Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - Giro de estoques

Collapse
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Almoxarife
    • 01/02/07
    • 256

Dúvida - Giro de estoques

No exercício contábil de 2004 a Cia. Caxambu apura
    como Custo de Mercadorias Vendidas o valor de
    R$ 360.000,00. Essa empresa tem como política manter a
    rotação de seus estoques em 9 dias. Para que esse
    objetivo seja alcançado, o valor a ser mantido em média
    nos seus estoques deve ser, em reais,
    (A) 40.000
    (B) 36.000
    (C) 24.000
    (D) 12.000
    (E)) 9.000
    __________________________________________________ _______

GABA: E

Eu cheguei na alternativa A (que está errada, segundo o gabarito final), assim:

GIRO DE Estq = 9 dias
    CMV = 360.000,00
    EstqMéd =?

360.000/EstqMéd = 9

EstqMéd = 40.000,00

Agradeço desde já: VALEU!
  • TrovaoRJ
    • 09/06/08
    • 3747

Re: Dúvida - Giro de estoques

Dah pra xegar no gabarito da seguinte maneira:

Prazo Médio de Renovação de Estoque (PMRE) = 360/(Rotação de Estoque)

9 = 360/Rotação

Rotação = 40 = 360.000/Em ---> Em = 9.000

Porém, eu discordo desse gabarito....vc utilizou a fórmula correta: Rotação = CMV/Em ---> Em = 40.000 (pra mim eh a resposta correta!!!)

Qual foi a banca dessa prova???

Na verdade axo q há uma confusão qdo as questões dizem "rotação" e "renovação" de estoques. Se aplicarmos as fórmulas como aprendemos (livros) xegaremos nos 40.000 de estoque médio....mas a banca kis dizer q 9 dias eh a "renovação" e naum a "rotação", como tah escrito!!! Eh complicado...

Abç

Comentário

• Luciano Ribeiro (O PEIXE)
      • 25/11/06
      • 3964

cara, por incrível que pareça fiz o mesmo questionamento a um professor na semana passada e o mesmo me disse que usar ou não o estoque médio depende de cada autor e isso pode ser tb associado quanto à banca do concurso, portanto, nem uma nem outra forma está errada o que precisamos é conhecer como pede a organizadora....infelizmente temos mais esse óbice!

PMRE=E/CMV * 360

ou

PMRE=Em/CMV * 360

Postado Originalmente por TrovaoRJ
      Dah pra xegar no gabarito da seguinte maneira:

Prazo Médio de Renovação de Estoque (PMRE) = 360/(Rotação de Estoque)

9 = 360/Rotação

Rotação = 40 = 360.000/Em ---> Em = 9.000

Porém, eu discordo desse gabarito....vc utilizou a fórmula correta: Rotação = CMV/Em ---> Em = 40.000 (pra mim eh a resposta correta!!!)

Qual foi a banca dessa prova???

Na verdade axo q há uma confusão qdo as questões dizem "rotação" e "renovação" de estoques. Se aplicarmos as fórmulas como aprendemos (livros) xegaremos nos 40.000 de estoque médio....mas a banca kis dizer q 9 dias eh a "renovação" e naum a "rotação", como tah escrito!!! Eh complicado...

Abç

Comentário

• Almoxarife
        • 01/02/07
        • 256

Caros,

Vamos Lá!

TrovãoRJ:

Começando pelo fim: a banca é FCC.

Vc está certo (acho eu) em dizer que a fórmula correta não é a de giro, mas a de PMRE. Afinal a questão fala "política de manter a rotação" (deve ser, portanto, uma medida média a ser alcançada).

Mas acho que vc errou a mão na hora de aplicar essa luz. Veja que vc transformou o "suposto" valor dos estoques (40.000) em prazo médio (de 40 dias).

O certo seria que 9 dias é relativo ao PMRE. Assim:

PMRE = 360/GE ou PMRE = 360*E/CMV

9 = 360*E/360.000 ======> E=9.000

Peixe

(1) De fato, a expressão "estoque médio" se refere a uma apuração feita pelos contadores, afim de fazer as análises contábeis. Entretanto, nada impede que se use um valor de estoques praticado, ou no caso da questão, uma abstração com um número absoluto.

Não entendo porque isso seria causa de oposição entre conceitos de PMRE, conforme o autor ou conforme a banca.

(2) Veja que vc usou a fórmula ao contrário: de vez PMRE= 360*E/CMV, vc escreveu PMRE= E/CMV*360. É a isso que vc se referia?

Cara, nunca vi essa fórmula ao contrário aplicada! Vc me confirma isso?

(Sendo em relação a isso que vc dizia, fiquemos sabendo que FCC usa a mais "usual").

Comentário

• TrovaoRJ
          • 09/06/08
          • 3747

TrovãoRJ:

Vc está certo (acho eu) em dizer que a fórmula correta não é a de giro, mas a de PMRE. Afinal a questão fala "política de manter a rotação" (deve ser, portanto, uma medida média a ser alcançada).

Mas acho que vc errou a mão na hora de aplicar essa luz. Veja que vc transformou o "suposto" valor dos estoques (40.000) em prazo médio (de 40 dias).

Almoxarife, o q fiz foi o seguinte:

Considerando q o dado da kestão fosse PMRE = 9 dias (e naum Rotação = 9 dias) usamos a fórmula q jah eh conhecida:

PMRE = 360/Rotação

Rotação = 360/PMRE = 360/9 = 40 dias ---> Ou seja, a Rotação realmente seria de 40 dias (e naum 9 dias como a kestão fala!) * aki q vejo uma confusão desses conceitos e realmente devemos observar banca por banca...

Sabendo q a Rotação eh de 40 dias axamos o gabarito:

Rotação = CMV/Em

40 = 360.000/Em

Em = 9.000

Abç

Comentário

• Almoxarife
            • 01/02/07
            • 256

tendi!

Postado Originalmente por TrovaoRJ
            TrovãoRJ:

Almoxarife, o q fiz foi o seguinte:

Considerando q o dado da kestão fosse PMRE = 9 dias (e naum Rotação = 9 dias) usamos a fórmula q jah eh conhecida:

PMRE = 360/Rotação

Rotação = 360/PMRE = 360/9 = 40 dias ---> Ou seja, a Rotação realmente seria de 40 dias (e naum 9 dias como a kestão fala!) * aki q vejo uma confusão desses conceitos e realmente devemos observar banca por banca...

Sabendo q a Rotação eh de 40 dias axamos o gabarito:

Rotação = CMV/Em

40 = 360.000/Em

Em = 9.000

Abç

Comentário

• Luciano Ribeiro (O PEIXE)
              • 25/11/06
              • 3964

Veja como escrevi:

PMRE=E/CMV * 360

ou

PMRE=Em/CMV * 360

o que quero salientar e me deculpe por isso é q deveria ter escrito assim

PMRE=(E/CMV)*360

PMRE=(EM/CMV)*360

Postado Originalmente por Almoxarife
              Caros,

Vamos Lá!

TrovãoRJ:

Peixe

(1) De fato, a expressão "estoque médio" se refere a uma apuração feita pelos contadores, afim de fazer as análises contábeis. Entretanto, nada impede que se use um valor de estoques praticado, ou no caso da questão, uma abstração com um número absoluto.

Não entendo porque isso seria causa de oposição entre conceitos de PMRE, conforme o autor ou conforme a banca.

(2) Veja que vc usou a fórmula ao contrário: de vez PMRE= 360*E/CMV, vc escreveu PMRE= E/CMV*360. É a isso que vc se referia?

Cara, nunca vi essa fórmula ao contrário aplicada! Vc me confirma isso?

(Sendo em relação a isso que vc dizia, fiquemos sabendo que FCC usa a mais "usual").

Comentário

Aguarde...
              X