Announcement

Collapse
No announcement yet.

Aposentadoria por TC

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Nicole Bracho
    • 13/07/15
    • 24

Aposentadoria por TC

(FUNPRESPEXE - CESPE - 2016) João, padeiro, que contribuiu para o regime geral de previdência social (RGPS) por trinta anos, completará sessenta anos
    de idade em 2016. Ele é casado há mais de vinte anos com Márcia, quarenta e cinco anos de idade, com a qual teve dois filhos: João
    Carlos, que tem vinte e quatro anos e é inválido, e João Vítor, que tem dez anos de idade.

Em 2020, João poderá aposentar-se por tempo de contribuição e optar pela não incidência do fator previdenciário.

Gabarito certo.

A minha dúvida é em relação à contagem dos pontos... achei que João não tivesse tempo minimo de contribuição. Alguém me explica essa questão? Muito muito muito obrigada a quem responder!
  • marcos13r
    • 19/02/16
    • 19

Se ele tem 30 anos de contribuição, e em 2016 ele vai completar mais um ano de vida, então ele tambem vai completar mais um ano de contribuição (ou seja em 2015 ele tem 59 anos com 30 anos de contribuição, em 2016 ele faz 60 anos com 31 anos de contribuição). assim em 2020 ele faz 64 anos e 35 anos de contribuição, e até onde sei o fator previdenciario para aposentadoria por tempo de contribuição é facultativo.

Posso estar bastante errado, pois a banca cespe não costuma colocar dados inúteis, achei estranho mas esse é o meu entendimento...

E ai ?? mais alguem ??

Comentário

• Nicole Bracho
      • 13/07/15
      • 24

Faz sentido, Marcos!! É questão de interpretação. Obrigada!

Comentário

• ableano
        • 01/09/14
        • 91

Também fiquei na duvida nessa questão, porque a soma dá 99 e os professores que eu vi respondendo essa questão dizem dar 100...

Comentário

• Louri França
          • 29/11/15
          • 25

Originally posted by marcos13r View Post
          Se ele tem 30 anos de contribuição, e em 2016 ele vai completar mais um ano de vida, então ele tambem vai completar mais um ano de contribuição (ou seja em 2015 ele tem 59 anos com 30 anos de contribuição, em 2016 ele faz 60 anos com 31 anos de contribuição). assim em 2020 ele faz 64 anos e 35 anos de contribuição, e até onde sei o fator previdenciario para aposentadoria por tempo de contribuição é facultativo.

Posso estar bastante errado, pois a banca cespe não costuma colocar dados inúteis, achei estranho mas esse é o meu entendimento...

E ai ?? mais alguem ??
          Marcos, a prova foi aplicada em Fevereiro de 2016.

Não vejo como esta questão estar correta... o cara terá 34 anos de contribuição em 2020, segundo os dados da questão;

O pior é que o gabarito definitivo foi dado como correto.

Comentário

• marcos13r
            • 19/02/16
            • 19

Originally posted by Louri França View Post

Marcos, a prova foi aplicada em Fevereiro de 2016.

Não vejo como esta questão estar correta... o cara terá 34 anos de contribuição em 2020, segundo os dados da questão;

O pior é que o gabarito definitivo foi dado como correto.
            Dei uma pesquisada, mas é isso mesmo... a banca não fala nada a respeito de data de aniversário então se presumi que está com 30 anos em 2015...

4. CERTA
            completará sessenta anos de idade em 2016 que dizer que ele ta em 2015 com 30 anos de TC.
            30 anos de TC
            60 anos de idade em 2016
            Em 2020 (+4 anos na idade) 64 anos de idade (35 anos de TC) ->soma 64+35=99 fator previdenciário facultativo.
            31/12/2016 – 85/95
            31/12/2018 – 86/96
            31/12/2020 – 87/97

O pensamento da maioria..

Comentário

• Louri França
              • 29/11/15
              • 25

Dei uma pesquisada, mas é isso mesmo... a banca não fala nada a respeito de data de aniversário então se presumi que está com 30 anos em 2015...

4. CERTA
              completará sessenta anos de idade em 2016 que dizer que ele ta em 2015 com 30 anos de TC.
              30 anos de TC
              60 anos de idade em 2016
              Em 2020 (+4 anos na idade) 64 anos de idade (35 anos de TC) ->soma 64+35=99 fator previdenciário facultativo.
              31/12/2016 – 85/95
              31/12/2018 – 86/96
              31/12/2020 – 87/97

O pensamento da maioria..
              Obrigada pela atenção! O meu problema não é fazer a soma, mas sim supor que, para o examinador, o enredo se dá em 2015.

Dizer que em 2016 o João completará 60 anos não pressupõe, de forma alguma, que estejam em 2015.

Quando não menciona data, o comum é considerar o ano atual. E a prova é de 2016!!!

Eu acho que foi uma cagada da banca... não tem explicação!

Comentário

• marcos13r
                • 19/02/16
                • 19

Originally posted by Louri França View Post

Obrigada pela atenção! O meu problema não é fazer a soma, mas sim supor que, para o examinador, o enredo se dá em 2015.

Dizer que em 2016 o João completará 60 anos não pressupõe, de forma alguma, que estejam em 2015.

Quando não menciona data, o comum é considerar o ano atual. E a prova é de 2016!!!

Eu acho que foi uma cagada da banca... não tem explicação!
                a frase está no passado, "Completará" indica futuro. Besteirinha... Foi uma Cagada da cespe sim, mas eles estão no direito deles.

O cespe faz isso mesmo, principalmente quando é em concurso grande. Cai em duas questões de Crase (velho, crase não... pqp), que estou puto até agora...Com certeza INSS vai ter alguma, é ficar esperto com os mínimos detalhes.

(FUNPRESPEXE - CESPE - 2016) João, padeiro, que contribuiu para o regime geral de previdência social (RGPS) por trinta anos, completará sessenta anos
                de idade em 2016.

Comentário

• Louri França
                  • 29/11/15
                  • 25

Concordo, meu caro.
                  Também penso assim... afinal temos 120 pontos para correr atrás.

Haverá questões duvidosas, inusitadas e até erradas (dadas como certas), mas esse é o jogo e sabemos quais são as regras.

Avante!

Comentário

• Tom Barros
                    • 07/05/15
                    • 4

E ai ?? mais alguem ??

Sim, faz sentido.

Comentário

• ALVESLEITE
                      • 25/11/06
                      • 111

Boa tarde!! Servidor p?blico estadual aposentado que prestar novo concurso para o mesmo estado, sendo aprovado e tomando posse, entra no novo regime previdenci?rio ou ? enquadrado no regime antigo, da ?poca ele estava na atividade? Grato!!!

Comentário

Working...
                      X