Announcement

Collapse
No announcement yet.

IPTU- STJ sumula 160

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Mayyyy
    • 28/07/09
    • 141

IPTU- STJ sumula 160

Pessoal estou com uma dúvida... Sei que se for para aumentar % do IPTU será por LEI, com exceção:
    STJ sumula 160: "É defeso, ao município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual SUPERIOR ao índice oficial de correção monetária".
    Não seria em percentual igual?
    Me ajudem, estou estudando sozinha em casa e não entendi.
  • tdscil_82
    • 16/01/09
    • 298

Re: IPTU- STJ sumula 160

Olá Mayhanne.

Não sei se você esta confundindo aumento da alíquota do IPTU, com atualização da base de cálculo. "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa"... Mas de qualquer jeito vai a minha explicação:

- Aumentar alíquota do IPTU --> só via Lei (no caso do IPTU não pode ser por decreto!)

- Atualização da Base de Cálculo do IPTU --> pode ser via decreto.
    O que é proibido (defeso) é o índice usado no decreto ser maior do que o índice oficial de correção monetária.

Portanto ao atualizar a base de cálculo do IPTU (o que pode ser feito por Decreto) a atualização não pode ultrapassar o indice oficial.

Certo??

bons estudos!

Comentário

• Mayyyy
      • 28/07/09
      • 141

Originally posted by tdscil_82 View Post
      Olá Mayhanne.

Não sei se você esta confundindo aumento da alíquota do IPTU, com atualização da base de cálculo. "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa"... Mas de qualquer jeito vai a minha explicação:

- Aumentar alíquota do IPTU --> só via Lei (no caso do IPTU não pode ser por decreto!)

O que é proibido (defeso) é o índice usado no decreto ser maior do que o índice oficial de correção monetária.

Portanto ao atualizar a base de cálculo do IPTU (o que pode ser feito por Decreto) a atualização não pode ultrapassar o indice oficial.

Certo??

bons estudos!

tdscil_82...obrigadaaaaa
      eu estava "trocando as bolas" (confundi % com BC)