Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Contaba - ATRF

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Guest's Avatar
    Visitante

Contaba - ATRF

Gente, atendendo a pedidos... principalmente o da nossa amiga Dani... estou inaugurando a sala de contaba p/ ATRF.

Sugiro treinarmos só com provas da ESAF, da mais recente p/ a mais antiga.

Podemos escolher uma prova. Todo mundo faz e depois cada um posta as dúvidas.

O que vcs acham da gente começar com a prova de contaba geral do ICMS SP 2009? Se não me engano, essa é a mais recente.

Para descontrair e motivar, sugiro que nosso lema seja baseado na sabedoria popular brasileira: CRÉÉÉÉUUUUUUUUUUUUUUUUU na contabilidade!

Contaba? CRÉÉÉEUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

ESAF? CRÉÉÉÉUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Todo mundo cmg!

Não quero ver ninguém com medo, hein!

Nós podemos passar pelo inferno com calma ou apavarados. Como é q vcs preferem?
  • lfsantosl
    • 13/09/08
    • 391

Re: Contaba - ATRF

apavorados.
    com calma não da filme rsrsrsrs

Comentário

• AnneJn
      • 28/12/06
      • 699

Postado Originalmente por Gabi - ES
      Gente, atendendo a pedidos... principalmente o da nossa amiga Dani... estou inaugurando a sala de contaba p/ ATRF.

Sugiro treinarmos só com provas da ESAF, da mais recente p/ a mais antiga.

Podemos escolher uma prova. Todo mundo faz e depois cada um posta as dúvidas.

O que vcs acham da gente começar com a prova de contaba geral do ICMS SP 2009? Se não me engano, essa é a mais recente.

Para descontrair e motivar, sugiro que nosso lema seja baseado na sabedoria popular brasileira: CRÉÉÉÉUUUUUUUUUUUUUUUUU na contabilidade!

Contaba? CRÉÉÉEUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

ESAF? CRÉÉÉÉUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Todo mundo cmg!

Não quero ver ninguém com medo, hein!

Nós podemos passar pelo inferno com calma ou apavarados. Como é q vcs preferem?

Pode contar comigo, preciso muito dá um CRÉÉÉÉÉUUUUUUUUUUUUU em contabilidade hahahahahahahahahahahhahahahahaah

Comentário

• danicastelan
        • 18/01/09
        • 61

Opa, Gabi, obrigada! Vamos lá! Vou postar os exercícios que estou estudando para todos resolvermos e comentarmos sobre nossas dúvidas.

Um beijão!

Dani

Comentário

• danicastelan
          • 18/01/09
          • 61

Gente, começando! Postei há uns dias a seguinte dúvida na sala de Contabilidade:

Estou com dúvida sobre a classificação das contas da questão a seguir:

Os Armazéns da Esquina S/A mantêm, em seu plano de contas, os títulos a seguir relacionados, entre outros, os quais apresentam os seguintes saldos:

Contas - Saldos

Duplicatas a Pagar - R$ 90.000,00
          Duplicatas Descontadas - R$ 60.000,00
          Duplicatas a Receber - R$ 50.000,00
          Duplicatas a Vencer - R$ 30.000,00
          Depreciação Acumulada - R$ 9.000,00
          Encargos de Depreciação - R$ 8.000,00
          Impostos a Pagar - R$ 6.000,00
          Impostos a Vencer - R$ 5.000,00
          Impostos a Recolher - R$ 3.000,00
          Impostos a Recuperar - R$ 2.800,00
          Aluguéis Passivos -R$ 4.000,00
          Aluguéis a Pagar - R$ 2.000,00
          Aluguéis Ativos - R$ 1.900,00
          Aluguéis a Receber - R$ 1.500,00
          Aluguéis a Vencer - R$ 1.000,00

Considerando apenas a relação de contas acima, ao classificá-las para fins de balanço, vamos encontrar no Passivo Circulante o valor de:

a) R$ 101.000,00
          b) R$ 105.000,00
          c) R$ 131.000,00
          d) R$ 135.000,00
          e) R$ 161.000,00

GABARITO: A

Alguém poderia me esclarecer, por favor, de onde são todas essas contas? Já sei que as do Passivo Circulante são Duplicatas a pagar, Impostos a pagar, Impostos a recolher e Aluguéis a pagar. E as demais?

Também gostaria de saber função de cada uma. Por exemplo, qual a diferença entre impostos a pagar, a vencer e a recolher?

O colega Lo Viana me respondeu o seguinte:

Duplicatas a Pagar - R$ 90.000,00 ? Passivo Circulante
          Duplicatas Descontadas - R$ 60.000,00 ? Retificadora do Ativo Circulante
          Duplicatas a Receber - R$ 50.000,00 ? Ativo Circulante
          Duplicatas a Vencer - R$ 30.000,00 ? Ativo Circulante
          Depreciação Acumulada - R$ 9.000,00 ? Retificadora do Ativo Não-Circulante
          Encargos de Depreciação - R$ 8.000,00 ? Despesa
          Impostos a Pagar - R$ 6.000,00 ? Passivo Circulante
          Impostos a Vencer - R$ 5.000,00 ? Ativo Circulante
          Impostos a Recolher - R$ 3.000,00 ? Passivo Circulante
          Impostos a Recuperar - R$ 2.800,00 ? Ativo Circulante
          Aluguéis Passivos -R$ 4.000,00 ? Despesa
          Aluguéis a Pagar - R$ 2.000,00 ? Passivo Circulante
          Aluguéis Ativos - R$ 1.900,00 ? Receita
          Aluguéis a Receber - R$ 1.500,00 ? Ativo Circulante
          Aluguéis a Vencer - R$ 1.000,00 ? Ativo Circulante

A pagar = a recolher ? PASSIVO
          A receber = a recuperar ? ATIVO
          Para a ESAF, a vencer = a receber ? ATIVO

As retificadoras reduzem o saldo das respectivas contas "originais".
          No exercício, Duplicatas descontadas reduz o saldo da conta Duplicatas a receber. Depreciação acumulada reduz o saldo de contas do Imobilizado.

As contas de "sobrenome" PASSIVO são despesas.Ex: aluguéis passivos, juros passivos, comissões passivas...
          As contas de "sobrenome"ATIVO são receitas.Ex: aluguéis ativos, juros ativos, comissões ativos...

Bom...a função de cada uma??? Acho que só com muito exercício vc vai pegar isso...Não conheço nenhum autor que comente CADA UMA SEPARADAMENTE, mas sim, à medida em que elas vão surgindo nos exercícios.

Mas vc entendendo qual a função de cada grupo (ativo e divisões, passivo e divisões, receitas, despesas) já vai te ajudar muito.

Já esclareceu bastante, mas ainda gostaria de entender a diferença entre essas contas de nomes parecidos. Por exemplo, qual a diferença entre Impostos a pagar e Impostos a recolher, ambas do Passivo Circulante? Que tipo de despesa é classificada em cada uma delas?

Beijão

Comentário

• Guest's Avatar
            Visitante

Dani,

P/ mim, impostos a pagar e a recolher são a mesmíssima coisa.

Qd a empresa tem uma despesa de ICMS (ou seja, qd ela vende mercadoria), ela vai incorrer em despesa de ICMS, certo?

Daí ele pode optar por pagar a despesa na hora em que ela ocorre, lançando:

Despesa de ICMS
            a Caixa

Ou ela pode deixar p/ pagar depois, lançando:

Despesas de ICMS
            a ICMS a pagar ou ICMS a recolher ou Impostos a pagar ou Impostos a recolher

Era isso que vc queria saber, Dani?

Comentário

• BrenoRassa
              • 19/03/09
              • 96

4. Manoel encontrou o que queria: panelas de ferro feitas sob encomenda. Perguntando, encontrou o preço unitário de R$ 30,00. Soube também que havia incidência de ICMS de 17%, de IPI de 6% e de fretes à base de R$ 1,50 por lotes de 6 panelas. Negociando, conseguiu obter um desconto de 8% no preço e fechou a compra de 30 panelas, para revender. Calculando, encontrou o custo contábil de

R$ 961,50.

R$ 808,50.

R$ 736,50.

R$ 744,60. gabarito

R$ 713,70.

Achei R$744,42, alguem acho o valor exato?

Comentário

• danicastelan
                • 18/01/09
                • 61

Era isso sim, Gabi. Então é a mesma coisa? O mesmo acontece pra essas contas parecidas, abaixo?

Duplicatas a vencer = duplicatas a receber? Ambas são do AC.
                Aluguéis a vencer = aluguéis a receber? Também as duas são do AC.

Obrigada!

Comentário

• danicastelan
                  • 18/01/09
                  • 61

Postado Originalmente por BrenoRassa
                  4. Manoel encontrou o que queria: panelas de ferro feitas sob encomenda. Perguntando, encontrou o preço unitário de R$ 30,00. Soube também que havia incidência de ICMS de 17%, de IPI de 6% e de fretes à base de R$ 1,50 por lotes de 6 panelas. Negociando, conseguiu obter um desconto de 8% no preço e fechou a compra de 30 panelas, para revender. Calculando, encontrou o custo contábil de

R$ 961,50.

R$ 808,50.

R$ 736,50.

R$ 744,60. gabarito

R$ 713,70.

Achei R$744,42, alguem acho o valor exato?
                  Breno, acho que fizemos igualzinho, porque cheguei também a exatamente R$ 744,42. Fiz assim:

R$ 30,00 x 0,92 = R$ 27,6 = custo unitário com desconto

IPI (por fora) = R$ 49,68, portanto o valor da nota fiscal fica R$ 877,68

O ICMS será de R$ 140,76, é por dentro e recuperável, já que o bem é para revenda. Portanto devemos tirar esse valor para chegar ao custo sem o ICMS. Então custo = R$ 877,68 - R$ 140,76 = R$ 736,92.

Aí falta acrescentar o valor do frete, que vai ser 5 x R$ 1,50, já que foram compradas 30 panelas (Frete total = R$ 7,50).

Portanto R$ 736,92 + R$ 7,50 = R$ 744,42 = custo contábil.

Alguém sabe se é isso mesmo? Ou estamos resolvendo errado?

Comentário

• Guest's Avatar
                    Visitante

Postado Originalmente por danicastelan
                    Era isso sim, Gabi. Então é a mesma coisa? O mesmo acontece pra essas contas parecidas, abaixo?

Duplicatas a vencer = duplicatas a receber? Ambas são do AC.
                    Aluguéis a vencer = aluguéis a receber? Também as duas são do AC.

Obrigada!

Dani,

Eu tinha a mesma dúvida.

Eu pensava assim: Duplicata a receber que ainda vai vencer (AC) ou Duplicata a pagar que ainda vai vencer (PC)?
                    Aluguel a receber que a ainda vai vencer (AC) ou aluguel a pagar que ainda vai vencer (PC)?

Bom, pelo que entendi, se a ESAF falou "a vencer", é AC. E sim, esses nomes todos são sinônimos.

Se alguém discordar, manifeste-se... eu tô falando o que eu acho, hein! Não sou crânio em contaba!

Comentário

• Guest's Avatar
                      Visitante

Sobre a questão do Breno, minha resolução deu a mesma coisa que a de vcs....

Eu acho que é p/ arredondar

Comentário

• danicastelan
                        • 18/01/09
                        • 61

(Contador Jr/Transpetro/2002) Num determinado exercício, a empresa comprou uma máquina com um financiamento bancário no valor de R$ 50.000,00. Considerando os reflexos dessa operação nos elementos do Patrimônio ou do Resultado, pode-se afirmar que ocorreu:

a) ato administrativo
                        b) fato modificativo aumentativo
                        c) fato modificativo diminutivo
                        d) fato permutativo
                        e) fato misto

No gabarito que tenho (é de uma apostila de exercícios, não encontrei o oficial) a resposta é D. Mas eu acho que é E... O que vcs acham?

Comentário

• Planador
                          • 10/09/09
                          • 2781

Dani,

Eu tinha a mesma dúvida.

Eu pensava assim: Duplicata a receber que ainda vai vencer (AC) ou Duplicata a pagar que ainda vai vencer (PC)?
                          Aluguel a receber que a ainda vai vencer (AC) ou aluguel a pagar que ainda vai vencer (PC)?

Bom, pelo que entendi, se a ESAF falou "a vencer", é AC. E sim, esses nomes todos são sinônimos.

Se alguém discordar, manifeste-se... eu tô falando o que eu acho, hein! Não sou crânio em contaba![/quote]

Vamos acabar com essas dúvidas ?
                          Resumo teórico.
                          Divisão do AC no plano de Contas.
                          Temos os seguintes subgrupos (divisão tradicional / ORDEM DECRESCENTE DE GRAU DE LIQUIDEZ):
                          (i)disponibilidades
                          (ii)direitos de curto prazo
                          (iii)estoques
                          (iv)despesas antecipadas

Sendo (ii) e (iii), para Lei nº 6404/76, fazendo parte de um único subgrupo( direitos realizáveis no exercício social subsequente[SEGUINTE]).

Vamos a exemplos ?

Exemplos do item iv.
                          SEGUROS A VENCER/SEGUROS PAGOS ANTECIPADAMENTE/SEGUROS ANTECIPADOS( são todos sinônimos): é uma conta que indica que os seguros foram pagos antecipadamente, logo é uma DESPESA ANTECIPADA. Aqui se usa o Princípio da competência galera.
                          ALUGUÉIS A VENCER. É uma conta que indica que os aluguéis foram pagos antecipadamente, logo é uma DESPESA ANTECIPADA. Iden ao anterior.
                          JUROS A VENCER. Iden.
                          Por que PRINCIPIO DA COMPETENCIA: Por que segundo tal princípio as despesas pagas dentro de um exercício mas que pertençam ao exercício seguinte devem ser registradas no AC.

Exemplos do item ii.
                          Duplicatas a Receber.
                          Notas Promissórias a Receber.
                          ICMS a Recuperar.
                          IPI a Recuperar.

No item ii, é sempre importante levarmos em consideração, que para tais contas serem classificados no AC, terão que estar relacionadas ao exercício social seguinte( por isso o nome: DIREITOS DE CURTO PRAZO).

Espero ter ajudado galera.

CREUUUUUUUU NA esaf.

Comentário

• Guest's Avatar
                            Visitante

Postado Originalmente por danicastelan
                            (Contador Jr/Transpetro/2002) Num determinado exercício, a empresa comprou uma máquina com um financiamento bancário no valor de R$ 50.000,00. Considerando os reflexos dessa operação nos elementos do Patrimônio ou do Resultado, pode-se afirmar que ocorreu:

a) ato administrativo
                            b) fato modificativo aumentativo
                            c) fato modificativo diminutivo
                            d) fato permutativo
                            e) fato misto

No gabarito que tenho (é de uma apostila de exercícios, não encontrei o oficial) a resposta é D. Mas eu acho que é E... O que vcs acham?

Dani, é D mesmo.

Observe que o fato citado gera o seguinte lançamento:

Máquinas (AC)
                            a Financiamentos bancários (PC)

Veja que o resultado (R - D) não foi afetado. O PL não aumentou e nem diminuiu.
                            Daí vc sabe que o fato foi permutativo. Vc aumentou o ativo, mas aumentou o Passivo no mesmo valor.

Vc trocou as coisas de lugar. Não ganhou e nem perdeu.

O fato seria modificativo se afetasse o PL. Por exemplo, qd vc recebe receita de aluguel

Caixa (AC)
                            a Receitas de aluguel (R)

Olha só! Aumentou o resultado. Aumentou o saldo R- D. Isso vai p/ onde? Vai parar lá no PL! AUmentou PL? Modificou.

E o misto? É qd vc permuta e ainda por cima modifica.

Por exemplo, vc paga uma conta que vc devia, mas paga com juros!

Contas a pagar (PC) -------- 1000
                            Despesas de juros ---------- 300
                            a Caixa -------------------- 1.300

Vc trocou de lugar o 1.000 do que vc devia e estava no PL com o seu $$$ no caixa. Vc diminuiu seu Passivo e demiminuiu seu Ativo em 1.000.

Além disso, vc perdeu 300 do seu caixa p/ pagar a despesa de juros de 300.

è como se fosse 2 lançamentos em 1!

Contas a pagar (PC)
                            a Caixa ------------------ 1.000 --> esse é permutativo!

Despesas de juros
                            a Caixa ---------------- 300 --> esse é modificativo diminutivo

Permutativo + mdificativo = lançamento MISTO!

Sacou?

Comentário

• danicastelan
                              • 18/01/09
                              • 61

Oi Gabi,

É exatamente por causa disso tudo que vc explicou que eu acho que é misto.

A questão fala sobre financiamento bancário, portanto concluo que tem juros. Não conheço financiamento bancário sem juros... Eu concordaria com o gabarito se a forma de pagamento fosse a vista, por exemplo.

Comentário

Aguarde...
                              X