Announcement

Collapse
No announcement yet.

SIMULADO V - TCE/TCU (gaba 07/10)

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Meklos
    • 26/10/06
    • 2892

    SIMULADO V - TCE/TCU (gaba 07/10)

    GE – TCU/TCE - 2012
    Cargo: Analista de Controle Externo / Conselheiro-Substituto
    Simulado – OBRAS PÚBLICAS – IV
    (Aplicação: 30/09/2012) 08 questões


    Na elaboração do orçamento de uma obra de construção civil, um aspecto que merece especial atenção é o que diz respeito aos encargos sociais. A respeito desse aspecto, julgue os itens a seguir.

    01 (AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO: OBRAS PÚBLICAS/TCU/CESPE/2009) A contribuição previdenciária incide sobre todas as parcelas pagas a título de remuneração do trabalho, com exceção do 13° salário e das férias.


    02 (AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO: OBRAS PÚBLICAS/TCU/CESPE/2009) Todas as empresas estão obrigadas a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente ao fundo de garantia por tempo de serviço de seus empregados, equivalente a 8% da remuneração básica de cada um deles, incluindo-se o 13° salário.


    03 (AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO: OBRAS PÚBLICAS/TCU/CESPE/2009) De acordo com a lei, o empregador é obrigado a cobrir as despesas de transporte do empregado relativas ao trajeto de casa ao local de trabalho e ao de volta para casa, considerando-se o montante excedente a 6% do salário do trabalhador, despesa que deve ser paga mensalmente.


    A respeito do cálculo dos benefícios e despesas indevidas (BDI), julgue os próximos itens.

    04 (AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO: OBRAS PÚBLICAS/TCU/CESPE/2009) O rateio dos custos da administração central faz parte do BDI e corresponde a uma parcela da soma de todos os gastos com a estrutura central da empresa.


    05 (AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO: OBRAS PÚBLICAS/TCU/CESPE/2009) Nem a previsão de recolhimento do imposto de renda da pessoa jurídica, nem a taxa do programa de integração social fazem parte do cálculo do BDI.


    06 (AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO: OBRAS PÚBLICAS/TCU/CESPE/2009) As despesas de comercialização não são consideradas despesas indiretas, por isso, não incidem no cálculo do BDI, devendo, apenas, ser descontadas do lucro presumido.


    O projeto básico constitui importante requisito para a execução de uma edificação de caráter público, tanto por ser condicionante das condições técnicas para a execução e utilização dessa edificação, quanto por ser componente essencial para a sua fiscalização. Acerca do referido projeto, julgue os itens seguintes.

    07 (AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO: OBRAS PÚBLICAS/TCU/CESPE/2009) O projeto básico deve conter informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a execução da obra.


    08 (AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO: OBRAS PÚBLICAS/TCU/CESPE/2009) O orçamento detalhado de um projeto básico deve traduzir, em termos quantitativos e financeiros, os serviços que serão contratados.
    Last edited by Meklos; Sun, 30/09/12, 03:11 PM.
  • Meklos
    • 26/10/06
    • 2892

    #2
    Re: SIMULADO V - TCE/TCU (gaba 07/10)

    GABARITO:

    1. ERRADO. A contribuição previdenciária incide sobre o 13° salário mas não incide sobre as férias.

    2. ERRADO. Todos os empregadores ficam obrigados a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os artigos 457 e 458 da CLT (comissões, gorjetas, gratificações, etc.) e a gratificação de Natal a que se refere a Lei n° 4.090/1962 (13° salário).

    3. CERTO. O vale-transporte (VT) - instituído pela Lei nº 7.418/85, regulamentado pelo Decreto nº 95.247/87 – é o benefício que o empregador antecipará ao trabalhador para cobrir as despesas do percurso da residência ao local de trabalho e vice-versa. Esse benefício é direito do empregado e não é facultativo ao empregador: a empresa é obrigada a fornecer o vale-transporte aos seus empregados. O Vale-Transporte será custeado pelo empregador, no montante que exceder à parcela equivalente a 6% (seis por cento) do salário básico ou vencimento do empregado, excluídos quaisquer adicionais ou vantagens.

    4. CERTO. As despesas com administração central, diferentemente das despesas com administração local, fazem parte do BDI.

    5. ERRADO. O imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ) não faz parte do BDI. Já a contribuição do programa de integração social (PIS), esta faz parte do cálculo do BDI.

    6. ERRADO. As despesas de comercialização são despesas que incidem diretamente sobre as vendas realizadas e, consequentemente, variam em função dos volumes alcançados. Por exemplo: impostos sobre vendas, comissões sobre vendas, taxa de cartão de crédito sobre as vendas etc. Dessa forma, tais despesas são consideradas despesas indiretas, devendo ser incluídas no cálculo do BDI.

    7. CERTO. Conforme art. 6°, inciso IX, alínea “d” da Lei n° 8.666/1993.

    8. CERTO. Conforme art. 6°, inciso IX, alínea “f” da Lei n° 8.666/1993.
    Last edited by Meklos; Sat, 13/10/12, 04:40 PM.

    Comentário

    • STEnge
      • 22/05/13
      • 6

      #3
      Re: SIMULADO V - TCE/TCU (gaba 07/10)

      Alguém sabe se Vai sair concurso do tcu em 2013??

      Comentário


      Working...
      X