Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Destaca-se ou Destaque-se

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • ANAPSS
    • 22/07/12
    • 281

Destaca-se ou Destaque-se

Oi Pessoal,

Estava escrevendo um texto e surgiu uma dúvida. Quando quero acrescentar algo, utilizando o pronome apassivador, como seria feito?

Vejam:

Destaca-se que esta parcela faz parte....

Destaque-se que esta parcela faz parte...

....

Quando eu vou escrever o verbo perceber dessa forma, eu coloco "percebe-se".
    Como o verbo é destacar, não seria destaca-se?

Já vi professores utilizando inúmeras vezes destaque-se.

Obrigada.
    ANA
  • Vetusto
    • 18/02/12
    • 389

Re: Destaca-se ou Destaque-se

Tanto faz.

Destaca-se (presente do indicativo) ou Destaque-se (presente do subjuntivo).

Destaca-se que esta parcela faz parte.... = Isso é destacado.

Destaque-se que esta parcela faz parte... = Isso seja destacado.

Comentário

• Percival
      • 16/06/12
      • 199

Resposta errada do Vetusto. "Destacar", aí, é o verbo principal da oração, portanto não poderia estar no subjuntivo, modo reservado às orações subordinadas, daí o seu nome.

O modo é o imperativo, empregado para expressar o desejo do autor (na terceira pessoa, há homonímia entre o presente do subjuntivo e o imperativo, daí a confusão do Vestusto).

Abraços,

Comentário

• Vetusto
        • 18/02/12
        • 389

Percival, entremos em mais um embate.

Você está errado. Quem diz isso não sou eu, mas o Celso Cunha. Diz ele, no capítulo de verbo, sobre o emprego do subjuntivo:

"Como o próprio nome indica, o subjuntivo [...] Quando usado em orações principais , envolve sempre a ação verbal de um matiz afetivo que acentua fortemente a expressão da vontade do indivíduo que fala. [...] Empregado em... orações principais, o subjuntivo pode exprimir, além das noções imperativas que examinaremos adiante: [...] b) "Não façam cerimônia: suponham que estão em suas casas... Haja liberdade." (M. Pena, T, I, 44)"

A falta de estudo (ou melhor, decoro parlamentar, rs) do Percival não para por aí. Outros gramáticos corroboram o que disse aqui o Celso.

Precisamos ir a fuuuuuundo. Mas não posso fazer o dever de casa de outrem.

DATA VENIA (rs)

Comentário

• Lanlan Marsula
          • 02/09/07
          • 3927

Postado Originalmente por Percival Ver Post
          Resposta errada do Vetusto. "Destacar", aí, é o verbo principal da oração, portanto não poderia estar no subjuntivo, modo reservado às orações subordinadas, daí o seu nome.

O modo é o imperativo, empregado para expressar o desejo do autor (na terceira pessoa, há homonímia entre o presente do subjuntivo e o imperativo, daí a confusão do Vestusto).

Abraços,
          Correto!!!

Não se pode dizer "tanto faz" são coisas diferentes, são modos e tempos diferentes.

Destaque-se -->> perceba a imposição do autor (quem escreve)

Destaca-se -->> nao há imposição, é um modo indicativo, apenas.

No caso esse subjuntivo DESTAQUE-SE está ligado a idéia de IMPERATIVO.

Parabéns Percival, lição de casa em ordem!!

Bons estudos a todos,

Lanlan Marsula

Comentário

• Vetusto
            • 18/02/12
            • 389

Bem... chegamos à seguinte conclusão: Lanlan Marsula e Percival estão certos, e o gramático Celso Cunha está errado.

Peço desculpas por usar a explicação de um dos maiores gramáticos da língua portuguesa para argumentar!!!!!

Se cair uma questão como essa na prova, façam um recurso baseado no que diz Lanlan Marsula e Percival. "Quem?!"

A ESAF, a FCC, a CESPE certamente aceitarão a opinião destes eminentes estudiosos em vez de a opinião do insignificante Celso Cunha.

Nada mais a dizer.

Comentário

• Lanlan Marsula
              • 02/09/07
              • 3927

Postado Originalmente por Vetusto Ver Post
              Bem... chegamos à seguinte conclusão: Lanlan Marsula e Percival estão certos, e o gramático Celso Cunha está errado.

Peço desculpas por usar a explicação de um dos maiores gramáticos da língua portuguesa para argumentar!!!!!

Se cair uma questão como essa na prova, façam um recurso baseado no que diz Lanlan Marsula e Percival. "Quem?!"

A ESAF, a FCC, a CESPE certamente aceitarão a opinião destes eminentes estudiosos em vez de a opinião do insignificante Celso Cunha.

Nada mais a dizer.

Olá, seja cordial, seja mais educado, estamos em um ambiente de aprendizado, colocamos nosso tempo à disposição de quem não tem meios ou recursos para encontrar uma resposta a uma dúvida qualquer, em troca de absolutamente nada, mas não é por isso que estamos autorizados a sermos agressivos ou mal educados seja lá com quem for. Por isso acho que todos aqui merecem ser tratados com respeito.

Fico feliz que você use o Celso Cunha para aprender, mas vejo que voc~e está com algum problema de interpretação, a passagem que você transcreveu aqui de Celso Cunha está incompleta, e não se pode chegar a conclusão alguma com relação à ela.

Mas veja você mesmo no seu livro, na página 480, a explicação que Celso Cunha dá no primeiro e no segundo parágrafo do item 2 :

Vou transcrever para os demais:
              "...2. Em decorrência dessas distinções, podemos, desde já, estabelecer os seguintes princípios gerais, norteadores do emprego dos dois modos nas orações subordinadas substantivas:

1º) O INDICATIVO é usado geralmente nas orações que completam o sentido de verbos como afirmar, compreender, comprovar, crer ( no sentido afirmativo), dizer, pensar, ver, verificar.

2º O SUBJUNTIVO é o modo exigido nas orações que dependem de verbos cujo sentido está ligado à ideia de ordem, de proibição, de desejo, de vontade, de súplica, de condição e outras correlatas. É o caso , por exemplo, dos verbos desejar , duvidar, implorar, lamentar, negar, ordenar, pedir, proibir, querer, rogar e suplicar. ..."

Após essa passagem vem a passagem copiada por Vestuto, passagem que não foi integralmente copiada.

Bons estudos a todos,

Lanlan Marsula

Comentário

• Vetusto
                • 18/02/12
                • 389

Não fui grosseiro em momento algum. Minha intenção é ajudar, mas não posso ficar passivo quando pessoas se arvoram na posição de gramáticos, quando estes, sim, merecem nossa profunda admiração, pois estes, sim, servirão de base para futuros recursos.

Quanto a essa passagem que você colocou, não desdiz a passagem que eu coloquei, ambas do Celso Cunha. Ou ele se contradisse ou ele está errado. Está errado o gramático? Creio que não.

Prefiro passar uma imagem de arrogância a dizer algo sem embasamento teórico.

Comentário

• Vetusto
                  • 18/02/12
                  • 389

Voltando à vaca fria, que iniciou toda essa discussão (que já lamento profundamente), sintaticamente não podemos dizer que "Destaque-se" está no imperativo, mas no presente do subjuntivo, pois o sujeito da oração principal é "que esta parcela faz parte". Destaque-se ISTO = ISTO seja destacado.

Não pode haver um sujeito oculto para "Destaque-se", pois tal verbo já tem um sujeito (oracional): "que esta parcela faz parte". Não se pode dizer que "Destaque-se" está no imperativo, pois o sujeito de um imperativo é sempre um interlocutor a quem se dá uma ordem ou se faz um pedido... sugestão, exortação, etc. Não faz sentido atribuirmos a "que esta parcela faz parte" o papel de interlocutor, para que "Destaque-se" seja analisado forçosamente como imperativo.

E eu que tinha por encerrada a discussão, empolguei-me, rs.

Comentário

• Rosa Calucci
                    • 23/09/08
                    • 938

Estou me sentindo pequena e insignificante diante dos mestres desta sala. Parabéns a todos, pois o debate de vocês é como um embate de gigantes, fico admirada.

Comentário

• Lanlan Marsula
                      • 02/09/07
                      • 3927

Postado Originalmente por Rosa Calucci Ver Post
                      Estou me sentindo pequena e insignificante diante dos mestres desta sala. Parabéns a todos, pois o debate de vocês é como um embate de gigantes, fico admirada.
                      Rosa, não se sinta insignificante. Insignificante sou eu, assim como escreveu Vestuto lá em cima. Também não se admire muito com coisas tão ruins que acontecem, é por essas e outras que minhas chuteiras ficaram penduradas ainda mais tempo do que já ficaram. Houve um tempo neste fórum em que as pessoas eram mais amistosas, hoje as coisas estão bem diferentes, mas aqueles todos que participavam mais ativamente já passaram em seus concursos e esqueceram-se do fórum, eu também já passei no meu concurso, mas estou sempre de olho aqui na sala para auxiliar algúem quando a ajuda não aparece, mas pode ter certeza de que não perderei muito mais do meu tempo por aqui, não tem sido gratificante, tem sido muito mais humilhante do que qualquer outra coisa.

Bons estudos para você Rosa, já virou fiscal? Se não ainda, em breve chegará a sua vez, não saia da fila.

Lanlan Marsula

Comentário

• Rosa Calucci
                        • 23/09/08
                        • 938

Postado Originalmente por Lanlan Marsula Ver Post
                        Rosa, não se sinta insignificante. Insignificante sou eu, assim como escreveu Vestuto lá em cima. Também não se admire muito com coisas tão ruins que acontecem, é por essas e outras que minhas chuteiras ficaram penduradas ainda mais tempo do que já ficaram. Houve um tempo neste fórum em que as pessoas eram mais amistosas, hoje as coisas estão bem diferentes, mas aqueles todos que participavam mais ativamente já passaram em seus concursos e esqueceram-se do fórum, eu também já passei no meu concurso, mas estou sempre de olho aqui na sala para auxiliar algúem quando a ajuda não aparece, mas pode ter certeza de que não perderei muito mais do meu tempo por aqui, não tem sido gratificante, tem sido muito mais humilhante do que qualquer outra coisa.

Bons estudos para você Rosa, já virou fiscal? Se não ainda, em breve chegará a sua vez, não saia da fila.

Lanlan Marsula
                        Estimada Lanlan nós somos antigas aqui. Eu lembro do passado, era impressionante a cortesia, o tratamento amável de todos. A maioria que me ajudava na época já passou e virou professor de cursos. Eu não passei ainda, para ser chamada. Mas estou indo devagar conforme minhas limitações. Não tenho pressa, pois tenho um bom trabalho. Mas percebi a diferença entre o período de 2008 e 2012, são 4 anos apenas, mas a geração de agora é em sua essência a Y com algumas características de Z: imediatistas, impacientes, ansiosos, com baixo QE, calculistas, impulsivos, intransigentes e em alguns momentos indiferentes aos efeitos que suas ações ou discurso possam causar. Em função disso o fórum está se tornando mais um local de encontro para discutir diversos assuntos do que realmente um ambiente virtual para estudos. Mas eu guardo uma grande paixão por este fórum e abstraio. Adorei ver as explicações, os argumentos. Dependendo da banca posso ser nota dez ou cinco em Português, por isso fico admirada com o seu conhecimento. Mas por favor não nos abandone, pois são pessoas como tu que dão vida a esse fórum e que mantêm um ambiente ótimo, rico em conhecimento, em cordialidade. Eu sempre achei que aqui eu encontrava o lado mais bonito do ser humano, pois aqui encontramos voluntários, como tu doando um pouco de si, doando o saber. Valeu Lanlan!
                        Última edição por Rosa Calucci; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/146737-rosa-calucci às Thu, 04/10/12, 08:52 PM.

Comentário

• Vetusto
                          • 18/02/12
                          • 389

Quero saber onde eu disse que Lanlan era insignificante. Eu disse isso, Lanlan?

Eu só disse que devemos tomar cuidado para não deixarmos nossas opiniões pessoais ficarem acima das opiniões dos gramáticos. Isso não é sensato?!

Realmente lamento tudo isso.

Comentário

• Sagess
                            • 05/05/12
                            • 1028

Dado o contexto, é "destaca-se", mesmo... 99,99% garantido.

Destaque-se pode vir a existir tanto no subjuntivo quanto no imperativo, mas, nesse fragmento de frase que foi apresentado, as chances de qualquer uma dessas duas possibilidades ocorrer é remota.

Abraços.

Comentário

• Santos2013
                              • 27/07/12
                              • 173

Postado Originalmente por Vetusto Ver Post
                              Tanto faz.

Destaca-se (presente do indicativo) ou Destaque-se (presente do subjuntivo).

Destaca-se que esta parcela faz parte.... = Isso é destacado.

Destaque-se que esta parcela faz parte... = Isso seja destacado.
                              Ou ainda:

(Que) seja destacado ISTO (que esta parcela faz parte) = Destaque-se que esta parcela faz parte...

Outros verbos usados com a mesma finalidade: assevere-se, ressalte-se, saliente-se etc...

Alternativamente:

Isto é destacado (que esta parcela faz parte) = Destaca-se que esta parcela faz parte

Concordo que tanto faz! O tanto-faz é saudável.
                              Medo desses professores talibãs que corrigem nossas provas...

Comentário

Aguarde...
                              X