Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

competencia do presidente

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • leovince
    • 26/05/07
    • 115

competencia do presidente

1) Cabe ao presidente da República, com a prévia anuência do
    Congresso Nacional, decretar e executar a intervenção federal,
    nas hipóteses previstas em lei.

2) Tanto as tarefas de chefe de Estado como as de chefe de
    governo integram o rol de competências privativas do
    presidente da República.

tem como alguem me ajudar nesses dois itens?

pra mim está certo os dois. mas a banca só considerou o segundo como certo.
  • Planador
    • 10/09/09
    • 2779

Re: competencia do presidente

Falae leovince, blz ?
    Acho que é mais ou menos isso aqui:

1)

A intervenção é ato privativo do Chefe do Poder Executivo, tem caráter excepcional, porém depende de autorização do Congresso Nacional no prazo de 48 horas.

A decretação da intervenção é ato privativo do Presidente da República que independe de prévia autorização pelo Congresso Nacional.

Por outro lado, após ser decretada, a intervenção deverá ser aprovada ou suspensa pelo Congresso Nacional, conforme dispõe o artigo 49, inciso IV da Constituição Federal.

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

X - decretar e executar a intervenção federal;

Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas

2)

É atribuída competências privativas ao Presidente da República no artigo 84 da Constituição Federal, tanto de natureza de Chefe de Estado (representando a República Federativa do Brasil nas relações internacionais e, internamente, sua unidade, previstas nos incisos VII, VIII e XIX do art. 84), como de Chefe de Governo (prática de atos de administração e de natureza política – estes últimos quando participa do processo legislativo – conforme se percebe pela leitura das atribuições nos incisos I a VI; IX a XVIII e XX a XXVII).

Postado Originalmente por leovince Ver Post
    1) Cabe ao presidente da República, com a prévia anuência do
    Congresso Nacional, decretar e executar a intervenção federal,
    nas hipóteses previstas em lei.

2) Tanto as tarefas de chefe de Estado como as de chefe de
    governo integram o rol de competências privativas do
    presidente da República.

tem como alguem me ajudar nesses dois itens?

pra mim está certo os dois. mas a banca só considerou o segundo como certo.
    Última edição por Planador; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/160817-planador às Tue, 18/05/10, 06:46 PM.

Comentário

• leovince
      • 26/05/07
      • 115

Re: competencia do presidente

entendi agora o decretar e o aprovar... para mim seria a mesma coisa... então decreta primeiro agora vamos dizer que ocorrerá a verificação aprova ou não essa decretação.

valeu me ajudou muito . obrigado.

Postado Originalmente por Planador Ver Post
      Falae leovince, blz ?
      Acho que é mais ou menos isso aqui:

1)

A intervenção é ato privativo do Chefe do Poder Executivo, tem caráter excepcional, porém depende de autorização do Congresso Nacional no prazo de 48 horas.

A decretação da intervenção é ato privativo do Presidente da República que independe de prévia autorização pelo Congresso Nacional.

Por outro lado, após ser decretada, a intervenção deverá ser aprovada ou suspensa pelo Congresso Nacional, conforme dispõe o artigo 49, inciso IV da Constituição Federal.

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

X - decretar e executar a intervenção federal;

Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas

2)

É atribuída competências privativas ao Presidente da República no artigo 84 da Constituição Federal, tanto de natureza de Chefe de Estado (representando a República Federativa do Brasil nas relações internacionais e, internamente, sua unidade, previstas nos incisos VII, VIII e XIX do art. 84), como de Chefe de Governo (prática de atos de administração e de natureza política – estes últimos quando participa do processo legislativo – conforme se percebe pela leitura das atribuições nos incisos I a VI; IX a XVIII e XX a XXVII).

Comentário

Aguarde...
      X