Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Hífen - Proativo ou Pró-ativo

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Tanner
    • 03/01/11
    • 29

Hífen - Proativo ou Pró-ativo

Pessoal, alguém pode me ajudar com essa dúvida? Não encontrei nenhuma explicação razoável no google ou em qualquer outro lugar ...

No novo acordo ortográfico há uma regra dizendo que se o prefixo terminar em vogal e a palavra seguinte começar com vogal diferente não deve haver hífen. EX: autOAjuda

Porém, há outra regra antiga, que se manteve, dizendo que nos prefixos como PRÓ/PRÉ etc deve permanecer o hífen. EX: Pró-euro.

No caso de Proativo ou pró-ativo, qual das duas deverei utilizar?

Obrigado.
  • wrocha84
    • 03/05/11
    • 2464

Re: Hífen - Proativo ou Pró-ativo

Postado Originalmente por Tanner Ver Post
    Pessoal, alguém pode me ajudar com essa dúvida? Não encontrei nenhuma explicação razoável no google ou em qualquer outro lugar ...

No novo acordo ortográfico há uma regra dizendo que se o prefixo terminar em vogal e a palavra seguinte começar com vogal diferente não deve haver hífen. EX: autOAjuda

Porém, há outra regra antiga, que se manteve, dizendo que nos prefixos como PRÓ/PRÉ etc deve permanecer o hífen. EX: Pró-euro.

No caso de Proativo ou pró-ativo, qual das duas deverei utilizar?

Obrigado.
    Olha Tanner,

esse assunto é beeeeeem nebuloso. Difícil estabelecer uma regra que funcione para 100% dos casos.

Citando Rodrigo Bezerra em sua Gramática:

"Nas formações com os prefixos ex-, pós-, pré-, pró-, sota-, soto-, vice-, vizo- esses prefixos SEMPRE serão usados com hífen".

Por outro lado, em seguida ele faz um ADENDO:

"Em alguns vocábulos, o prefixo (átono) se incorporou à palavra primitiva, como em predeterminado, pressupor, pospor, promover, prever. Por isso, esses vocábulos são escritos SEM hífen".

E como faremos para saber quem teve ou não incorporação???

Só acessando os dicionários mais famosos e tomando por base o seu uso "oficial". Outra boa dica é consultar o dicionário da ABL AQUI!

Para a prova fica a dica: buscar muitos exercícios atuais e ver se a palavrinha digna de dúvida já foi cobrada pela sua banca examinadora de interesse.

OBS: A ABL aceitou as duas formas: proativo ou pró-ativo. Não tenho o Houaiss aqui para pesquisar.

Abraços.
    Última edição por wrocha84; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/189308-wrocha84 às Wed, 16/11/11, 12:35 PM.

Comentário

• Tanner
      • 03/01/11
      • 29

Re: Hífen - Proativo ou Pró-ativo

Valeu meu caro. Foi o que imaginei... eee língua chata complicada esse português. Não tem jeito, para prova tem que fazer exercício da banca.

Comentário

Aguarde...
      X