Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

sacado e sacador

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Rodrigo Azevedo
    • 25/05/10
    • 131

sacado e sacador

Pessoal, gostaria que me ajudassem numa dúvida básica de contabilidade.

Na DUPLICATA o emitente é o credor, vendedor ou SACADOR. Correto?

Já na NOTA PROMISSÓRIA o emitente é o devedor, comprador ou SACADO. Correto?

Resumindo minha dúvida que surgiu ao confrontar uma questão de concurso de AFRF de 2003 com o livro de contabilidade básica do Ricardo Ferreira.

A figura de SACADOR E SACADO é a mesma tanto na duplicata quando na note fiscal?
  • Rodrigo Azevedo
    • 25/05/10
    • 131

Re: sacado e sacador

Alguém poderia ajudar?

Comentário

• Gabriel Rabelo
      • 23/01/08
      • 3332

Postado Originalmente por ALFAromeuFOX Ver Post

Perfeito!

Perfeito também. A nota promissória é um título autônomo, que independe da indagação da causa que motivou a obrigação. É um título de crédito através do qual alguém se compromete a pagar a outrem uma certa quantidade expressa no título. A Nota Promissória é emitida pelo devedor (sacado). A nota promissória não é usada para operações mercantis e sim financeiras.

Resumindo minha dúvida que surgiu ao confrontar uma questão de concurso de AFRF de 2003 com o livro de contabilidade básica do Ricardo Ferreira.

A figura de SACADOR E SACADO é a mesma tanto na duplicata quando na note fiscal?
      Abraços!

Comentário

• Andre_PaRs
        • 03/01/11
        • 61

duplicata (Ed Luiz Ferrari):
        sacador: é o credor (vendedor ou fornecedor);
        sacado: é o devedor (comprador ou cliente).

nota promissória (classificação do André Luiz Santa Cruz Ramos):
        sacador ou promitente ou subscritor: é o devedor
        tomador: é o beneficiário, é quem vai receber o valor na NP

nota promissória (Ed Luiz Ferrari)
        emitente: é o devedor
        beneficiário: é o credor

O Ed Luiz Ferrari diz que na nota promissória não há sacador e sacado, e sim emitente e beneficiário. Não sei até que ponto há divergência de entendimentos, mas pelo visto há.

Ps: eu acho que houve um pequeno equívoco no post do professor Gabriel, pois na nota promissória o devedor é o sacador e não o sacado.

Postado Originalmente por ALFAromeuFOX Ver Post

Última edição por Andre_PaRs; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/183145-andre_pars às Tue, 06/09/11, 04:04 PM.

Comentário

• FS2010
          • 15/07/10
          • 2210

Parece que houve uma contradição:

nota promissória (classificação do André Luiz Santa Cruz Ramos):
          sacador ou promitente ou subscritor: é o devedor

Eu conferi a classificação acima e está de acordo mesmo com o livro.

Agora essa foi apontada pelo professor Gabriel como correta. Poderia explicar melhor professor? Acho que eu confundi.

Comentário

• Andre_PaRs
            • 03/01/11
            • 61

Achei uma questão comentada da ESAF (Ed Luiz Ferrari, 8ª edição, livro de questões comentadas) que acaba com a dúvida, presumo.
            Em contabilidade, o sacado é sempre o devedor. Só que este termo é usado de forma inapropriada no caso das notas promissórias.

Afirmativa considerada correta pela ESAF (não diz o ano, só o cargo: AFRF):

"A nota promissória e a duplicata são títulos de crédito, sendo que na primeira o emitente também é chamado sacado; e na segunda, o emitente é também chamado sacador".

Faltaria confirmar se em Dir. Empresarial é utilizado "sacador" para o devedor das notas promissórias.

Abraços!

Ps1: a questão está na pag. 19, questão 65.
            Ps2: o professor não errou ao falar do sacado para nota promissória.

Comentário

• Yes_I_can
              • 24/02/12
              • 13

Olá pessoal,

Tive a mesma dúvida do Rodrigo Azevedo ao ler a página 64 do "Contabilidade Básica - 10ª edição" do Ricardo Ferreira. Todavia, no final da página 66 há um quadro explicativo onde a dúvida é dirimida em definitivo, tal qual foi explicado pelo Andre_PaRs, a saber, o sacado é sempre o devedor.

Abraços.

Postado Originalmente por Rodrigo Azevedo Ver Post

Postado Originalmente por Andre_PaRs Ver Post
              Achei uma questão comentada da ESAF (Ed Luiz Ferrari, 8ª edição, livro de questões comentadas) que acaba com a dúvida, presumo.
              Em contabilidade, o sacado é sempre o devedor. Só que este termo é usado de forma inapropriada no caso das notas promissórias.

Afirmativa considerada correta pela ESAF (não diz o ano, só o cargo: AFRF):

"A nota promissória e a duplicata são títulos de crédito, sendo que na primeira o emitente também é chamado sacado; e na segunda, o emitente é também chamado sacador".

Faltaria confirmar se em Dir. Empresarial é utilizado "sacador" para o devedor das notas promissórias.

Abraços!

Ps1: a questão está na pag. 19, questão 65.
              Ps2: o professor não errou ao falar do sacado para nota promissória.

Comentário

Aguarde...
              X