Announcement

Collapse
No announcement yet.

Proposições lógicas cespe

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Pedromelo92
    • 26/02/18
    • 9

Proposições lógicas cespe

A proposição “Se não ajo como um homem da minha idade, sou tratado como criança, e se não tenho um mínimo de maturidade, sou tratado como criança” é equivalente a “Se não ajo como um homem da minha idade ou não tenho um mínimo de maturidade, sou tratado como criança”.

Na resolução do professor do tecconcursos, utiliza a seguinte simbologia pra representar oq foi dito no enunciado : (H ->C) ^ (M ->C). Entretanto, não era pra ser (~H->C) ^ (~M ->C)?? Eu tentei fazer o exercício da segunda forma e não cheguei ao gabarito correto.

Em outra questão quase idêntica, o eu utilizei a segunda forma de resolução e deu certo:
    "A proposição P é logicamente equivalente a "Se eu for barrado pela lei da ficha limpa ou não registrar minha candidatura dentro do prazo, não poderei concorrer a nenhum cargo nessas eleições"."

No caso, utilizei (B ->~C) ^ (~R -> ~C) e cheguei ao gabarito.

Portanto, na hora da prova, oq eu faço?? Qual é a resolução certa dessas questões? Eu estava habituado com a ESAF e agora com o CESPE é essa palhaçada, toda questão a banca tem um entendimento diferente
  • henkkantebellum
    • 22/01/14
    • 1822

Originally posted by Pedromelo92 View Post
    A proposição “Se não ajo como um homem da minha idade, sou tratado como criança, e se não tenho um mínimo de maturidade, sou tratado como criança” é equivalente a “Se não ajo como um homem da minha idade ou não tenho um mínimo de maturidade, sou tratado como criança”.

Na resolução do professor do tecconcursos, utiliza a seguinte simbologia pra representar oq foi dito no enunciado : (H ->C) ^ (M ->C). Entretanto, não era pra ser (~H->C) ^ (~M ->C)?? Eu tentei fazer o exercício da segunda forma e não cheguei ao gabarito correto.

Em outra questão quase idêntica, o eu utilizei a segunda forma de resolução e deu certo:
    "A proposição P é logicamente equivalente a "Se eu for barrado pela lei da ficha limpa ou não registrar minha candidatura dentro do prazo, não poderei concorrer a nenhum cargo nessas eleições"."

No caso, utilizei (B ->~C) ^ (~R -> ~C) e cheguei ao gabarito.

Portanto, na hora da prova, oq eu faço?? Qual é a resolução certa dessas questões? Eu estava habituado com a ESAF e agora com o CESPE é essa palhaçada, toda questão a banca tem um entendimento diferente
    ~H = Se não ajo como um homem
    C = tratado como criança
    ~M = não tenho maturidade
    C = sou tratado como criança

Proposição no meu ponto do vista (como eu montaria a proposição composta)
    (~H -> C) ^ (~M -> C)

Mas isso não impede que sejam "H" e "M". "~" não quer dizer que tem o "não" na proposição. Quer dizer ~H (por exemplo) tem valor lógico oposto a H.
    Por que teria que ser representado necessariamente por sinal de negativo?
    Cada um representa a proposição como quiser!

O que você faz? Como você quiser!
    Não tem entendimento diferente de nada. Cada um resolve como quiser.
    Pega os "bizus" das equivalências e pronto.
    Certo amiguinho?

(~H -> C) ^ (~M -> C) = (~H v ~M) -> C

"Se eu for barrado pela lei da ficha limpa ou não registrar minha candidatura dentro do prazo, não poderei concorrer a nenhum cargo nessas eleições".
    B = eu for barrado pela lei da ficha limpa
    ~R = não registrar minha candidatura dentro do prazo
    ~C = não poderei concorrer a nenhum cargo nessas eleições

(B v ~R) -> ~C

proposição equivalente
    (B -> ~C) ^ (~R -> ~C)
    Se eu for barrado pela lei da ficha limpa, eu não poderei concorrer a nenhum cargo nessas eleições; e se eu não registrar minha candidatura dentro do prazo, então não não poderei concorrer a nenhum cargo nessas eleições.

Comentrio

• Pedromelo92
      • 26/02/18
      • 9

Amigo, muito obrigado pela explicação!
      Agora entendi

Comentrio

Working...
      X