Announcement

Collapse
No announcement yet.

Estratégia TCU - Auditoria de obras

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Roberto Tsukino
    • 20/10/09
    • 43

Estratégia TCU - Auditoria de obras

......
    Last edited by Roberto Tsukino; Sat, 22/12/12, 10:18 PM.
  • TioKide
    • 03/05/10
    • 274

Re: Estratégia TCU - Auditoria de obras

já?...
    amigo, em se tratando de TCU, o que convém mesmo, é vc já ter estudado tudo... e daqui em diante só resolver exercícios e repassar o conteúdo... rsrsrs

Comentário

• Guest's Avatar
      Guest

Camarada, comece logo ! Veja os editais passados no sítio do cespe e perceba qual área é a melhor. Mas comece logo.

Comentário

• -=|zami|=-
        • 24/09/06
        • 6638

tempo perdido, com certeza, não será. dificilmente um edital muda em curto espaço de tempo (2009 para cá) de maneira tão radical e que nada se aproveite.
        estar antenado com o que foi pedido no último edital é o mínimo. para atualização, verifique outros concursos, da mesma banca ou não, para cargos semelhantes. pode ser um bom indicativo de possíveis mudanças, atualização de legislação, etc.
        agora, se tratando de tcu, sugiro realmente q vc acompanhe as discussões sobre o próximo para se certificar de q haverá para obras, se será geral, só para TI, ou tudo junto. de resto...só o estudo salva!

valeu!

Comentário

• Cavaleiro do Concurso
          • 01/12/06
          • 325

Essas decisões são complicadas...

Creio ser cedo para estudar Obras. A não ser que a pessoa esteja convicta de que quer mesmo essa área, independente de sair o concurso ou não em 2011. (acho difícil isso, pois a maioria só faz obras quando não resta outra opção)

Quanto ao conteúdo, penso que pode haver sim modificação na própria parte especifica. Retirarem algumas modalidades e até inserirem outras (posso estar falando uma grande besteira...).

Mas é como o Zami falou. Se quiser mesmo arriscar, tem que ficar atento ao forum. É uma aposta. Assim que ficar certo que haverá mesmo vagas para obras (se possível antes da autorização), tem que começar a estudar o conteudo especifico do edital anterior, mesmo sabendo que pode haver modificações. Quanto o restante das matérias, essas já têm que estar na veia desde sempre...
          Last edited by Cavaleiro do Concurso; Sun, 14/11/10, 09:06 AM.

Comentário

• arqtcu
            • 07/06/09
            • 34

Bom, o boato está mto forte! Mas eu vou usar uma estratégia um pouco diferente q 2009, onde eu fiquei nas básicas.. Vou estudar até o fim do ano as básicas e depois cair matando em obras.. Acho q o edital não deve mudar não... Mas, como nesses concursos, tudo é possível...

Comentário

• G_M_C
              • 29/11/06
              • 664

Olá pessoal!

O que precisamos saber é se haverá vagas para Obras.

Vou dormir pensando nisso e quando acordo, antes mesmo de abrir os olhos, o assunto já vem.

Abraços e BONS ESTUDOS!!!

Comentário

• Cavaleiro do Concurso
                • 01/12/06
                • 325

Acho que assim que tivermos uma notícia concreta de que haverá vagas para Obras, todos partirão do zero juntos.

Não sei se é jogo tentar se adiantar agora. Como eu disse, dependendo das SECOBs para onde irão os cargos, o conteúdo específico pode mudar.
                Last edited by Cavaleiro do Concurso; Tue, 16/11/10, 12:29 PM.

Comentário

• Guest's Avatar
                  Guest

Não apostaria em mudanças significativas, heim. E pior, apostar em SECOB fora de Brasília... Sei não, viu.

Comentário

• EKOAX8
                    • 13/03/10
                    • 129

Originally posted by Cavaleiro do Concurso View Post
                    Acho que assim que tivermos uma notícia concreta de que haverá vagas para Obras, todos partirão do zero juntos.

Não sei se é jogo tentar se adiantar agora. Como eu disse, dependendo das SECOBs para onde irão os cargos, o conteúdo específico pode mudar.
                    Na minha opinião, aqueles que pretendem chegar no dia da prova em condições de passar devem, desde já, focar seus estudos em Obras, baseados no edital de 2009. Ao meu ver, são muito fortes os indícios de que também haverá vagas para Obras no próximo certame, com edital saindo, possivelmente, até mesmo antes de Abril.

Além da criação da 4a Secob, está havendo uma redistribuição dos auditores pelas secretarias, e acredito que os novos auditores serão distribuídos por elas, não ficarão todos juntos. Por isso, penso que se vierem mudanças no edital na parte específica, estas serão pequenas.

Comentário

• Mocão
                      • 06/04/07
                      • 75

Será que vai ter alguma obra (copa) que possa ser fiscalizada pelo TCU? Afinal o governo cortou as azinhas deste tribunal,alguem se lembra deste fato concreto?:"http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/governo-aprova-lei-que-facilita-gastos-e-restringe-fiscalizacao-do-tcu/"
                      mocao

Comentário

• eustaquio
                        • 01/07/07
                        • 14

Amigos, boa tarde.

Uma ajudinha, já que vocês são mais tarimbados:

Até hoje prestei dois concursos, todos para contador. O último foi para o INCRA e tive meu nome homologado (fiquei em 5º) e é o tal concurso que está numa briga danada, com pedidos de suspensão e por aí vai. É claro que tenho enxergado os cargos de contador como uma porta de entrada, para depois partir para concursos TOP, porém o TCU é muito atrativo e estou pensando em focar nele. Ainda prestarei no próximo mês uma prova para o INMETRO (contador).

O que gostaria de ter uma noção é, se eu, que já tenho boa condição nas matérias Contabilidade geral e avançada, Contabilidade Pública, AFO e Português teria condições de "partir do zero" em outras matérias do edital, pois pelo que tenho lido a prova pode ser daqui a menos de um ano e é coisa cabeluda, "Briga de gigantes", como estão dizendo.

Grande abraço a todos e bons estudos.

Comentário

• LordSyr
                          • 09/03/10
                          • 552

Originally posted by eustaquio View Post
                          Amigos, boa tarde.

Uma ajudinha, já que vocês são mais tarimbados:

O que gostaria de ter uma noção é, se eu, que já tenho boa condição nas matérias Contabilidade geral e avançada, Contabilidade Pública, AFO e Português teria condições de "partir do zero" em outras matérias do edital, pois pelo que tenho lido a prova pode ser daqui a menos de um ano e é coisa cabeluda, "Briga de gigantes", como estão dizendo.

Grande abraço a todos e bons estudos.
                          Ola colega,

Eu acredito que chances vc tem, como qualquer um que estude com afinco e estude bem, lógico que quanto antes começar a estudar melhor, porém vou acrescentar que não será fácil não, TCU É TCU. Eu já percebi que o nível do pessoal é bem alto e as provas não são fáceis, são bem aprofundadas.
                          Dos concursos TOP, considero o mais pesado de todos, junto com a RECEITA.

A questão é vc estudar as disciplinas estratégicas (Português, Dir. Const., Dir. Adm., CG, CPU, AFO, CEX, AGO), considero essas as principais, com um bom material, resolver muitos exercícios (muitas provas do CESPE), ler livros de questões comentadas e ir com tudo. Eu, por exemplo, estou de CVM até 19/Dez, depois volto com tudo para o TCU, vou pegar Português/Inglês/AGO (preciso fechar essas).

Agora, detalhe, os comentários são de que para Brasília será OBRAS (então se for encarar esse muda tudo) e AUDITORIA GOVERNAMENTAL tudo indica que será para o NORTE (eu vou apostar nesse).

Abraço e estuda!!!!!

Comentário

• eustaquio
                            • 01/07/07
                            • 14

amigo, obrigado pela força. Minha área será esta também. Rumo ao Norte.

Comentário

• AUCE.10
                              • 26/01/10
                              • 588

Originally posted by Cavaleiro do Concurso View Post
                              Essas decisões são complicadas...

Creio ser cedo para estudar Obras. A não ser que a pessoa esteja convicta de que quer mesmo essa área, independente de sair o concurso ou não em 2011. (acho difícil isso, pois a maioria só faz obras quando não resta outra opção)

Quanto ao conteúdo, penso que pode haver sim modificação na própria parte especifica. Retirarem algumas modalidades e até inserirem outras (posso estar falando uma grande besteira...).

Mas é como o Zami falou. Se quiser mesmo arriscar, tem que ficar atento ao forum. É uma aposta. Assim que ficar certo que haverá mesmo vagas para obras (se possível antes da autorização), tem que começar a estudar o conteudo especifico do edital anterior, mesmo sabendo que pode haver modificações. Quanto o restante das matérias, essas já têm que estar na veia desde sempre...
                              Concordo com o colega Cavaleiro!!!
                              Prefiro, neste momento, me dedicar nas matérias da P1 (básicas) e deixar mais pra frente pra estudar as específicas.
                              Em 2009, cheguei a ser aprovado porém não fui bem classificado, graças às matérias da P1.
                              Ressalto q somente estou fazendo isso pois sou engenheiro!!! Ou seja, já tenho alguma familiaridade com a P2...

Outra coisa q comentei em outros posts: a matéria de Engenharia Civil é um mundo; é praticamente inifinita!!!! Quase impossível de ser totalmente vista. Por isso, na minha opinião, não adiantaria estudar eng civil: vc nunca saberia o q realmente vai cair...
                              É o q acho!!!

Abraços,
                              ALDEBARAN

Comentário

• LordSyr
                                • 09/03/10
                                • 552

Originally posted by Roberto Tsukino
                                AUCE.10, você poderia passar para mim o material (PDF), que você utilizou para estudar Obras em 2009...? Eu estou focado neste concurso, mas por enquanto não tenho nenhum material...
                                Ola Roberto,

Tenta olhar no site do TCU. Lá geralmente tem alguma coisa.

Agora, vai ser complicado achar material, ok.

Teve um colega que fez curso no Ponto dos Concursos e ele achou o material muito básico para o concurso.

Como vc fez engenharia (acho que sim), vai olhando os livros do seu curso que contemplam a matéria e dê uma olhada na prova tb.

Abraço.

http://portal2.tcu.gov.br/portal/pag...de%20Obras.pdf

http://portal2.tcu.gov.br/portal/pag.../cartilhas_tcu

http://portal2.tcu.gov.br/portal/pag...dicao_2009.pdf

Comentário

• seo jorge
                                  • 26/03/09
                                  • 886

Tinha como fazer um tópico com propostas de discursivas de engenharia ? Quem tem as caras !? Ou ate de simulados de engenharia

Comentário

• MPR0791
                                    • 18/08/09
                                    • 60

Originally posted by Roberto Tsukino
                                    Pessoal, mandei um e-mail para o Cathedra, e eles me falaram que já iniciaram as gravações para as aulas de engenharia do concurso TCU 2011. Eu nunca fiz um curso no Cathedra, alguém já fez? Recomendam?
                                    Já fiz o curso regular para Auditoria Governamental (o completo), em 2006/7, foi muito bom.
                                    Quando saiu o edital para Obras, fiz um curso rápido lá também. Foi razoável.
                                    Fiquei em 23º lugar (foi por muito pouco...)
                                    Em 2009, teve outro curso de obras lá, que não fiz, mas ouvi falar bem.
                                    Estudei por conta, fiquei em 119º (mais uma vez, fiquei por pouco...)
                                    Eu apostaria que valem a pena, pois o Cathedra não costuma brincar em serviço.
                                    Abraços e FELIZ 2011 (de preferência, com aprovação no TCU!)

Comentário

• Mocão
                                      • 06/04/07
                                      • 75

Por favor voce conseguiu entrar neste primeiro link? Fica dando errro.
                                      obrigado

Originally posted by LordSyr View Post
                                      Ola Roberto,

Tenta olhar no site do TCU. Lá geralmente tem alguma coisa.

Agora, vai ser complicado achar material, ok.

Teve um colega que fez curso no Ponto dos Concursos e ele achou o material muito básico para o concurso.

Como vc fez engenharia (acho que sim), vai olhando os livros do seu curso que contemplam a matéria e dê uma olhada na prova tb.

Abraço.

http://portal2.tcu.gov.br/portal/pag...de%20Obras.pdf

http://portal2.tcu.gov.br/portal/pag.../cartilhas_tcu

http://portal2.tcu.gov.br/portal/pag...dicao_2009.pdf

Comentário

• LordSyr
                                        • 09/03/10
                                        • 552

Originally posted by Mocão View Post
                                        Por favor voce conseguiu entrar neste primeiro link? Fica dando errro.
                                        obrigado
                                        É só vc ir em Fiscalização e Controle - Normas de Auditoria TCU.

Parece que esse link sobre Obras, foi retirado.

Abraço.

Normas Gerais

Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União - NAT

Código de Ética dos Servidores do Tribunal de Contas da União - CEST

Normas Específicas

Padrões de Auditoria de Conformidade

Manual de Auditoria Operacional

Padrões de Monitoramento

Edições Especiais - Special Editions

Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União

Glossário de termos do controle externo

Performance Audit Manual

Comentário

• Concurseiro_abx
                                          • 20/08/10
                                          • 140

Originally posted by LordSyr View Post
                                          É só vc ir em Fiscalização e Controle - Normas de Auditoria TCU.

Parece que esse link sobre Obras, foi retirado.

Abraço.

Normas Gerais

Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União - NAT

Código de Ética dos Servidores do Tribunal de Contas da União - CEST

Normas Específicas

Padrões de Auditoria de Conformidade

Padrões de Monitoramento

Edições Especiais - Special Editions

Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União

Glossário de termos do controle externo

Performance Audit Manual
                                          Grande LordSyr!
                                          Sempre participativo e disposto a ajudar...
                                          Obrigado pelas informações sobre esses materiais!
                                          To achando que tbm vou jogar tudo pro alto e mergulhar de cabeça nesse concurso do TCU, meu amigo.
                                          Abraços! Rumo à Corte de Contas

Comentário

• SHE-RA
                                            • 04/08/10
                                            • 38

Alguem que esteja se preparando para Obras do TCU se inscreveu e vai prestar a prova do TCM RJ para Obras tambem no dia 30 de Janeiro?????

Comentário

• TCU Concurseiro
                                              • 28/08/08
                                              • 75

Galera, é impossível prever como seria o edital para obras este ano, mas talvez um bom indicativo seria analisar a nova estrutura das Secobs. Façam suas análises! Aos estudos!

Estrutura organizacional das Secobs:

Secretaria/Diretoria/Área de atuação

1ª Secob
                                              1ª DT - Obras de edificações
                                              2ª DT - Obras aeroportuárias
                                              3ª DT - Sistemas de custos, jurisprudência e gestão do conhecimento

2ª Secob
                                              1ª DT - Obras de construção, manutenção e restauração de rodovias, abrangendo os seguintes estados: AC, AM, CE, MA, PB, PE, PI, RN, RO e RR
                                              2ª DT - Obras de construção, manutenção e restauração de rodovias, abrangendo os seguintes estados: AP, MT, PA, PR, RS, SC e TO
                                              3ª DT - Obras de construção, manutenção e restauração de rodovias, abrangendo o DF e os seguintes estados: AL, BA, ES, GO, MS, MG, RJ, SP e SE

3ª Secob
                                              1ª DT - Obras do setor petrolífero
                                              2ª DT - Obras do setor de energia
                                              3ª DT - Obras de saneamento e habitação

4ª Secob
                                              1ª DT - Obras portuárias, hidroviárias e de dragagem
                                              2ª DT - Obras hídricas (barragens, açudes, adutoras, canais)
                                              3ª DT- Obras ferroviárias e metroviárias

Comentário

• TioKide
                                                • 03/05/10
                                                • 274

TCU Concurseiro

essa é a NOVA estrutura? legal.....

mas... e qual era a antiga? seria interessante ter uma ideia, para saber o que está sendo inserido....

obrigado e um abraço

Comentário

• TCU Concurseiro
                                                  • 28/08/08
                                                  • 75

TioKide,

A reformulação das Secobs, entre outros motivos, foi para dar maior atenção às fiscalizações de obras (1) aeroportuárias; (2) portuárias, hidroviárias e de dragagem; (3) do setor de energia; e (4) rodoviárias (para estas foi criada mais uma diretoria).

Anteriormente, essas fiscalizações estavam inseridas em diretorias que cuidavam de mais uma área de fiscalização, por exemplos: uma diretoria fiscalizava obras de edificações e aeroportos; outra, obras do setor de energia e portos. Já as obras rodoviárias eram fiscalizadas por 2 diretorias, agora são 3.
                                                  Last edited by TCU Concurseiro; Thu, 20/01/11, 11:04 PM.

Comentário

• Magna Bass
                                                    • 25/03/09
                                                    • 116

Tomara que tenha vagas para obras esse ano; por hora, estou afundado nos manuais do Dnit, hehehe.

Comentário

• Eng senior
                                                      • 01/10/07
                                                      • 58

Boa noite, galera concurseira de auditoria de obras

Entrei no TCU no concurso de 2009 para auditoria de obras.
                                                      Gostaria de contribuir no fórum, informando minha estratégia para conseguir estar entre os classificados. Início o relato apresentando um breve contexto.

Prestei o concurso do ano de 2007. Não consegui nem classificar para a prova discursiva. Acredito que nem passei perto de classificar.
                                                      Avaliando o meu desempenho nas provas específicas de engenharia, verifiquei que estava completamente por fora de diversos assuntos técnicos. Por exemplo, eu não sabia o conceito de avaliação "expedita", embora utilizasse o conceito desde que me formei como engenheiro. Também não sabia o que era "medição tipo cisterna em dragagens". E diversos outros assuntos técnicos presente na prova.
                                                      Nas discussões do fórum de 2007, alguém deu a dica do livro do Claudio Sarian sobre o assunto. Imediatamente comprei o livro e verifiquei que o meu desempenho "mais ou menos" na prova específica, era em decorrência, principalmente, de não conhecer toda a bibliografia do CESPE para provas técnicas. Possuía diversos livros técnicos desde o tempo da faculdade, porém minha bibliografia não contemplava diversos itens que eram cobrados nas provas de engenharia do CESPE.
                                                      Comecei a partir de 2007 a pesquisar/levantar e adicionar em minha biblioteca técnica, os livros que o CESPE utilizava nas provas voltadas para engenharia. Fazia visitas constantes a todas as livrarias de Brasília, folheando e avaliando os livros técnicos de diversos assuntos, para tentar identificar os pontos cobrados nas provas. E passei a investir mensalmente na compra de livros técnicos.

Gostaria de compartilhar alguns títulos dessa bibliografia com todos os concurseiros que pretendem prestar para a área de obras do TCU.
                                                      Esclareço que esses títulos não esgotam todos os assuntos presentes nas provas do CESPE de engenharia, porém, para mim possuir e estudar essa bibliografia foi a estratégia fundamental para que meu nome estivesse na lista dos aprovados. Esses livros que levantei/pesquisei/adquiri foi o "plus" que me permitiu atingir o meu objetivo e trabalhar no TCU como AUFC.

Relação de livros de engenharia que consegui identificar onde o CESPE utiliza para elaboração das questões e um breve comentário:
                                                      1 - Planejamento Orçamento e Controle de Projetos e Obras – Carl V. Limmer – Livros Técnicos e Científicos- o Cespe retirou trechos deste livro na prova do TCU- 2007
                                                      2 - Abastecimento de água para consumo humano – Leo Heller, Valter Lúcio de Pádua e outros – Editora Ufmg (livro que o CESPE utilizou para retirar questões da prova de 2007 e que errei. Vi trechos deste livro (Ctrl-C/Ctrl-V) também na prova de analista de infra-estrutura. Na prova de 2009 gabaritei todas as questões sobre o assunto.
                                                      3 - Obras Públicas (licitação, contratação, fiscalização e utilização) – Cláudio Sarian Altonian - Livro clássico e leitura obrigatório para quem vai prestar para auditoria de obras. E também para utilizar no dia a dia do trabalho no TCU.
                                                      4 - Materiais de Construção - Volumes 1 e 2 . L.A.Falcão Bauer LTC
                                                      5 - Instalações elétricas - Hélio Creder -
                                                      6- Introdução á qualidade das águas e ao tratamento de Esgotos – Marcos Von Sperlling - Editora UFMG Vol 1 (Questões (Ctrl-C/Ctrl-V) retiradas desse livro nas provas de 2007 e 2009)
                                                      6.1 Principios basicos de tratamento de esgotos V.2
                                                      6.2 Lagoas de estabilização V.3

7 - Hidrologia Ciência e Aplicação– Carlos Tucci - UFRGS – ABRH (Assunto retirado do edital de 2009, porém consta no de 2007. Com a tragédia das chuvas do RJ acredito que o assunto volte para o próximo edital)
                                                      8 - Manual Prático de Escavação, Terraplenagem, e escavação de rocha - Hélio de Souza Ricardo, Guilherme Catalani - PINI - (leitura obrigatório para conhecer equipamentos, escavação e técnicas sobre o assunto e sair bem na prova)
                                                      9 - Fundações – Teoria e Prática – Waldemar Hachich, Frederico Falconi e outros- PINI - Clássico para resolver as questões de Mecânica dos Solos e Fundações da prova do CESPE.
                                                      10 - Obras e Gestão de Portos e Costa - Paolo Alfredini Editora Edgard Blucher - Todas as questões de portos da prova de 2007 e 2009 foram copiadas deste livro. Na prova de 2007 chutei e errei todas. Na prova de 2009, após duas/três leituras de diversos capítulos do livro gabaritei todas as questoes de portos/hidrovias.
                                                      11 – Orçamento na Construção Civil Projeto, Obra e Execução – Maçahiki Tisaka- Livro de leitura obrigatória para quem quer entrar no TCU e também gabaritar nas questões de orçamento do CESPE.

Em decorrência da leitura e o estudo persistente destes livros no período 2007/2009, além claro, de diversas outros que tenho na minha biblioteca, consegui acertar 68/100 questões líquidas na prova de 2009. Consegui sair do patamar da prova de 2007 onde tirei em torno de 45% de acertos líquidos nas específicas e passei para 68%. A prova específica com peso 2 me garantiu minha entrada no TCU.
                                                      Esclareço que não fiz cursinho e estudei exaustivamente somente por livros/sites de universidades/apresentações/materiais de diversos professores de engenharia (USP, UNICAMP, UFJF, UFRGS, ITA, IME e outros) disponíveis na internet. Porém, o fundamental foi possuir conhecer essa bibliografia que o CESPE utiliza para as questões.

Espero que este breve relato da minha estratégia para o concurso do TCU possa ajudar aos colegas concurseiros da área de obras.

Comentário

• TioKide
                                                        • 03/05/10
                                                        • 274

maravilha,

alguns destes livros eu possuo e realmente são muito bons e outros já estava querendo adquirir
                                                        bom saber que podem sair deles questões da prova
                                                        obrigado por compartilhar conosco informações tão valiosas!

grande abraço!

Comentário

• Magna Bass
                                                          • 25/03/09
                                                          • 116

Eng Senior, parabéns pela conquista e por nos ajudar com bibliografia! Gostaria de saber se você poderia fornecer suas redações do concurso de 2009. Obrigado!

Comentário

• LCMP
                                                            • 27/11/06
                                                            • 486

gente, onde posso encontrar o material do PC para obras de 2009 (AOE, AOH, AOR)?

Comentário

Working...
                                                            X