar primeiro as matérias de português direito previdenciário e tributário deixando as outras pra estudar depois e ele disse que essas três matérias português direito previdenciário e tributário é 60% da prova e os 40% são as outras matérias como faço pra estudar as matéria de direito? é só ler a teoria fazer os exercícios simulados e por último questões de provas?
  • backiri
    • 01/06/09
    • 17

Re: Como estudar pra o concurso do ministério da fazenda

Originally posted by Esforçado2011 View Post
    Pessoal gostaria que alguém me ajudasse dando dicas de estudo para o concurso do ministério da fazenda pro cargo de assistente técnico administrativo nível médio eu tenho 7 matérias pra estudar português, raciocínio lógico, informática, direito constitucional e administrativo direito tributário e previdenciário eu vi no site do youtube um cara dizendo que a extratégia é estudar primeiro as matérias de português direito previdenciário e tributário deixando as outras pra estudar depois e ele disse que essas três matérias português direito previdenciário e tributário é 60% da prova e os 40% são as outras matérias como faço pra estudar as matéria de direito? é só ler a teoria fazer os exercícios simulados e por último questões de provas?
    Se você não tiver muita familiaridade com Direito, leia a teoria e talvez faça um curso com bons professores (consulte o pessoal do fórum pra saber quais os melhores na sua cidade). Mas eu não perderia todo meu tempo com isso. É só pra você ganhar familiaridade com a matéria.

O fundamental é que você faça muitas questões de cursos anteriores. Esse concurso que você quer quem organiza é a ESAF. Então faça muitas questões dessa banca. Mas não se esqueça de Dir. Adminstrativo e Constitucional. No concurso anterior, Previdenciário e Tributário foram fáceis. O que pôs o pessoal pra dentro foi ADM e CONST...

EDIT: Não se esqueça de estudar a legislação, principalmente: (CTN, CF - direitos fundamentais e previdência - , L. 8.112 e L. 9.784)
    Last edited by backiri; Mon, 31/01/11, 04:38 PM.

Comentário

• Aleph 0
      • 13/04/10
      • 1320

De acordo com o Ricardo Alexandre, para Tributário é recomendável a leitura seca da lei (CF e CTN):
      http://jcconcursos.uol.com.br/Concur...ibutario-17368

Ele não recomenda ler nem sequer o livro dele para esse concurso.

Comentário

• Esforçado2011
        • 20/01/11
        • 69

Mas, no edital diz que o peso maior da prova foi português direito previdenciário e tributário e como podia ser direito const e adm quem fizesse mais pontos já tava dentro?

Comentário

• daniloall
          • 20/08/09
          • 92

Originally posted by Aleph 0 View Post
          De acordo com o Ricardo Alexandre, para Tributário é recomendável a leitura seca da lei (CF e CTN):
          http://jcconcursos.uol.com.br/Concur...ibutario-17368

Ele não recomenda ler nem sequer o livro dele para esse concurso.

O livro resumo do João Marcelo Rocha é um bom custo benefício... tem 250 páginas... li em três dias... é na medida para esse concurso.

A leitura do CTN de prima pode ser complicado para quem veio de outra área.

Comentário

• Aleph 0
            • 13/04/10
            • 1320

Eu concordo que é bom ler um livro para ter uma noção geral, mas em concursos de nível médio é necessário praticamente decorar a lei porque as questões tendem a ser mais literais. Em relação a Direito Administrativo e Constitucional, concurseiro que é concurseiro tem que ter essas duas matérias no sangue, afinal a grande maioria dos concursos pedem essas matérias, o que significa que muita gente está bem preparada nessas matérias. Ir mal nelas é o mesmo que pedir para não passar.

Comentário

• Esforçado2011
              • 20/01/11
              • 69

Caramba! então numa prova de 80questões da banca esaf do ministério da fazenda o peso da prova foi português e direito tributário e previdenciário mesmo assim quem conseguiu fazer muito ponto em direito const e adm conseguiu entrar foi?

Comentário

• samantamaior
                • 22/09/10
                • 14

O que vocês acham do livro do ricardo alexandre sobre direito tributário?

Comentário

• andredalberto
                  • 08/08/10
                  • 163

Originally posted by samantamaior View Post
                  O que vocês acham do livro do ricardo alexandre sobre direito tributário?
                  eu estou estudando por ele.
                  comecei a ler a pouco tempo, porem fiz curso no lfg area fiscal com ele dando aula.
                  acho o livro excelente !!!

Comentário

• andredalberto
                    • 08/08/10
                    • 163

ah outra coisa, n sei em qual edicao do livro esta. a minha é a 4ª.
                    no final do curso um aluno perguntou a ele se compensaria comprar a 4 ed ou esperar pela 5ª.
                    ele ate brincou q a editora ia bater nele, mas ele disse que seria melhor esperar pela 5, apesar que ele sempre libera as atualizacoes pela internet.

Comentário

• jonasgba
                      • 08/12/10
                      • 248

Tive conhecimento há alguns dias do novo concurso de ATA-MF(Assistente Técnico Administrativo do Min. da Faz.) que está tramitando no planejamento, e pretendo começar minha preparação em busca deste cargo!

Queria pedir a vocês colegas mais experientes, dicas e sugestões para esse concurso, desde já agradeço.

Valeu!

Comentário

• Coulomb
                        • 08/04/09
                        • 40

Originally posted by jonasgba View Post
                        Tive conhecimento há alguns dias do novo concurso de ATA-MF(Assistente Técnico Administrativo do Min. da Faz.) que está tramitando no planejamento, e pretendo começar minha preparação em busca deste cargo!

Queria pedir a vocês colegas mais experientes, dicas e sugestões para esse concurso, desde já agradeço.

Valeu!
                        Caro concurseiro!
                        Estudei para este concurso e fui aprovado.
                        Você deve dominar as matérias do último edital, porém caso o seu tempo seja pouco no mínimo os direitos devem estar na ponta da caneta.
                        Além disso aproveitará direito previdenciário no INSS, caso queira fazer e não estude pela metade uma matéria, o importante é dominá-la, pois aí estará não apenas preparado para esse concurso, mas também para outros.

Comentário

• jonasgba
                          • 08/12/10
                          • 248

Obg pelas dicas Coloumb. Aí em baixo vai algumas perguntas que gostaria que respondesse pra mim, se puder valeu! desde já agradeço.

Em que ano você foi aprovado? E qual bibliografia você usou? Poderia me passar por gentileza?

É uma boa trabalhar neste cargo? Qual a jornada diária e em quanto está a remuneração hoje? houve algum reajuste?

Comentário

• Coulomb
                            • 08/04/09
                            • 40

Obg pelas dicas Coloumb. Aí em baixo vai algumas perguntas que gostaria que respondesse pra mim, se puder valeu! desde já agradeço.

Em que ano você foi aprovado? E qual bibliografia você usou? Poderia me passar por gentileza?

É uma boa trabalhar neste cargo? Qual a jornada diária e em quanto está a remuneração hoje? houve algum reajuste?
                            Só teve um concurso que foi em 2009.
                            No estado que escolhi prestar eram 25 vagas e fiquei em 13º.
                            Bibliografias:
                            Dir. Tributário Esquematizado (Ricardo Alexandre)
                            Dir. Previdencário (IVAN KERTZMAN)
                            Dir. Constitucional e Administrativo Descomplicado da dupla Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
                            Informática João Antônio
                            Português Gramática do Ernani Terra
                            A renumeração não é tão alta, porém têm alguns benefícios
                            Reembolso no Plano de Saúde
                            Tranquilidade no trabalho
                            Às vezes há viagens e aí recebemos um pouco a mais.
                            Valor líquido é de aproximadamente R$ 2.700,00
                            Poderia ganhar bem mais na minha profissão, contudo como quero tranquilidade para continuar estudando para a área fiscal vejo este cargo como bom lugar para trabalhar e crescer.
                            Espero ter dirimido suas dúvidas.

Comentário

• jonasgba
                              • 08/12/10
                              • 248

valeu Coulomb! Grato. Uma curiosidade você tem curso superior?

É mesmo você tem razão, quanto ao cargo proporcionar tranquilidade para poder seguir estudando, eu também penso assim.

E Qual é a jornada de trabalho diária? 6h ou 8h?
                              Last edited by jonasgba; Thu, 24/02/11, 10:33 AM.

Comentário

• Coulomb
                                • 08/04/09
                                • 40

valeu Coulomb! Grato. Uma curiosidade você tem curso superior?

É mesmo você tem razão, quanto ao cargo proporcionar tranquilidade para poder seguir estudando, eu também penso assim.

E Qual é a jornada de trabalho diária? 6h ou 8h?
                                Sim!
                                Sou formado em Física, por isso não passei bibliografia de matemática utilizada no concurso.
                                Depende de onde trabalha CAC 6h e interno 8h, mas quem trabalha no interno consegue estudar de 1 a 2 horas, lógico dependo do dia.
                                Last edited by Coulomb; Thu, 24/02/11, 10:46 AM.

Comentário

• jonasgba
                                  • 08/12/10
                                  • 248

Entendi. Ah aí está mesmo o motivo de não ter passado a bibliog. de matemática....rs.
                                  Last edited by jonasgba; Thu, 24/02/11, 11:15 AM.

Comentário

• Coulomb
                                    • 08/04/09
                                    • 40

Entendi. Ah aí está mesmo o motivo de não ter passado a bibliog. de matemática....rs.
                                    Cara aí está uma das minhas maiores dificuldades, não me dou bem com exatas (mais especificamente com números), eu admiro bastante quem domina assim como você. VocÊ como conhecedor profundo das matérias (matemática e física no caso) poderia me sugerir algo, dicas de estudo, alguma coisa!..rs para melhorar meu desempenho nessas matérias?
                                    Às vezes sou mal-interpretado nas minhas colocações sobre matemática mais vai lá.
                                    Todo concurseiro que possui dificuldade nesta displina deveria ir ao "SEBO" e comprar o livros de 5ª a 8ª série do ensino fundamental destinados ao professor que é proibido a venda, porém esses "SEBOS" os vendem e aí o concurseiro teria as respostas e desenvolvidas nestes livros.
                                    E estudar diarimente, pois é melhor estudar 1h por dia do que em dia estudar 8h em um único dia, para ir aos poucos absorvendo a matéria igual se faz com língua estrangeira.
                                    Matemática para estudar 8h em um dia tem de ser para quem tem base, se não você enjoa e não evolui.
                                    Depois de ter uma base você pode ir aumentando as horas de estudo.
                                    Last edited by Coulomb; Thu, 24/02/11, 11:32 AM.

Comentário

• Guest's Avatar
                                      Guest

Olá colegas,

Fui aprovada no último concurso ATA e posso lhes passar algumas dicas. Eu estudei Português, informática, RL tudo pelos materiais do Ponto e foram bem instrutivos. Quanto às matérias jurídicas, eu estudei por sinopses e fiz muitos exercícios. Acho que esse concurso não requer aprofundamento, mas sim treino e familiaridade com os assuntos.

Boa sorte!

Comentário

• Coulomb
                                        • 08/04/09
                                        • 40

Originally posted by Carolina View Post
                                        Olá colegas,

Fui aprovada no último concurso ATA e posso lhes passar algumas dicas. Eu estudei Português, informática, RL tudo pelos materiais do Ponto e foram bem instrutivos. Quanto às matérias jurídicas, eu estudei por sinopses e fiz muitos exercícios. Acho que esse concurso não requer aprofundamento, mas sim treino e familiaridade com os assuntos.

Boa sorte!
                                        Concordo um pouco contigo, porém quem estuda por livros fica com maior embasamento e encara uma prova com maior segurança, as aulas do ponto realmente são boas, contudo algumas delas são sucintas.
                                        Além disso os exercícios que têm nestes livros são suficientes para encarar as provas da ESAF e de outros concursos.
                                        Graças a eles que passei no ATA/MF e no concurso de Fiscal/ICMS.

Comentário

• jonasgba
                                          • 08/12/10
                                          • 248

Ok! obrigado Coloumb e Carolina pelas dicas foram de grande valia.
                                          Agora vou terminar de comprar o material que me falta das disciplinas e dar início aos estudos
                                          Vou me esforçar e lutar em busca deste cargo! Eu quero ser ATA/MF!!!

Comentário

• concurseirarj
                                            • 07/02/08
                                            • 140

Vcs acreditam na realização deste concurso ainda este ano?

Comentário

• jonasgba
                                              • 08/12/10
                                              • 248

concurseirarj eu acredito que não, tendo em vista o corte no orçamento e a prioridade em outros concursos, esse não deve ter tanta pressa.
                                              O que é ótimo pra quem vai iniciar a preparação como eu, pois terá tempo para estudar muito bem todas as matérias.
                                              Last edited by jonasgba; Thu, 24/02/11, 01:50 PM.

Comentário

• Peanuts
                                                • 07/08/10
                                                • 261

Originally posted by concurseirarj View Post
                                                Vcs acreditam na realização deste concurso ainda este ano?
                                                Improvável...

Mas será o primeiro concurso federal da "área fiscal" (atividade meio) a sair, com certeza!

Para quem tem o foco nessa área, talvez agora seja O MOMENTO! Pode ser essa fase de suspensão de concursos que vai justamente decidir quem entra e quem roda.

Mas é um caminho muuuuito difícil. Cada um tem as suas prioridades e urgências.

É um jogo de apostas. Você aposta no ATA 2012, desde já?

Comentário

• andredalberto
                                                  • 08/08/10
                                                  • 163

Originally posted by Coulomb View Post
                                                  Concordo um pouco contigo, porém quem estuda por livros fica com maior embasamento e encara uma prova com maior segurança, as aulas do ponto realmente são boas, contudo algumas delas são sucintas.
                                                  Além disso os exercícios que têm nestes livros são suficientes para encarar as provas da ESAF e de outros concursos.
                                                  Graças a eles que passei no ATA/MF e no concurso de Fiscal/ICMS.

exercicios de quais livros vc diz? do material do ponto?

Comentário

• jonasgba
                                                    • 08/12/10
                                                    • 248

Pessoal vai uma dica: Estava pesquisando algumas obras de questões comentadas da ESAF, e encontrei a obra do Décio Sena (Português ESAF - provas 2007 a 2010 - Ed. ímpetus 1ª ed. 2011), dei uma olhada no sumário e ví que o autor comenta minuciosamente a prova ATA/MF 2009!!! Excelente pra quem vai fazer o próximo concurso e tendo em vista a particularidade da banca nesta matéria, já é certo que nos próximos dias irei adquirir o meu!

Comentário

• superbacana
                                                      • 07/05/09
                                                      • 958

Bom..apesar de não ser ATA..fiz o concurso de 2009..que foi a prova mais fácil que eu vi da ESAF...rrss...eu achei que eles iam fazer uma prova igual a do MPU 2004 de técnico administrativo...mais foi bem mais tranquila..a única matéria que eles pegaram um pouco pesada foi direito constitucional(bastante cuidado ai)..quanto aos materiais..o livro do Ricardo Alexandre..é muito bom mas muito pesado para esse certame..a não ser que vc esteja focando passar para fiscal...o livro do João Marcelo Rocha..esta de bom tamanho!!..mas o principal..é ler muita lei seca e fazer muitos exercícios..nessa prova a ESAF estava mais para FCC do que para ESAF..rrss..sugiro treinar também com exercícios da FCC...é isso bons estudos ai..

Comentário

• jonasgba
                                                        • 08/12/10
                                                        • 248

Ramones, bem que eu queria cara! O porque de eu estar online quase sempre é que trabalho como designer em uma gráfica e este é um dos poucos momentos que tenho uma brechinha para postar aqui no forum, e minha intenção é sair nos próximos meses justamente pra encontrar tempo! vlw
                                                        Last edited by jonasgba; Fri, 25/02/11, 09:25 AM.

Comentário

• Coulomb
                                                          • 08/04/09
                                                          • 40

Originally posted by superbacana View Post
                                                          Bom..apesar de não ser ATA..fiz o concurso de 2009..que foi a prova mais fácil que eu vi da ESAF...rrss...eu achei que eles iam fazer uma prova igual a do MPU 2004 de técnico administrativo...mais foi bem mais tranquila..a única matéria que eles pegaram um pouco pesada foi direito constitucional(bastante cuidado ai)..quanto aos materiais..o livro do Ricardo Alexandre..é muito bom mas muito pesado para esse certame..a não ser que vc esteja focando passar para fiscal...o livro do João Marcelo Rocha..esta de bom tamanho!!..mas o principal..é ler muita lei seca e fazer muitos exercícios..nessa prova a ESAF estava mais para FCC do que para ESAF..rrss..sugiro treinar também com exercícios da FCC...é isso bons estudos ai..
                                                          Realmente a prova foi uma sacanagem (nem parecia a ESAF) e para passar você praticamente não podia errar nenhuma, além disso teve uma questão de Português anulada que estava certa, porém não quer dizer será da mesma forma.
                                                          Talvez no próximo concurso não será mais cobrado o OFFICE, pois a partir de terça-feira na Delegacia em que trabalho só usaremos BROFFICE.

Comentário

• phil_adm
                                                            • 01/09/10
                                                            • 57

Pessoal, no final do ano passado o prof. Gabriel Pereira do Ponto dos concursos lançou um e-book com dicas de aumento de produtividade nos estudos, entrei no site do ponto mas parece que nao está mais disponivel, alguem dos colegas sabem onde posso encontrar esse e-book??

abraços

Comentário

Working...
                                                            X