Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Acentuação - Paroxítona ou Proparoxítona

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • ctseelig
    • 22/03/10
    • 113

Acentuação - Paroxítona ou Proparoxítona

Pessoal,

Para responder questões de concursos (sobre acentuação) nem sempre basta saber se uma palavra é acentuada ou não, temos que saber por qual regra ela é acentuada. Assim, sempre tenho duvidas sobre os motivos da acentuação em dois casos específicos:
    Proparoxítonas ou Paroxítonas terminadas em ditongo crescente
    Ex. Discricionário, eficiência, etc
    Seria E-fi-ci-ên-ci-a (proparoxítona) ou E-fi-ci-ên-cia (paroxítona)

Tem alguma linha de raciocínio a ser seguida ou tem que ir pelo "feeling" mesmo?

Obrigado
    Abraço
  • Guest's Avatar
    Visitante

Re: Acentuação - Paroxítona ou Proparoxítona

Vou tentar te ajudar. Eu não sou professor, mas tentei "fechar" o assunto em uma REGRA SÓ. Note apenas que regras excepcionais devem prevalecer sobre a regra geral..

Paroxítonas

Regra geral: O inverso das oxítonas, ou seja, todas as paroxítonas são acentuadas a exceção das terminadas em /a/, /e/, /o/, /em/, /ens/, seguidas ou não de ‘s’.

Método da Comparação/Inversão:

Ex: parabéns (sim) / polens (não); jovens (não) /ens/
    também (sim) / margem (não); /em/
    cajá (sim) / aja (não); /a/
    até (sim) / forte (não); /e/
    forró (sim) / forro (não); /o/

Todo o resto é acentuado: prótons, vírus, látex, bênção, tênis, hífen, táxi, fácil, ímã, caráter;

AGORA SURGEM AS EXCECÕES (são 4 grupos):

Exceção 1: super, hiper, semi, inter (vide regra específica dos prefixos);

Exceção 2: averíguem, averigue (vide regra específica do GUAR/QUAR/GUIR);

Exceção 3: mágoa, espécie; (vide regra específica das paroxítonas terminada em ditongo)

Exceção 4: saída; (vide regra específica do hiato);