Announcement

Collapse
No announcement yet.

Empolamento e Fator de Empolamento

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • naodesista
    • 27/04/10
    • 128

Empolamento e Fator de Empolamento

Em relação a terraplenagem, eu estou achando em vários lugares na internet uma confusão entre o que é empolamento e o que é fator de empolamento. Resumindo: qual dos dois é a divisão de Volume Solto por Volume no corte, que é sempre maior que 1, e qual que é só a porcentagem que um é maior que o outro?? Se possível, cite a fonte.

Grato

OBs: eu achei uns 8 materiais no google, sendo que 3 dizem uma coisa, e cinco falam o inverso....
    Last edited by naodesista; Fri, 08/03/13, 06:05 PM. Reason: erro de digitação
  • sdm_sergio
    • 21/09/12
    • 129

Re: Empolamento e Fator de Empolamento

meu amigo é o seguinte:
    empolamento é a expansão volumétrica sofrido pelo solo após a escavação trata-se de uma das propriedades físicas do solo; um fenômeno característico do solo, importante na terraplenagem. Já o fator de empolamento é definido por uma formulazinha que basicamente é o quociente do volume ocupado pelo solo no seu estado natural pelo volume ocupado pelo solo após a escavação, volume solto.
    para um melhor entendimento consulte o manual de implantação básica de rodovia do DNIT na página 242 e 243, o qual é uma fonte oficial de consulta e extremamente utilizados pelas bancas para formulação de suas questões de obras rodoviárias.

e não desista.

Comentário

• STEnge
      • 22/05/13
      • 6

Re: Empolamento e Fator de Empolamento

aLGUÉM SABE SE Vai sair concurso do tcu em 2013??

Comentário

Working...
      X