Announcement

Collapse
No announcement yet.

Questao dificil sobre auditoria

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Rafael Rivetti
    • 21/12/15
    • 6

Questao dificil sobre auditoria

Mudancas aconteceram apos os escandalos corporativos nos Estados Unidos, dando abertura a promulgacao da Lei Sabarnes-Oxley.

Diante do texto apresentado, analise as alternativas abaixo:

( ) uma das funcoes da Lei Sabarnes-oxley, foi de garantir as responsabilidades por crimes tambem conhecidos de colarinho branco?.

( ) a auditoria independente eh uma forma de assegurar que a analise das informacoes financeira sejam executadas sem que haja influencia de terceiros nas atividades do auditor, comprometendo, dessa forma, seu parecer.

( ) auditoria interna tem a mesma funcao do controle interno, e por exceto motivo pode ser garantida a salvaguarda dos ativos.

( ) a governanca corporativa trabalha de forma a assegurar, tambem, que a gestao de risco seja seguida por todos os envolvidos dentro de uma organizacao.

A seguir, assinale a alternativa que cont?m a sequ?ncia correta:

A) F F V V

B) V F F F

C) V F V F

D) F F V F

Agrade?o muito a quem puder ajudar!
  • henkkantebellum
    • 22/01/14
    • 943

Originally posted by Rafael Rivetti View Post
    Mudancas aconteceram apos os escandalos corporativos nos Estados Unidos, dando abertura a promulgacao da Lei Sabarnes-Oxley.

( ) uma das funcoes da Lei Sabarnes-oxley, foi de garantir as responsabilidades por crimes tambem conhecidos de colarinho branco?.

( ) a auditoria independente eh uma forma de assegurar que a analise das informacoes financeira sejam executadas sem que haja influencia de terceiros nas atividades do auditor, comprometendo, dessa forma, seu parecer.

( ) auditoria interna tem a mesma funcao do controle interno, e por exceto motivo pode ser garantida a salvaguarda dos ativos.

( ) a governanca corporativa trabalha de forma a assegurar, tambem, que a gestao de risco seja seguida por todos os envolvidos dentro de uma organizacao.

A) F F V V

B) V F F F

C) V F V F

D) F F V F

Tem a alternativa correta?

Eu iria propor a letra A, mas forcando mto a amizade.

Comentário

• Marcel Sampa
      • 01/04/14
      • 7

A) F F V V

B) V F F F

C) V F V F

D) F F V F

Eu marcaria a letra B, mas na incerteza... Lembro de j? ter lido que houve um golpe financeiro e ent?o come?ou a ter pesadas penalidades para crimes de colarinho branco.

Comentário

• henkkantebellum
        • 22/01/14
        • 943

Originally posted by Marcel Sampa View Post

Eu marcaria a letra B, mas na incerteza... Lembro de j? ter lido que houve um golpe financeiro e ent?o come?ou a ter pesadas penalidades para crimes de colarinho branco.
        Pior que eu tb fiquei na duvida.
        Fui pesquisar ontem sobre a lei que o colega mencionou, e ao que parece ela foi concebida apos o escandalo da Enron.
        Lendo o negocio, me pareceu que a lei veio pra enrijecer os procedimentos de auditoria no mercado norte americano e aumentar a responsabilidade de gestores no mercado financeiro por crimes de colarinho branco, nao apenas garantir ou atribuir a responsabilidade.
        Achei estranha a assertiva.

Comentário

• henkkantebellum
          • 22/01/14
          • 943

Fonte sobre auditoria interna:
          https://portaldeauditoria.com.br/con...toria-interna/
          "A Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de acao que auxilie a organizacao a alcancar seus objetivos adotando uma abordagem sistemica e disciplinada para a avaliacao e melhora da eficiecia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operacoes e resultados de uma organizacao".
          "O objetivo geral da Auditoria Interna eh avaliar e prestar ajuda a alta Administracao e desenvolver adequadamente suas atribuicoes, proporcionando-lhes analises, recomendacoes e comentarios objetivos, acerca das atividades examinadas".

Fonte sobre controle interno:
          https://portaldeauditoria.com.br/con...trole-interno/
          "O plano da organizacao e todos os metodos e medidas coordenados, aplicados a uma empresa, a fim de proteger seus bens, conferir a exatidao e a fidelidade de seus dados contabeis, promover a eficacia e estimular a obediencia as diretrizes administrativas estabelecidas".
          Definicao de outro site "Atraves do exposto acima entendemos que o Controle Interno eh o conjunto de procedimentos, normas e objetivos estabelecidos pela Administracao da Empresa com o objetivo de cumprir a politica administrativa da organizacao e proporcionar confianca no que diz respeito a eficacia e eficiencia dos recursos".

Comentário

• henkkantebellum
            • 22/01/14
            • 943

https://endeavor.org.br/tomada-de-de...a-corporativa/
            Fonte sobre a gestao de riscos na governanca corporativa.

Enfim, considerando as exposicoes que eu fiz, considero que as duas ultimas assertivas estao corretas.
            Eu jah ouvi em algum lugar, numa comparacao ateh meio grosseira, mas que ajuda a entender bem a coisa, que a auditoria interna eh o controle interno do controle interno. kkkk

A assertiva sobre a Lei, considero errada por conta desta lei, no meu entendimento, nao garantir a responsabilidade, mas aperfeicoar os procedimentos de auditoria, aumentando a responsabilidade do gestor.

Sobre auditoria independente, coloco aqui uma fonte:
            http://www.portaldecontabilidade.com.../auditoria.htm

"A auditoria independente eh uma atividade que, utilizando-se de procedimentos tecnicos especificos, tem a finalidade de atestar a adequacao de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe caracteristicas de confiabilidade".
            Ou seja, nao vejo correlacao entre a definicao da assertiva e a definicao correta de auditoria independente.

Comentário

• Rafael Rivetti
              • 21/12/15
              • 6

Oi pessoal. obrigado por participarem da discussao! A quest?o est? dif?cil mesmo, mas por exclusao, o que voces acham? A segunda alternativa me parecia correta, mas todas as alternativas afirmam F. E a terceira a quarta alternativas estao confundindo muito. Ta dificil.

Comentário

• henkkantebellum
                • 22/01/14
                • 943

Oi pessoal. obrigado por participarem da discussao! A quest?o est? dif?cil mesmo, mas por exclusao, o que voces acham? A segunda alternativa me parecia correta, mas todas as alternativas afirmam F. E a terceira a quarta alternativas estao confundindo muito. Ta dificil.
                Se tu achar o gabarito fica mais facil dar uma upada na pesquisa mano. kkkk
                Eu acho que a sequencia correta eh esta que eu coloquei, fazendo da assertiva "a" a correta.

No meu entendimento, a segunda afirmativa esta errada pq o que esta escrito ali nao eh a finalidade da auditoria independente. Pelo menos, nao vejo assim.
                Outra, a auditoria independente eh sobre as demonstracoes CONTABEIS. Ela tem um escopo bem definido de atuacao.

"a auditoria independente eh uma forma de assegurar que a analise das informacoes financeira sejam executadas sem que haja influencia de terceiros nas atividades do auditor, comprometendo, dessa forma, seu parecer".
                Nao eh sobre "informacoes financeiras'.

http://www.administradores.com.br/ar...erencas/79350/
                Da uma lida aqui fera sobre as diferencas entre auditoria interna e externa. Acho que ajudara a esclarecer um pouco melhor.
                Hehe.

Comentário

• Rafael Rivetti
                  • 21/12/15
                  • 6

Originally posted by henkkantebellum View Post

Se tu achar o gabarito fica mais facil dar uma upada na pesquisa mano. kkkk
                  Eu acho que a sequencia correta eh esta que eu coloquei, fazendo da assertiva "a" a correta.

No meu entendimento, a segunda afirmativa esta errada pq o que esta escrito ali nao eh a finalidade da auditoria independente. Pelo menos, nao vejo assim.
                  Outra, a auditoria independente eh sobre informacoes CONTABEIS. Ela tem um escopo bem definido de atuacao.

"a auditoria independente eh uma forma de assegurar que a analise das informacoes financeira sejam executadas sem que haja influencia de terceiros nas atividades do auditor, comprometendo, dessa forma, seu parecer".
                  Ent?o, eu n?o tenho o gabarito. Na verdade eu tenho que responder isso e entregar. Mas veja, a ultima alternativa tbm parece correta, sobre a governanca corporativa. Mas a questao eh se a terceira eh realmente V.

Comentário

• henkkantebellum
                    • 22/01/14
                    • 943

Ent?o, eu n?o tenho o gabarito. Na verdade eu tenho que responder isso e entregar. Mas veja, a ultima alternativa tbm parece correta, sobre a governanca corporativa. Mas a questao eh se a terceira eh realmente V.
                    Entao Rafael, conforme coloquei acima, considerei a terceira afirmativa correta tambem.
                    Achei um pouco forcado comparar controle interno com auditoria interna, mas da uma lida pra cima que eu coloquei o que eu SUPONHO ser a correlacao entre os dois assuntos.

Ateh onde eu saiba, a auditoria interna eh um dos componentes do controle interno. E de uma forma resumida, auditoria interna eh a atividade que garante o correto funcionamento de toda a estrutura de controle interno da entidade, para as finalidades que constam no artigo que eu coloquei acima brother.

Mas quando tiver o gabarito, posta ai pra gente saber. kkk
                    To curioso tambem. kk

Comentário

Working...
                    X