Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diferença entre sufrágio universal e voto direto.

Collapse
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • rodUehara
    • 02/08/11
    • 83

Diferença entre sufrágio universal e voto direto.

Ae galera!
    Lendo sobre a manifestação da soberania popular, que se exerce "por sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos [...]" (termos do art 1º da lei 9709/98), fiquei com a seguinte dúvida:

Pela própria definição da palavra, sufrágio já significa voto. Por que o legislador separou o sufrágio universal do voto direto e secreto, como se eles fossem institutos diversos?

Se for mera questão de escolha linguística, estaria correta a seguinte paráfrase: 'por sufrágio universal, direto e secreto, com valor igual para todos [...]'?

Percebam que minha dúvida é apenas sobre a escolha dos termos. Se entendi ou não a idéia central do artigo.

Desde já, meu muito obrigado!
  • Andre BG
    • 10/04/10
    • 98

Re: Diferença entre sufrágio universal e voto direto.

Sufrágio = Capacidade de votar e ser votado.

Sufrágio universal = Direito de votar assegurado independente de características econômicas, culturais, profissionais, etc.

Sufrágio restrito = Direito de votar é restringido por qualificações econômicas (exemplo: só pode votar quem auferir renda mensal acima de determinado valor) ou por características intelectuais (exemplo: só pode votar quem tiver nível superior).

Voto direto é o eleitor poder votar direto no "cabra" que quer eleger.

Sacou a diferença ?

Abç.
    Última edição por Andre BG; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/172426-andre-bg às Wed, 03/08/11, 11:44 PM.

Comentário

Aguarde...
    X