Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DÚVIDA NA CONCORDÂNCIA - SERIA ou SERIAM? - Ajuda!

Collapse
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Guest's Avatar
    Visitante

DÚVIDA NA CONCORDÂNCIA - SERIA ou SERIAM? - Ajuda!

Olá amigos,

A dúvida não proveio de nenhuma questão de prova (como muitos que busquei no site antes de postar) e sim de um momento enquanto eu estava digitando um texto. Gostaria de tentar sanar minha dúvida, pois poderá ser um auxílio até para uma questão de prova futuramente, quem sabe!?! rs!

Finalizando, peço que, caso esteja criada de forma errônea a frase abaixo (vírgulas, etc.), por favor, estejam livres para a correção.

A frase de exemplo é a seguinte (imaginem uma pessoa falando à outra numa conversa):

“Nunca ouvi falar dos termos prótons, nêutrons e elétrons, por isso desejo saber o que SERIAM cada uma dessas coisas.”

Minha dúvida é ali aonde está em caixa alta (“SERIAM”).
    A concordância correta ali é SERIAM ou SERIA? OS DOIS?

Desculpem a ignorância aos que estão/são feras em concordância , mas como eu deveria proceder (os passos) para chegar a tal conclusão (se em a toda a frase esta certa as concordâncias)? Tento separar as orações primeiro? Faço perguntas ao verbo?... Enfim... Como devo me basear???

Obrigado desde já a participação e auxílio de todos! Se possível, por favor, deem suas explicações do motivo de sua resposta.

Obrigado!
    Última edição por felsmanrio; http://www.forumconcurseiros.com/forum às Tue, 17/11/09, 04:36 PM. Motivo: Melhor título!
  • PandoraSan
    • 17/05/09
    • 102

Re: DÚVIDA NA CONCORDÂNCIA - SERIA ou SERIAM? - Ajuda!

"Quando houver pronome indefinido que não esteja no plural: um, algum, nenhum, cada um, qual, quem, mesmo que seguido de especificação no plural, o verbo obrigatoriamente ficará no singular. Assim:

Um deles deverá revelar o que estava escrito no documento.

Algum de vocês deve ter recebido o telefonema.

Nenhum de vós se intimidaria com ameaças vãs.

Cada uma das unidades escolares receberá o apoio necessário.

Qual de nós não se sentiria ameaçado diante de palavras tão agressivas?

Quem dentre vocês me ajudará?"

Tirei isso de um site há muito tempo xD

Bom, o meu método é sempre olhar o sujeito para fazer a concordância.

“Nunca ouvi falar dos termos prótons, nêutrons e elétrons, por isso desejo saber o que SERIA cada uma dessas coisas.”

Poderia ser assim: Por isso desejo saber o que cada uma dessas coisas seria.
    Se você colocar "Por isso desejo saber o que cada uma dessas coisas seriam" fica muito estranho. Na verdade o núcleo é CADA UMA e não dessas coisas.

Espero ter ajudado!

Abraços!

Comentário

• Guest's Avatar
      Visitante

Re: DÚVIDA NA CONCORDÂNCIA - SERIA ou SERIAM? - Ajuda!

Postado Originalmente por PandoraSan Ver Post
      "Quando houver pronome indefinido que não esteja no plural: um, algum, nenhum, cada um, qual, quem, mesmo que seguido de especificação no plural, o verbo obrigatoriamente ficará no singular. Assim:

Um deles deverá revelar o que estava escrito no documento.

Algum de vocês deve ter recebido o telefonema.

Nenhum de vós se intimidaria com ameaças vãs.

Cada uma das unidades escolares receberá o apoio necessário.

Qual de nós não se sentiria ameaçado diante de palavras tão agressivas?

Quem dentre vocês me ajudará?"

Tirei isso de um site há muito tempo xD

Bom, o meu método é sempre olhar o sujeito para fazer a concordância.

“Nunca ouvi falar dos termos prótons, nêutrons e elétrons, por isso desejo saber o que SERIA cada uma dessas coisas.”

Poderia ser assim: Por isso desejo saber o que cada uma dessas coisas seria.
      Se você colocar "Por isso desejo saber o que cada uma dessas coisas seriam" fica muito estranho. Na verdade o núcleo é CADA UMA e não dessas coisas.

Espero ter ajudado!

Abraços!
      Opa PandoraSan, É claro que ajudou! E muito!
      Concordo com visão apresentada por você também! Apenas gostaria de saber qual foi este site, rs, pois tem muita coisa por ai que não devemos nos basear né? (fontes duvidosas)! Mas enfim, tenho certeza que se você levou para sua vida estudantil esta regra desde então, rssssssssssssss, é porque a mesma foi tida por você como provinda de uma fonte idônea! =)

Novamente, muito obrigado pela ajuda! Qualquer coisa no que eu puder ajudar estamos ai! Abçs!

Comentário

Aguarde...
      X