Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Economia do Setor Público?

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Lobo
    • 22/06/07
    • 36

Economia do Setor Público?

Professor, trago a dúvida de um colega que está postada em outra sala.
    Como a resposta para ela também é do meu interesse, gostaria da sua opinão.

Caro professor gostaria da sua ajuda! estou estudando para concurso publico para cargo de gestor fazendário a banca eo CESPE! gostaria de saber qual a melhor bibliografia para estudar?

agradeço a atenção dispensada!

ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO. 1 Microeconomia. A racionalidade econômica do governo. Teorias do Bem Estar. Custos de intervenção do governo. Equilíbrio geral. Bens públicos. Teoria da Escolha Pública (Public choice). Externalidades. Impostos, tarifas, subsídios, eficiência econômica e distribuição da renda. Quotas e preços máximos e mínimos. Regulação de mercados. 2 Macroeconomia. Papel dos gastos públicos. Política fiscal e monetária: instrumentos, interação e efeitos sobre a demanda e o produto. Títulos públicos, déficit e dívida pública. Inflação e déficit público. Imposto inflacionário, seignorage e curva de Laffer. Aumentos temporários e permanentes nos gastos públicos. Alternativas de financiamento do déficit público. Relação entre déficit público, poupança interna e resultado das contas do setor externo. Regras, discrição e consistência temporal da política econômica.

Será que podemos esperar uma obra de sua autoria sobre economia do setor público? Seja no ponto ou em livro.
    Qual a melhor bibliografia para cobrir os pontos deste edital?

Grato.
  • Marlos
    • 22/08/07
    • 238

Lobo,

Tudo tranquilo?

Bem, sobre os tópicos do edital do citado concurso, creio que é muito parecido com o observado para as provas de Polícia Federal realizadas pelo Cespe/UNB. Talvez, o melhor treinamento seja a última prova do TCE/AC. em 2006, salvo melhor juízo, cujo edital era idêntico e a banca cobrou 8 assertivas de marcroeconomia e 6 assertivas de micro/finanças públicas. Inflação/déficit público, seignorage, efeitos Tanzi e Patinkin, Curva de Laffer são vistos na aula 04 do referido curso.

Sobre o material indicado, a parte de Macroeconomia pode ser estudada pelos capítulos 02 (Contas Nacionais), 03 (Keynes), 09 (Economia Intertemporal) e 04 (teoria monetária e curva de Phillips) do material do curso do ponto ou do livro Economia para Concursos recentemente lançado pela Ed. Campus. E mais: não se assuste se o Cespe fizer uma confusão com os itens, misturando os mais diferentes assuntos, e, o pior, misturando mesmo as diferentes disciplinas. O Cespe tem feito isso em algumas provas e é melhor você já ir preparado.

Sobre o assunto Finanças Públicas ou economia do setor público, externalidades e bens públicos correspondem à aula 02 do curso de Finanças Públicas, lançado aqui no ponto e com término essa semana. Vale a pena ver também a aula 05 sobre déficit e dívida pública com os conceitos de NFSP, pois embora não esteja expresso no edital, o Cespe/UNB costuma confeccionar questões envolvendo tal assunto.

Sobre o tópico Regras, discrição e consistência da política econômica, tem que saber o uso de políticas fiscal e monetária e não é tão cobrado pela banca. O melhor material é o capítulo 12 do livro de Macroeconomia do Mankiw: "Política Econômica em Debate" A política deve ser ativa ou passiva? Condução da política econômica: regras ou discricionária?"

E, finalmente, sobre Microeconomia ( racionalidade econômica, teorias do bem estar, quotas de preços máximos e mínimos) e, embora, não tenha mencionado, veja estruturas de mercado tipo monopólio, concorrência perfeita, oligopólio e o estudo das elasticidades-preço da demanda, da oferta, renda, pois a banca costuma aprontar nesse sentido. Então, sobre Micro, vou verificar até meados da semana o melhor material.

Vou postar na parte aberta do site do ponto algumas questões sobre o CESPE com esse conteúdo, semana que vem, pois hoje viajo a trabalho e permaneço no Nordeste até o próximo domingo.

Deve sair um livro de Finanças Públicas descomplicadas até o final do ano corrente, mas não cobrirá a parte de Microeconomia.

Abraço,
    Marlos

Comentário

• Lobo
      • 22/06/07
      • 36

Agradeço as dicas professor!

E, finalmente, sobre Microeconomia (racionalidade econômica, teorias do bem estar, quotas de preços máximos e mínimos) e, embora, não tenha mencionado, veja estruturas de mercado tipo monopólio, concorrência perfeita, oligopólio e o estudo das elasticidades-preço da demanda, da oferta, renda, pois a banca costuma aprontar nesse sentido. Então, sobre Micro, vou verificar até meados da semana o melhor material.

Vou postar na parte aberta do site do ponto algumas questões sobre o CESPE com esse conteúdo, semana que vem, pois hoje viajo a trabalho e permaneço no Nordeste até o próximo domingo.

Deve sair um livro de Finanças Públicas descomplicadas até o final do ano corrente, mas não cobrirá a parte de Microeconomia.

Abraço,
      Marlos
      A parte de micro tb tá me dando um trabalho de encontrar um material confiável.... Macro com o material acima indicado deve bastar, mas micro tá me deixando com duas ou três pulgas atrás da orelha.

Garimpando pelas livrarias comecei a paquerar com o livro "Economia Micro e Macro" do Vasconcellos (4a edição). Me PARECEU que cobre toda a parte de Micro.
      Mas vi que pelo menos um dos pontos do edital este livro deixa a desejar: não tem nada sobre regulação. Ele tb fala muito rapidamente sobre Intervenção na Economia...

Será que o danado do livro supre as minhas necessidades sobre a teoria microeconômica? Prepara pra prova? Essas dúvidas nascem do fato de que é um livrão acadêmico, não focado em concursos.

Abraço.

Comentário

• alvaro.brandao
        • 27/01/07
        • 13

lobo! eu olhei os tópico do livro do vascocellos e não encontre muita relação da parte de micro com o edital! se vc puder me ajudar?

caro professor! como vc recomendou, já encomedei o seu livro! queria a sua opinião sobre o livro da campus economia do setor publico no brasil, dei um olhada na livraria boa parte dos tópicos de micro estão no livro! eu ecomendei junto com seu livro! deve chegar da qui duas semanas! eu queria saber se faço a compra ou cancelo? não do seu livro, é claro!

gostaria da sua ajuda para enquanto aguardo os livro chegarem! quais os tópicos que devo estudar no livro do rezende e no livro o silverio da neves editora frase!

pesço desculpas pelo transtorno! e agradeço a atenção dispensada! isso desmontra o grande profissional que o senhor é que se pré-dispões a ajudar-nos sem receber nada em troca ao contrario de outros professores os quais procurei mas acho que como não vão ter retorno finaceiro! eles não respodem!

quantos as aulas estou tetando articular aqui em Vitória!

abraços

Comentário

• Marlos
          • 22/08/07
          • 238

Álvaro,

Obrigado pelas palavras.
          Só não respondo com mais brevidade ainda em razão de várias viagens nacionais a serviço.
          A questão é a seguinte: o livro de Economia do Setor Público, lançado recentemente pela Editora Campus, é um verdadeiro manual, escrito e organizado por professores altamente competentes, um deles foi, inclusive, meu professor no Mestrado. Embora ainda não tenha adquirido o mesmo para fazer um julgamento imparcial, já dei uma "espiada" nas livrarias, e julgo não ser voltado para concursos públicos. Vai além das necessidades com uma linguagem mais acadêmica.
          Cabe repisar, entretanto, que o material deve ser excelente para os interessados e estudiosos das Finanças Públicas brasileiras.

Sobre a questão da Microeconomia, tenho separado nos meus arquivos em Brasília, os capítulos referentes aos tópicos de Micro de interesse do edital de Gestor do Cespe/UNB e, segunda-feira, disponibilizo aqui no site.
          Grande abraço,
          Marlos

Comentário

• Lobo
            • 22/06/07
            • 36

"alvaro.brandao"]lobo! eu olhei os tópico do livro do vascocellos e não encontre muita relação da parte de micro com o edital! se vc puder me ajudar?
            Álvaro, como ainda não conheço nada de economia acho que não posso ajudá-lo. Quando fui conferir o edital com o livro do Vasconcellos procurei comparar não só com o sumário mas também com o índice remissivo. Foi neste que fui achando mais pontos em comum.

Vamos esperar o Prof. Marlos postar no ponto ou aqui no fórum. Certamente irá nos ajudar.

Comentário

• Marlos
              • 22/08/07
              • 238

Sobre Microeconomia (diria "Micromatemática", pois a parte é bem carregada em parâmetros matemáticos, o que posso te indicar é o seguinte:
              Isso vale para a Teoria do Consumidor, Equilíbrio Geral/Teoria do Bem Estar , Teoria da Firma/Produção. 1. VARIAN, H. MICROECONOMIA: Princípios Básicos. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1994 (capítulo 28 para Teoria dos Jogos, capítulo 31 para Teoria do Bem Estar).

2. PINDYCK,Robert S. RUBINFELD,Daniel L. MICROECONOMIA. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002 (capítulo 13 para Teoria dos Jogos) Vale a pena também para equilíbrio geral.

3. VASCONCELLOS, M.A.S. e OLIVEIRA, R.G. MANUAL DE MICROECONOMIA. SÃO PAULO, Atlas, 2000. (capítulo 19 - teoria do bem estar) Vale para teoria da firma e do consumidor.

Espero ter ajudado!
              Marlos

Comentário

• PABB
                • 03/09/07
                • 3

Ola pessoal!
                Lobo...estou na mesma situacao que vc... tambem nao conheco nada de economia e estou meio perdido com esse edital. Estive olhando uns livros e o que mais chegou perto do edital (pelo menos na parte de Macro) na minha opiniao foi o do Vasconcellos - Economia Micro e Macro .
                Estou com a seguinte duvida...talvez vc possa me ajudar. O topico do edital "Regulacao de Mercados" tem alguma coisa a ver com os capitulos 2 e 3 do livro (Cap2 Demanda, Oferta e Equilibrio de Mercado, Cap3 - Elasticidades) ? E quais capitulos deste livro vc acha que vale a pena estudar tendo em vista esse edital?
                []'s

Comentário

• Lobo
                  • 22/06/07
                  • 36

Oi PABB.
                  1)
                  Postado Originalmente por PABB
                  O topico do edital "Regulacao de Mercados" tem alguma coisa a ver com os capitulos 2 e 3 do livro (Cap2 Demanda, Oferta e Equilibrio de Mercado, Cap3 - Elasticidades) ?
                  1) Acredito sim que os cap. 2 e 3 têm a ver com a parte de regulação. Acho que são necessários ao entendimento, mas não são sufucientes. Não lembro bem, mas acho que já vi um outro livro acadêmico (acho que era um do Stiglitz) que trazia um capítulo específico sobre regulação. Não lembro bem qual era o livro. Assim que eu puder quero ir à biblio central da universidade para "caçar" alguns pontos obscuros como este do edital.
                  É realmente muito trabalhoso ir atrás dessas pontos. Principalmente para (ainda) leigos na área como nós. E pior ainda quando não conseguimos ligar João à Maria, ou seja, ver semelhança entre cada ponto do edital e o índice do livro. Dá até uma coceira de nervoso... rs..

2)
                  E quais capitulos deste livro vc acha que vale a pena estudar tendo em vista esse edital?
                  2)A parte de Micro acredito que tudo. Macro acho que tudo tb...

Aliás, gostaria de indagar ao prof. Marlos se seria uma boa estratégia de estudo a seguinte:
                  estudar a parte de micro tendo por base o Vasconcellos -toda a parte de micro;
                  a parte de macro o seu recente livro de macro (todo?) + o de exercícos comentados (e não me preocuparia tanto com o tópico Regras, discrição e consistência da política econômica, já que não é muito abordado);
                  também veria o material do Prof. Marlos sobre Finanças Públicas;
                  e a parte mais importante, fechar com um investimento maciço em exercícios.

PABB, como comecei a falar no início para nós parece mesmo que o edital tá em japônes e o índice dos livros em alemão. Por isso se faz necessário a busca de informações sobre o que estudar.

Olha comparação:

Edital:
                  ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO. 1 Microeconomia. A racionalidade econômica do governo. Teorias do Bem Estar. Custos de intervenção do governo. Equilíbrio geral. Bens públicos. Teoria da Escolha Pública (Public choice). Externalidades. Impostos, tarifas, subsídios, eficiência econômica e distribuição da renda. Quotas e preços máximos e mínimos. Regulação de mercados. 2 Macroeconomia. Papel dos gastos públicos. Política fiscal e monetária: instrumentos, interação e efeitos sobre a demanda e o produto. Títulos públicos, déficit e dívida pública. Inflação e déficit público. Imposto inflacionário, seignorage e curva de Laffer. Aumentos temporários e permanentes nos gastos públicos. Alternativas de financiamento do déficit público. Relação entre déficit público, poupança interna e resultado das contas do setor externo. Regras, discrição e consistência temporal da política econômica.

Olha o sumário do Vasconcellos:
                  Sumário do livro do Vasconcellos:
                  1 INTRODUÇÃO À ECONOMIA
                  1 Conceito de economia
                  2 A questão da escassez e os problemas econômicos fundamentais
                  3 A questão da organização econômica - sistemas econômicos
                  4 Curva (ou fronteira) de possibilidades de produção - o conceito de custos de oportunidade
                  5 Economia positiva e economia normativa
                  6 A relação da economia com as demais ciências
                  7 Divisão do estudo econômico

Parte II - Microeconomia

2 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
                  1 Fundamentos de microeconomia
                  2 Divisão dos tópicos de microeconomia
                  3 Análise da demanda de mercado
                  4 Análise da oferta de mercado
                  5 O equilíbrio de mercado

3 ELASTICIDADES
                  1 Conceito
                  2 Elasticidade-preço da demanda
                  3 Elasticidade-preço cruzada da demanda
                  4 Elasticidade-renda da demanda
                  5 Elasticidade-preço da oferta
                  6 Exercício sobre elasticidades

4 APLICAÇÕES: INCIDÊNCIA DE IMPOSTO SOBRE VENDAS E FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS
                  1 Introdução
                  2 Incidência de um imposto sobre vendas
                  3 Fixação de preços mínimos na agricultura
                  4 Externalidades
                  5 Bens públicos

5 PRODUÇÃO
                  1 Introdução
                  2 Conceitos básicos
                  3 Produção com um fator variável e um fixo: uma análise de curto prazo
                  4 Produção a longo prazo

6 CUSTOS DE PRODUÇÃO
                  1 Introdução
                  2 Custos de oportunidade x custos contábeis
                  3 Avaliação privada e avaliação social - o conceito de externalidades ou economias externas
                  4 Custos a curto prazo
                  5 Custos a longo prazo
                  6 Custos a longo prazo
                  7 Equilíbrio do produtor

7 ESTRUTURAS DE MERCADO
                  1 Introdução
                  2 Objetivo da firma
                  3 Mercado em concorrência perfeita
                  4 Monopólio
                  5 Outras estruturas de mercado
                  6 Desenvolvimentos recentes: teoria dos jogos, economia da informação e teoria da organização industrial
                  7 Índice de concentração econômica
                  8 Síntese das estruturas de mercado

Parte III - Macroeconomia

8 FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA
                  1 Introdução
                  2 Metas de política macroeconômica
                  3 Estrutura da análise macroeconômica
                  4 Instrumentos de política macroeconômica

9 CONTABILIDADE SOCIAL
                  1 Introdução
                  2 Principais agregados macroeconômicos - o fluxo circular de renda
                  3 Valores reais e nominais
                  4 Identidades básicas da contabilidade nacional
                  5 Alguns aspectos conceituais e problemas de mensuração nas estimativas do produto nacional
                  6 Sistemas de contabilidade social

10 DETERMINAÇÃO DO NÍVEL DE RENDA E PRODUTO NACIONAIS. O MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
                  1 Introdução
                  2 Da contabilidade nacional para a teoria econômica
                  3 Modelo keynesiano básico (lado real)
                  4 Hipóteses sobre o comportamento das variáveis consumo (C), poupança (S), investimento (I), impostos (T), gastos do governo (G), exportações (X) e importações (M)
                  5 Equilíbrio agregativo de curto prazo no modelo keynesiano básico
                  6 Modelo básico supondo investimentos, impostos e importações induzidos pela renda nacional
                  7 Multiplicador keynesiano de gastos
                  8 Teorema do orçamento equilibrado (ou Teorema de Haavelmo)
                  9 Hiatos inflacionário e deflacionário e política fiscal pura
                  10 Função demanda de investimento

11 O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA
                  1 Moeda: conceito e funções
                  2 Oferta de moeda
                  3 Demanda de moeda
                  4 Equilíbrio do lado monetário da economia
                  5 Efeitos da política monetária sobre nível de renda e de preços
                  6 A importância da taxa de juros
                  7 Regras, discricionariedade e consistência dinâmica da política monetária

12 INTERLIGAÇÃO ENTRE O LADO REAL E O LADO MONETÁRIO - ANÁLISE IS-LM
                  1 Introdução
                  2 A análise IS-LM: uma visão geral
                  3 Equilíbrio do lado real (mercado de bens e serviços): a curva IS
                  4 Equilíbrio do lado monetário: a curva LM
                  5 Interligação entre o lado real e o lado monetário
                  6 Eficácia da política monetária e da política fiscal
                  7 Eficácia das políticas econômicas e formas de oferta agregada

13 INFLAÇÃO
                  1 Conceito de inflação
                  2 Distorções provocadas por altas taxas de inflação
                  3 Causas da inflação
                  4 Política monetária e inflação: o conceito de núcleo de inflação
                  5 O imposto inflacionário
                  6 Inflação e desemprego: a curva de Phillips
                  7 O debate no Brasil

14 O SETOR EXTERNO
                  1 Introdução
                  2 Fundamentos do comércio internacional: a teoria das vantagens comparativas
                  3 Taxa de câmbio
                  4 Variáveis que afetam as exportações e as importações agregadas
                  5 Políticas externas
                  6 Balanço de pagamentos
                  7 Exercícios sobre balanço de pagamentos
                  8 O balanço de pagamentos no Brasil
                  9 Organismos financeiros internacionais
                  10 A internacionalização da economia: Globalização Produtiva e Financeira

15 POLÍTICA FISCAL E DÉFICIT PÚBLICO
                  1 Introdução
                  2 O crescimento da participação do setor público na atividade econômica
                  3 As funções econômicas do setor público
                  4 Estrutura tributária
                  5 Conceitos de déficit público e formas de financiamento

16 NOÇÕES DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
                  1 Crescimento e desenvolvimento
                  2 Fontes de crescimento
                  3 Financiamento do desenvolvimento econômico
                  4 Estágios de desenvolvimento
                  5 Modelo de crescimento econômico de Harrod-Domar
                  6 Estratégias de desenvolvimento

O trabalho que o Prof Marlos desenvolveu é perfeito para a RF. Todo estruturado em cima do edital passado. Dá gosto de estudar o livro com o edital da RF na mão.

Desculpa não poder ajudar PABB!

Comentário

• Marlos
                    • 22/08/07
                    • 238

Lobo,

Gostaria de repisar o seguinte:

No tocante aos meus livros de Economia recentemente publicados e aos cursos do pontodosconcursos, vale repisar que não são todos os capítulos, que são cobrados pelo edital dessa banca. Segue então os assuntos que devem ser fielmente estudados, lembrando-se sempre que o CESPE/UNB costuma misturar os assuntos em assertivas longas e confusas.
                    Daria uma boa olhada na parte introdutória de Contas Nacionais e nos diversos agregados macroeconômicos bem como óticas da renda e da despesa. Quanto aos quadros de CN, acho desnecessário. O CESPE não se utiliza disso.

Macroeconomia Keynesiana em função da política fiscal deve ser olhada em conjunto com o capítulo de Economia intertemporal em razão da equivalência ricardiana e da dívida pública. Não se preocupem com os diversos modelos de Economia Intertemporal, pois não estão no edital e ela não faz questões desse tipo como a ESAF. A importância aqui está no embate dívida pública versus déficit público, a conce´pção alternativa e tradicional da dívida pública e efeitos da política fiscal e também política monetária.

Acho importante tb não a estrutura de contas do BP, mas as relações entre conta corrente e conta de capital ( tem um tópico só disso no livro e no curso). Entenda também a identidade investimento = poupança e a questão do déficit público, que se encontram no capítulo de Contas Nacionais.

Não podemos esquecer dos instrumentos de política monetária (redescontos, operações de compra e venda de títulos e compulsórios), pois sempre aparecem e representam o tipo de questão mais fácil do Cespe.

Esqueçam o modelo de Solow e números índices para essa prova.

Os capítulos do curso de finanças públicas do ponto devem ser observados aqueles referentes, principalmente, sobre a Curva de Laffer, Efeitos Tanzi e Patinkin (infação e déficit público) - capítulo 4 - e bens públicos/externalidades e gastos do governo - capítulo 2. O Cespe tem certa preferência pelos dados do capítulo 4. Sempre estão presentes.

E, finalmente, sobre os capítulos do Vasconcellos, cabe repisar em Microeconomia (embora não seja minha especialidade, ainda), principalmente, os capítulos 4 e 7 em Microeconomia, pois sempre aparecem nas provas. O estudo das elasticidades de curto e longo prazo da oferta e da demanda também costuma pintar.
                    A parte de Custos e Teoria da Produção é um pouco mais complicada, mas aparece também.

Sobre Macroeconomia, para quem já tem o citado livro, cabe o estudo, notadamente, dos capítulos 16 (modelos de crescimento endógeno e exógeno), pois nas duas últimas provas do CESPE pintou uma assertiva sobre o assunto. O capítulo 11 item 7 pois só nesse edital consta tal passagem. O capítulo 13 sobre inflação com os conceitos dos diversos tipos (inflção de demanda, de custos, inercial...) e o debate no Brasil.
                    E o restante dos capítulos, de certa forma, são similares ao material de minha autoria.

Repetindo mais uma vez, quem possuir o livro do Vasconcellos, creio que seja suficiente. Agora, se tiverem oportunidade de adquirir também os livros de minha autoria ou os cursos do ponto de Economia e Finanças Públicas, é mais do que suficiente.

Não prometo uma data, mas, tentarei o mais breve possível, comentar aqui e na parte aberta do ponto, algumas assertivas recentes elaboradas pelo CESPE/UNB.

Saudações e ânimo,
                    Marlos

Comentário

• PABB
                      • 03/09/07
                      • 3

Muito obrigado Lobo e Marlos pelas preciosas dicas.

Prof. Marlos,
                      Procurei o seu livro aqui em minha cidade e infelizmente ele ainda na chegou em nenhuma livraria. Nao o encomendei ainda porque gostaria de dar uma olhada no sumario primeiramente. O sumario esta disponivel em algum site? ou teria como disponibilizá-lo aqui no forum?

Comentário

• Lobo
                        • 22/06/07
                        • 36

O edital foi mastigado.... agora temos o caminho das pedras!

Obrigado Prof. Marlos!

Comentário

Aguarde...
                        X