Announcement

Collapse
No announcement yet.

Comecando os estudos sem o nivel superior

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • zampieri
    • 07/01/12
    • 254

Comecando os estudos sem o nivel superior

Gostaria da ajuda de vcs: quero comecar os estudos para carreira fiscal, mas nao tenho o nivel superior, vcs recomendam algum curso mais voltado para a area? Penso em fazer o tecnologo de gestao publica e ja comecar a estudar para. A area fiscal, os dois juntos, oq acham?
  • Dan Lima
    • 02/04/11
    • 92

Re: Comecando os estudos sem o nivel superior

Creio que os 2 cursos que podem lhe ajudar são os de Direito e Contabilidade.

Mas vou te sugerir uma outra opção, que é o que eu faria hoje:
    Escolheria um curso mais tranquilo (Turismo, Biblioteconomia etc) e, já de início, voltaria as forças para concursos públicos.

De início, você pode tentar concursos de nível médio.
    Após ser aprovado, pode se voltar para a área fiscal.

O tempo que você vai levar pra se formar (4 a 5 anos) é o suficiente pra conseguir o que te disse.

Boa Sorte.

Comentário

• Davor Suker
      • 28/01/13
      • 20

Procura no site do Estratégia a entrevista do Marcos Marino.... é o cara mais novo a passar para receita federal... 21 anos.... ele começou a Facu sabendo o que queria.....a história dele vai te ajudar....

Comentário

• zampieri
        • 07/01/12
        • 254

Obrigada galera, o de nivel medio eu ja estou, tj sp, agora e se preparar para carreira fiscal...

Comentário

• PaRaDoXo
          • 13/06/13
          • 59

Originally posted by zampieri View Post
          Obrigada galera, o de nivel medio eu ja estou, tj sp, agora e se preparar para carreira fiscal...
          Cara, se tu der uma olhada, a grade de vários cursos de contabilidade parecem até fotocópia de parte dos editais (dá uma olhada no da Unisul virtual por exemplo).
          Mas eu te aconselho a fazer isso mesmo: faça um curso de tecnólogo, de preferência à distância (economiza tempo de deslocamento, dentro da sala de aula - sem contar que o valor do deslocamento tu pode redirecionar para mensalidade). E este de gestão pública, se não me engano, era aquele mesmo de administração pública, não é? É uma boa opção, pois tu vai terminar em dois anos vai ter matérias que tu vai tirar de letra como constitucional, administrativo, etc.
          Cai fora de exatas, pois demanda muitos exercícios para assimilar; falo por experiência própria; tanto calculando quanto programando (e é um tempo que pode ser muito útil para sua preparação). Fuja daqueles que tenham estágio ou um estágio muito grande.
          Resumindo: faculdade não prepara para concurso (pode até ajudar um pouco), caso contrário os cursos preparatórios estariam falidos. faça um tecnólogo à distância de dois anos e entre mais rápido para área fiscal. Se tu for esperar 4 a 5 anos tu vai entrar numa disputa mais acirrada, vai ter que começar da estaca zero e ainda tem a questão de que a tecnologia altera radicalmente as relações de trabalho: hoje o computador com seus programinhas já tiraram empregos paca, daqui a cinco anos muita coisa vai ser inventada e implementada. A tendência é se fazer mais com menos: vide as novas exigências de tecnologia da informação nos editais.
          Depois que tu virar fiscal e tiver a vida definida, aí pode fazer até umas trezentas faculdades e nenhuma vai te atrapalhar.

Comentário

• Aquaman
            • 14/12/12
            • 154

Zampiere, eu faço tecnólogo em uma facul federal e só vou lá pra fazer provas. Escolhi Turismo pra ficar mais tranquilo. Dá pra levar numa boa os 2 juntos. E o bom que terei mais de 2100 horas na facul. Seria bom vc perguntar a quantidade de horas caso tenha prioridade pro ICMS-RJ. Eu fiz o ENEM em outubro e comecei a estudar na semana seguinte pro fisco mesmo sabendo que o resultado só viria em janeiro hehe. Ainda bem que passei .

Comentário

• LabelRJ
              • 27/01/13
              • 24

Estou na mesma, mas estou com dificuldade de achar um curso com mais de 2.100 horas, pois já sou servidor no RJ e o ICMS-RJ para mim seria o sonho!

Comentário

• Hyranor
                • 21/08/09
                • 148

Originally posted by zampieri View Post
                Gostaria da ajuda de vcs: quero comecar os estudos para carreira fiscal, mas nao tenho o nivel superior, vcs recomendam algum curso mais voltado para a area? Penso em fazer o tecnologo de gestao publica e ja comecar a estudar para. A area fiscal, os dois juntos, oq acham?
                Eu faria alguma coisa que gostasse OU faria algo que tenha futuro, do tipo Direito ou Contabilidade.

Essa história de fazer curso fuleco para ter tempo é piada. Há tempo suficiente para estudar.
                Além disso, há uma carreira a ser seguida. Você irá querer ser julgador, irá querer outro concurso na área jurídica ou sei lá...

Sem contar que a faculdade te ensina a estudar. Ninguém leva 4 anos para estudar o conteúdo da área fiscal... só se não souber estudar.

Muitos fiscos também incentivam que seus funcionários façam especialização, segunda graduação, mestrado etc... daí o cara vai entrar lá formado em turismo(???) Sei não...
                acho um exagero isso.

Seu diploma também vale dentro da carreira... vão te respeitar mais sendo um profissional com formação voltada para a área.

Graduação é tão importante... o pessoal fica fazendo piada da graduação... não consigo entender isso.

Comentário

• Aquaman
                  • 14/12/12
                  • 154

Originally posted by Hyranor View Post
                  Eu faria alguma coisa que gostasse OU faria algo que tenha futuro, do tipo Direito ou Contabilidade.

Essa história de fazer curso fuleco para ter tempo é piada. Há tempo suficiente para estudar.
                  Além disso, há uma carreira a ser seguida. Você irá querer ser julgador, irá querer outro concurso na área jurídica ou sei lá...

Sem contar que a faculdade te ensina a estudar. Ninguém leva 4 anos para estudar o conteúdo da área fiscal... só se não souber estudar.

Muitos fiscos também incentivam que seus funcionários façam especialização, segunda graduação, mestrado etc... daí o cara vai entrar lá formado em turismo(???) Sei não...
                  acho um exagero isso.

Seu diploma também vale dentro da carreira... vão te respeitar mais sendo um profissional com formação voltada para a área.

Graduação é tão importante... o pessoal fica fazendo piada da graduação... não consigo entender isso.
                  Eu acho q, seguindo o q vc disse, a graduação se completará em 5 anos! Perder 3 anos pra quem precisa trabalhar, como eu, n é uma boa hehe.
                  Como um montante o salário é compensador, e muito.
                  Dentro da administração pode ser importante por um lado uma outra graduação, mas o salário será o mesmo em grande parte dos casos, então, q faça, se quiser, outra graduação após a posse.
                  Last edited by Aquaman; Tue, 06/08/13, 03:33 AM.

Comentário

• Máskara
                    • 20/07/12
                    • 43

Vejam o depoimento abaixo.
                    http://www.pontodosconcursos.com.br/...2.asp?art=5431

E nada impede que depois que terminar sua faculdade de tecnólogo (e for aprovado em um concurso) você comece uma graduação de 4 a 5 anos do curso que você sonha.

Comentário

• Máskara
                      • 20/07/12
                      • 43

Originally posted by PaRaDoXo View Post
                      Cara, se tu der uma olhada, a grade de vários cursos de contabilidade parecem até fotocópia de parte dos editais (dá uma olhada no da Unisul virtual por exemplo).
                      Mas eu te aconselho a fazer isso mesmo: faça um curso de tecnólogo, de preferência à distância (economiza tempo de deslocamento, dentro da sala de aula - sem contar que o valor do deslocamento tu pode redirecionar para mensalidade). E este de gestão pública, se não me engano, era aquele mesmo de administração pública, não é? É uma boa opção, pois tu vai terminar em dois anos vai ter matérias que tu vai tirar de letra como constitucional, administrativo, etc.
                      Cai fora de exatas, pois demanda muitos exercícios para assimilar; falo por experiência própria; tanto calculando quanto programando (e é um tempo que pode ser muito útil para sua preparação). Fuja daqueles que tenham estágio ou um estágio muito grande.
                      Resumindo: faculdade não prepara para concurso (pode até ajudar um pouco), caso contrário os cursos preparatórios estariam falidos. faça um tecnólogo à distância de dois anos e entre mais rápido para área fiscal. Se tu for esperar 4 a 5 anos tu vai entrar numa disputa mais acirrada, vai ter que começar da estaca zero e ainda tem a questão de que a tecnologia altera radicalmente as relações de trabalho: hoje o computador com seus programinhas já tiraram empregos paca, daqui a cinco anos muita coisa vai ser inventada e implementada. A tendência é se fazer mais com menos: vide as novas exigências de tecnologia da informação nos editais.
                      Depois que tu virar fiscal e tiver a vida definida, aí pode fazer até umas trezentas faculdades e nenhuma vai te atrapalhar.
                      Concordo com você. Aqui no DF eu conheço algumas pessoas que fazem a distância justamente para ter muito tempo para estudar enquanto terminam a graduação. E aqui em Brasília a galera não brinca de estudar para concursos.

O ambiente virtual é algo que vem crescendo muito no Brasil.

Comentário

• PaRaDoXo
                        • 13/06/13
                        • 59

Originally posted by Máskara View Post
                        Concordo com você. Aqui no DF eu conheço algumas pessoas que fazem a distância justamente para ter muito tempo para estudar enquanto terminam a graduação. E aqui em Brasília a galera não brinca de estudar para concursos.

O ambiente virtual é algo que vem crescendo muito no Brasil.
                        É verdade, o pessoal tá caindo na real. Nem todo mundo tá disposto a ter dez vezes mais trabalho para ter o mesmo resultado. Anos sentado na cadeira, são anos que você deixa de passar com a família, amigos, de se divertir, de descansar, de implementar projetos de vida.
                        Mas a vida é feita de escolhas; se o sujeito vai se sentir infeliz por não estudar a história da filosofia do direito greco-romano todo dia do outro lado da cidade ou por que seus colegas vão agir de forma preconceituosa (apesar de não fazerem uma vaquinha para sustentá-lo com um salário de fiscal - rs), aí o indivíduo tem que seguir o coração.
                        Concurso público é muito esforço, mas também estratégia.

Comentário

• Aquaman
                          • 14/12/12
                          • 154

Eu tive q decidir minha vida muito cedo, com 15 anos já sabia muito sobre concursos, só n sabia qual o cargo certo pra mim, já q só conhecia os da área jurídica, coisa q nunca ficaria satisfeito. Lembro-me, até hoje, de ter lido o "manual" do Meirelles pela primeira vez, quando descobri o cargo de AF (q veio pra me salvar hehe). Hoje percebo q essa decisão precoce, por um lado, foi benéfica, pois comecei a estudar pro concurso antes de entrar na facul. O q eu quero dizer é q, a estratégia muda a vida de uma pessoa! E claro, dos futuros filhos, netos e toda minha família. Eu q n vou fazer uma facul de 5 ou 6 anos se meu sonho é ser AF hehe.

Comentário

• zampieri
                            • 07/01/12
                            • 254

Muito obtigado gente pelas opinioes, nos ajudam muitoo na hora de decidir... oq vejo e q tem gente na mesma situacao do q eu ou ainda q ja fizeram opcao pelo curso tecnologico para estudarem para os concursos. Resta um grande dilema: fazer o curso dos sonhos e priorizar a area pessoal ou fazer um curso q seja rapido, mas q vc se identifique pelo menos, estudar para a area fiscal e priorizar a parte financeira, q e muito importante tb...

Comentário

• Aquaman
                              • 14/12/12
                              • 154

E pq n fazer um curso dos sonhos, mas q seja tecnólogo?? Seria melhor vc falar o curso q quer fazer, e sua meta em relação ao tempo para passar no concurso...São tantas variáveis q fica um pouco difícil escrever sobre o assunto.
                              O mais legal no meu caso é q, eu encaro o concurso como uma faculdade, e a faculdade como um concurso hahaha. Meu sonho em ser AF é tão grande q pra minha cabeça parece q estou fazendo facul de AF kkkkk, pior q é assim mesmo.

Comentário

• PaRaDoXo
                                • 13/06/13
                                • 59

O meu objetivo é ser auditor fiscal primeiro e depois me preocupar com o resto. Não nasci em berço de ouro, então vai mudar minha vida; e por outro lado, nós fazemos planos para tudo, mas somos verdadeiros marionetes da vida: muita coisa poder acontecer no meio do caminho e o pior é que sempre acontece, acabando por nos atrasar. Seja uma doença, problema de família, filho inesperado (ou não), rotina de vida mudando radicalmente, etc... Em 4 ou 5 anos tudo pode acontecer e às vezes a gente nem conta que pode repetir uma matéria ou outra e prolongar o curso.

Um exemplo: a duas semanas fiquei sabendo que seria pai (algo bom - sempre quis ser), por conseguinte vou ter acompanhar a gravidez e o desenvolvimento da criança; e vou precisar de tempo para isso. Mas de sorte vou colar grau no próximo dia 24. Se eu fosse mais pelo sentimento ia me complicar pois seria trabalho + faculdade + filho + estudar para fiscal. E de mais sorte ainda, no meio tempo da faculdade (tecnólogo) ainda consegui ser nomeado para o judiciário federal. Se fosse estudar presencialmente para um curso de longa duração tudo se resumiria em uma única coisa: Game Over. Já fui aluno de universidade pública de renome e o troço subia a minha cabeça devido ao status. Realmente, todo mundo te respeita pelo poder que o rótulo te dá, porém status não enche barriga. Tive que sair, mas levou tempo para a ficha cair (e graças a Deus caiu). Hoje eu vejo que teria tido uma vida muito melhor se tivesse seguido por outros caminhos. Tenho colegas que se formaram e não ganham metade do que eu ganho e estão completamente despreparados para o mundo dos concursos. Mas vivem com o Status deles.

Ninguém tá nem aí para o fato de ônibus passar ou não por cima da sua cabeça, se você está bem alimentado ou com frio; logo, não me preocupo para o que vão achar do meu curso. Se uma pessoa é preconceituosa ou desrespeitosa ou classista/elitista em relação a esta ou aquela formação, este é um problema dela que ela carrega. Jamais deixo essas coisas turvarem minha visão do que é bom para mim. Mas como vivemos num país livre, cada um faz o que quer. E se todos forem pelo maior caminho, melhor ainda - menos concorrência (eh eh eh eh).

Comentário

• wnoliveira
                                  • 29/07/13
                                  • 67

Eu estou cursando tecnologo em recursos humanos na uniderp e estudando para auditor da rfb me formo ano que vem na metade do ano.

Comentário

• Melchizedek
                                    • 20/07/11
                                    • 163

Originally posted by wnoliveira View Post
                                    Eu estou cursando tecnologo em recursos humanos na uniderp e estudando para auditor da rfb me formo ano que vem na metade do ano.
                                    uniDERP eh sacanagem uehuhehueue

@topic
                                    entrei na primeira turma do tecnologo em gestao publica do IFB, faltam-me quatro semestres para a conclusao e meu foco eh area trabalhista (TRT's -> AFT)

bom que muita coisa do curso cai em concurso

Comentário

• Aquaman
                                      • 14/12/12
                                      • 154

Concordo com o Paradoxo. E pra ilustrar a conversa vou escrever um conto que me fez ir pro tecnólogo sem pena, garanto q vão gostar hehe. Lembrando q é só um conto, claro q todas as graduações são IMPORTANTES! E gostaria de fazer outras graduações futuramente! É só pra descontrair hehe:

Dois caras fiscais, conversando no restaurante na hora do almoço do trabalho:
                                      - Cara, come direito, você parece um otário. Vê se isso é jeito de se comportar num restaurante desses?
                                      - Ah, eu que sou otário? Tu é formado em quê, mesmo, oh babaca?
                                      - Sou engenheiro civil, otário, e você, que não tem um pingo de educação, deve ser analfabeto de pai e mãe, né?
                                      - Engraçado, tu é engenheiro e eu só tenho o tecnólogo. Mas ganho o mesmo salário que você. Quem é o otário aqui?
                                      Last edited by Aquaman; Wed, 07/08/13, 08:15 PM.

Comentário

• marigraniel
                                        • 20/01/13
                                        • 124

Gente, se eu fizer tecnólogo eu posso tentar QUALQUER concurso que exija apenas o diploma de nível superior? Também quero fazer concurso público (Senado ou CGU), e eu ia fazer adm, mas hoje a tarde, coincidentemente, estava pensando em fazer um tecnólogo para economizar tempo, e agora, rodando pelo fórum, encontro esse tópico.

Comentário

• Aquaman
                                          • 14/12/12
                                          • 154

Originally posted by marigraniel View Post
                                          Gente, se eu fizer tecnólogo eu posso tentar QUALQUER concurso que exija apenas o diploma de nível superior? Também quero fazer concurso público (Senado ou CGU), e eu ia fazer adm, mas hoje a tarde, coincidentemente, estava pensando em fazer um tecnólogo para economizar tempo, e agora, rodando pelo fórum, encontro esse tópico.
                                          CGU: "possuir diploma de curso superior concluído, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação".

Senado tb pode tecnólogo, apenas alguns cargos q vc terá q fazer o curso específico pro cargo, claro. E tem q ser reconhecido pelo MEC.

O ICMS-RJ sempre teve em um dos requisitos 2100 horas. O meu tecnólogo tem mais q isso, fique atento a isso tb. Mas nos concursos q vc quer fazer está tudo ok quanto a isso.

Engraçado q quando eu estava no ensino médio eu nunca tive dúvidas em relação à escolha de curso. A sala toda nervosa e eu tranquilo querendo só o o diploma de nível superior hehe.

Comentário

• PaRaDoXo
                                            • 13/06/13
                                            • 59

Originally posted by Aquaman View Post
                                            CGU: "possuir diploma de curso superior concluído, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação".

Senado tb pode tecnólogo, apenas alguns cargos q vc terá q fazer o curso específico pro cargo, claro. E tem q ser reconhecido pelo MEC.

O ICMS-RJ sempre teve em um dos requisitos 2100 horas. O meu tecnólogo tem mais q isso, fique atento a isso tb. Mas nos concursos q vc quer fazer está tudo ok quanto a isso.

Engraçado q quando eu estava no ensino médio eu nunca tive dúvidas em relação à escolha de curso. A sala toda nervosa e eu tranquilo querendo só o o diploma de nível superior hehe.
                                            Olha, pelo que tenho visto, muitos concursos que pediam qualquer graduação e criavam barreiras e depois, em concursos posteriores pararam de cobrar. O STF (e vários tribunais) entende que o edital não pode-se exigir requisitos não previstos em lei no edital. Já tá pacificado a questão de tecnólogo ser uma graduação de nível superior que pode ser aceita, tem parecer de órgão do mec etc e tal.

Se o edital diz que qualquer nível superior pode: tecnólogo tá dentro.
                                            Se disser que só aceita bacharel ou licenciado: ação na justiça.
                                            Se disser que só aceita com quatro anos: ação na justiça.
                                            Se disser que aceita todos menos tecnólogo: ação na justiça.

Em relação a esse fato de 2100 é um dos maiores "se colar colou" da história; para acabar com a concorrência. Eu fiz uma pesquisa básica na lei 69/90 e na legislação educacional e verifiquei que essa lei é anterior à criação do curso de tecnólogo, da própria LDB e suas regulamentações quanto ao nível superior - e não há nada nessa legislação que verse sobre qualidade de cursos diferentes em relação ao número de horas, tampouco delegação ao estado para dispor sobre avaliação da qualidade de cursos superiores em relação ao número de horas.

Não existe qualquer fundamento técnico neste requisito, e , ainda assim, o cargo sofreu alterações posteriores nas atribuições, permanecendo o mesmo número de horas de requisito. A maioria esmagadora dos fiscos (ou todos) não tem este requisito em seu edital, incluindo o da receita federal e os fiscos que mais arrecadam; sendo que o fisco fluminense não faz nada de tão excepcional em relação aos outros. E o requisito é o mesmo para oficial de fazenda: cargo que tem um nível de complexidade menor e exatamente a mesma exigência (nem uma hora a mais ou a menos).
                                            Já há dois instrumentos eficientes à disposição da administração para avaliação da eficiência: concurso público e estágio probatório; isso sem falar da avaliação periódica.
                                            E como já disse anteriormente se ADIns fossem enfeite, essa lei 69/90 seria uma árvore de natal.

Fuçando bem, você acha material farto e jurisprudência em relação ao assunto. Agora que estou estudando não dá tempo de falar sobre tudo, mas a regra é a mesma: estudar passar e depois, havendo embaraço, ação na justiça.

Comentário

• PaRaDoXo
                                              • 13/06/13
                                              • 59

1- Pode sim. Se o requisito for qualquer nível superior.

2- Nada impede que você faça adm. pública e depois aproveite as matérias para depois fazer administração e terminar em menos tempo. Há faculdades à distância (muitas - portanto pesquise bastante e depois a verifique no site do MEC) que oferecem curso de administração/gestão pública que possuem a grade integrada com administração, aí tu se forma em dois anos e depois de mais dois tem outro diploma de administração. Obs.: há dobradinhas de outros cursos também. Se não tiver preguiça tu vai achar infinitas possibilidades.

Boa Sorte!

Comentário

• Aquaman
                                                • 14/12/12
                                                • 154

Muito esclarecedor, Paradoxo. Outra coisa q me questionava era sobre a aprovação no concurso antes da colação. Pesquisei e pude ver que é possível terminar a faculdade antes, nestes casos. Isso sempre me preocupou.
                                                Em relação a essas 2100 horas, já q sou do Rio, gostaria de saber se houve algum caso positivo, caso alguém foi aprovado sem o nível superior com 2100 horas. Realmente foi a única coisa q me preocupou na escolha pelo tecnólogo.

Comentário

• PaRaDoXo
                                                  • 13/06/13
                                                  • 59

Originally posted by Aquaman View Post
                                                  Muito esclarecedor, Paradoxo. Outra coisa q me questionava era sobre a aprovação no concurso antes da colação. Pesquisei e pude ver que é possível terminar a faculdade antes, nestes casos. Isso sempre me preocupou.
                                                  Em relação a essas 2100 horas, já q sou do Rio, gostaria de saber se houve algum caso positivo, caso alguém foi aprovado sem o nível superior com 2100 horas. Realmente foi a única coisa q me preocupou na escolha pelo tecnólogo.
                                                  Olha, se eles chegam a colocar essa exigência no edital, é porque vão cobrar; não vi notícias a respeito. E vou te dizer uma coisa: não espere bondades de quem se esconde atrás da administração. O melhor a fazer é uma petição administrativa perguntando o porque da exigência e se seu curso seria aceito. E acompanhar o processo administrativo é claro. O ideal também seria fazer a prova e assim que passar entrar com um mandado de segurança preventivo (para não puxarem o seu tapete). Lembre-se que a exigência é 2100 horas ou curso de 4 anos. No TJ do mato grosso se não me engano houve uma decisão no sentido que essa exigência de 4 anos feria o princípio da isonomia. A exigência sem pé nem cabeça de 2100 horas segue no mesmo embalo.

Comentário

• PaRaDoXo
                                                    • 13/06/13
                                                    • 59

Eu também sou do Rio. E além desse vou prestar provas para o fisco municipal carioca e de outros municípios e estados. E não se preocupe, o curso de tecnólogo vai te proporcionar uma economia monstruosa de tempo.

Comentário

• marigraniel
                                                      • 20/01/13
                                                      • 124

O que são essas 2100 horas? O tecnólogo tem que ter essa quantidade de horas, no mínimo? Não entendi... Aqui em Curitiba o que tem maior numero de horas tem 1800. Agora fiquei preocupada!

Comentário

• PaRaDoXo
                                                        • 13/06/13
                                                        • 59

O que são essas 2100 horas? O tecnólogo tem que ter essa quantidade de horas, no mínimo? Não entendi... Aqui em Curitiba o que tem maior numero de horas tem 1800. Agora fiquei preocupada!
                                                        Não se preocupe, a gente estava falando em especial do concurso do ICMS-RJ, cuja lei de criação do cargo de auditor estabelece este requisito. Mas isso é apenas aqui. Inclusive como havia dito, vários dispositivos desta lei foram considerados inconstitucionais ou estão pendentes de julgamento quanto a constitucionalidade. Não fique cabreira não. A melhor maneira de acabar com o medo é se informando. Neste país, tem muita gente que ganha com o nosso medo; e também com nossa desinformação.

Comentário

• Aquaman
                                                          • 14/12/12
                                                          • 154

Originally posted by PaRaDoXo View Post
                                                          A melhor maneira de acabar com o medo é se informando. Neste país, tem muita gente que ganha com o nosso medo; e também com nossa desinformação.
                                                          Perfeito!

Comentário

• marigraniel
                                                            • 20/01/13
                                                            • 124

Paradoxo, muito obrigada por todos os esclarecimentos! Deus te abençoe.

Comentário

Working...
                                                            X