Announcement

Collapse
No announcement yet.

Separação Silábica

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • alexandrebsb
    • 10/08/17
    • 1

Separação Silábica

Estou ciente que, para não errar em acentuação gráfica, deve-se: (i) saber as três primeira regras gerais de acentuação (proparoxítonas, oxítonas e, paroxítonas), assomadas das regras de exceção; (ii) realizar a separação silábica; (iii) exercer o bom senso. Entrementes, mesmo tendo realizado essas sugestões, permanece-me uma dúvida pontual em (ii): separação silábica. Permita-me explicar a dúvida.
    No caso da palavra es-pé-ci-e, é proparoxítona, aplica-se a regra 1 de acentuação, "todas as proparoxítinas são acentuadas". Porém, num primeiro momento, separei essa palavra assim: es-pé-cie. Noutra palavra, separei a palavra equilíbrio assim: e-qui-lí-bri-o, mas dessa forma está errado. Porque na última sílaba forma-se ditongo e, eu "hiatizei" a sílaba. E se, por exemplo, eu estivesse agora numa prova, e tivesse que separar "Rondônia", poderia ficar em dúvida. Porque num caso de separação, a última sílaba, pode ficar em ditongo, mas no outro, acontece hiato.
    Qual é a regra de separação silábica que devo adotar e, a fim de proceder à separação silábica?

• Rafa_Sorocaba
    • 16/10/14
    • 486

Se não me engano esses encontros de semi-vogal + vogal, como ie, uo, quando no fim das palavras, são chamados de instáveis porque podem ser pronunciados como ditongos ou como hiatos. Por isso que espécie gera tanta dúvida, assim como vácuo. O certo é va-cu-o. Na sinceridade, acho extremamente improvável cair uma questão que traga essa sútil diferença, se vc quiser se tornar um gramático, ou um professor de português, é só decorar esses encontros instáveis, se quer passar em concurso, bora fazer questão e ver que isso não é cobrado pois é um tema controverso. Ou seja, não vai cair uma questão que cobre, espécie é acentuada por qual razão? Eu acho que vc decorando as regras e tendo uma noção, o resto é fazer questões.

Comentário

Working...
    X