Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Teoria do Consumidor

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Nando 2012
    • 04/03/12
    • 420

Teoria do Consumidor

Suponha que uma pessoa tenha uma renda de R$ 1.200,00, despendida no consumo de dois conjuntos de bens e serviços x e y, cujos preços unitários são, respectivamente, iguais a R$ 1,00 e R$ 3,00. Suponha, ainda, que a linha do orçamento seja representada pela equação: qx + 3qy = 1.200. Nesse caso, se o preço de y se elevar para R$ 4,00, por aumento da tributação, permanecendo constantes a renda e o preço de x, a inclinação da reta se elevará de um terço para um quarto.

A minha dúvida é a seguinte:

Sei que a inclinação é dada pela razão entre os preços. No numerador vem o preço do bem do eixo das abscissas (eixo X)e no denominador o preço do bem do eixo das ordenadas (eixo Y).

Mas na equação eu posso isolar qx ou qy dando valores diferentes para inclinação: -1/3 e -3. Como saber quem isolar para achar inclinação?
  • TLT123
    • 25/01/13
    • 424

Re: Teoria do Consumidor

Nando,

é convenção. Em uma equação, dependendo se isolamos o X ou o Y, teremos 2 inclinações para qualquer reta, como você disse.

Como a convenção é a inclinação da reta com o eixo X, ela fica como -Px/Py. Tem sempre que isolar Y.

Deu para entender?

No caso, como sempre para adquirirmos mais de um bem teremos que adquirar menos de outro, a inclinação é negativa. Portanto, acredito que a afirmação esteja errada.

Comentário

• Nando 2012
      • 04/03/12
      • 420

Postado Originalmente por TLT123 Ver Post
      Nando,

é convenção. Em uma equação, dependendo se isolamos o X ou o Y, teremos 2 inclinações para qualquer reta, como você disse.

Como a convenção é a inclinação da reta com o eixo X, ela fica como -Px/Py. Tem sempre que isolar Y.

Deu para entender?

No caso, como sempre para adquirirmos mais de um bem teremos que adquirar menos de outro, a inclinação é negativa. Portanto, acredito que a afirmação esteja errada.
      Eu entendo que temos que isolar sempre o y

Mas se ele tivesse colocado q1 e q2 em vez de qx e qy ? Ai tanto faz qual variável isolar, certo? Creio q ele teria q deixar claro qual é o "y"

Comentário

• _6502_
        • 29/06/13
        • 32

Depois desse aumento de preços a inclinação da reta orçamentária irá DIMINUIR.

Comentário

• TLT123
          • 25/01/13
          • 424

Postado Originalmente por Nando 2012 Ver Post
          Eu entendo que temos que isolar sempre o y

Mas se ele tivesse colocado q1 e q2 em vez de qx e qy ? Ai tanto faz qual variável isolar, certo? Creio q ele teria q deixar claro qual é o "y"
          É sempre o bem do eixo das abcissas que vai no numerador.

Ele tem que falar, você tá certo. Mas se ele não falar nada e colocasse "bem 1" e "bem 2", eu calcularia a inclinação como -P1/P2.

No livro do Héber, ele põe o bem 1 nas abcissas e define a inclinação como -P1/P2.

Comentário

• Nando 2012
            • 04/03/12
            • 420

Exatamente isso que pensei

Obrigado pela ajuda TLT123

Comentário

Aguarde...
            X