Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Crimes Omissivos: Próprios x Impróprios

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • hangman
    • 28/07/09
    • 754

Crimes Omissivos: Próprios x Impróprios

Alguém poderia dá uma explicada das principais diferenças entre eles e citar alguns exemplos se possível.

Grato
  • JULIO MARQUETI
    • 12/02/07
    • 281

Re: Crimes Omissivos: Próprios x Impróprios

Caro concurseiro

Crime omissivo próprio é aquele em que a conduta descrita no tipo penal é uma abstenção, um deixar de fazer. Tais crimes independem de resultado (ex: omissão de socorro).

Crime omissivo improprio ou comissivo por omissão, são crimes em que por meio de uma omissão o agente da causa a um resultado, sendo certo que a conduta descrita no tipo penal é um fazer. É o caso da mãe que mata o filho deixando de alimentá-lo. Com isso praticou o crime de homicidio (art.121 matar alguem) por meio de uma omissão. Observe que a conduta descrita no tipo é um fazer (matar). O resultado será imputado à mãe porque ela tinha o dever de agir e não agiu (artigo 13 parágrafo 2o do CP).

Bons Estudos.
    JULIO MARQUETI

Comentário

• hangman
      • 28/07/09
      • 754

Professor obrigado pela explicação,

Acho que o que me atrapalhou foi o cruzamento entre Crimes Próprios e Comuns com relação aos Omissos Próprios e Imprópios (são institutos diferentes, é isso?)

Grato,

Comentário

• Vinícius Martins (martv1)
        • 24/07/09
        • 252

Postado Originalmente por hangman Ver Post
        Professor obrigado pela explicação,

Acho que o que me atrapalhou foi o cruzamento entre Crimes Próprios e Comuns com relação aos Omissos Próprios e Imprópios (são institutos diferentes, é isso?)

Grato,

O instituto dos omissos próprios e impróprios tem uma lógica diversa dos crimes próprios e comuns.

Nos casos dos omissivos fiz o seguinte esquema mental - próprios são os que possuem o tipo próprio no CP (Art. 135) e os comissivos por omissão, como não possuem tipo próprio (vai depender do resultado causado pela omissão)
        Última edição por Vinícius Martins (martv1); http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/156604-vin%C3%ADcius-martins-martv1 às Thu, 03/05/12, 09:14 AM.

Comentário

• hangman
          • 28/07/09
          • 754

Valeu!

Comentário

• Maxxtro
            • 18/11/08
            • 2105

estou estudando sobre esses institutos e também estou confundido, pois são muito parecido.
            Eu entendi que os dois exigem uma ação que deveria ter sido feita, mas a diferença é o resultado?

Comentário

Aguarde...
            X