Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regime falimentar - EP e SEM

Collapse
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • deisemarie
    • 05/03/12
    • 9

Regime falimentar - EP e SEM

Pessoal, estou com uma tremenda dúvida a cerca do regime falimentar para as EP e SEM.
    Eu assisti duas aulas, nas quais, os professores afirmam que só NÃO se submetem ao regime falimentar, as prestadoras de serviços públicos e as exploradoras de atividades econômicas, esta última, somente se a atividade for de essencial prestação a sociedade.
    Porém, li no livro Direito Descomplicado, que elas não se submetem ao regime falimentar, tanto as prestadoras quanto as exploradoras, independente do objeto.
    E agora?
    Fiquei bem confusa!
    Desde já, obrigada pela ajuda.
  • JP_1987
    • 01/12/11
    • 263

Re: Regime falimentar - EP e SEM

Minha fonte tbm é o Descomplicado.
    Se o seu professor não for TOP, melhor seguir o livro que é quase unanime entre concurseiros.

Falta-me conhecimento pra discutir o assunto, mas as EP e SEM, exploradoras de ativ econ, continuam sendo integrantes da APU. Dessa forma, creio que não há o que se falar em falência.

Comentário

• deisemarie
      • 05/03/12
      • 9

pior que são top sim, os 2 professores que falaram..
      quando eu assisti as aulas, pra mim eram verdades absolutas o que foi dito, mas quando li o livro, me enchi de dúvidas...

Comentário

• JP_1987
        • 01/12/11
        • 263

Vamos aguardar um posicionamento mais embasado entao.

Comentário

• overbo
          • 05/11/11
          • 144

A lei de falências(11.101/2005) é bem direta; não é feita nenhuma especificação de objeto para fins de estabelecer sua aplicabilidade :

Art. 2o Esta Lei não se aplica a:
          I – empresa pública e sociedade de economia mista

Fiquei curioso com outra coisa.. atividade econômica "de essencial prestação à sociedade"? chegou a ser dado algum exemplo de quais atividades seriam essas?
          Última edição por overbo; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/231068-overbo às Tue, 20/03/12, 02:31 AM.

Comentário

• Salumus
            • 16/01/09
            • 661

A Lei de Falências não se aplica à EP e SEM; isso não significa que elas não se sujeitam a falência!

Comentário

• overbo
              • 05/11/11
              • 144

A inaplicabilidade da lei significa oq então?

Fico sem entender...
              Nos dois livros q tenho de ADM os autores dizem basicamente a mesma coisa: a lei não se aplica, portanto n podem falir.

Comentário

• overbo
                • 05/11/11
                • 144

Deixa eu destacar aqui uma passagem de Gustavo Barchet quando trata do tema:

"a lei 11.101/2005 (nova Lei de falência), em seu art. 2º, incisco I, afastou qualquer dúvida na matéria, ao estabelecer que suas disposições não se aplicam às empresas públicas e às sociedades de economia mista. Desse modo, independentemente da atividade exercida, tais entidades não estão sujeitas à falência(...)"

Comentário

• Salumus
                  • 16/01/09
                  • 661

O que quis dizer é que o fato da Lei de Falências não se aplicar as EP e SEM não significa, necessariamente, que elas não estejam sujeitas a falência. São coisas diferentes! As instituições financeiras, por exemplo, estão sujeitas a falências, mas a lei de falências não se aplica a elas, pois se sujeitam a legislação própria. No caso em questão, há divergências, não há uma opinião pacífica, mas a tendência é considerar que EP e SEM NÃO estajem sujeitas a falência. Essa regra pode-se dizer que é relativamente pacífica quanto as prestadoras de serviços públicos e mais polêmica quanto as exploradoras de atividade econômica.

Comentário

• overbo
                    • 05/11/11
                    • 144

Ahhhhh tá.. entendi..eheh

Comentário

Aguarde...
                    X