Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida questão ACE/ESAF - Participações Permanentes

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • vavita
    • 01/06/09
    • 253

Dúvida questão ACE/ESAF - Participações Permanentes

Questão: A empresa Investmuito S/A é possuidora do seguinte investimento em ações:
    1.000 ações emitidas pela empresa Alfa;
    20.000 ações emitidas pela empresa Beta;
    10.000 ações emitidas pela empresa Celta.
    As ações foram adquiridas indistintamente a R$ 10,00 cada uma, sendo que as emitidas por Alfa são investimentos temporários para revender; as de Beta caracterizam coligação acionária avaliada por equivalência patrimonial; e as de Celta são investimentos permanentes, mas não são relevantes.
    No encerramento do exercício social as apurações dão conta de que as ações possuídas por Investmuito S/A mantêm, igualmente, o valor de cotação de R$ 8,00 por ação e o valor patrimonial unitário de R$ 12,00.
    Com base nas informações acima, podemos dizer que, no balanço patrimonial de fim de exercício, o valor contábil do investimento citado deverá ser de:

a) R$ 372.000,00
    b) R$ 348.000,00
    c) R$ 310.000,00
    d) R$ 308.000,00
    e) R$ 248.000,00

Dúvidas:
    1) O investimento em Alfa é classificado no Ativo Circulante, em Beta Investimento em Coligada. E o em Celta?
    2) Em Alfa deve-se usar o Valor Justo por ser inferior ao CA.
    Em Beta deve-se usar o VPL no uso do MEP.
    De acordo com a Lei 11941/09, o cálculo do investimento em Celta continua como o CA ou ficará idêntico ao de Beta?

Tow martelando até agora, tenho bastante dificuldade em Contabilidade, estudo sozinha, aqui em minha cidade (Manaus) não temos professor de contabilidade voltado para concurso, muito menos quando o critério é ESAF. Se algum colega puder me ajudar, desde já agradeço.

Abraços e mãos nos livros!
  • Gabriel Rabelo
    • 23/01/08
    • 3461

Re: Dúvida questão ACE/ESAF - Participações Permanentes

BALANÇO DA INVESTIMUITO

AC

Ações de Alfa ---> 10.000
    (-) Valor Justo --> (2.000)
    Valor líquido ----> 8.000

ANC - INVESTIMENTOS

Ações de Beta (MEP) ---> 240.000 [20.000x12]
    Ações de Celta (Custo) ---> 100.000 [Como a perda não é permanente, nem provável, nada se faz]

TOTAL DOS INVESTIMENTOS AC + PERM. = 348.000

Ok???

Comentário

• vavita
      • 01/06/09
      • 253

Originally posted by Gabrielzao
      BALANÇO DA INVESTIMUITO

ANC - INVESTIMENTOS

Ações de Celta (Custo) ---> 100.000 [Como a perda não é permanente, nem provável, nada se faz]

Ok???
      Valeu Gabrielzao!!!
      Era essa bendita Cia Celta que eu não estava compreendendo.
      Agora tá mais fácil, rsrs \/

Abraços!

Comentário

• Gabriel Rabelo
        • 23/01/08
        • 3461

Precisando, estamos aí!!

Comentário

• lucas_bb
          • 03/11/16
          • 10

Pessoal, estou ressuscitando uma questao ja meio falecida, mas se alguem souber, fico grato.... rsrs
          Como ficaria essa questao hoje, a luz do CPC 38? Pelo que vi, o CPC 38 foi aprovado no final de 2009 e os comentarios sao anteriores a essa data.
          Tentei resolver levando em consideracao o CPC 38 e minha resolucao foi de que a unica mudanca seria de que os investimentos da Cia. Celta, apesar de permanentes, passariam tambem a ser avaliados pelo VALOR JUSTO, dado que existe cotacao de suas acoes.
          A minha resolucao ficou da seguinte maneira:
          Cia. Alfa (valor justo) ---> 8.000
          Cia. Beta (MEP) ---> 240.000
          Cia. Celta (valor justo) ---> 80.000
          Dessa forma, nao teria gabarito. Alguem sabe se minha resolucao procede????

Valeu pela ajuda!!

Comentário

Working...
          X