Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Contas Analíticas e Contas Sintéticas?

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Guest's Avatar
    Visitante

Contas Analíticas e Contas Sintéticas?

Alguém poderia me explicar o significado destes termos:
    Contas Analíticas e Contas Sintéticas.
    Sempre que leio não consigo entender direito...
  • Spider
    • 24/03/07
    • 247

Segundo o Deusvaldo:

Um plano de contas contém contas analíticas e sintéticas. As contas analíticas são as contas reais, que recebem lançamentos. As contas sintéticas são simplesmente a soma de um conjunto de contas anlíticas. Os valores sintéticos são úteis para análise gerencial dos relatórios contábeis.

Exemplo: 'INVESTIMENTOS" seria uma conta sintética.

Seus desdobramentos:
    PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA;
    PARTICIPAÇÃO EM FUNDOS;
    OUTROS INVESTIMENTOS

Seriam contas analíticas

Comentário

• ZéduCa
      • 27/11/06
      • 108

Segundo prof.Gilberto.

As contas escrituradas (que admitem registro) se subdividem em sintéticas e analíticas.
      sintéticas não exigem detalhamento específico denominado conta corrente;
      analíticas exigem conta corrente.

Comentário

• Guest's Avatar
        Visitante

Muito Obrigada, Spider e ZéduCa!

Comentário

• Guest's Avatar
          Visitante

Há alguma conta sintética que receba lançamento? (fazendo uma combinação entre os dois conceitos apresentados, isso seria possível)

Até o ISC!

Comentário

• Tony SJR
            • 26/11/06
            • 860

kronus,

Creio que as contas sintéticas não recebam lançamentos. Mas não sei se não conheço alguma exceção.

Comentário

• Guest's Avatar
              Visitante

Caro Tonysjr

falo isso porque, smj, as contas de despesas (3) e as de resultados (5 e 6)não são escrituradas a nível de CC (e, portanto, seriam sintéticas) e recebem lançamentos

alguém pode nos ajudar? (sem ser o chapolim colorado!)

Comentário

• Tony SJR
                • 26/11/06
                • 860

Faz sentido sua pergunta... mas ao mesmo tempo elas são contas transitórias.

Dei uma pesquisada no meu material e nenhum deles é conclusivo a esse respeito. No que se refere à Contabilidade Geral, deduzo (mas não estou 100% certo) que todas as contas que recebam lançamentos sejam analíticas, mesmo as de resultado, visto que é necessário uma especificação a nível de conta corrente. Não se usa simplesmente "Despesa", e sim "Despesas com frete", "Despesa de linha telefônica X" etc.

Acho que o mesmo ocorre na Contabilidade Pública. No balanço visualizamos as contas sintéticas, mas no SIAFI elas devem ser desdobradas em contas analíticas.

Alguém tem uma posição conclusiva?

Comentário

• ZéduCa
                  • 27/11/06
                  • 108

As contas escrituradas podem receber registros em qualquer dos seus níveis(à exceção dos dois primeiros níveis) e subdividem em sintéticas e analíticas.
                  sintéticas não exigem detalhamento específico denominado conta corrente;
                  analíticas exigem conta corrente.

Eu entendi da seguinte forma:
                  quando você consulta a execução de restos a pagar você tem a conta 1.9.5.0.0.00.00 esta seria sintética, ira mostrar todo o valor do órgão.
                  mas se você quiser o que esta inscrito a no RAP tem que colocar 1.9.5.1.0.00.00=inscrição de restos a pagar e exige c/c que será a nota de empenho.

mais ou menos isso...
                  se possível olhem o plano de contas, acho que dá pra melhorar.

Comentário

• Guest's Avatar
                    Visitante

Esse entendimento mata a dúvida

'AS CONTAS ESCRITURADAS podem receber registros em qualquer dos seus níveis(à exceção dos dois primeiros níveis) e SUBDIVIDEM EM SINTÉTICAS E ANÁLITICAS. sintéticas não exigem detalhamento específico denominado conta corrente; analíticas exigem conta corrente.'

Vlw!

Comentário

• jonnybravo
                      • 13/06/07
                      • 48

acho q as analíticas não estão obrigadas a receber o detalhamento estecífico(CC), apenas podem receber e es sintéticas não pdem
                      eu entendi assim

abs,
                      jonny

Comentário

• Tony SJR
                        • 26/11/06
                        • 860

Amigos, permitam-me continuar discordando disso... para mim só as contas analíticas recebem lançamentos.

Achei na internet dois documentos que dizem que contas sintéticas não podem receber lançamentos:

1) Ofício do TCE/RS:
                        No exame em tela, foram constatadas algumas inconformidades, tais como:
                        -lançamentos (empenhos) em contas sintéticas;
                        -contas sem o desdobramento necessário (não abriram as analíticas) (...)

Fonte: http://www.tce.rs.gov.br/circulares_com ... /index.htm

2) Aula de um professor de faculdade, disponibilizada na internet, sobre a Teoria das Contas, que diz:
                        OBS.-Somente as contas analíticas recebem lançamentos contábeis, sendo seus valores transferidos para as contas de grau imediatamente superior.

Fonte: http://ni.faj.br/nourau/document/get.ph ... emento.doc

Tony

Comentário

• jonnybravo
                          • 13/06/07
                          • 48

Tony,
                          estou dizendo exatamente isso: as sintéticas não podem receber nançamentos e as analíticas podem.
                          A dúvida é: se as analíticas podem ou devem recebê-los
                          pelo que entendi dolivro do Glauber elas "podem"

Comentário

• ZéduCa
                            • 27/11/06
                            • 108

quanto a informação do TCE/RS:
                            é lógico que uma nota de empenho não pode ser efetuada com uma conta sintética. somente analítica, pois a nota de empenho exige desdobramento, CPF, CGC...

Mas a conta sintética recebe lançamento sim, por exemplo em uma Nota de Dotação, ND.

Comentário

Aguarde...
                            X