Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

2 questões do Cespe de porcentagem

Page Title Module
Move Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

• 2 questões do Cespe de porcentagem

1-Um trabalhador gastava 30% do seu salário com aluguel. Após certo período seu alguel havia aumentado 700%, enquanto seu salário, reajustado em 500%.Então, a porcentagem do salário que ele passou a gastar em alguel foi:
    No gabarito dá 40%,mas eu já fiz de todas as maneiras e sempre dá exatamente 42%.o Gabarito está errado ou eu?
    2-Um comerciante de veículos comercializa dois tipos de automóveis, um nacional e outro importado.Observa-se que, anulamente, as vendas dos veículos nacionais diminuem em 20% e as dos importados aumenta 20%.Em 1994, 60% do total das vendas dessa revendora foram de carros nacionais e 40% de carros importados.Em 1996, o percentual de automóveis importados comercializados pela revendedora foi de:
    Nessa questão eu só consigo calcular o percentual fazendo o cálculo da diminuição de vendas dos carros nacionais(por uma regra de três) e depois retirando a diferença com a dos importados.Essa foi a única maneira de se chegar a resposta do gabarito(60%).Na primeira tentativa eu usei o método de multiplicar a quantidade total das vendas de carros nacionais por 0.8 (2x) e a quantidade dos carros importados por 1.2 (2x), mas não dava.Se são maneiras iguais de se fazer por quê os resultados são diferentes?

Re: 2 questões do Cespe de porcentagem

vamos por parte;

1) questão:

salário antes = s
    aluguel antes = 0,3s = 30% de S

depois com os aumentos
    s---500% = s + 5s = 6s
    a---700% = 0,3a + 0,21a= 0,24a

supondo que salario fosse 100 reais:
    antes= aluguesl = 30
    salário= 70

com os aumentos