Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Domicílio e residência

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Rog Machado
    • 20/08/09
    • 2

Domicílio e residência

pessoal,

Ja li o conceito de domicílio e residência em alguns livros e ainda não consegui entender bem a diferença entre eles;

Alguem poderia dar um conceito que realmente exclareça essa diferença ?

Domicilio : local onde a pessoa se fixa com vontade de permanecer em definitivo.
    Residência: local onde a pessoa se fixa ainda que temporariamente.

Esses conceitos a mim não ficaram muito claros, pois no domicilio, não tem como haver uma presunção juris et de jure de que o sujeito irá permanecer em definitivo pro resto se sua vida.

Obraço a todos !
  • danielpc
    • 16/08/09
    • 41

Re: Domicílio e residência

residencias sao todos os locais que a pessoa tenha guarida.
    domicilio é o lugar onde a pessoa estabelece sua residencia com animo definitivo (art. 70) ou nos casos em que nao houver residencia onde a pessoa se encontrar (art. 73). nas relacoes concernentes a profissao, domicio tambem é o lugar onde é exercido o trabalho.
    dessa forma, se eu tenho uma residencia onde moro/vivo/etc (com o animo de permanecer ali), este local sera, por definicao legal (art. 70), o meu domicilio, ainda que eu tenha outras residencias (casa de praia, sitio, outros imoveis abandonados, etc).

diferente de qm vive em 2 ou mais residencias, que sera considerado domicilio qlq delas (art. 71); exemplo, qm mora parte do dia em sua casa e a outra parte na casa do conjuge...

abraço

Comentário

Aguarde...
    X