Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Matemática - Ensino Médio

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtro
  • Tempo
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • lKvral
    • 31/07/13
    • 8

Matemática - Ensino Médio

Caros, estou com dúvida na seguinte questão abaixo:

"Em uma caixa, há 2 bolas azuis, 3 bolas amarelas e 4 bolas pretas. Serão retiradas N bolas dessa caixa, simultaneamente e de forma totalmente aleatória. O menor valor inteiro positivo de N, para que se possa garantir que haverá bolas de todas as cores, é:"
    a) 4
    b) 5
    c) 6
    d) 7
    e) 8

Eu respondi letra "c", mas a resposta certa (segundo gabarito) é letra "e". Por que?
  • Weslan
    • 01/05/12
    • 1279

Re: Matemática - Ensino Médio

Suponha que voce tira primeiro as 4 bolas pretas, e logo em seguida as 3 bolas amarelas. Voce já tirou 7 bolas, e ainda não tirou nenhuma bola azul. A próxima bola (a oitava) com certeza será da cor azul, tendo, assim, uma bola de cada cor. Este é o pior caso, mas garante que haverá uma bola de cada cor.

Comentário

• lKvral
      • 31/07/13
      • 8

Poxa!!! Isso é pegadinha. Eu achei que seria bolas de todas as cores RESTANTES NA CAIXA. Mas aí tá em relação à bolas de todas as cores RETIRADAS DA CAIXA.
      Então a pergunta foi mal formulada, ou não?

Comentário

• smotti
        • 10/09/09
        • 116

Postado Originalmente por lKvral Ver Post
        Poxa!!! Isso é pegadinha. Eu achei que seria bolas de todas as cores RESTANTES NA CAIXA. Mas aí tá em relação à bolas de todas as cores RETIRADAS DA CAIXA.
        Então a pergunta foi mal formulada, ou não?
        Não foi mal formulada, não... Ele fala "retiradas N bolas... qual o valor de N (que foram retiradas)..."

Neste tipo de questão você tem que pensar qual é a pior situação possível.

A pior situação neste caso é : retirar da caixa as 4 bolas pretas, as 3 bolas amarelas e 1 bola azul, totalizando 8 bolas.

6 bolas não lhe garante pelo menos uma de cada cor, pois a soma das pretas e amarelas é igual a 7.

Beleza??

Um abraço,

Sandro.
        Última edição por smotti; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/160837-smotti às Mon, 05/08/13, 04:41 PM.

Comentário

• lKvral
          • 31/07/13
          • 8

Show de bola! Resolvido!

Comentário

Working...
          X