Announcement

Collapse
No announcement yet.

icms em de atividade ilícita

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • juliopaveif
    • 29/06/15
    • 5

icms em de atividade ilícita

Tenho uma duvida sobre o princípio da pecúnia non olet

Econtrei uma questao da esaf que marcava como verdadeira a seguinte afirmacao
    • Diferentemente das penalidades, que se aplicam pela ocorrência de atos ilícitos, os tributos dependem da prática de atividade lícita.

Nesse caso
    • Supondo a venda de drogas e esquecendo o IR que já se sabe muito bem que pode ser cobrado
      • O ICMS incide sobre essa venda?
      • Afinal, o FG seria apenas a saída de "mercadorias" do estabelecimento, que poderia ser considerado como ocorrido.
    Algumas questões são importantes, por ex,

Drogas são mercadorias?

Caso não sejam:
    Substituindo-se drogas por algum outro produto que seja "mercadoria" mas ainda assim seja ilícita a venda, nesse momento, o ICMS ocorre ou não?

estou bastante confuso.

• Rafa_Sorocaba
    • 16/10/14
    • 472

Não incide ICMS sobre venda de drogas. Drogas não são mercadorias.

A venda de produto ilícito não incide tributo, pois não se tributa atividades ilícitas. Pode-se tributar o ISS no jogo do bixo? Não, não pode, pois o jogo do bixo é ilícito.

Comentário

• Rafa_Sorocaba
      • 16/10/14
      • 472

IR se tributa o aumento patrimonial. Ahhh mas se o aumento do patrimonial se deu por causa da venda de drogas, dane-se Pecunia non olet nele. A questão é, o aumento de patrimônio não é crime, e isso que está sendo tributado. Entenda a diferença entre, tributar o aumento do patrimônio, com tributar a venda de drogas. Vc tem q olhar a para atividade, sem se aprofundar nos detalhes, senão, se eu roubar um dinheiro e comprar um carro, eu não teria que pagar IPVA, pois a origem é ilícita. Mas na verdade, o q se tributa é a "atividade lícita de vender carro" e não a atividade ilícita q eu consegui o dinheiro.

Comentário

• juliopaveif
        • 29/06/15
        • 5

eu suspeitava,, até pela leitura do inciso, mas agradeco a confirmacao!

Comentário

Working...
        X