Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Acentuação - Paroxítona ou Proparoxítona

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • ctseelig
    • 22/03/10
    • 113

Acentuação - Paroxítona ou Proparoxítona

Pessoal,

Para responder questões de concursos (sobre acentuação) nem sempre basta saber se uma palavra é acentuada ou não, temos que saber por qual regra ela é acentuada. Assim, sempre tenho duvidas sobre os motivos da acentuação em dois casos específicos:
    Proparoxítonas ou Paroxítonas terminadas em ditongo crescente
    Ex. Discricionário, eficiência, etc
    Seria E-fi-ci-ên-ci-a (proparoxítona) ou E-fi-ci-ên-cia (paroxítona)

Tem alguma linha de raciocínio a ser seguida ou tem que ir pelo "feeling" mesmo?

Obrigado
    Abraço
  • Guest's Avatar
    Visitante

Re: Acentuação - Paroxítona ou Proparoxítona

Vou tentar te ajudar. Eu não sou professor, mas tentei "fechar" o assunto em uma REGRA SÓ. Note apenas que regras excepcionais devem prevalecer sobre a regra geral..

Paroxítonas

Regra geral: O inverso das oxítonas, ou seja, todas as paroxítonas são acentuadas a exceção das terminadas em /a/, /e/, /o/, /em/, /ens/, seguidas ou não de ‘s’.

Método da Comparação/Inversão:

Ex: parabéns (sim) / polens (não); jovens (não) /ens/
    também (sim) / margem (não); /em/
    cajá (sim) / aja (não); /a/
    até (sim) / forte (não); /e/
    forró (sim) / forro (não); /o/

Todo o resto é acentuado: prótons, vírus, látex, bênção, tênis, hífen, táxi, fácil, ímã, caráter;

AGORA SURGEM AS EXCECÕES (são 4 grupos):

Exceção 1: super, hiper, semi, inter (vide regra específica dos prefixos);

Exceção 2: averíguem, averigue (vide regra específica do GUAR/QUAR/GUIR);

Exceção 3: mágoa, espécie; (vide regra específica das paroxítonas terminada em ditongo)

Exceção 4: saída; (vide regra específica do hiato);

No seu caso, a dúvida que lhe aflinge é a regra específica 3 (ditongo). Vejamos:

Regra específica: paroxítonas terminadas em ditongo levam acento.

Ex: mágoa, espécie, ardósia, estratégia, orquídea;

Paroxítonas com os ditongos /eu/, /ei/, /oi/ no MEIO não levam:

Ex: Ideia (não) / joia (não) / heroico (não) /paroxítona/

Exceção: contêiner, Méier, destróier (seguem a regra geral);

Exceção da exceção é regra (lembrar da regra geral)!!!!

Comentário

• Guest's Avatar
      Visitante

Falei, falei e não respondi à sua questão, não é verdade????

Note que para efetuar a correta divisão silábica, primeiro você terá que estudar fonética:

Ditongo: sempre teremos uma vogal + uma semivogal (fraca).
      Hiato: duas vogais juntas não ocupam o mesmo espaço.

Lembre-se que /i/ ou /u/ geralmente atuam como semivogais. Se fizerem o papel de vogal, em regra, levarão acento.

Agora ficou "fácil":

Eficiência tem acento no "i"??? Não!!! Portanto é ditongo!!!
      Se é ditongo, a regra de ditongo prevalece e ela poderá ser classificada como paroxítona!!!!!

OBS: acho que me estendi demais, mas foi o jeito de explicar sem cair em contradição.

OBS2: se alguém achar falhas na minha "regrinha de acentuação de paroxítonas", favor avisar para que eu me corrija!!!!!

Comentário

• Lanlan Marsula
        • 02/09/07
        • 3927

Vamos de macetinho.

basicamente você terá que saber a diferença entre um hiato e um ditongo.

Bom , mas vamos falar da sua pergunta, uma dica para descobrir qual a sílaba tônica é repetir a palavra em voz alta e bater palma a cada sílaba.

vamos tentar e encontrar a sua resposta: e() fi() ci() ên() cia() PAROXÍTONA

Percebe que a última sílaba não dá para bater duas palmas? é como a palavra PÃO ou MÃO.

Mas para não errar tem que aprender ditongo e hiato, aí nunca mais haverá confunsão.

Bons estudos,

Lanlan

Postado Originalmente por ctseelig Ver Post
        Pessoal,

Para responder questões de concursos (sobre acentuação) nem sempre basta saber se uma palavra é acentuada ou não, temos que saber por qual regra ela é acentuada. Assim, sempre tenho duvidas sobre os motivos da acentuação em dois casos específicos:
        Proparoxítonas ou Paroxítonas terminadas em ditongo crescente
        Ex. Discricionário, eficiência, etc
        Seria E-fi-ci-ên-ci-a (proparoxítona) ou E-fi-ci-ên-cia (paroxítona)

Tem alguma linha de raciocínio a ser seguida ou tem que ir pelo "feeling" mesmo?

Obrigado
        Abraço
        Última edição por Lanlan Marsula; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/142354-lanlan-marsula às Fri, 08/04/11, 02:43 PM.

Comentário

• ctseelig
          • 22/03/10
          • 113

Primeiramente obrigado pelas respostas.
          Pelo que li, a regra, ou no mínimo a tendência, é que estas palavras sejam paroxítonas. Falando em tendência, seria ten-dên-cia ou ten-dên-ci-a ... hehe ... brincadeira. Agora com as explicações de vcs marcaria a primeira opção.

Rurigrea, realmente a minha dúvida estava mais na separação silábica do que nas regras de acentuação. Agora tá mais claro ...

Lanlan, pra mim não fica tão claro que eu não poderia bater duas palmas em "ci-a", mas ,pelo que tenho lido, estes casos se encaixam em paroxítonas mesmo.

Obrigado de novo.
          Abraço
          Última edição por ctseelig; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/171084-ctseelig às Fri, 08/04/11, 02:52 PM.

Comentário

Aguarde...
          X