Announcement

Collapse
No announcement yet.

Passivo Financeiro

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Flavio Ferreira
    • 12/01/15
    • 3

Passivo Financeiro

Olá pessoal,

No meu concurso teve a seguinte questão:

No Balanço Patrimonial, o passivo financeiro
    corresponde:

I. Às obrigações correlatas a despesas
    orçamentárias empenhadas, liquidadas ou
    não, que ainda não foram pagas.

Eu considerei errada essa questão, pois para pertencer ao passivo financeiro a despesas não depende de autorização legislativa, a questão quis citar o “Restos a Pagar” que realmente pertenceria ao passivo financeiro.
    Mas para isso, acho que na questão faltou “do exercício anterior”, pois se é do exercício atual seria uma despesa do passivo permanente.
    Favor comentem se estou correto e entro com o recurso, só tenho hoje pra fazer isso.
  • concurseirocont
    • 17/09/12
    • 215

Flavio Ferreira, os Restos a Pagar também integram o Passivo Financeiro da entidade.
    Quando a contabilização ocorria por meio de subsistemas, o cálculo do Passivo Financeiro era feito diretamente no subsistema financeiro.
    Atualmente, para o cálculo do Passivo Financeiro, no registro contábil das contas contábeis da Classe+Grupo 2.1 (Passivo Circulante) e 2.2 (Passivo Não Circulante) possuem indicador de atributo: 'F-Financeiro' e P-Permanente'. Entretanto, é importante observar que a despesa empenhada, embora integre o Passivo Financeiro, não consta do Passivo Classe 2, pois ainda não ocorreu o fato gerador da despesa, sob o enfoque patrimonial (Prestação do serviço ou entrega do bem).
    Portanto, para cálculo do Passivo Financeiro, será necessário obter o saldo das seguintes contas contábeis: Classe 2 (Atributo F) + Crédito Empenhado a Liquidar + Restos a Pagar Não Processado a Liquidar.
    Por fim, importante destacar que o passivo decorrente do "Estágio em Em Liquidação" já consta da Classe 2, pois trata-se de passivo cujo fato gerador contábil já ocorreu. No entanto, para efeito de restos a pagar, é considerado Restos a Pagar Não Processado. Por esse motivo, evidenciei que deve, tanto no empenho como no RAP, deve-se buscar somente os valores a liquidar.

Bons estudos!

Abraços!

Comentário

Working...
    X