Announcement

Collapse
No announcement yet.

Exigibilidade X Executoriedade

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • val dornas
    • 13/05/13
    • 210

Exigibilidade X Executoriedade

Pessoal, não está totalmente claro para mim a diferença entre esses dois conceitos, exigibilidade e executoriedade (auto-executoriedade). Alguém pode me explicar?

No exemplo de um carro que ultrapassa o limite de velocidade permitido em um determinado local e, por isso, é pego em um radar e multado. Nesse caso, o ato de multar o particular não é executável, uma vez que a administração pública não pode penhorar um bem do cidadão, por exemplo, sem recorrer ao poder judiciário. Mas, esse ato é exigível. O estado pode, por exemplo, colocar o nome do indivíduo no SPC como forma de induzi-lo a pagar a multa.

Correto?

Obrigada
    Last edited by val dornas; Sun, 11/05/14, 07:30 PM.
  • garashta
    • 15/07/10
    • 127

Re: Exigibilidade X Executoriedade

Olá Val,

quando aprendi no cursinho sobre a auto-executoriedade o próprio exemplo dado pelo professor foi a multa.
    è auto-executória pois a administração não recorre ao judiciário para lhe impor a multa, simplesmente te multa e pronto sem sequer informar ao judiciário.

Comentário

• Jucamoser
      • 17/04/12
      • 223

Re: Exigibilidade X Executoriedade

Originally posted by val dornas View Post
      Pessoal, não está totalmente claro para mim a diferença entre esses dois conceitos, exigibilidade e executoriedade (auto-executoriedade). Alguém pode me explicar?

No exemplo de um carro que ultrapassa o limite de velocidade permitido em um determinado local e, por isso, é pego em um radar e multado. Nesse caso, o ato de multar o particular não é executável, uma vez que a administração pública não pode penhorar um bem do cidadão, por exemplo, sem recorrer ao poder judiciário. Mas, esse ato é exigível. O estado pode, por exemplo, colocar o nome do indivíduo no SPC como forma de induzi-lo a pagar a multa.

Correto?

Obrigada
      No meu entender o atributo do ato administrativo é a auto-executoriedade que pode ser dividido em:
      a) Exigibilidade: Possibilidade de ser exigido por meios indiretos.
      b) Executoriedade: Possibilidade de ser exigido por meios diretos.

Comentário

Working...
      X