Announcement

Collapse
No announcement yet.

Juros de Emprest e Var Cambial

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • linho0o
    • 10/04/15
    • 3

Juros de Emprest e Var Cambial

Bom dia amigos! Nunca fiz nenhum tipo de empréstimo em minha vida. Não sei o funcionamento do mesmo na prática. =\

Estou com duas dúvidas e gostaria da ajuda de vocês.

A empresa efetua um empréstimo em moeda estrangeira no valor de $ 1.000,00 para pagar em dois anos com juros de 1% a.m e taxa cambial de 2,00.

Sei que na hora do lançamento do empréstimo deverá ser:

D- Bc. Ct. Mov. 1.000,00
    C- Empréstimos 1.000,00

apurando-se a taxa cambial no mesmo momento:

D- Variação cambial passiva de empréstimos:--------- 2.000,00
    C- Empréstimos: ---------------------------------------------------2.000,00 até aqui creio eu tudo em ordem;

1º pergunta: Já que o empréstimo foi em dólar EU PRESUMIRIA que o dinheiro que entrou na conta Bancos seria em dólar, portanto no momento da apuração inicial do câmbio não deveria também haver a conversão do dinheiro que entrou no banco de dólar para real, aumentando assim o numerário da conta bancos, ou nada impede que um bem em dólar permaneça assim, ou seja. pode haver um bem numerário puramente em dólar, nada impede?

2º pergunta: No mês seguinte haveria a apuração dos juros e a taxa de câmbio seria a mesma, 2,00:

D- Juros passivos ----------12,00
    C- Juros a pagar ------------12,00, é nesse momento que vem minha dúvida. Dei uma estudada e me parece que os lançamentos desses juros são unidos aos valores convertidos pelo câmbio como fiz agora, contudo essa variação cambial também não deveria ser separada dos juros passivos?
    Não deveria ser portanto:

D- Juros passivos ---------------------------------10,00
    D- Variação cambial passiva de juros -------2,00
    C- Juros a pagar -----------------------------------12,00.

Perdão se a minha pergunta estiver sendo tola, mas estou sofrendo para raciocinar algumas coisas da matéria.

Obrigado!

Last edited by linho0o; Fri, 28/10/16, 11:04 AM. Reason: Contabilidade, Empréstimos, Variação Cambial, Variação Monetária, Juros.

Working...
X