Announcement

Collapse
No announcement yet.

CRM-PR - Contador Questao 103

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Erimar Wamser
    • 08/11/11
    • 56

CRM-PR - Contador Questao 103

Prezados, necessito saber se a Banca esta equivocada ou nao.

Na questao 103 desta prova consta:

103 Determinada despesa pode ser inscrita em restos pagar nao processados ainda que o servico correspondente tenha sido prestado.

O gabarito preliminar constava como Certo,
    Eu discordei com o seguinte argumento:

No item 103 consta "Determinada despesa pode ser inscrita em restos pagar nao processados ainda que o servico correspondente tenha sido prestado." Se o servico foi prestado/liquidado, a autoridade administrativa DEVERA fazer a inscricao em Restos a Pagar PROCESSADOS, pois com a despesa ha uma OBRIGACAO para com o ente publico de honrar seus compromissos. Caso haja insuficiencia de fundos, para atender a lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) devera haver limitacao de empenho cancelando a inscricao em Restos a Pagar independentemente de liquidacao/processamento ou nao da despesa. O que NAO PODE eh a inscricao em Restos a Pagar Nao-Processados, pois houve liquidacao da despesas com o servico realizado.

Para minha surpresa, hoje a Banca divulgou o gabarito Definitivo (a questao manteve-se como Certa) e respondeu que o recurso foi um dos "indeferidos pela banca examinadora, por apresentar argumentacao inconsistente"!

Onde esta o erro afinal??
  • henkkantebellum
    • 22/01/14
    • 2013

Originally posted by Erimar Wamser View Post

103 Determinada despesa pode ser inscrita em restos pagar nao processados ainda que o servico correspondente tenha sido prestado.

No item 103 consta "Determinada despesa pode ser inscrita em restos pagar nao processados ainda que o servico correspondente tenha sido prestado." Se o servico foi prestado/liquidado, a autoridade administrativa DEVERA fazer a inscricao em Restos a Pagar PROCESSADOS, pois com a despesa ha uma OBRIGACAO para com o ente publico de honrar seus compromissos. Caso haja insuficiencia de fundos, para atender a lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) devera haver limitacao de empenho cancelando a inscricao em Restos a Pagar independentemente de liquidacao/processamento ou nao da despesa. O que NAO PODE eh a inscricao em Restos a Pagar Nao-Processados, pois houve liquidacao da despesas com o servico realizado.

Para minha surpresa, hoje a Banca divulgou o gabarito Definitivo (a questao manteve-se como Certa) e respondeu que o recurso foi um dos "indeferidos pela banca examinadora, por apresentar argumentacao inconsistente"!

cara, de qual dispositivo tu fundamentou sua resposta?
    lei, artigo, etc.

onde ta escrito que uma despesa com servico, devidamente empenhada, precisa ser liquidada e integralmente paga no exercicio corrente?

Comentrio

• henkkantebellum
      • 22/01/14
      • 2013

primeiro, ONDE ta escrito que a despesa do exercicio foi liquidada?
      mostre no enunciado onde tem essa informacao

e outra
      ONDE diz na legislacao que nao pode inscricao em restos a pagar nao processados?

Comentrio

• Erimar Wamser
        • 08/11/11
        • 56

Originally posted by henkkantebellum View Post

primeiro, ONDE ta escrito que a despesa do exercicio foi liquidada?
        mostre no enunciado onde tem essa informacao

e outra
        ONDE diz na legislacao que nao pode inscricao em restos a pagar nao processados?

Se o servico foi prestado a despesa nao foi liquidada??

Se foi, entao no meu entendimento ela deveria ter sido incluida em restos a pagar PROCESSADOS, e nao em Nao Processados.

Comentrio

• henkkantebellum
          • 22/01/14
          • 2013

Se o servico foi prestado a despesa nao foi liquidada??

Se foi, entao no meu entendimento ela deveria ter sido incluida em restos a pagar PROCESSADOS, e nao em Nao Processados.
          Velho, se uma despesa foi empenhada e liquidada, mas nao paga, ai vai para RP processados.
          Se uma despesa foi empenhada, mas nao foi liquidada e paga, ai vai para RP nao processados.

A questao do servico ter sido prestado ou nao, ao meu ver, sequer vem ao caso.

Recomendo que vc pegue um material de AFO e estude as etapas da despesa publica.
          Em especial, diferenca entre empenho, liquidacao e pagamento.
          Acho que vc esta confundindo os conceitos ai brother.

Comentrio

• Erimar Wamser
            • 08/11/11
            • 56

Antes de mais nada sujeito, me?a a sua arrogancia, estou apenas tentando obter um esclarecimento sobre a questao.

A liquida?ao consiste na verifica?ao do bem entregue ou do servi?o prestado. Se na questao j? diz que o servi?o foi prestado ? porque ja foi verificado que o servi?o foi prestado.
            Se nao tivesse sido prestado ainda, claro que a despesa teria sido inscrita em restos a pagar Nao Processados, mas foi prestado.

Comentrio

• henkkantebellum
              • 22/01/14
              • 2013

Antes de mais nada sujeito, me?a a sua arrogancia, estou apenas tentando obter um esclarecimento sobre a questao.

A liquida?ao consiste na verifica?ao do bem entregue ou do servi?o prestado. Se na questao j? diz que o servi?o foi prestado ? porque ja foi verificado que o servi?o foi prestado.
              Se nao tivesse sido prestado ainda, claro que a despesa teria sido inscrita em restos a pagar Nao Processados, mas foi prestado.
              Bem cara
              Se tu vai ficar ofendido com o simples fato de eu te recomendar (RECOMENDAR) pegar um material e estudar os conceitos corretamente para responder a questao direito, o mal educado aqui eh vc.
              O esclarecimento jah foi dado para mim. Ou vc quer que eu DESENHE?
              Ja expliquei o motivo pelo qual a questao esta correta, por conta de um conceito ELEMENTAR de AFO.

Acho que mais arrogante eh vc que nao sabe, nem quer saber e tem raiva de quem sabe.
              A concorrencia agradece cara.
              Mas como a propria banca falou que, alem de vc ter errado a questao, fundamentou o recurso com base no nada; nao precisa dizer mais nada. E ta ai nao querendo aprender com o seu erro.

Bem, se debruca ai na sua prepotencia.
              Para mal agradecido, soh o silencio mesmo.
              Bom pros colegas nem perderem tempo respondendo perguntas de uma pessoa assim.

Abraco.

Segue ai a definicao CORRETA e desenhada de liquidacao
              Fonte: http://www.unifesp.br/reitoria/dgf/fases-das-despesas

Eh o segundo estagio da despesa orcamentaria. A liquidacao da despesa eh, normalmente, processada pelas Unidades Executoras ao receberem o objeto do empenho (o material, servico, bem ou obra).
              Conforme previsto no art. 63 da Lei n 4.320/1964, a liquidacao consiste na verificacao do direito adquirido pelo credor tendo por base os titulos e documentos comprobatorios do respectivo credito e tem como objetivos: apurar a origem e o objeto do que se deve pagar; a importancia exata a pagar; e a quem se deve pagar a importancia, para extinguir a obrigacao.
              A liquidacao das despesas com fornecimento ou com servicos prestados terao por base: o contrato, ajuste ou acordo respectivo; a nota de empenho; e os comprovantes da entrega de material ou da prestacao efetiva do servico (GRIFADO, SUBLINHADO)
              Principais documentos contabeis envolvidos nessa fase: NS (Nota de Sistema) e NL (Nota de Lancamento).

Tem alguma coisa ai sobre a necessidade do servico ser simplesmente prestado?
              Tem?
              Entao abaixa a bola ai camarada e vai estudar.

Comentrio

• Erimar Wamser
                • 08/11/11
                • 56

Bem cara
                Se tu vai ficar ofendido com o simples fato de eu te recomendar (RECOMENDAR) pegar um material e estudar os conceitos corretamente para responder a questao direito, o mal educado aqui eh vc.
                O esclarecimento jah foi dado para mim. Ou vc quer que eu DESENHE?
                Ja expliquei o motivo pelo qual a questao esta correta, por conta de um conceito ELEMENTAR de AFO.

Acho que mais arrogante eh vc que nao sabe, nem quer saber e tem raiva de quem sabe.
                A concorrencia agradece cara.
                Mas como a propria banca falou que, alem de vc ter errado a questao, fundamentou o recurso com base no nada. E ta ai nao querendo aprender com o seu erro.

Bem, se debruca ai na sua prepotencia.
                Para mal agradecido, soh o silencio mesmo.
                Bom pros colegas nem perderem tempo respondendo perguntas de uma pessoa assim.

Abraco.

Ao inves de mostrar porque a questao esta correta so se baseia "ao meu ver" e pra procurar fora daqui a resposta?
                Isto COM CERTEZA nao e um esclarecimento.

Ja postei varias duvidas pro aqui e as pessoas, quando sabem, mostram HUMILDEMENTE com uma descricao da resposta para elucidar por completo, e nao apenas CRITICAR A DUVIDA E MANDAR SE VIRAR FORA DAQUI. Se fosse assim ninguem precisaria postar nada aqui.

Para quem puder responder SEM A ARROGANCIA dali de cima, agrade?o desde j?.

Comentrio

• henkkantebellum
                  • 22/01/14
                  • 2013

Ao inves de mostrar porque a questao esta correta so se baseia "ao meu ver" e pra procurar fora daqui a resposta?
                  Isto COM CERTEZA nao e um esclarecimento.

Ja postei varias duvidas pro aqui e as pessoas, quando sabem, mostram HUMILDEMENTE com uma descricao da resposta para elucidar por completo, e nao apenas CRITICAR A DUVIDA E MANDAR SE VIRAR FORA DAQUI. Se fosse assim ninguem precisaria postar nada aqui.

Para quem puder responder SEM A ARROGANCIA dali de cima, agrade?o desde j?.

O embasamento da resposta esta acima.
                  O meu "ao meu ver" eh com base no meu material de estudos e na conducao dos meus proprios estudos. Coisa que eu recomendo fortemente que tu faca tambem, para nao passar vergonha nem aqui nem na hora de responder ou recorrer de uma questao.

Eu apenas sugeri que vc relesse os conceitos e vc foi extremamente estupido.
                  E quem ler o que foi deixado aqui vai entender que a sugestao de releitura foi extremamente valida, pois, vc novamente transcreveu errado o conceito de liquidacao.
                  Transcreveu errado e ainda me insultou.

Entao eh isso.
                  A humildade cabe primeiro a quem quer aprender.
                  E aprender trata-se de trabalho arduo, nao apenas ficar esperando alguem mastigar a coisa para vc.

Mas as provas sempre ensinam os outros a terem humildade. Pode ter certeza.

Mas como vc gosta de coisinha mastigada, colei acima a resposta correta e que te sirva de licao para aprender a estudar e agradecer quem perde tempo para ensinar uma pessoa mal educada.

Boa sorte.

Comentrio

• Erimar Wamser
                    • 08/11/11
                    • 56

O embasamento da resposta esta acima.
                    O meu "ao meu ver" eh com base no meu material de estudos e na conducao dos meus proprios estudos. Coisa que eu recomendo fortemente que tu faca tambem, para nao passar vergonha nem aqui nem na hora de responder ou recorrer de uma questao.

Eu apenas sugeri que vc relesse os conceitos e vc foi extremamente estupido.
                    E quem ler o que foi deixado aqui vai entender que a sugestao de releitura foi extremamente valida, pois, vc novamente transcreveu errado o conceito de liquidacao.
                    Transcreveu errado e ainda me insultou.

Entao eh isso.
                    A humildade cabe primeiro a quem quer aprender.
                    E aprender trata-se de trabalho arduo, nao apenas ficar esperando alguem mastigar a coisa para vc.

Mas as provas sempre ensinam os outros a serem humildades. Pode ter certeza.

Mas como vc gosta de coisinha mastigada, colei acima a resposta correta e que te sirva de licao para aprender a estudar e agradecer quem perde tempo para ensinar uma pessoa mal educada.

Boa sorte.

Cara se voce nao tem o pingo de humildade porque chama atencao?
                    Se esqueceu de que este Forum foi criado com o intuito dos concurseiros se ajudarem, ao inves de bancar o superior?
                    Se isto eh trabalho arduo pra voce eu nunca vou querer este "servi?o".

Realmente...

Comentrio

• henkkantebellum
                      • 22/01/14
                      • 2013

Cara se voce nao tem o pingo de humildade porque chama atencao?
                      Se esqueceu de que este Forum foi criado com o intuito dos concurseiros se ajudarem, ao inves de bancar o superior?
                      Se isto eh trabalho arduo pra voce eu nunca vou querer este "servi?o".

Realmente...
                      Cara, eu nao tenho mesmo papas na lingua com gente igual a vc nao.
                      Quem ta chamando a atencao aqui eh vc, se vitimizando. O que, pra mim, eh uma atitude desprezivel e digna de perdedores.

Enfim, se vc nao curte trabalho arduo, ai o problema eh seu.

Eu, como estudante, nao fico com essa frescura toda nao.
                      Se eu faco uma questao e erro, eu vou buscar saber pq errei. E nao sossego ateh entender o pq errei.
                      Vou ler o dispositivo na lei, vou reler a teoria, vou discutir com um colega que entenda mais do que eu.
                      Entendeu? RELER TEORIA!
                      Entendeu? TEM GENTE QUE SABE MAIS QUE TI, QUE EU! Sempre tem camarada. E nem por isso fico ai choramingando.
                      As vezes acontece de vc estudar uma coisa e na hora de fazer exercicios, a coisa nao ficou devidamente clara.

E, principalmente, vou buscar ter humildade em rever o conceito quantas vezes forem necessarias para entende-lo e aplica-lo corretamente.

A unica coisa que me importa, no final, eh pegar uma prova e acertar o maximo possivel de questoes e ser aprovado. E se alguem me ajuda neste processo, eu agradeco.

Se pedi para vc reler o conceito, foi pra vc verificar se o conceito que vc estava lendo realmente corresponde ao que eh correto. E vc jah viu que nao eh.

Pois eh camarada.
                      Como o forum eh publico e eh utilizado pros concurseiros se ajudarem, fiz questao de deixar a resposta esmiucada, mesmo vc nao merecendo.
                      Devia deixar vc procurar essa resposta mesmo, para aprender a ter humildade e ser mais agradecido.
                      Mas tem colegas que estudam serio aqui e em consideracao a eles, deixei aqui minha manifestacao.

Vc pode verificar que tenho respondido questionamento dos colegas quanto a duvidas de materias aqui no forum e vou continuar fazendo. Assim, alem de ajudar os colegas, eu vou estudando tambem.
                      Tem assuntos nas perguntas, como a que vc fez, que sao assuntos que eu estou estudando neste exato momento.
                      Tem assuntos que eu nao lembro mais. Ai vou reve-los, para poder ajudar o colega e fortalecer meus estudos.

Tem quem use este espaco para estudar. Inclusive eu.

Eu nao banquei o superior.
                      Apenas mostrei que vc estava errado, justifiquei o pq do meu posicionamento estar correto.
                      O ignorante aqui eh vc. E soh nao dei flag no seu comentario pq nem vale a pena.

Da minha parte, nao te respondo mais nada mesmo.
                      Vc que se vire ai, jah que os colegas normalmente postam duvidas no forum e ninguem se da ao trabalho de responder.

Comentrio

• pombo.
                        • 27/10/15
                        • 20

Pelo que entendi a despesa pode ser inscrita em restos a pagar nao processados mesmo que o servico tenha sido prestado.
                        Na afirmacao o servico foi prestado, mas nao informa que foi liquidado.
                        A banca nos induz a confundir a prestacao do servico e o processamento da liquidacao.

http://manualsiafi.tesouro.fazenda.g.../020300/020317

Comentrio

• henkkantebellum
                          • 22/01/14
                          • 2013

Originally posted by pombo. View Post
                          Pelo que entendi a despesa pode ser inscrita em restos a pagar nao processados mesmo que o servico tenha sido prestado.
                          Na afirmacao o servico foi prestado, mas nao informa que foi liquidado.
                          A banca nos induz a confundir a prestacao do servico e o processamento da liquidacao.

http://manualsiafi.tesouro.fazenda.g.../020300/020317
                          exatamente
                          esse eh o ponto da questao

Comentrio

Working...
                          X