Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

ESTÁGIOS RECEITA PÚBLICA

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • neehalu
    • 04/03/08
    • 163

ESTÁGIOS RECEITA PÚBLICA

CESPE – Administrador ANA 2006.

A execução da receita pública
    compreende três estágios: o lançamento, a
    arrecadação e o recolhimento.

Gabarito: E

Professor, se na questao falasse "receita publica orcamentária", estaria verdadeira, certo?

obrigado,

neehalu.
  • albano
    • 07/02/07
    • 286

Re: ESTÁGIOS RECEITA PÚBLICA

Há duas hipóteses para essa afirmativa estar errada, já que olhando assim, rapidamente, ela parece estar certa.

Hipótese 1: a banca considerou que há 4 estágios de receita: previsão, lançamento, arrecadação, recolhimento.

Hipótese 2: a banca considerou que há 3 estágios de receita, porém, EXECUÇÃO da receita seriam apenas os estágios de arrecadação e recolhimento.

Eu acho...

Comentário

• neehalu
      • 04/03/08
      • 163

Pois é,

1) O examinador deixa claro "execução". Desta maneira, nao incluindo o estáfio da previsao...

2) Segundo o MRN o lancamento tb é estagio da EXECUCAO da receita...

Comentário

• Camelo Eletrico
        • 02/05/09
        • 46

eu tb acho que (execução) = (arrecadação + recolhimento). Por isso a questão está errada.

Comentário

• Professor Glauber Mota
          • 27/11/06
          • 3290

PREZADOS,
          NA MINHA AVALIAÇÃO, A NÃO SER QUE O EDITAL FORNEÇA BIBLIOGRAFIA, DEVEMOS SEGUIR SEMPRE A NORMA DA STN (SEUS MANUAIS) E AS LEIS PERTINENTES.
          ENTÃO, SEGUNDO O MRN A RECEITA ORÇAMENTÁRIA PASSA POR TRÊS ETAPAS: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE E AVALIAÇÃO.
          A EXECUÇÃO ENVOLVE: LANÇAMENTO, ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO.

NÃO CONCORDO TOTALMENTE COM ESSE ENTENDMENTO, E MUITOS OUTROS ESTUDIOSOS TAMBÉM, ESPECIALMENTE AO INCLUIR O LANÇAMENTO NA EXECUÇÃO,

INFELIZMENTE TEMOS QUE ADOTAR EM QUESTÕES DE CONCURSO O RACIOCÍNIO DA STN.
          CASO NÃO SEJA ESSE O ENTENDIMENTO DA BANCA, DEVE-SE ENTRAR COM RECURSO.

É SEMPRE MELHOR ADOTAR O CAMINHO MAIS PRUDENTE E ENTENDO QUE ELE É O DA NORMA, SEJA A LEI 4320 OU AS NORMAS DA STN.

POR ESSE MOTIVO É QUE PROCURO SEMPRE ESTAR EM SINTONIA NAS MINHAS AULAS E NOS MEUS LIVROS COM AS NORMAS DA STN, APESAR DE SER UM TANTO CANSATIVO TER QUE REESCREVER E REFAZER DISCURSOS E SLIDES, PRATICAMENTE A CADA DOIS ANOS.

SERIA MUITO MAIS CONFORTÁVEL SOMENTE APÓS QUATRO OU CINCO ANOS.

Comentário

• neehalu
            • 04/03/08
            • 163

Obrigado, Glauber.

PS: Parabéns pelo seu novo livro! Bem atualizado, já com as modificaçoes do MRN e MDN, podendo reforçar o entendimento visto em sala de aula com você e com o andré (AFO) também.

Comentário

• Professor Glauber Mota
              • 27/11/06
              • 3290

obrigado.

Comentário

• Amendoa
                • 12/05/10
                • 23

Agora eu fiquei confusa.

O erro da questão é falar em estágios da receita pública?

Seria assim: Estágios = planejamento, execução e controle, avaliação
                Execução = lançamento, arrecadação e recolhimento
                ????

Por favor, alguém me ajude a esclarecer.

Postado Originalmente por Professor Glauber Mota Ver Post
                PREZADOS,
                NA MINHA AVALIAÇÃO, A NÃO SER QUE O EDITAL FORNEÇA BIBLIOGRAFIA, DEVEMOS SEGUIR SEMPRE A NORMA DA STN (SEUS MANUAIS) E AS LEIS PERTINENTES.
                ENTÃO, SEGUNDO O MRN A RECEITA ORÇAMENTÁRIA PASSA POR TRÊS ETAPAS: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE E AVALIAÇÃO.
                A EXECUÇÃO ENVOLVE: LANÇAMENTO, ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO.

NÃO CONCORDO TOTALMENTE COM ESSE ENTENDMENTO, E MUITOS OUTROS ESTUDIOSOS TAMBÉM, ESPECIALMENTE AO INCLUIR O LANÇAMENTO NA EXECUÇÃO,

INFELIZMENTE TEMOS QUE ADOTAR EM QUESTÕES DE CONCURSO O RACIOCÍNIO DA STN.
                CASO NÃO SEJA ESSE O ENTENDIMENTO DA BANCA, DEVE-SE ENTRAR COM RECURSO.

É SEMPRE MELHOR ADOTAR O CAMINHO MAIS PRUDENTE E ENTENDO QUE ELE É O DA NORMA, SEJA A LEI 4320 OU AS NORMAS DA STN.

POR ESSE MOTIVO É QUE PROCURO SEMPRE ESTAR EM SINTONIA NAS MINHAS AULAS E NOS MEUS LIVROS COM AS NORMAS DA STN, APESAR DE SER UM TANTO CANSATIVO TER QUE REESCREVER E REFAZER DISCURSOS E SLIDES, PRATICAMENTE A CADA DOIS ANOS.

SERIA MUITO MAIS CONFORTÁVEL SOMENTE APÓS QUATRO OU CINCO ANOS.

Comentário

• HolyArms
                  • 05/12/07
                  • 57

Amendoa,

Funciona da seguinte maneira:

Segundo o manual da Receita Pública, as Receitas seguem por ETAPAS. São elas as seguintes:

PLANEJAMENTO (Compreende o ESTÁGIO de Previsão - 4.320/64)

EXECUÇÃO(Compreende os ESTÁGIOS de Lancamento, arrecadação e recolhimento - 4.320)

CONTROLE E AVALIAÇÃO (embora não seja um estágio segundo a 4.320, está respaldada na mesma como forma de fiscalização realizada pela própria administração, pelos Órgãos de Controle e pela sociedade).

Logo etapas = Manual da Receita e da Despesa // Estágios = Lei 4.320/64

A questão provavelmente tem gabarito = E pq o CESPE segue parte da doutrina que não considera o LANÇAMENTO um estágio pertencente à etapa "execução"

neste caso cabe recurso!

Por Favor corrijam-me se estiver errado

Abraços a todos!!!

Comentário

Aguarde...
                  X