Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

carta de responsabilidade

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtro
  • Tempo
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • J A C O B
    • 15/01/08
    • 166

    carta de responsabilidade

    a carta de responsabilidade é a mesma coisa que o certificado que será anexado ao relatório final de auditoria?
  • ROMOMA GORADO
    • 10/11/08
    • 450

    #2
    Re: carta de responsabilidade

    O certificado de auditoria é algo da auditoria governamental. Nele, os responsáveis pela Sistema de Controles Internos atestam a (ir)regularidade da gestão dos sistemas públicos - órgãos, entidades, programas, fundos e etc.

    A carta de responsabilidade da administração é relacionada à auditoria independente das demonstrações contábeis e era normatizada pela NBC T 11.1, mas foi revogada.
    Atualmente, de acordo com as novas normas de auditoria o auditor independente deve obter declarações formais da administração.
    E como funciona isso na prática?
    A auditoria independente é realizada em três fases (pré-ínterim, parcial e final), durante todas essas fases o auditor independente elabora relatórios e submete-os à apreciação da administração, para que ela faça comentários sobre os achados de auditoria.
    Por exemplo, na fase pré-ínterim, o auditor analisa o sistema de controle interno da empresa - anteriormente era dito "planejamento de auditoria" onde o auditor quantifica os riscos, inclusive o de auditoria. Vamos supor que nessa fase o auditor detecte que existe uma falha de segregação de funções no setor de vendas, p.e. o vendedor tem acesso ao almoxarifado de peças.
    Ele vai colocar isso no relatório como um achado e, logo abaixo haverá um espaço para os "comentários da administração", onde ela vai dizer que realmente existe a inconformidade ou vai discordar, ou melhor, vai dizer que já corrigiu a falha.
    Em todos os achados haverá comentários da administração e todos esses comentários substituirão a antiga carta de responsabilidade da administração.
    O procedimento atual é - pela experiência própria, muito mais seguro para o auditor independente, pois mitiga o risco de haver má interpretação de situações que só seriam resolvidas após entrega do relatório final de auditor independente. Com isso, eliminamos a famosa e temida frase expressa por auditados: "aquele 'auditor' não sabe nada".

    Abs.
    RM
    Última edição por ROMOMA GORADO; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/147467-romoma-gorado às Wed, 13/04/11, 10:43 AM.

    Comentário

    Working...
    X