Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Contabilização de Dividendos

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • cristianegea
    • 25/06/11
    • 152

Contabilização de Dividendos

Boa Noite!

Alguém pode me ajudar?!?!?!?

Questão 42 da prova de Analista Superior II (Auditor) da Infraero (banca: FCC e Ano: 2009)

A Cia. Garopaba recebeu dividendos no valor de R$ 20.000,00 de sua controlada, a Cia. Baiacu, no exercício de 2008. O registro correto desse fato contábil na investidora
    (A) terá como consequência um aumento no total do Ativo de R$ 20.000,00.
    (B) terá como consequência um aumento no Patrimônio Líquido de R$ 20.000,00.
    (C) terá como consequência uma diminuição no total do Ativo de R$ 20.000,00.
    (D) terá como consequência um aumento no Patrimônio Líquido menor que R$ 20.000,00.
    (E) não apresentará aumento no total do Ativo e no Patrimônio Líquido.

Gabarito: letra E

Grata

Cristiane
  • Homerzinho
    • 25/08/10
    • 429

Re: Contabilização de Dividendos

Como era controlada, o investimento é avaliado pelo MEP.

O lançamento a ser feito é

D - Caixa
    C - Investimento em controlada

É do tipo permutativo (+A e -A), portanto não há alteração no ativo, nem no passivo e tampouco no PL).

Comentário

• cristianegea
      • 25/06/11
      • 152

Olá Homerzinho!!

Obrigada por responder!

Infelizmente, continuo com dúvida (ainda não consegui chegar ao entendimento).

Fiquei confusa quando eu li no § 1º do art. 388 do RIR/99: "Os lucros ou dividendos distribuídos pela sociedade coligada ou controlada deverão ser registrados pela sociedade investidora como diminuição do valor do patrimônio líquido do investimento e não influenciarão as contas de resultado"

Será que você poderia me explicar mais detalhadamente o entendimento dessa questão? (estou muito confusa)

Grata mais uma vez!!!!

Cristiane

Comentário

• Homerzinho
        • 25/08/10
        • 429

Como o investimento é avaliado pelo MEP, essa receita que deu origem ao dividendo já havia sido reconhecida na investidora, já que o investimento avaliado pelo MEP se altera com a alteração do PL da investida.

Então essa redução no investimento é pra que não haja uma espécie de "dupla contagem"

Você chegou a estudar MEP (Método da equivalência patrimonial)?

Se não, sugiro que dê uma olhada

Comentário

• Alpes-PE
          • 24/05/10
          • 1267

Postado Originalmente por Homerzinho Ver Post
          Como era controlada, o investimento é avaliado pelo MEP.

O lançamento a ser feito é

D - Caixa
          C - Investimento em controlada

É do tipo permutativo (+A e -A), portanto não há alteração no ativo, nem no passivo e tampouco no PL).
          Tranquilo Homerzinho ?!

O lançamento não seria ?

D - Caixa
          C - Dividendos a Receber

O lançamento na proposta de dividendos no já diminui o valor do investimento ? Vê lançamento da proposta abaixo :

D - Dividendos a Receber
          C - Ações da Investida.

Pense numa coisa prá me confundir sempre é esse tal de MEP ......Nunca tenho plena certeza dos lançamentos a considerar ......Se alguém puder esclarecer agradeço

Abraços

Comentário

• Homerzinho
            • 25/08/10
            • 429

Bom , esses dois lancamentos q vc fez forqm equivalentes ao que postei. O dividendo ehabatido do investimento no MEp ( e na avaliacao por custos tb, se o dividendo foi recebido nos 6 primeiros meses)

Comentário

• cristianegea
              • 25/06/11
              • 152

Postado Originalmente por Homerzinho Ver Post
              Como o investimento é avaliado pelo MEP, essa receita que deu origem ao dividendo já havia sido reconhecida na investidora, já que o investimento avaliado pelo MEP se altera com a alteração do PL da investida.

Então essa redução no investimento é pra que não haja uma espécie de "dupla contagem"

Você chegou a estudar MEP (Método da equivalência patrimonial)?

Se não, sugiro que dê uma olhada
              Olá!

O problema é que o material que estou utilizando para entender o MEP não é claro e está causando muita confusão. Você, por acaso, teria alguma sugestão de literatura que eu pudesse utilizar para entender melhor o MEP?

Grata

Cristiane

Comentário

Aguarde...
              X