Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Como estudar Contabilidade? INICIANTE

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • rntsuper
    • 05/06/10
    • 39

Como estudar Contabilidade? INICIANTE

Olá amigos,

Estou completamente perdido na matéria e precisando muito da ajuda de vcs. Como estudar Contabilidade? quais caminhos devo seguir? o que ler primeiro? o que memorizar? o que aprender?

Estou me preparando para Agente da PF e esse é o conteúdo:
    Fatos contábeis: conceito e classificação.
    Sistema de escrituração contábil:
    método das partidas dobradas;
    registro das transações e suas correções;
    livros principais e auxiliares.
    Estrutura patrimonial:
    ativo, passivo e patrimônio líquido;
    critério de avaliação dos componentes patrimoniais.
    Gestão:
    fluxo dos recursos,
    origem e aplicação: receitas, despesas, apuração e distribuição dos resultados;
    exercício social e regime contábil; exercício financeiro e lucro real.
    Registro contábil das operações típicas de uma sociedade comercial.
    Operações com mercadorias.
    Inventário: periódico e permanente.
    Operações financeiras.
    Demonstrações financeiras de acordo com a Lei nº 6.404/1976 e alterações;
    Balanço Patrimonial;
    Demonstração do Resultado do Exercício;
    Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados;
    Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos;
    Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
    Provisões, participações, reservas e dividendos de acordo com a Lei nº 6.404/1976 e alterações.
    Princípios e convenções contábeis.

Queria uma opinião sincera e prática, odeio números, possuo grande dificuldade, mas estou disposto a aprender. Comprei o livro do Ricardo J. Ferreira - Contabilidade Básica. Queria a seguinte opinião, desse conteúdo acima o que realmente vale a pena eu tentar aprender e o que devo deixar de lado, pois o CUSTO-BENEFÍCIO não vale a pena, sendo melhor focar outras matérias que possuo habilidade?

DESCULPEM O TAMANHO DA MENSSAGEM E O DESESPERO.
  • Aletraks
    • 19/08/09
    • 132

Re: Como estudar Contabilidade? INICIANTE

Parceiro, contabilidade é uma matéria muito complexa e de difícil assimilação.
    Tive muita dificulade em aprender.
    Por experiência própria, aconselho vc a fazer um curso presencial e ir acompanhando o livro, ou seja, vc aprende no médio a longo prazo (6 meses a 1 ano).
    Não aconselho o Ricardo F., é muito mais fama do que o conteúdo, o que vc vai aproveitar desse livro são as questões resolvidas. Um ótimo livro é o do professor Moraes Jr. e esta atualizado com as ultimas alterações, vc pode ver os cometários sobre ele aqui no forúm.

Postado Originalmente por rntsuper Ver Post
    Olá amigos,

Estou completamente perdido na matéria e precisando muito da ajuda de vcs. Como estudar Contabilidade? quais caminhos devo seguir? o que ler primeiro? o que memorizar? o que aprender?

Estou me preparando para Agente da PF e esse é o conteúdo:
    Fatos contábeis: conceito e classificação.
    método das partidas dobradas;
    Estrutura patrimonial:
    ativo, passivo e patrimônio líquido;
    Gestão:
    fluxo dos recursos,
    origem e aplicação: receitas, despesas, apuração e distribuição dos resultados;
    Inventário: periódico e permanente.
    Operações financeiras.
    Demonstrações financeiras de acordo com a Lei nº 6.404/1976 e alterações;
    Balanço Patrimonial;
    Demonstração do Resultado do Exercício;
    Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados;
    Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos;
    Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
    Provisões, participações, reservas e dividendos de acordo com a Lei nº 6.404/1976 e alterações.

Queria uma opinião sincera e prática, odeio números, possuo grande dificuldade, mas estou disposto a aprender. Comprei o livro do Ricardo J. Ferreira - Contabilidade Básica. Queria a seguinte opinião, desse conteúdo acima o que realmente vale a pena eu tentar aprender e o que devo deixar de lado, pois o CUSTO-BENEFÍCIO não vale a pena, sendo melhor focar outras matérias que possuo habilidade?

DESCULPEM O TAMANHO DA MENSSAGEM E O DESESPERO.

Comentário

• __PQD__
      • 01/03/10
      • 1

Bom dia,

Alguém tem informações da qualidade da aula dos seguintes professores:
      Marcos Neves para o cathedra ( soube de didática ruim e pouco domínio)
      Mirian Amorim para o Gran Curso

Agradeço quem puder me ajudar.

PQD

Comentário

• roderick32
        • 16/08/10
        • 27

Então, é o meu caso também.

Passei na pró-concurso nesta sexta-feira para saber se as apostilas que eu havia comprado no início do ano estavam atualizadas, o professor me disse que sim e, quando começo a estudar o plano de contas, percebo que joguei dinheiro fora.

Bom, já me recomendaram um professor chamado Felipe Mascara. Alguém sabe se ele tem livro e, se tiver, se está atualizado?

Valeu.

Rod.

Comentário

• Sfranca
          • 29/05/10
          • 77

Saudações a todos!

Sou Bacharel em Ciências Contábeis, e estou me preparando para concursos fiscais e perito da PF. Recomendo a ti, amigo, o livro Contabilidade Geral do Profº. Ed Luiz Ferrari. Melhor obra do gênero no mercado atualmente.

O livro do Profº. RF é muito básico, então se você tem tempo, e necessidade de se aprofundar mais na matéria (em caso de já ter algum domínio) o livro dele fica inviável.

O Moraes Jr. é excelente, mas muito prático e resumido, ideal para quem esta "correndo". Recomendo mesmo o do Ed Luiz Ferrari.

Sucesso, bons estudos, fiquem em paz!

Comentário

• Aleph 0
            • 13/04/10
            • 655

Antes de tudo, tenha em mente que, como diria William Douglas "Concurso não é para passar, mas sim, até passar". Significa dizer que é muito mais fácil alguem que já esteja estudando bem antes de edital sair, passar, do que quem começa depois que saiu o edital. É como Matrix: na primeira vez em que o Neo pulou do prédio ele caiu, não? Dificilmente alguém passa em seus primeiros concursos. Não tenha pressa.

Em segundo lugar, aprender Contabilidade é sempre a longo prazo, da área fiscal creio que seja a matéria mais difícil de entender. Eu acho que Contabilidade é até mais difícil que raciocínio lógico e as matemáticas: De forma geral os exercícios de contabilidade têm muitos números, e o examinador, aquele ser que tem o coração peludo, coloca muitos deles para atrapalhar. Além disso, a matéria não é só de exercícios, mas também de entender conceitos. Por exemplo, quem já estudou sabe que "aluguéis" é conta de Despesa, "aluguéis ativos" é conta de Receita, "alugueis ativos a vencer" é conta de Passivo, "aluguéis a vencer" é conta de Ativo. Sem contar as brincadeiras com notas promissórias e duplicatas. Uma vacilada e o exercício já era.

Para começar a entender Contabilidade, eu recomendaria o "Contabilidade Geral Fácil" do Osni Moura Ribeiro. Seria mais ou menos como iniciar em Direito Tributário pelo livro do Cláudio Borba: Não é o suficiente para ficar afiado, mas o suficiente para ter uma boa noção da matéria (os conceitos basicos, como funciona o Débito/Crédito, etc). Depois passaria para algum outro. (Apenas um comentário: estudar matemática/raciocínio lógico ajuda um pouco porque ajuda a encontrar alguns atalhos em exercícios)

Por último, se eu recomendaria estudar ou não essa matéria é algo que envolve vários fatores:
            1) A banca: Se for a Esaf, não tem jeito, vai ter que estudar, a não ser que contabilidade não tenha mínimo. Se for Cespe estude muito as outras matérias (sempre pensando no quanto valem as questões e a quantidade de questões de cada matéria) e faça apenas o que souber: se não souber, não chute (se não souber nada de Contabilidade, deixe as questões dessa matéria em branco), ou "pode ficar devendo para o próximo concurso" (haha). Se for FCC, use a mesma tática da Cespe, mas com a vantagem de poder chutar.
            2) Quanto tempo você tem até o concurso. Por enquanto, me parece que não há edital ainda, nem sequer autorização (me corrijam se estiver errado). No caso, eu estudaria numa boa, mas se sair a autorização, já ficaria alerta para pular fora caso saia o edital numa data próxima (isso depende do quanto se preparou).
            3) Quanto tempo você tem de estudo por dia. Quanto mais HBC (hora bunda cadeira) disponíveis, mais tempo você teria para se dedicar a estudar Contabilidade. Caso você esteja trabalhando, fica mais difícil.
            Última edição por Aleph 0; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/172643-aleph-0 às Thu, 02/09/10, 07:10 PM.

Comentário

• CARMEN.MARANHÃO
              • 18/08/10
              • 53

rntsuper
              também sou ainda iniciante. Estou começando por apostilas.
              Comprei uma enorme da Westcon-Brasilia que tem um monte de matérias inclusive Contabilidade.
              Num segundo momento pretendo comprar livros.

Comentário

• Ludovic
                • 09/09/10
                • 11

Comecei a estudar contabilidade "do nada", escolhi a área fiscal como minha meta em concursos. Comecei direto pelo Ed luiz.Relamente contabilidade não é uma disciplina que se aprende em duas semanas, a evolução é lenta, tem que ficar voltando e pescando na hora de responder, mas depois do susto inicial as coisas fluem...O Ed Luiz é muito bom e recomendo, com 4 meses de estudo como eu já dá pra "desenrolar" bastante coisa.

Comentário

• AMD
                  • 22/08/07
                  • 58

Muito boas também, as vídeo aulas de Claudio Cardoso

Comentário

• LeoSilva
                    • 02/09/10
                    • 38

Amigos concurseiros,
                    Contabilidade foi uma das matérias que me tiraram do concurso de Auditor da Receita.
                    Aproveito as dicas e digo que somente apostilas não resolvem (foi o meu caso - e olha que não sou burro não).
                    Se for para a ESAF podem comprar os melhores livros e botar prá quebrar porque senão vão ficar se lamentando como eu.
                    Comprei o livro do Ricardo Ferreira e ainda estou na metade, mas parece bom.

Comentário

• AZIMUTE
                      • 19/05/10
                      • 153

Eu não sei se ele ainda está com aulas no Ponto, mas o professor Luis Eduardo produziu o material que considero ser o mais didático para iniciantes em Contabilidade, e mesmo para os graduados na Ciência. É um investimento que, certamente, vale a pena. O livro dele é que parece que não foi lançado recentemente, mas se sair eu compro. Eu dei R$ 200 nos dois do J Ferreira, mas me arrependi profundamente, exatamente por o livro ser muito raso.

Comentário

• Teodoro Coelho
                        • 23/09/09
                        • 5

Postado Originalmente por roderick32 Ver Post
                        Então, é o meu caso também.

Passei na pró-concurso nesta sexta-feira para saber se as apostilas que eu havia comprado no início do ano estavam atualizadas, o professor me disse que sim e, quando começo a estudar o plano de contas, percebo que joguei dinheiro fora.

Bom, já me recomendaram um professor chamado Felipe Mascara. Alguém sabe se ele tem livro e, se tiver, se está atualizado?

Valeu.

Rod.
                        Caro colega concurseiro, estou fazendo curso presencial com o Felipe Mascara, aula muito boa. O professor Felipe tem um jargão muito interessante: "Em Contabilidade o óbvio tem que ser dito durante a aula" muito professor de renome ministra curso de contabilidade geral para quem vê a matéria pela primeira vez sem a menor didática. Com o professor Felipe o caminho é diferente, vale a pena investir nesse curso.

Segue site:http://www.qualidadeconcursos.com.br
                        http://www.professorfelipemascara.com.br/

lembre-se: a dor é passageira, o resultado é para sempre! adeporeps!

abraço
                        T.C.

Comentário

• Colosso
                          • 11/05/10
                          • 31

As aulas do prof. Moares Jr. são muito boas. Os livros do R Ferreira também.

Contabilidade é a matéria mais from hell da área fiscal.

e digo mais, quem diz que a entende, é porque na verdade não entende p*** nenhuma!

no máximo, a pessoa pode usá-la aqui e ali, mas entender mesmo...

Comentário

• oarlen1
                            • 19/11/08
                            • 87

Postado Originalmente por rntsuper Ver Post
                            olá amigos,

estou completamente perdido na matéria e precisando muito da ajuda de vcs. Como estudar contabilidade? Quais caminhos devo seguir? O que ler primeiro? O que memorizar? O que aprender?

Estou me preparando para agente da pf e esse é o conteúdo:
                            Fatos contábeis: Conceito e classificação.
                            Método das partidas dobradas;
                            Estrutura patrimonial:
                            Ativo, passivo e patrimônio líquido;
                            Gestão:
                            Fluxo dos recursos,
                            origem e aplicação: Receitas, despesas, apuração e distribuição dos resultados;
                            Inventário: Periódico e permanente.
                            Operações financeiras.
                            Demonstrações financeiras de acordo com a lei nº 6.404/1976 e alterações;
                            balanço patrimonial;
                            demonstração do resultado do exercício;
                            demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
                            demonstração das origens e aplicações de recursos;
                            demonstração das mutações do patrimônio líquido.
                            Provisões, participações, reservas e dividendos de acordo com a lei nº 6.404/1976 e alterações.

Queria uma opinião sincera e prática, odeio números, possuo grande dificuldade, mas estou disposto a aprender. Comprei o livro do ricardo j. Ferreira - contabilidade básica. Queria a seguinte opinião, desse conteúdo acima o que realmente vale a pena eu tentar aprender e o que devo deixar de lado, pois o custo-benefício não vale a pena, sendo melhor focar outras matérias que possuo habilidade?

Desculpem o tamanho da menssagem e o desespero.

se voce mora em brasilia, faca um curso no pro-cursos - asa sul quadra 512 - com o professor loberto. Voce vai aprender contabilidade geral.
                            Ha 2 cursos: Contabilidade i e contabilidade ii;

um abraco

Comentário

• Ercilinho
                              • 24/12/07
                              • 1459

Os melhores livros de contabilidade são do MORAES JÚNIOR e do ED LUIZ FERRARI.
                              O livro do RICARDO FERREIRA deixa a desejar. Como um colega disse: " é muito mais fama do que o conteúdo...".

Comentário

Aguarde...
                              X