Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PIB pela otica da renda

Collapse
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Shindi
    • 15/02/12
    • 99

PIB pela otica da renda

Se: PIB= w+a+l+j +ti +d -sub

por que nas Contas Nacionais: PIB=DIB= w+a+l+j +impostos s/ producao e importacao -sub. Nao aparece o "d" de depreciacao??

Nao vi questao sobre o assunto, mas eh sempre bom saber neh?!

Valeu
  • Sagess
    • 05/05/12
    • 1055

Re: PIB pela otica da renda

tem alguma coisa errada aí. Normalmente, referimos ao produto nacional como sendo a preço de mercado (pm) e a renda nacional como a custo de fatores (cf). Assim, a soma dos rendimentos dos fatores de produção é igual a RNLcf:
    RNLcf = w + a + j + l

A diferença entre custo de fatores e preço de mercado são os impostos indiretos (ti) e os subsídios (s).
    Assim, RNLcf = RNLpm - ti + sub (apesar de que não faz muito sentido falar em RNLpm).

A diferença entre o bruto e o líquido é a depreciação (d).
    Assim, Bruto = Líquido + d.

E a diferença entre Produto Nacional e Produto Interno é a renda enviada (RE) e recebida do exterior (RR).
    Assim, PIB = PNL + RE - RR

Na sua primeira igualdade, você associou o PIB à RN.
    PIB= w+a+l+j +ti +d -sub
    PIBpm = RNLcf + ti + d - sub?

Está faltando a renda líquida enviada ao exterior, RLEE (se RE > RR), ou a renda líquida recebida do exterior, RLRE (se RR > RE). Acho que é um ponto de partida para checar onde pode ter havido algum erro na próxima igualdade.

De onde você tirou essas igualdades?
    Abraço.
    Última edição por Sagess; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/284974-sagess às Mon, 07/05/12, 02:37 PM. Motivo: ortografia

Comentário

• Shindi
      • 15/02/12
      • 99

Utilizei o material do prof carlos ramos, da lfg

Ele utiliza contas (BP) nacionais reais, pra explicar o calculo do PIB, pela otica da renda...ele chega nessa formula, mas a depreciacao nao esta inclusa...pelos principios gerais o calculo da renda (PIB=DIB=RIB) ele soma a depreciacao, mas em contas nacionais (outro capitulo) ele simplesmente nao diz nada sobre...dai fiquei na duvida

que material usou??

Comentário

• Sagess
        • 05/05/12
        • 1055

Eu usei o que eu lembro, não sei onde li inicialmente. Possivelmente em algum livro do Mankiw, Varian, Hélio Socolik ou César Frade, que são os autores que mais li.

Porém, lembro ter visto que a RN é normalmente associada a custos de fatores e o PN a custos de mercados em um livro do Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos (Micro e Macro, 3ra edição).

De qualquer modo, o que diferencia o produto bruto do líquido é a depreciação, mas é possível que a depreciação seja igual a zero.

Talvez o professor Carlos Ramos achou que incluir a depreciação era trivial para essa determinada análise.
        Será que foi isso?

Abraços.
        Última edição por Sagess; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/284974-sagess às Tue, 08/05/12, 10:55 AM.

Comentário

• Shindi
          • 15/02/12
          • 99

Hehehe, eh isso que eu tava pensando...nunca vi nenhuma questao especificamente sobre isso, mas vai que cai neh...

Vamo continuar nos exercicios. quem sabe vejo alguma sobre o tema, mesmo assim obrigado pelas observacoes!!

Bom estudo pra vc!!

abss

Comentário

Aguarde...
          X