Announcement

Collapse
No announcement yet.

Eficácia Política Monetária

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • ramenzoni
    • 18/08/11
    • 14

Eficácia Política Monetária

Ano: 2012
    Banca: FCC
    Órgão: Prefeitura de São Paulo - SP
    Prova: Auditor Fiscal do Município

Em uma economia fechada, a eficácia da política monetária

a) será tanto maior quanto menor a elasticidade dos investimentos à taxa de juros.

b) será tanto maior quanto maior a elasticidade da demanda de moeda à taxa de juros.

c) independe da elasticidade dos investimentos à taxa de juros.

d) independe da elasticidade da demanda de moeda à taxa de juros.

e) será tanto menor quanto menor a elasticidade dos investimentos e quanto maior a elasticidade da demanda de moeda, ambas em relação à taxa de juros. gabarito

Por que eficácia será menor quando a elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros for alta? Uma pequena variação na taxa de juros impactaria mais do que proporcionalmente a demanda de moeda. Não é esse o objetivo?
  • vinicstavares
    • 08/06/17
    • 5

É só pensar em uma IS vertical (menor a elasticidade dos investimentos à taxa de juros) e em uma LM horizontal (maior elasticidade da demanda de modela à taxa de juros, considerando M/P fixa). Para qualquer "volume" da expansão monetária que você fizer, o produto continuará o mesmo, só aumentando o juros. Em contrapartida, é bom observar que a política fiscal teria eficiência máxima.

Espero ter ajudado!!

Comentário

• ramenzoni
      • 18/08/11
      • 14

"Para qualquer "volume" da expansão monetária que você fizer, o produto continuará o mesmo, só aumentando o juros" Só não entendi o que você quis dizer com "só aumentando os juros". Entendo que a política monetária expansiva se dá pela expansão da oferta monetária, a qual desloca a curva LM. Uma mudança na taxa de juros ocasiona uma alteração na curva LM, sem deslocamento. Entendo que a política monetária (assim como outras políticas econômicas) atua nas varáveis exógenas ao modelo IS-LM. No caso, a oferta monetária é uma variável exógena, e a análise da eficácia da política monetária se dá pelo impacto daquela no aumento da renda da economia. Se alguém puder corrigir ou confirmar meu entendimento, eu agradeço!

Comentário

• vinicstavares
        • 08/06/17
        • 5

Oi, desculpe!! Na correria de escrever acabei falando besteira... quis dizer "só diminuindo o juros" no novo equilíbrio de curto prazo do modelo IS-LM.

tentei colocar graficamente, mas não estou autorizado a colocar anexos aqui!!

Confirmo seu entendimento e sim, a eficácia do política monetária é baseada na variação da renda. Meu comentário sobre o juros foi apenas incremental!! haha erro pelo excesso, normal cmg!

Abcs!

Comentário

• ramenzoni
          • 18/08/11
          • 14

Obrigado! resolvido...

Comentário

Working...
          X