Announcement

Collapse
No announcement yet.

Restritiva/Explicativa

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • dallilaegp
    • 18/01/15
    • 17

    Restritiva/Explicativa

    CESPE - MPU - TÉCNICO - 2010
    Para a maioria das pessoas, os assaltantes, assassinos e traficantes que possam ser encontrados em uma rua escura da cidade são o cerne do problema criminal

    A correção gramatical e a coerência do texto seriam preservadas se a oração "que possam ser encontrados em uma rua escura da cidade" estivesse entre vírgulas.

    GABARITO: ERRADA

    Alguém poderia me ajudar? Vi muita polêmica nessa questão, pessoal dizendo que está CERTO porque alteraria apenas o SENTIDO (restritivo para explicativo), e não coerência e correção gramatical. Vocês sabem se realmente o gabarito foi absurdo ou se o pessoal tá justificando errado? coerência e sentido é a mesma coisa ou não?
    obrigada!
  • dallilaegp
    • 18/01/15
    • 17

    #2
    ACHO que consegui entender

    vou postar aqui
    mas pra isso precisa de todo texto, perdoem nao ter colocado
    Para a maioria das pessoas, os assaltantes, assassinos e traficantes que possam ser encontrados em uma rua escura da cidade são o cerne do problema criminal. Mas os danos que tais criminosos causam são minúsculos quando comparados com os de criminosos respeitáveis, que vestem colarinho branco e trabalham para as organizações mais poderosas. Estima-se que as perdas provocadas por violações das leis antitrust − apenas um item de uma longa lista dos principais crimes do colarinho branco − sejam maiores que todas as perdas causadas pelos crimes notificados à polícia em mais de uma década, e as relativas a danos e mortes provocadas por esse crime apresentam índices ainda maiores. A ocultação, pela indústria do asbesto (amianto), dos perigos representados por seus produtos provavelmente custou tantas vidas quanto as destruídas por todos os assassinatos ocorridos nos Estados Unidos da América durante uma década inteira; e outros produtos perigosos, como o cigarro, também provocam, a cada ano, mais mortes do que essas.
    James William Coleman. A elite do crime. 5.ª ed., São Paulo: Manole, 2005, p. 1 (com adaptações).






    Para a maioria das pessoas, os assaltantes, assassinos e traficantes que possam ser encontrados em uma rua escura da cidade são o cerne do problema criminal. (UMA CLASSE ESPECÍFICA DE ASSALTANTES, ASSASSINOS E TRAFICANTES, AQUELES DE RUA)

    Para a maioria das pessoas, os assaltantes, assassinos e traficantes, que possam ser encontrados em uma rua escura da cidade, são o cerne do problema criminal. (TODOS ASSALTANTES, ASSASSINOS E TRAFICANTES PODEM SER ENCONTRADOS EM UMA RUA ESCURA...)

    Faz sentido (coerência é mantida) com o que o autor está querendo dizer?

    O texto tem a intenção de contrapor duas classes de criminosos, os de rua e os de colarinho branco. Se colocarmos vírgula, daria a entender que o autor estava falando de todos assaltantes, assassinos e traficantes, e não é isso que ele quer. Ficaria sem sentido com seu objetivo, visto que logo em seguida ele vai comparar com os "criminosos respeitáveis, que vestem colarinho branco". Então a intenção dele foi restringir a uma classe específica para depois comparar com outra classe. Aí sim tem lógica.

    ..................................................

    Conceitos de coerência
    Coerência - informação harmônica entre as informações do texto, isto é, lógica textual. (Prof. Adriana Figueiredo)

    "a coerência está diretamente ligada à possibilidade de estabelecer um sentido para o
    texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários,
    devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à
    inteligibilidade do texto em numa situação de comunicação e à capacidade que o
    receptor tem para calcular o sentido deste texto." (KOCH; TRAVAGLIA, 1995, p. 21).

    Comentário


    Working...
    X