Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Material de Auditoria Governamental - TCE-CE

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtro
  • Tempo
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • *concurseira-ce*
    • 27/11/06
    • 99

    Material de Auditoria Governamental - TCE-CE

    Prof Davi,
    Gostaria de sua sugestão qto a material pra o concurso do TCE-CE,principalmente na parte de auditoria governamental.O conteúdo exigido no edital para essa disciplina é bem pesado e eu,sinceramente,não sei nem por onde começar...Gostaria muito da sua ajuda.
    Bem,segue abaixo o conteúdo programático:

    Auditoria Governamental Governança e análise de risco. Governança no setor público. O papel da auditoria na estrutura de governança. Estrutura conceitual de análise de risco (COSO). Elementos de risco econtrole. Aplicação da estrutura conceitual de análise de risco. O papel das normas de auditoria. Normasinternacionais para o exercício profissional da auditoria interna. Definição de auditoria interna, independência,proficiência e zelo profissional, desenvolvimento profissional contínuo, programa de garantia de qualidade,planejamento, execução do trabalho de auditoria, comunicação de resultados, monitoramento do progresso,
    resolução da aceitação dos riscos pela administração. NBC T 11 – Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis. Normas da INTOSAI: Declaração de Lima. Código de ética e padrões de auditoria.Auditoria no setor público federal. Finalidades e objetivos da auditoria governamental. Abrangência deatuação. Formas e tipos. Normas relativas à execução dos trabalhos. Normas relativas à opinião do auditor.
    Relatórios e pareceres de auditoria. Operacionalidade. Prática de auditoria governamental: administração da função de auditoria; necessidade de definição de propósitos, autoridade e responsabilidade; procedimentos e políticas; controle de qualidade em auditoria. Planejamento. Missão/papel/produtos da função de auditoria no contexto governamental. Programas de auditoria. Papéis de trabalho. Testes de auditoria. Amostragem estatística em auditoria. Eventos ou transações subseqüentes. Revisão analítica. Entrevista. Conferência de
    cálculo. Confirmação. Interpretação das informações. Observação. Procedimentos de auditoria em áreas específicas das demonstrações contábeis. Tipos de auditoria: auditoria de conformidade; auditoria operacional; auditoria de demonstrações contábeis; auditoria de sistemas financeiros; atividades de estudo e consultoria; atividades de detecção de fraude. Metodologias e habilidades em auditoria governamental:mensuração de desempenho; avaliação de programas; métodos estatísticos e analíticos (revisão analítica,
    amostragem, regressão linear simples e múltipla). Métodos qualitativos: entrevistas, questionários e fluxogramação. Técnicas de coleta de dados e pesquisas. Habilidades analíticas (distinção entre informações significantes e insignificantes). Processo de apresentação do trabalho de auditoria: auditoria como um projeto; práticas de avaliação de risco e controle; o trabalho de execução; comunicação dos resultados; monitoramento.
    Administração.
  • G_M_C
    • 29/11/06
    • 672

    #2
    Re: Material de Auditoria Governamental - TCE-CE

    Olá!

    Sem querer atrapalhar, mas tentando ajudar, o assunto de Auditoria cobrado no edital do TCE-CE está muito parecido com o do último concurso do TCU (TCU/2008).

    Veja os tópicos do Edital TCU/2008

    AUDITORIA GOVERNAMENTAL
    1 Conceito, evolução. Auditoria interna e externa: papéis.
    Auditoria governamental segundo a INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions).Auditoria interna segundo o IIA (Institute of Internal Auditors). 2 Governança no setor público: papel e importância. Controles internos segundo o COSO I e o COSO II – ERM (Enterprise Risk Management). 3 Normas internacionais para o exercício profissional da auditoria. Normas da INTOSAI: código de ética e padrões de auditoria. Normas do IIA: independência, proficiência e zelo profissional, desenvolvimento profissional contínuo. 4 Normas nacionais para o exercício profissional da auditoria. Normas do CFC (Conselho Federal de Contabilidade): Resolução CFC n.o 820/97 - NBC T 11 Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis, Resolução CFC n.o 986/2003 – NBC T 12 Da Auditoria Interna. 5 Tipos de auditoria: auditoria de conformidade; auditoria operacional e avaliação de programas de governo; auditoria de demonstrações contábeis; auditoria de sistemas contábeis e financeiros informatizados. Atividades de estudo e consultoria; atividades de detecção de fraude. 6 Planejamento de auditoria. Plano de auditoria baseado no risco. Atividades preliminares. Determinação
    de escopo. Materialidade, risco e relevância de acordo com a Instrução Normativa TCU n.o 47/2004. Exame e avaliação do controle interno. Risco inerente, de controle e de detecção. Matriz de Planejamento, conforme Portaria TCU n.o 90/2003. Programas de auditoria. Papéis de trabalho. Testes de auditoria. Importância da amostragem estatística em auditoria. Eventos ou transações subseqüentes. Normas da INTOSAI e do IIA sobre planejamento da auditoria. 7 Execução da auditoria. Técnicas e procedimentos: exame documental, inspeção física, conferência de cálculos, observação, entrevista, circularização, conciliações, análise de contas contábeis, revisão analítica, exame documental, inspeção física, conferência de cálculos, observação, entrevista, circularização, conciliações, análise de contas contábeis, revisão analítica. 8 Evidências. Caracterização de achados de auditoria. Matriz de Achados e Matriz de Responsabilização, conforme Portaria TCU n.o 90/2003. Normas da INTOSAI e do IIA sobre execução da auditoria. 9 Comunicação dos resultados: relatórios de auditoria e pareceres. Normas da INTOSAI e do IIA sobre comunicação de resultados. 10 Monitoramento e controle de qualidade. Normas do CFC: Resolução CFC n.o 1.036/2005 – NBC T 11. Supervisão e Controle de Qualidade. Normas da INTOSAI e do IIA sobre monitoramento e controle de qualidade. 11 Procedimentos em processos de tomadas e prestações de contas da Administração Pública Federal: exame de conformidade e de desempenho conforme disposto na Instrução Normativa TCU n.o 47/2004. Peças e conteúdos do processo de contas.

    Agora veja o Edital do TCE-CE/2008

    AUDITORIA GOVERNAMENTAL

    Auditoria Governamental Governança e análise de risco. Governança no setor público. O papel da auditoria na estrutura de governança. Estrutura conceitual de análise de risco (COSO). Elementos de risco econtrole. Aplicação da estrutura conceitual de análise de risco. O papel das normas de auditoria. Normas internacionais para o exercício profissional da auditoria interna. Definição de auditoria interna, independência,proficiência e zelo profissional, desenvolvimento profissional contínuo, programa de garantia de qualidade,planejamento, execução do trabalho de auditoria, comunicação de resultados, monitoramento do progresso,resolução da aceitação dos riscos pela administração. NBC T 11 – Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis. Normas da INTOSAI: Declaração de Lima. Código de ética e padrões de auditoria.Auditoria no setor público federal. Finalidades e objetivos da auditoria governamental. Abrangência deatuação. Formas e tipos. Normas relativas à execução dos trabalhos. Normas relativas à opinião do auditor.Relatórios e pareceres de auditoria. Operacionalidade. Prática de auditoria governamental: administração da função de auditoria; necessidade de definição de propósitos, autoridade e responsabilidade; procedimentos e políticas; controle de qualidade em auditoria. Planejamento. Missão/papel/produtos da função de auditoria no contexto governamental. Programas de auditoria. Papéis de trabalho. Testes de auditoria. Amostragem estatística em auditoria. Eventos ou transações subseqüentes. Revisão analítica. Entrevista. Conferência de cálculo. Confirmação. Interpretação das informações. Observação. Procedimentos de auditoria em áreas específicas das demonstrações contábeis. Tipos de auditoria: auditoria de conformidade; auditoria operacional; auditoria de demonstrações contábeis; auditoria de sistemas financeiros; atividades de estudo e consultoria; atividades de detecção de fraude. Metodologias e habilidades em auditoria governamental:mensuração de desempenho; avaliação de programas; métodos estatísticos e analíticos (revisão analítica, amostragem, regressão linear simples e múltipla). Métodos qualitativos: entrevistas, questionários e fluxogramação. Técnicas de coleta de dados e pesquisas. Habilidades analíticas (distinção entre informações significantes e insignificantes). Processo de apresentação do trabalho de auditoria: auditoria como um projeto; práticas de avaliação de risco e controle; o trabalho de execução; comunicação dos resultados; monitoramento.

    É óbvio que não são exatamente idênticos (nem poderiam ser!).

    Mas há uma grande semelhança.

    Espero ter ajudado.

    Abraços e BONS ESTUDOS!!!

    Comentário

    • Davi Barreto
      • 18/01/07
      • 436

      #3
      Re: Material de Auditoria Governamental - TCE-CE

      concurseira-ce,

      Nosso colega G_M_C tem toda razão: o edital é muito parecido com o exigido no concurso do TCU-2008. Acredito que a principal diferença é que o edital do TCE-CE não cobra alguns dos normativos específicos do TCU (ex.: portaria 90/03 e IN 47/2004, ambas do TCU).

      Quanto à bibliografia, infelizmente não há nenhum livro que aborde esse edital. Apesar de existirem bons livros de auditoria independente (foco na NBC T 11), nenhum deles traz uma visão integrada das normas de auditoria governamental e privada.

      Nesse sentido, estou escrevendo junto com 2 colegas do TCU um livro para suprir essa demanda. Entretanto, não será lançado a tempo para o concurso do TCE-CE. Dessa forma, sugiro que leia os diversos normativos específicos que cobrem os itens pedidos.


      Auditoria Governamental Governança e análise de risco. Governança no setor público. O papel da auditoria na estrutura de governança.
      "Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa" - http://www.ibgc.org.br

      Estrutura conceitual de análise de risco (COSO). Elementos de risco econtrole. Aplicação da estrutura conceitual de análise de risco.
      "Enterprise Risk Management — Integrated Framework" (versão em Português) - http://www.coso.org/ERM-IntegratedFramework.htm

      O papel das normas de auditoria. Normasinternacionais para o exercício profissional da auditoria interna. Definição de auditoria interna, independência,proficiência e zelo profissional, desenvolvimento profissional contínuo, programa de garantia de qualidade,planejamento, execução do trabalho de auditoria, comunicação de resultados, monitoramento do progresso,
      resolução da aceitação dos riscos pela administração.
      "NORMAS INTERNACIONAIS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA AUDITORIA INTERNA - IIA" - http://www.audibra.org.br/arquivos/Norm ... 0Etica.pdf

      NBC T 11 – Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis.
      "NBC T 11" - http://www.cfc.org.br
      Para esse tópico há bons livros como o do Ricardo Ferreira e do Sérgio Jund

      Normas da INTOSAI: Declaração de Lima. Código de ética e padrões de auditoria.Auditoria no setor público federal. Finalidades e objetivos da auditoria governamental. Abrangência deatuação. Formas e tipos. Normas relativas à execução dos trabalhos. Normas relativas à opinião do auditor. Relatórios e pareceres de auditoria. Operacionalidade. Prática de auditoria governamental: administração da função de auditoria; necessidade de definição de propósitos, autoridade e responsabilidade; procedimentos e políticas; controle de qualidade em auditoria. Planejamento. Missão/papel/produtos da função de auditoria no contexto governamental.
      "Normas de Auditoria da INTOSAI" - http://www.tce.ba.gov.br/atividades/publicacoes.php

      Programas de auditoria. Papéis de trabalho. Testes de auditoria. Amostragem estatística em auditoria. Eventos ou transações subseqüentes. Revisão analítica. Entrevista. Conferência de cálculo. Confirmação. Interpretação das informações. Observação. Procedimentos de auditoria em áreas específicas das demonstrações contábeis.
      "NBC T 11" e livros de auditoria independente (citados anteriormente)

      Tipos de auditoria: auditoria de conformidade; auditoria operacional; auditoria de demonstrações contábeis; auditoria de sistemas financeiros; atividades de estudo e consultoria; atividades de detecção de fraude. Metodologias e habilidades em auditoria governamental:mensuração de desempenho; avaliação de programas; métodos estatísticos e analíticos (revisão analítica, amostragem, regressão linear simples e múltipla). Métodos qualitativos: entrevistas, questionários e fluxogramação. Técnicas de coleta de dados e pesquisas. Habilidades analíticas (distinção entre informações significantes e insignificantes). Processo de apresentação do trabalho de auditoria: auditoria como um projeto; práticas de avaliação de risco e controle; o trabalho de execução; comunicação dos resultados; monitoramento.
      "Manual de Auditoria de Natureza Operacional do TCU" - http://www.tcu.gov.br

      Além desses normativos, acredito ser interessante dar uma olhada na IN 01/2001 da SFCI.

      Espero ter ajudado,

      Abraços,

      Davi Barreto

      Comentário

      • rodrigo07
        • 03/12/06
        • 1650

        #4
        Re: Material de Auditoria Governamental - TCE-CE

        Professor ,
        e o modelo de prova discursiva pedido? Eh igual ao TCU? Como eh a estrutura de resposta p estudo de caso?

        []'s, rod

        Comentário

        • *concurseira-ce*
          • 27/11/06
          • 99

          #5
          Re: Material de Auditoria Governamental - TCE-CE

          Prof.Davi,

          Muito obrigada pelas dicas.Elas serão de grande valia para os meus estudos

          Grande Abraço

          Comentário

          • Davi Barreto
            • 18/01/07
            • 436

            #6
            Re: Material de Auditoria Governamental - TCE-CE

            Postado Originalmente por rodrigo07
            Professor ,
            e o modelo de prova discursiva pedido? Eh igual ao TCU? Como eh a estrutura de resposta p estudo de caso?

            []'s, rod
            O modelo de discursiva não é exatamente igual ao pedido pelo TCU.

            O edital do TCU-2008 traz a seguinte redação:
            "Duas questões, a serem respondidas em até 20 linhas cada, acerca dos conhecimentos básicos constantes dos subitens 18.2.2 e 18.2.3 deste edital"
            "Uma questão, a ser respondida em até 20 linhas, e uma redação de peça de natureza técnica, de até 50 linhas, acerca dos conhecimentos específicos constantes do subitem 18.2.4 deste edital"


            Já o edital do TCE-CE traz:
            "Constará de duas questões dissertativas e/ou relatório e/ou estudo de caso versando sobre casos práticos relativos a assuntos constantes do programa de Conhecimentos Específicos do cargo."

            Minha interpretação é que as questões discursivas do TCE-CE não estão tão "amarradas" quanto as do TCU. Ou seja, pode vir qualquer coisa: questão, relatório, redação etc.

            Quanto ao modelo para responder um "estudo de caso", acredito que não exista. Na minha opinião, ao pedir um estudo de caso, a banca provavelmente irá demandar do candidato a análise de um caso concreto e, a partir dai, escrever um relatório ou redação.

            Abraços,

            Davi Barreto

            Comentário

            • G_M_C
              • 29/11/06
              • 672

              #7
              Re: Material de Auditoria Governamental - TCE-CE

              Olá!

              Só complementando a última mensagem do Mestre Davi, vale ressaltar que os assuntos das provas discursivas não são exatamente iguais.

              No edital do TCU/2008 os assuntos das provas discursivas eram:

              - P3: 2 questões envolvendo Direito Administrativo, Direito Constitucional e Controle Externo
              - P4: 2 questões envolvendo Auditoria Governamental, AFO, Análise das Demonstrações Contábeis (das Empresas e Contabilidade Pública), Administração Pública.

              No edital TCE-CE/2008 os assuntos das provas discursivas serão:

              - 2 questões envolvendo Auditoria Governamental, AFO, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Administração Pública, Finanças Públicas.

              Ou seja, nas questões discursivas do TCE-CE/2008 não poderão ser exigidos, pelo menos diretamente, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Controle Externo.

              Abraços e BONS ESTUDOS!!!

              Comentário

              Working...
              X